Conecte-se conosco

Acre

Estado do Acre deverá fornecer acesso a prontuários médicos ao MPAC mesmo sem autorização judicial

Publicado

em

Decisão reconhece o caráter sigiloso de documentos, mas também expõe que isso não pode dificultar o trabalho do órgão fiscalizador.

O pedido ajuizado pelo Estado do Acreno Processo n°0709817-50.2017.8.01.0001, para que o Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) só possa acessar prontuários médicos mediante autorização judicial, foi negado pelo Juízo da 2ª Vara de Fazenda Pública da Comarca de Rio Branco. Na decisão é reconhecido o caráter sigiloso de tais documentos, mas também é exposto que isso não pode dificultar o trabalho do órgão fiscalizador, por isso, o pedido de tutela provisória de urgência feito pelo Estado do Acre foi negado.

“Não se duvida e nem se desconhece o teor e a importância do direito à inviolabilidade da intimidade, no entanto, a pretensão do demandante, conforme deduzida, poderia criar uma cláusula de escusa geral a dificultar e retardar o exercício das funções institucionais do Ministério Público, impedindo a consecução do desiderato Constitucional, não se podendo esvaziar a principal atividade desse órgão essencial à função jurisdicional do Estado (…)”, asseverou a juíza de Direito Zenair Bueno, titular da unidade judiciária.

Entenda o caso

O Estado do Acre entrou com Ação Civil Pública em face do MPAC , alegando estar ocorrendo dano ao direito difuso, pois o Órgão Ministerial Estadual não está buscando autorização judicial para obter prontuários médicos e isso “causa insegurança jurídica”.

Segundo argumentou o Estado, uma servidora está sendo apontada como autora do crime de desobediência, por não ter entregado o prontuário a pedido do órgão ministerial.

Em sua defesa, o Ministério Público afirmou, que “o caráter sigiloso não teria o condão de, por si só, limitar a atuação investigativa, e, no que é pertinente ao Ministério Público”.

Decisão

É esclarecido no início da decisão emitida pelo Juízo Fazendário que o conflito do caso é sobre o poder requisitório do MPAC e o direito a inviolabilidade da intimidade, e a magistrada observou não existir hierarquia entre esses princípios, portanto, “tais preceitos devem coexistir de forma harmônica”.

A juíza de Direito falou sobre o poder investigativo do Ministério Público, amparado no artigo 129, VI da Constituição, “(…) que prevê, entre as funções institucionais do MP a de expedir notificações nos procedimentos administrativos de sua competência, requisitando informações e documentos para instruí-los, na forma da lei complementar respectiva”, explicou a magistrada.

Apesar de a juíza Zenair Bueno reconhecer a necessidade do sigilo em tais documentos, ela observou que isso não pode restringir o MP de acessar eles. “É evidente que o timbre sigiloso dos prontuários médicos não se destina a produzir efeitos meramente decorativos, contudo, a restrição de acesso desses documentos ao membro do Ministério Público, que no exercício de suas funções, os requisita, pelo só fato de serem sigilosos, contraria frontalmente o §2° do artigo 8° da Lei Complementar n°75/93”, anotou a juíza.

A magistrada ainda reforçou que “(…) embora sigilosos, tais documentos podem ser requisitados pelo Ministério Público sem prejuízo da subsistência do caráter sigiloso da informação, do registro, do dado ou do documento que lhe seja fornecido (LC 75/93, art. 8°, §3°), ficando o membro do MP responsável pelo uso indevido dessas informações”.

Por fim, foi determinando pelo Juízo a realização da audiência de conciliação entre as partes.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

Acre é o 24º no ranking de liquidez e segue entre os menores com capacidade de caixa

Publicado

em

O Acre ocupa a 24ª posição no Ranking de Competitividade dos Estados 2025, no indicador de Índice de Liquidez, registrando percentual de 132,1%. Com esse resultado, o estado aparece à frente apenas de Minas Gerais, Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul. Os dados são do Centro de Liderança Pública (CLP) e do Siconfi (Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro).

O Índice de Liquidez avalia a relação entre as obrigações financeiras de curto prazo e o caixa bruto disponível. O alerta dos especialistas é claro: quanto maior o índice, pior a situação — já que significa que o estado possui mais dívidas imediatas do que recursos disponíveis para pagá-las

O indicador considera apenas valores que podem ser utilizados prontamente e que não estão vinculados a despesas específicas. Por ter polaridade negativa, índices mais altos refletem menor liquidez e maior desequilíbrio entre caixa e obrigações. Em outras palavras, percentuais elevados revelam que o estado tem compromissos financeiros muito acima do dinheiro disponível.

