Acre
Equipe do NASF de Brasiléia é destaque Nacional
SECOM
O projeto “Vida Saudável” foi destaque nacional na 1ª edição do informativo divulgado pela Coordenação Geral de Alimentação e Nutrição (CGAN), do Ministério da Saúde (MS), com a Criação de um Grupo de Instrumento para o Enfretamento da Obesidade, o trabalho é desenvolvido pelo Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) de Brasiléia.
O grupo Vida Saudável em Brasiléia, criado no segundo semestre de 2017, surgiu mediante o crescente número de demandas de consultas individuais por obesidade, no município, e tem como objetivo o fortalecimento e qualificação da atenção às pessoas com excesso de peso, por meio da integralidade.
Atualmente o NASF está trabalhando com 40 pessoas, que participam ativamente das reuniões, e segundo o coordenador do Núcleo de Apoio à saúde da Família I, Vandico Lopes, a tendência é aumentar a quantidade de participantes, devido à grande procura que está sendo realizada nas unidades de saúde do município.
Esse trabalho, que se dá de forma Inter setorial, conta com o apoio da Prefeita Fernanda Hassem, e tem desencadeado mais vinculação dos clientes, ao mesmo tempo em que promove a conscientização para escolhas alimentares saudáveis, estímulo à realização de atividades físicas, através do fomento ao autocuidado.
Os encontros acontecem quinzenalmente no Centro Cultural do município na área de abrangência da ESF Simão Mansour Bartha, e algumas vezes, no Polo de Academia de Saúde da UBS Antonio Monteiro dos Reis, sempre às quintas-feiras, das 17 às 18h, em fevereiro nos dias 7 e 21, com a mobilização feita por todas as equipes de ESF.
Comentários
Acre
Rio Acre se aproxima da cota de transbordamento e mantém Rio Branco em alerta
Nível atinge 13,85 metros ao meio-dia e fica a apenas 15 centímetros do limite de inundação
Comentários
Acre
Com Bocalom no comando, PSDB acreano se reestrutura e prepara chapas competitivas para 2026
Partido, que vivia ostracismo na política local, agora articula pelo menos seis nomes para federal, incluindo a primeira-dama Kellen Bocalom; definição das candidaturas sai até sábado

Do esquecimento ao protagonismo: PSDB renasce no Acre sob liderança de Tião Bocalom
O PSDB acreano, que nos últimos anos figurou como coadjuvante no cenário político do estado, volta a ganhar destaque com a chegada do prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, ao comando da sigla. A mudança de direção, que afastou o deputado estadual Luiz Gonzaga da liderança partidária, deu lugar a uma reestruturação completa da executiva e à formação de chapas competitivas para as eleições de 2026.
A movimentação, que vinha sendo especulada nos bastidores, ganhou forma nos últimos dias. Segundo informações divulgadas pela imprensa da capital na manhã desta segunda-feira (30), o partido articula ao menos seis nomes com reais chances para disputar uma vaga na Câmara Federal. Entre eles, figura a primeira-dama de Rio Branco, Kellen Bocalom, que pode ser a representante feminina da legenda na disputa.

Para o partido Tucano, Bocalom pode escalar, na luta por uma cadeira na Câmara Federal, o ex-deputado federal Chicão Brígido, como um nome apontado por um grupo do agronegócio acreano. Foto: captada
Mudança de comando e corrida contra o tempo
A definição das chapas começou com certo atraso devido à transição na presidência estadual do partido. Com a saída de Luiz Gonzaga e a entrada do grupo de Bocalom, toda a executiva foi renovada. Agora, sob o comando do prefeito da capital, o PSDB trabalha para lançar duas frentes eleitorais: uma para deputado estadual e outra para deputado federal.
O calendário eleitoral, no entanto, impõe um prazo curto. A expectativa é que até o próximo sábado ambas as chapas estejam completamente definidas.
Disputa acirrada por vaga na Câmara Federal
Para a composição da chapa federal, Bocalom costura alianças com diferentes setores e avalia nomes com experiência em cargos eletivos. Entre os cotados estão:
-
Carlos Beirute – ex-vereador e médico
-
Chicão Brígido – ex-deputado federal
-
João Marcos Luz – ex-vereador
-
Um nome indicado por um grupo do agronegócio
-
Kellen Bocalom – primeira-dama de Rio Branco
A inclusão de um nome ligado ao setor produtivo reflete a estratégia do partido de ampliar sua base de apoio no interior e dialogar com diferentes forças econômicas do estado.

O ex-vereador DE Rio Branco João Marcos Luz estará na disputa com pelo menos cinco pessoas com chances, inclusive uma mulher, que seria a primeira dama, Kellen Bocalom. Foto: captada
Expectativa para os próximos dias
Com a definição iminente, o PSDB busca consolidar um palanque forte para as eleições de 2026, apostando na capilaridade do grupo de Bocalom e na oxigenação da legenda após anos de baixa visibilidade. A expectativa entre os aliados é que o partido volte a ocupar um papel de protagonismo no cenário político acreano.
Destaques:
- PSDB reestruturado articula ao menos seis candidaturas para federal
- Kellen Bocalom é cotada como possível nome feminino na chapa
- Tião Bocalom assume comando do partido e promove renovação na executiva
- Definição das chapas ocorrerá até o próximo sábado, conforme calendário eleitoral
A movimentação ocorre em meio a um cenário de indefinição na política estadual, com articulações para a sucessão de Gladson Cameli e reorganização de forças na oposição e na base aliada. O PSDB, que ensaiava um protagonismo nacional nos anos 1990 e 2000, tenta se reposicionar no Acre após um período de esvaziamento político.

Para o time Tucano de Bocalom, pode escalar na luta por uma cadeira na Câmara Federal a primeira dama, Kellen Bocalom. Até o próximo sábado, não só a chapa de federal, mas a estadual também será conhecida. Foto: captada
Comentários
Acre
Energisa suspende energia em área alagada após rio Juruá atingir 13,42 metros




Você precisa fazer login para comentar.