fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Escolas de Rio Branco começam a ser desocupadas após vazante do Rio Acre

Publicado

em

Foto: David Medeiros

Com a vazante do Rio Acre, as escolas municipais de Rio Branco que haviam sido transformadas em abrigos para famílias atingidas pela enchente começam a ser desocupadas e retomam as atividades escolares. A Escola Maria Lúcia, no bairro Morada do Sol, já foi liberada e as aulas serão retomadas na próxima segunda-feira (24), voltando à normalidade.

Outra unidade que também estava sendo utilizada como abrigo e agora será desocupada é a Escola Willy Viana, no bairro Cidade Nova. A expectativa é que, nos próximos dias, o espaço seja readequado para receber os alunos novamente.

Essas escolas foram algumas das seis unidades da rede municipal que tiveram o início do ano letivo adiado devido ao avanço da enchente. Durante o período crítico da cheia, quatro delas funcionaram como abrigos para desabrigados, enquanto outras duas estavam em áreas de risco de alagamento.

A Secretaria Municipal de Educação ainda não divulgou um novo calendário para as demais unidades afetadas, mas a tendência é que a situação se normalize conforme o nível do rio continue baixando.

A rede municipal de ensino em Rio Branco conta com 80 escolas, sendo que a maioria iniciou o ano letivo normalmente no último dia 17 de março.

Comentários

Continue lendo

Acre

Com vasão do Rio Acre Prefeitura de Rio Branco inicia mutirão de limpeza nos bairros afetados pela enchente

Publicado

em

Com a vazão do Rio Acre após o transbordamento que atingiu pelo menos 40 bairros na capital acreana, a Prefeitura de Rio Branco, deu início na manhã desta segunda-feira (24), um mutirão de limpeza em 9 bairros afetados pela cheia. Na medição de hoje o nível da água atingiu 13 metros e 71 centímetros.

Tony Roque, secretário municipal de Cuidados com a Cidade, disse que esse trabalho é uma determinação do prefeito da capital Tião Bocalom. O gestor municipal delimitou que ao sinal de vazão e sem risco do fenômeno repiquete, todas as áreas deveriam passar por um processo de sanitização, principalmente as ruas e casas.

“É a determinação do nosso prefeito, já começar pelos bairros alagados. O bairro da Base foi um dos bairros, mas estamos trabalhando hoje também na 6 de Agosto, Cidade Nova, Cadeia Velha e também a curva do Rabo da Besta. Hoje em torno de 150 colaboradores ao todo, operadores, coordenadores e maquinários. Em torno de 55 máquinas, trabalhando”.

Maria Magalhães, aposentada e moradora do bairro 6 de Agosto há mais de 30 anos já vivenciou vários alagamentos do Rio Acre. Ela elogiou o trabalho de limpeza pela prefeitura.

“Estou achando bom. Porque tinha muito lixo aqui. Deu mais de uma caçamba cheia. Tinha muita lama, mas graças a Deus, o sol também, foi muito quente ontem. Aí já enxugou, mas é muito bom quando eles fazem a limpeza logo, porque quando não faz, é ruim, porque aí a gente fica aqui atribulado com tanto lixo, com tanto bagaço, mas graças a Deus que passaram a limpar. Fiquei feliz. Foi muito rápido”.

Outra boa notícia, segundo o coordenador Municipal de Defesa Civil, tenente-coronel Cláudio Falcão, é que o volume de água do Rio Acre não volte mais a atingir este ano, cota de transbordamento que é de 15 metros. No entanto, pontuou o oficial, que as famílias que ainda estão abrigadas no Parque de Exposições, só poderão retornar as suas casas quando o manancial alcançar a marca dos 10 metros.

“Nós descartamos nesse momento a possibilidade de um novo transbordamento. Apesar de que nós estamos entre a cota de alerta e a cota de transbordamento nesse momento, mas todos os estudos feitos pela Defesa Civil ao longo da bacia nos mostram que ainda podemos até ter oscilações positivas, porém não numa cota preocupante de ultrapassar 14 metros. Esse retorno para casa será feito mediante protocolos. Primeiramente o rio tem que estar medindo de 10 metros a menos e também antes disso restabelecer o cenário que é o que a Prefeitura de Rio Branco está fazendo agora, com a limpeza dos bairros. Nós vamos fazer também limpeza das casas, levar equipe de saúde para vistorias e fazer vistoria de segurança. Só após todo esse cenário pronto a gente leva as famílias de volta, mas isso também não deve demorar muito, algo em torno de três dias a contar de hoje”, destacou Falcão.

A princípio, os bairros que receberão os serviços de limpeza pós alagação são:

  • Base
  • 6 de Agosto
  • Baixa da Habitasa
  • Baixa da Cadeira Velha
  • Triângulo Novo
  • Taquari
  • Cidade Nova
  • Alzira Cruz
  • Ayrton Senna

Comentários

Continue lendo

Acre

Médicos terão assembleia nesta terça para debater retomada de greve

Publicado

em

Foto: Pronto Socorro de Rio Branco I Whidy Melo/ac24horas

O Sindicato dos Médicos do Acre (Sindmed-AC) reunirá a classe médica no início da noite desta terça-feira, 25, em uma assembleia-geral extraordinária (AGE) para debater a retomada da greve devido à falta de atendimento dos acordos e à recorrência de uma série de denúncias de assédio moral de servidores nas unidades de saúde. A reunião será realizada por meio de teleconferência para poder ouvir os filiados de todo o estado.

Durante a AGE, a Diretoria falará sobre o andamento das negociações para a reforma do Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR), além dos recorrentes cortes, considerados irregulares, na remuneração dos médicos.

“Vamos debater os temas mais sensíveis com a classe e que geram dezenas de reclamações todos os meses. Os médicos podem optar pela retomada da paralisação”, explicou o vice-presidente do Sindmed-AC, Rodrigo Prado.

O pedido de assembleia é uma demanda da categoria, que vem enfrentando dificuldades para receber a remuneração integral, mesmo após uma série de movimentos e até uma greve deflagrada no ano passado para obrigar o estado a pagar plantões extras, adicionais como insalubridade, entre outros.

“A classe também se queixa de uma série de problemas, incluindo assédio moral e a falta de estrutura para trabalhar em dezenas de unidades. Entre elas, estão Sena Madureira e Feijó, com obras que se arrastam por anos. Os problemas se acumulam, o que vem gerando revolta”, explicou Rodrigo Prado.

Comentários

Continue lendo

Acre

Abastecimento de água volta a ser suspenso em Xapuri

Publicado

em

O fornecimento de água nos bairros atendidos pela Estação de Tratamento de Água (ETA) do Rio Acre, em Xapuri, foi interrompido na tarde desta segunda-feira, 24, devido a uma pane no sistema elétrico da unidade.

Segundo o Serviço de Água e Esgoto do Estado do Acre (Saneacre), o problema foi causado por uma queda de energia.

Equipes de manutenção já trabalham para restabelecer o sistema, e a previsão é que o abastecimento volte de forma gradual a partir das 11h desta terça-feira, 25, assim que os reparos forem concluídos.

 

Comentários

Continue lendo