A metodologia também destaca que o indicador pode apresentar grande variação entre os estados, podendo ultrapassar 200% ou até ficar negativo — ambos considerados cenários críticos. Nesses casos, a pontuação atribuída é zero, já que números extremamente altos ou negativos representam baixa ou nenhuma liquidez. Para os demais estados, a nota é normalizada em uma escala de 0 a 100.

Com o índice atual, o Acre permanece na parte inferior do ranking nacional, evidenciando desafios na gestão do caixa e na capacidade de honrar obrigações financeiras de curto prazo.

Comentários

Continue lendo

Acre

Prefeitura de Rio Branco reforça a rede municipal de saúde com a posse de novos servidores

Publicado

em

Com essa convocação, a gestão municipal passa a contar com 457 servidores efetivos integrados à rede de saúde

A Prefeitura de Rio Branco empossou, nesta sexta-feira (5), no auditório da Secretaria Municipal de Gestão Administrativa, mais sete servidores efetivos aprovados em concurso público para atuarem na Secretaria Municipal de Saúde.

Os novos profissionais irão desempenhar funções essenciais nos serviços de saúde, ocupando os cargos de auxiliar de farmácia, farmacêutico, médico clínico-geral, médico ginecologista e técnico de laboratório. Com essa convocação, a gestão municipal passa a contar com 457 servidores efetivos integrados à rede de saúde.

Os novos profissionais irão desempenhar funções essenciais nos serviços de saúde, ocupando os cargos de auxiliar de farmácia, farmacêutico, médico clínico-geral, médico ginecologista e técnico de laboratório. (Foto: Vitória Souza/Secom)

Ao dar boas-vindas aos servidores, a secretária municipal de Saúde em exercício, Weima Kedila, destacou que a chegada dos novos profissionais reforça diretamente as ações desenvolvidas pela gestão.

A secretária municipal de Saúde em Exercício, Weima Kedila, destacou que a chegada dos novos profissionais reforça diretamente as ações desenvolvidas pela gestão. (Foto: Vitória Souza/Secom)

“Essa convocação é extremamente importante para fortalecer a nossa rede. Esses profissionais chegam para ampliar a capacidade de atendimento e melhorar ainda mais os serviços ofertados à população. Eles vão ajudar a reduzir gargalos, fortalecer o trabalho nas unidades e garantir um cuidado mais eficiente lá na ponta. Recebemos todos com alegria e certeza de que contribuirão muito para o avanço da saúde em Rio Branco”, salientou Kedila.

Marcus Lucena, lembrou o compromisso da atual gestão em valorizar o serviço público e ampliar o quadro de profissionais. (Foto: Vitória Souza/Secom)

O secretário municipal de Gestão Administrativa, Marcus Lucena, lembrou o compromisso da atual gestão em valorizar o serviço público e ampliar o quadro de profissionais.

“Desde 2021, a gestão do prefeito Tião Bocalom já deu posse a 1.700 servidores, e 457 deles são da área da saúde. Esses profissionais estão fortalecendo as unidades básicas, os CAPS e os serviços que atendem diariamente a população. Esse é um compromisso firme do prefeito: priorizar a gestão municipal, valorizar o servidor e garantir que a população receba um atendimento cada vez melhor”, disse Lucena.

A técnica de laboratório Andreza Aguiar celebrou o momento. (Foto: Vitória Souza/Secom)

A cerimônia também foi marcada por emoção e sentimento de conquista entre os novos servidores. A técnica de laboratório Andreza Aguiar celebrou o momento. “É uma conquista muito especial. A gente sabe o quanto é desafiador passar em um concurso público, e hoje me sinto realizada por poder contribuir com a saúde de Rio Branco. Apesar de ser de Porto Velho, já me sinto acreana de coração. Estar aqui e poder cuidar da população me deixa muito feliz”, expressou a empossada.

“É uma alegria enorme. O caminho até aqui foi longo, com muito esforço e tomar posse hoje é motivo de muita gratidão”, comemorou Mateus Cabral. (Foto: Vitória Souza/Secom)

O farmacêutico Mateus Cabral também destacou a satisfação de assumir o cargo. “É uma alegria enorme. O caminho até aqui foi longo, com muito esforço e tomar posse hoje é motivo de muita gratidão. Estou muito feliz em integrar a rede municipal e contribuir com a saúde da cidade”, comemorou Cabral.

