Acre
Estado prestigia cerimônia de criação da Federação dos Jornalistas Comunicadores de Turismo do Acre
O secretário de Estado de Turismo e Empreendedorismo (Sete), Marcelo Messias, participou neste sábado, 11, da cerimônia de criação e posse da diretoria da Federação dos Jornalistas Comunicadores de Turismo do Estado do Acre (Febtur/AC), no Hotel Diff, em Rio Branco.

Secretário Marcelo Messias prestigia criação da federação. Foto Alice Leão/Sete
A Federação foi criada há cerca de um ano e tem como principal objetivo atender os anseios por uma ampla divulgação do turismo, envolvendo além dos jornalistas, os influenciadores digitais do estado.
O Acre possui um grande potencial turístico ainda a ser explorado, dos quais podem se destacar o turismo de aventura, cultural, gastronômico, de eventos, incluindo os eventos religiosos, turismo científico e o ecoturismo, ou turismo de contemplação, sendo que este último, além de gerar renda, tem baixo impacto ambiental.

Empresários do trade turístico passam a integrar organização. Foto Alice Leão/Sete
“Quero agradecer o convite para esta cerimônia, pois precisamos unir forças para fortalecer o setor. A comunicação é extremamente importante neste processo de intensificação das ações voltadas para o turismo. Ações estas que devem ser voltadas não somente para o público externo, como para o interno também. A Secretaria está de portas abertas para receber informações, dicas e sugestões para que a gente possa cada vez mais fortalecer o setor em nosso estado”, disse o secretário Marcelo Messias.
A jornalista Mirla Miranda foi empossada como presidente da Febtur-AC; José Raimundo Morais tomou posse como vice-presidente e Luiz Carlos Assis compõe a diretoria. Também participaram da cerimônia, Adalgisa Bandeira, do Conselho Estadual de Turismo, Thiago Higino, presidente do Conselho Municipal de Turismo, Neyla Morais e Ana Lúcia, ambas do Sindicato de Guias de Turismo, Singtur, Jaqueson Queiroga, da Febtur, a turismóloga Irleide Portela e as jornalistas Jacira Abdon e Alice Leão, ambas da Sete, e Thalita Figueredo, comunicadora do Perfil Destino Acre.
Na ocasião, a Febtur/AC lançou o perfil #eusouoturismo, com o objetivo de disseminar a informação de que várias atividades, até cotidianas da vida do acreano, podem se tornar uma ferramenta de geração de renda do ponto de vista turístico.
Comentários
Acre
Bocalom ironiza pesquisa que o coloca em terceiro na disputa pelo governo do Acre
Prefeito minimiza números do levantamento e diz que “pesquisa que vale é a das urnas”
Durante a inauguração do Mercado Municipal do São Francisco, na noite desta segunda-feira (23), em Rio Branco, o prefeito e pré-candidato ao governo, Tião Bocalom, reagiu com ironia aos números da mais recente pesquisa divulgada pelo Instituto Delta Agência de Pesquisa.
O levantamento aponta Bocalom na terceira colocação, com cerca de 15% das intenções de voto, atrás do senador Alan Rick, que lidera com mais de 40%, e da vice-governadora Mailza Assis, que ultrapassa os 20%.
Ao comentar o cenário, o prefeito evitou aprofundar a análise e voltou a questionar a credibilidade das pesquisas eleitorais. “Comentar pra quê? Eu a vida inteira fui vítima de pesquisa. Me mostra qual pesquisa dizia, antes da eleição, que o Bocalom tinha chance de ganhar. Nenhuma”, afirmou.
A declaração contrasta com levantamentos anteriores. Em agosto de 2025, também em pesquisa do Instituto Delta, Bocalom aparecia com 19,62% das intenções de voto, ocupando a segunda colocação, enquanto Mailza tinha 13,63%.
Na comparação com o cenário atual, os dados indicam queda de aproximadamente quatro pontos percentuais para o prefeito, além da inversão de posições com a vice-governadora, que agora aparece à frente.
