Acre
Estado não paga a cinco meses e toioteiros ameaçam parar transporte de alunos

Motoristas denunciam que o pagamento não acontece a cinco meses e irão esperar uma solução até sexta-feira.
Alexandre Lima
Os proprietários de veículos locados ao Estado, através da Secretaria de Educação, fizeram uma paralização de alerta nesta segunda-feira, dia 29, em protesto contra o atraso dos pagamentos que chegam a cinco meses no município de Brasiléia.
A reunião aconteceu no Núcleo da Educação, onde estiveram quase os 22 proprietários que disponibilizaram seus para que transportassem os alunos da zona rural até às escolas, ou até a margem da BR 317 (Estrada do Pacífico), para que os conduzissem até a cidade.
Por coincidência, o secretario de educação do Estado esteve na cidade de Brasiléia, para participar de uma reinauguração de uma escola, e ficou ciente dos acontecimentos. Segundo ele, até a próxima sexta-feira, todos estariam recebendo seus pagamentos.

Cerca de 22 motoristas ameaçam parar caso o governo não cumpra o pagamento até sexta próxima – Fotos: Alexandre Lima
Outra pauta colocada na reunião por uma mãe de alunos, a Senhora Anice Monteiro Alves, que mora no ramal Santa Elena, localizado no km 60, reclamou que existe alunos que estariam andando cerca de 10 km a pé para poder chegar até o veículo. Foi dito que seria proibido os alunos andarem acima de dois quilômetros.
Sob ameaças de levar o caso ao Ministério Público, também foi dito que estariam resolvendo o caso de ampliação nas linhas para que os alunos não tenham as cinco horas da manhã para andar. “Dessa forma os alunos não tem como produzir na escola. Só queremos que esse problema seja resolvido”, disse.
Segundo um dos motorista, reclamou durante a reunião que tentou por diversas vezes saber como ficaria a situação, mas a responsável pelo setor a vereadora Tereza, sequer atendia as ligações. Por sua vez, disse que nada poderia fazer e que seria apenas uma funcionária.
Mesmo a vereadora tentando impedir a entrada da imprensa na sala, foi possível acompanhar os debates e entrevistar uma das mães e o representante dos motoristas. Ouça abaixo.
Comentários
Acre
Rio Acre segue acima da cota de transbordo e atinge 15,32 metros em Rio Branco
Mesmo sem chuvas nas últimas 24 horas, nível do rio continua elevado e é monitorado pela Defesa Civil

Foto: Sérgio Vale
Comentários
Acre
Acre recebe novo alerta de chuvas intensas com risco potencial

Em dias de chuva é preciso redobrar as medidas de segurança ao conduzir veículos. Foto: Eduardo Gomes/Detran
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um aviso de chuvas intensas com grau de perigo potencial para o Acre. O alerta teve início às 9h23 desta segunda-feira (29) e segue válido até 23h59 de terça-feira (30).
De acordo com o Inmet, estão previstas chuvas entre 20 e 30 milímetros por hora, podendo chegar a até 50 milímetros por dia, acompanhadas de ventos intensos, com velocidade variando entre 40 e 60 km/h.
Apesar de classificado como de baixo risco, o aviso aponta possibilidade de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos em áreas urbanas e descargas elétricas durante o período de instabilidade.



Você precisa fazer login para comentar.