Comentários

Continue lendo

Acre

Governador cumpre agenda em Xapuri, visita Ponte da Sibéria e reforça compromisso com obras estruturantes

Publicado

em

Em agenda cumprida na cidade de Xapuri, o governador Gladson Camelí fez questão de visitar a Ponte da Sibéria, inaugurada no dia 23 de novembro, considerada uma das obras mais importantes para a região. O gestor ressaltou que a estrutura simboliza não apenas a integração entre comunidades, mas também o cumprimento de um compromisso histórico com a população.

Governador destacou como obras estruturantes têm mudado a realidade dos acreanos. Foto: Dhárcules Pinheiro/Secom

No início de setembro, o governador inaugurou a rodovia AC-380, conhecida como Estrada da Variante. Juntas, as duas obras estruturantes consolidam a marca da atual gestão na região do Alto Acre, especialmente no município de Xapuri.

“A Ponte da Sibéria não beneficia apenas Xapuri e o bairro da Sibéria. Ela garante o direito de ir e vir, integra o Alto Acre e abre caminho para grandes conquistas, como a ligação futura até Sena Madureira pelo corredor da rodovia interoceânica”, afirmou.

Durante entrevista à Rádio Aldeia na cidade, Camelí destacou outras ações realizadas no município, como a inauguração da nova sede da Secretaria da Fazenda (Sefaz), reforma da Rádio Aldeia e também a entrega do sistema de monitoramento eletrônico no estado.

Ele também citou o feirão de empregos realizado em Rio Branco, que, segundo ele, busca reduzir o déficit de desemprego no estado.

Em entrevista, governador avaliou seu governo e destacou como tem mudado a vida das pessoas, com concurso público e gerando mais oportunidades com ações estratégicas. Foto: Dhárcules Pinheiro/Secom

O governador enfatizou os investimentos na comunicação pública, lembrando que todas as emissoras do interior estão sendo revitalizadas e que a TV Aldeia, em Rio Branco, já passou por reformas.

“Comunicar é salvar vidas. Na pandemia, foram os radialistas e comunicadores que levaram informação às famílias mais distantes, prevenindo e protegendo a população. Isso eu guardo no coração, porque presenciei a importância da comunicação naquele momento difícil”, disse.

Camelí avaliou positivamente o atual cenário do Acre, destacando o equilíbrio fiscal e a sintonia da equipe de governo. Ele citou que o pagamento da folha de dezembro já foi anunciado e que a gestão encerra 2025 “com chave de ouro”.

“Eu daria nota mil para toda a nossa equipe. O sucesso de um governo não é o governador que diz, são as pesquisas”, ressaltou.

Secretária de Comunicação, Nayara Lessa, acompanhou o governador na entrega da revitalização da rádio e agendas em Xapuri. Foto: Dhárcules Pinheiro/Secom

Ao falar sobre sua maior conquista em sete anos de mandato, o governador destacou o olhar voltado para quem mais precisa, especialmente durante a pandemia da Covid-19.

“Minha maior obra foi dar uma resposta imediata à sociedade naquele período difícil. Cumpri meu juramento como governador e tomei decisões que salvaram vidas, sem esperar para amanhã e sem politizar a crise”, declarou.

População recebeu o governador em suas agendas em Xapuri. Foto: Dhárcules Pinheiro/Secom

Camelí também reforçou a parceria com o prefeito de Xapuri, Maxsuel Maia, e pediu apoio dos servidores para manter o equilíbrio financeiro e avançar em novas obras. “Tudo que pudermos fazer em conjunto, prefeitura e governo, vamos fazer. Temos desafios e não podemos perder tempo”, destacou.

O prefeito de Xapuri, Maxsuel Maia, destacou a importância das obras entregues pelo governo do Estado no município, ressaltando que elas representam avanços significativos para a população e para os servidores públicos.

Gestão do governador Gladson Camelí tem se tornado municipalista. Foto: Dhárcules Pinheiro/Secom

“Não se trata apenas da entrega de uma obra física. Este prédio revitalizado e modernizado traz qualidade para o atendimento, dignidade para os servidores e para a população, que agora conta com espaços públicos equipados e sistematizados”, afirmou.

O prefeito enfatizou que os investimentos refletem o compromisso da gestão estadual com Xapuri e reforçam a parceria entre governo e município.

“Em nome da população xapuriense, quero agradecer ao governador Gladson Camelí e a toda a sua equipe pelo carinho e pelo trabalho que têm desempenhado em nossa cidade”, concluiu.

Comentários

Continue lendo