Apesar disso, Bocalom reforçou que não considera pesquisas como fator determinante. “Se eu fosse olhar pesquisa, nem candidato eu teria sido. Pra mim, pesquisa é o povo na rua, conversando. E no dia da eleição. Essa é a pesquisa que vale”, declarou.
Comentários
Acre
62,52% dos acreanos aprovam a gestão de Cameli
O Instituto Delta Agência de Pesquisa, contratado pela TV Gazeta, divulgou nesta segunda-feira, 23, uma pesquisa sobre a avaliação da gestão do governador Gladson Cameli, que deixará o cargo no dia 2 de abril para concorrer a uma vaga no Senado Federal pelo Acre.
De acordo com o levantamento, 62,52% dos acreanos aprovam a gestão de Cameli, 28,03% desaprovam, e 9,44% não souberam ou não responderam.
A pesquisa ouviu 1.006 eleitores em 18 cidades do Acre entre os dias 16 e 21 de março. A margem de erro é de 3,1 pontos percentuais para mais ou para menos, com confiabilidade de 95%. O registro da pesquisa no Tribunal Regional Eleitoral do Acre é AC-08354/2026.
Comentários
Acre
“Sementes de Resistência”: força das mulheres da Transacreana ganha voz em documentário que estreia em Rio Branco
Documentário de curta-metragem sobre protagonismo de mulheres rurais da Transacreana será lançado no dia 26 de março, às 10h, no Museu dos Povos Acreanos
O documentário de curta-metragem “Sementes da Resistência” será lançado no próximo dia 26 de março, às 10h, no auditório Florentina Esteves, localizado no Museu dos Povos Acreanos, em Rio Branco. O evento integra as ações do mês da mulher e contará com a participação de trabalhadoras rurais da região da Transacreana.
A produção destaca o papel fundamental das mulheres na conservação da agrobiodiversidade ao longo da Rodovia AC-90, conhecida como Transacreana. O documentário evidencia a atuação dessas trabalhadoras na preservação de sementes e na manutenção de práticas agrícolas sustentáveis na Amazônia acreana.
O curta-metragem é resultado do projeto de pós-doutorado da professora Rosana Cavalcante, ex-reitora do Instituto Federal do Acre (Ifac), desenvolvido em parceria com o Instituto Federal do Acre (Ifac) e o Jardim Botânico do Rio de Janeiro. A produção foi construída em colaboração com mulheres agricultoras da região, reconhecidas como guardiãs de saberes tradicionais.
Documentário valoriza papel das mulheres – Segundo a professora Rosana Cavalcante, o documentário retrata trajetórias marcadas pela resistência e pelo protagonismo feminino no campo. “A produção apresenta agricultoras que, por meio de conhecimentos ancestrais, preservam sementes, fortalecem a segurança alimentar e enfrentam os desafios das mudanças climáticas com sabedoria”, destacou.
Produzido pela Orna Audiovisual, o documentário aborda temas como agrobiodiversidade, sustentabilidade, agricultura familiar, protagonismo feminino, políticas públicas e a invisibilidade das mulheres rurais, além da valorização de práticas intergeracionais.
O lançamento contará com a presença de protagonistas da obra, como as produtoras rurais e líderes de associação conhecidas da região: Roselina Queiroz Leite (Dona Rosa, moradora do Barro Alto) e Maria da Natividade Oliveira Cordeiro (Dona Lôra, que atua com plantas medicinais no Km 14 e vende no Mercado Elias Mansour), além da presidente da Cooperativa Beija-Flor, do Km 72 da Transacreana, Layane Furtado Mello.
A vice-governadora do Acre, Mailza Assis Cameli, também participará do evento falando da roda de conversa que teve com as protagonistas durante a gravação do documentário, onde abordou temas importantes como as demandas das agricultoras e políticas públicas voltadas para a região.
Serviço
Evento: Lançamento do documentário curta-metragem “Sementes da Resistência”
Data: 26 de março de 2026
Horário: 10h
Local: Auditório Florentina Esteves – Museu dos Povos Acreanos
Endereço: Av. Epaminondas Jácome, 2792, Centro, Rio Branco (AC)
Fotos: Neto Lucena/Secom





Você precisa fazer login para comentar.