Acre
Estado prestigia cerimônia de criação da Federação dos Jornalistas Comunicadores de Turismo do Acre
O secretário de Estado de Turismo e Empreendedorismo (Sete), Marcelo Messias, participou neste sábado, 11, da cerimônia de criação e posse da diretoria da Federação dos Jornalistas Comunicadores de Turismo do Estado do Acre (Febtur/AC), no Hotel Diff, em Rio Branco.

Secretário Marcelo Messias prestigia criação da federação. Foto Alice Leão/Sete
A Federação foi criada há cerca de um ano e tem como principal objetivo atender os anseios por uma ampla divulgação do turismo, envolvendo além dos jornalistas, os influenciadores digitais do estado.
O Acre possui um grande potencial turístico ainda a ser explorado, dos quais podem se destacar o turismo de aventura, cultural, gastronômico, de eventos, incluindo os eventos religiosos, turismo científico e o ecoturismo, ou turismo de contemplação, sendo que este último, além de gerar renda, tem baixo impacto ambiental.

Empresários do trade turístico passam a integrar organização. Foto Alice Leão/Sete
“Quero agradecer o convite para esta cerimônia, pois precisamos unir forças para fortalecer o setor. A comunicação é extremamente importante neste processo de intensificação das ações voltadas para o turismo. Ações estas que devem ser voltadas não somente para o público externo, como para o interno também. A Secretaria está de portas abertas para receber informações, dicas e sugestões para que a gente possa cada vez mais fortalecer o setor em nosso estado”, disse o secretário Marcelo Messias.
A jornalista Mirla Miranda foi empossada como presidente da Febtur-AC; José Raimundo Morais tomou posse como vice-presidente e Luiz Carlos Assis compõe a diretoria. Também participaram da cerimônia, Adalgisa Bandeira, do Conselho Estadual de Turismo, Thiago Higino, presidente do Conselho Municipal de Turismo, Neyla Morais e Ana Lúcia, ambas do Sindicato de Guias de Turismo, Singtur, Jaqueson Queiroga, da Febtur, a turismóloga Irleide Portela e as jornalistas Jacira Abdon e Alice Leão, ambas da Sete, e Thalita Figueredo, comunicadora do Perfil Destino Acre.
Na ocasião, a Febtur/AC lançou o perfil #eusouoturismo, com o objetivo de disseminar a informação de que várias atividades, até cotidianas da vida do acreano, podem se tornar uma ferramenta de geração de renda do ponto de vista turístico.
Comentários
Acre
Bebê é salvo por agente da PRF após se engasgar com o próprio vômito; assista

O agente da PRF, que também é estudante de medicina, aplicou a manobra de Heimlich no bebê engasgado | Bnews – Divulgação Divulgação/PRF
Um agente da Polícia Rodoviária Federal salvou um bebê que se engasgou com o próprio vômito, na manhã deste sábado (5), em Feira de Santana, cidade a cerca de 100 km de Salvador.
De acordo com a PRF, a família da criança parou o carro em frente ao posto da corporação e pediu ajuda. O bebê não conseguia respirar e apresentava sinais de obstrução das vidas.
Um dos policiais de plantão, que também é estudante de medicina, prontamente atendeu a ocorrência e aplicou a manobra de Heimlich, técnica que consiste em segurar o bebê de bruços, com a cabeça levemente inclinada para baixo, e aplicar leves tapinhas nas costas, entre as escápulas.
O bebê imediatamente voltou a respirar e chorou, sinalizando a retomada da função respiratória normal. Após a manobra, o policial recomendou que a família levasse a criança ao Hospital Estadual da Criança (HEC), tambgém em Feira, devido à suspeita de hipóxia, causada pelo tempo em que o bebê ficou sem respirar.
Comentários
Acre
Sesacre realiza mutirão com mais de 50 cirurgias neste fim de semana

Procedimentos estão acontecendo paralelamente entre as três regionais do Acre. Foto: Arquivo/Secom
A Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), realizou neste fim de semana, dias 5 e 6 de abril, mais uma edição do programa Opera Acre, com a execução de 56 cirurgias eletivas em diferentes municípios.
Ao todo, foram realizados 56 procedimentos: seis no Hospital da Mulher e da Criança do Juruá, em Cruzeiro do Sul; 10 cirurgias ginecológicas e outras cinco vasculares na Fundação Hospitalar Governador Flaviano Melo, em Rio Branco; 10 no Hospital Ary Rodrigues, em Senador Guiomard; e 25 cirurgias no Hospital Regional do Alto Acre, em Brasileia.
O Opera Acre é uma das principais estratégias de regionalização da saúde no estado, permitindo que os procedimentos sejam realizados nos próprios municípios de origem dos pacientes, o que reduz o tempo de espera e evita deslocamentos longos até a capital.
“Seguimos firmes no propósito de cuidar das pessoas, oferecendo saúde com dignidade, perto de casa e com agilidade. O Opera Acre é uma das maiores provas disso, levando cirurgias até quem mais precisa. O que antes era uma espera longa, hoje é uma realidade mais próxima. Nossa meta para 2025 é ampliar ainda mais esse acesso, mantendo o Acre entre os estados que mais avançam na redução das filas de espera, uma das maiores prioridades do governador Gladson Camelí”, destacou o secretário de Estado de Saúde, Pedro Pascoal.
A iniciativa integra um conjunto de ações que vêm posicionando o Acre como referência nacional na realização de cirurgias eletivas dentro do Sistema Único de Saúde (SUS). De acordo com dados do Ministério da Saúde, entre 2022 e 2024, o estado registrou um crescimento de 60% no número de cirurgias realizadas, passando de 38,2 mil para 61,3 mil. Somente em 2024, foram mais de 14,8 mil procedimentos — um recorde histórico. Em 2025, até o início de abril, já foram contabilizadas 1.567 operações, com projeção de crescimento ao longo do ano.
Fonte: Agência de Notícias do Acre
Comentários
Acre
Principal liderança do Bonde dos 13 é presa durante operação na Cidade do Povo, em Rio Branco
Uma operação conjunta das forças de segurança resultou na prisão de Francisco Gleidson de Souza Nunes, conhecido como “Neném”, apontado como a principal liderança da facção criminosa Bonde dos 13 (B13) no Acre. A ação ocorreu na noite do último sábado (5), no Conjunto Habitacional Cidade do Povo, em Rio Branco.
Além de “Neném”, outros oito integrantes da facção também foram capturados durante a ofensiva policial, que contou com a participação de diversas unidades da Polícia Militar e o apoio da Força Nacional de Segurança Pública. O grupo foi encaminhado à Delegacia de Flagrantes (Defla) sob forte esquema de segurança. Uma arma de fogo foi apreendida com os suspeitos.
Francisco Gleidson deve passar por audiência de custódia neste domingo (6), que deverá definir os próximos passos do processo judicial contra ele.
Essa não é a primeira vez que o acusado é detido. Em 13 de fevereiro de 2023, “Neném” foi preso durante uma operação da Delegacia de Homicídios da Polícia Civil, sob suspeita de ser o mandante de uma tentativa de homicídio, também ocorrida na Cidade do Povo. Na ocasião, no entanto, a Justiça do Acre rejeitou a denúncia por falta de provas, e ele acabou sendo liberado.
Agora, com novas evidências e o flagrante da operação, a expectativa é de que o caso tenha desdobramentos mais consistentes nas investigações contra a facção.
Você precisa fazer login para comentar.