Acre

Escolas da rede municipal de Rio Branco estão prestes a receber credenciamento

Com licitações concluídas e recursos liberados, o ano de 2024, promete muitas obras na capital acreana em todos os setores. Na educação, várias escolas já estão recebendo ordem de serviço. Ao todo 16 escolas serão revitalizadas. A ordem de serviço na escola Monte Castelo, bairro Apolônio Sales, foi anunciada, nesta segunda-feira (8), com recursos próprios no valor de pouco mais de trezentos e setenta mil reais.

A reforma e ampliação das escolas são o primeiro passo para o credenciamento junto ao MEC. A escola Monte Castelo, por exemplo, foi construída em gestões passadas em alvenaria e madeira. Agora, com a revitalização, será demolida e toda construída em alvenaria.

Segundo o prefeito, no início da gestão, o município só tinha uma escola credenciada, agora foi dada toda estrutura para conseguir credenciar 16 escolas, onde 5 delas já foi dada a ordem de serviço para reforma e adequação da parte física.

“Quando nós assumimos a prefeitura, tinha apenas uma escola credenciada. 30 anos para credenciar uma escola. Nós estamos credenciando 16 agora, nesses 4 anos. Isso vai fazer com que as escolas sejam adequadas, com a questão de acessibilidade, banheiros, ou seja, como manda o figurino”, disse o prefeito.

“O credenciamento é quando a escola se encontra junto ao MEC com todas as adequações necessárias, com acessibilidade, instalações sanitárias, refeitórios, sala de aulas sanitizadas. Enfim, tudo aquilo que for necessário para proporcionar o conforto para as crianças que estão estudando na nossa rede e as melhores condições de trabalho também para os professores, gestores das escolas”, explicou o secretário adjunto de Educação, Paulo Machado.

O ano letivo das escolas da rede municipal encerra no dia 19 de janeiro. O período do recesso será de 45 dias. A obra está prevista para ficar pronta em 90. Até o retorno dos alunos, muita coisa é possível ser feita. Cantina, muro, estacionamento da escola e as salas de aula serão reformadas ou ampliadas.

“A gente sabe que a condição de trabalho ela interfere muito no trabalho que é desenvolvido, e quando a gente tem uma condição de trabalho melhor, com salas de aulas climatizadas, salas em alvenaria, uma estrutura digna para os nossos alunos, porque quando a gente vai em uma escola particular, você não vê uma escola particular em madeira. Então essa dignidade o prefeito está trazendo também para a nossa escola, para a nossa comunidade como um todo”, concluiu o diretor da escola, Paulo Henrique Oliveira.

Comentários

Compartilhar
Publicado por
Assessoria