Geral
Estado conscientiza sobre cuidados e prevenção da prematuridade
Bebês que nascem com até 36 semanas precisam de cuidados multidisciplinares ao longo de toda a infância
Nesta quinta-feira, 17 de novembro, é celebrado o Dia Mundial da Prematuridade e para conscientizar a população sobre os cuidados e a prevenção do problema, o tema global adotado pelo governo do Estado, por meio da Secretaria de Saúde (Sesacre), é: Garanta o contato pele a pele com os pais desde o momento do nascimento.
No Brasil, 340 mil bebês nascem prematuros todo ano, número que equivale a pelo menos 930 nascimentos por dia, de acordo com dados do Ministério da Saúde. Nesta semana, para tratar desse tema estão sendo oferecidas oficinas para os profissionais de saúde do Acre, no auditório da Maternidade Bárbara Heliodora, e o encerramento da programação será no dia 25 de novembro.
De acordo com a gerente-geral do Sistema Assistencial à Saúde da Mulher e da Criança (SASMC), Laura Pontes, o objetivo principal destas ações é promover o reconhecimento da prematuridade e desempenhar ações de conscientização sobre a importância de prevenir o parto prematuro, além de ressaltar os cuidados para uma gestação mais segura.
“A prematuridade é um grave problema de saúde pública, especialmente em países em desenvolvimento, por se tratar da causa mais importante de morte neonatal e a segunda causa principal de mortalidade em crianças menores de cinco anos”, explicou.

Nesta quinta-feira, 17 de novembro, é celebrado o Dia Mundial da Prematuridade. Foto: Emily Damasceno
É considerado prematuro, ou pré-termo, todo bebê que nasce com menos de 37 semanas de gestação, sendo prematuros precoces aqueles nascidos com menos de 34 semanas e tardios entre 34 e 37 semanas. Outra forma de classificar os prematuros é de prematuro extremo (menores de 27 semanas), prematuros moderados (entre 28 e 31 semanas) e leves (entre 32 e 36 semanas).
Uma história de superação e de amor
Na madrugada do dia 7 de outubro de 2018, Uyama dos Anjos, uma gestante de 20 anos, foi levada ao Hospital de Sena Madureira porque a bolsa tinha rompido. A gestação era de 24 semanas. Naquele exato momento seu único medo era de perder a filha. As dores que sentia eram contrações e chegou no hospital com cinco cm de dilatação. Os profissionais tentaram inibir o parto com medicações, mas a gestante precisou ser encaminhada para a Maternidade Bárbara Heliodora, em Rio Branco, onde teria o suporte médico necessário.
“Me colocaram dentro da ambulância a caminho de Rio Branco, com a esperança de chegar a tempo, mas quando chegamos no km 15 tivemos que voltar às pressas para Sena Madureira, porque a criança já estava nascendo”, conta Uyama.
Melinda dos Anjos nasceu às 9 horas da manhã, prematuramente, medindo 41cm e pesando 1,100kg. Nasceu antes do tempo previsto e teve que ser levada à incubadora rapidamente. Foi transferida para Rio Branco.
“Meu coração ficou despedaçado. Assim que ela nasceu não pude ver o rostinho dela. Foi tudo muito rápido. Ela foi encaminhada às pressas para Rio Branco e eu tive que me manter no Hospital de Sena Madureira. Como doía o fato de não ter pego ela nos braços e de não ter amamentado logo que nasceu”, relata a mãe de Melinda.
Uyama salientou a sensação de ver a filha na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), cheia de aparelhos, fios, tubos, sondas, catéteres e agulhas. “Melinda passou por muitas coisas, muito mais do que um adulto deveria passar por uma vida inteira. Teve que tomar três bolsas de sangue, passar 22 dias tomando antibióticos e outros remédios, e ser furada quase todos os dias para fazer uma bateria de exames”, lamentou.
A mãe da pequena Melinda explicou que cada dia vivido foi um milagre e uma vitória. Sem visitas alegres, sem placa do nome na porta, nem lembrancinhas anunciando a chegada tão esperada. “Dizem que a maternidade é um mundo novo. Mas não imaginava que esse mundo novo envolveria uma UTI”, salientou.
Passados exatamente um mês e duas semanas, após longos dias internada na UTI, Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) e canguru, finalmente recebeu alta, medindo 47 cm e pesando 1.800 kg. E hoje, com 4 anos, Melinda esbanja alegria e saúde e no rosto de sua mãe se vê a felicidade pela superação.
“A sensação, hoje, é de gratidão e paz. Me sinto abençoada demais por ter a Melinda, sou eternamente grata a Deus por tudo e por cada profissional de saúde que nos ajudou nos dias mais difíceis. Antes eu não entendia o porquê, mas Deus sabe todas as coisas, e vejo que tudo o que passamos juntas me fez ser uma mulher mais forte e cheia de fé. Olho para ela e tenho a certeza que Deus tem planos surpreendentes”, finalizou.
Comentários
Geral
Abastecimento de água é suspenso em Brasiléia para troca de flutuante no Rio Acre
Serviço programado segue até sexta-feira e fornecimento será retomado de forma gradual, informa o Saneacre
O abastecimento de água em Brasiléia foi interrompido de forma programada a partir das 7h30 desta quinta-feira (18) para a realização da troca do flutuante do sistema de captação no Rio Acre. A informação foi confirmada pelo Serviço de Água e Esgoto do Estado do Acre (Saneacre).
De acordo com o órgão, a intervenção tem como objetivo reforçar a segurança do equipamento em razão da cheia do rio. O serviço é considerado de alta complexidade e, devido às condições climáticas atuais, a previsão é que os trabalhos sejam concluídos apenas na sexta-feira (19), por volta das 10h.
Após a finalização da manutenção, o fornecimento de água será restabelecido de forma gradual em todos os bairros do município.
Ainda segundo o Saneacre, um novo flutuante foi instalado na Estação de Tratamento de Água (ETA) de Brasiléia, com a finalidade de melhorar o abastecimento e a qualidade da água distribuída à população, além de garantir maior regularidade no fornecimento para os moradores da cidade.
Comentários
Geral
Soldador morre após sofrer choque elétrico durante trabalho com telhas em depósito
Vítima encostou barra de ferro em fio de alta tensão de 13 mil volts; Samu tentou reanimação, mas óbito foi constatado no local
Um trabalhador identificado como Enilson morreu após sofrer uma descarga elétrica enquanto realizava serviços em um depósito. O acidente ocorreu no momento em que ele trabalhava na instalação de telhas de alumínio e realizava soldagem na estrutura.
De acordo com informações apuradas no local, Enilson utilizou uma barra de ferro para afastar uma das folhas de zinco, quando acabou encostando o objeto em um fio de alta tensão. A descarga elétrica foi imediata e fatal. O trabalhador estava acompanhado de outra pessoa, porém apenas ele foi atingido pelo choque.
Após o incidente, o soldador ficou pendurado na estrutura metálica e precisou ser retirado por colaboradores do próprio depósito, que prestaram os primeiros auxílios até a chegada do socorro.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado e enviou inicialmente a ambulância de suporte básico. Diante da gravidade da situação, uma equipe de suporte avançado também foi deslocada ao local. Apesar de várias tentativas de reanimação, Enilson não resistiu e teve a morte constatada ainda no local.
Uma equipe da Energisa compareceu à área e realizou o desligamento da rede elétrica para a continuidade dos trabalhos periciais. Segundo os técnicos, o fio com o qual o trabalhador teve contato integra uma rede de aproximadamente 13 mil volts.
A equipe plantonista do Instituto Médico Legal (IML) foi acionada para a realização da perícia e remoção do corpo. A morte causou grande comoção entre os colegas de trabalho da empresa onde Enilson prestava serviço.
O caso deverá ser investigado pela Polícia Civil para apurar as circunstâncias do acidente.
Comentários
Geral
PRF prende homem com 6 mil maços de cigarro contrabandeados após perseguição na BR-317, em Rio Branco
Suspeito tentou fugir a pé, invadiu casas e comércios, mas foi detido após cerco; carga veio da fronteira com a Bolívia

Na vistoria do veículo, foram encontradas caixas contendo cigarros contrabandeados, totalizando seis mil maços. O automóvel e o material apreendido foram recolhidos. Foto: captada
Um homem foi preso na última terça-feira (16) pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) após ser flagrado transportando 6 mil maços de cigarros de origem estrangeira na BR-317, em Rio Branco. A carga, vinda da fronteira com a Bolívia, foi descoberta durante ação de fiscalização que resultou em perseguição e fuga do condutor.
Ao avistar a viatura, o motorista desobedeceu à ordem de parada e fugiu em alta velocidade, parando cerca de 1 km depois para tentar escapar a pé. Ele invadiu estabelecimentos comerciais e residências, mas foi localizado e contido após cerco das equipes. O veículo e os cigarros foram apreendidos.
O detido e os produtos foram encaminhados à Polícia Federal em Rio Branco, onde foram adotados os procedimentos legais. Além do crime de contrabando, também foi registrada a violação de domicílio, em razão da invasão de imóveis durante a fuga. A PRF divulgou o caso nesta quinta-feira (18).











Você precisa fazer login para comentar.