Extra
Equipe do Ministério da Justiça vem ao Acre e recebe relato sobre ações policiais na fronteira
Comitiva também tratou de novos investimentos em armas, cursos e equipamentos para as Forças de Segurança do estado, a partir do ano que vem
A projeção para novos investimentos, equipamentos e cursos para as Forças de Segurança do Acre, a partir da nova gestão do governo federal, em 2023, foi um dos temas principais da agenda de representantes do Ministério da Justiça (MJ) com o governo do Estado do Acre, nesta quinta-feira, 17, na sede da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), em Rio Branco.
A comitiva, liderada pelo coronel Saulo de Tarso Sanson Silva, coordenador-geral de Fronteira do MJ em Brasília, foi recebida pelo secretário de Justiça e Segurança Pública, coronel Paulo Cézar Rocha dos Santos, e pelo coordenador operacional da Sejusp, coronel Glayson Dantas.
Na ocasião, a equipe do Ministério da Justiça e os gestores da Sejusp puderam avaliar também as ações do Programa Nacional de Segurança nas Fronteiras e Divisas, o Programa Vigia. “Viemos anunciar um novo aporte de recursos para treinamento de efetivos e para a aquisição de armas e equipamentos. São investimentos que devem vir para o Acre no âmbito do Programa Vigia, que completa três anos no estado”, afirmou o coordenador-geral de Fronteira do MJ.
A avaliação do representante do governo federal é de que o Acre tem desempenhado um papel de excelência no combate aos crimes transfronteiriços. Os agentes de Brasília também conheceram os setores estratégicos da Sejusp, assim como o aplicativo Apolo, tecnologia genuinamente acreana que facilita a identificação de suspeitos de crimes por reconhecimento facial no telefone celular.
“Foi bom ter esse retorno do secretário, numa avaliação positiva do Programa Vigia, num momento de interação com o Acre em que pudemos conversar sobre as metas e sobre o que já foi feito em solo acreano contra ilícitos de fronteira”, destacou Tarso Sanson Silva.
Do secretário Paulo Cézar dos Santos, a comitiva do MJ ouviu relatos de ações que vêm sendo empreendidas pelo governo do Acre para reduzir a criminalidade no âmbito da tríplice fronteira Brasil-Peru-Bolívia. “O trabalho de nossas polícias é árduo, porém constante e estamos obtendo êxito”, asseverou Santos.
A integração entre as polícias locais com as bolivianas e peruanas, o trabalho dos serviços de inteligência do Acre, as redes formadas por criminosos brasileiros com ramificações em cidades como Santa Cruz e Cochabamba, além das recentes ações para conter confrontos entre facções rivais, também foram temas discutidos.
Comentários
Extra
Operação do GIRO prende dois integrantes do PCC com drogas, armas e munições em Epitaciolândia
Ação resultou na apreensão de pistola 9mm, rádios comunicadores, drogas e dinheiro em real e boliviano.
Após diversas denúncias anônimas e levantamento de informações com o apoio do serviço de inteligência da Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), a equipe do Grupo de Intervenção Rápida e Ostensiva (GIRO) do 5º Batalhão da Polícia Militar realizou, na manhã desta segunda-feira, 28, uma operação que resultou na prisão de dois integrantes da facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC).
A ação ocorreu por volta das 6h, em uma residência localizada na vila Nary Bela Flôr, a aproximadamente 9 km do município de Epitaciolândia. Segundo informações repassadas, foragidos da Justiça estariam reunidos no local.
Ao chegar à propriedade, os policiais avistaram um homem nos fundos da casa e realizaram a aproximação tática. Apesar de inicialmente apresentar resistência passiva, o suspeito foi contido e, durante a busca pessoal, os agentes encontraram uma pistola calibre 9mm, marca Norinco, municiada com 15 cartuchos.
Dentro da mochila do suspeito, foram localizados 131 gramas de substância semelhante à cocaína e 234 gramas de material análogo à maconha. A busca foi estendida à residência, onde a guarnição encontrou mais 917 gramas de drogas, 35 unidades de maconha já embaladas para comercialização, uma balança eletrônica de precisão, duas munições de calibre 9mm, seis munições de calibre .38, rádios comunicadores e dinheiro em moedas, notas de real e moeda boliviana.
Diante do flagrante, o homem e a proprietária da residência foram presos. O suspeito foi algemado conforme estabelece a Súmula 11 do STF, enquanto a mulher foi conduzida sem o uso de algemas. Ambos foram entregues sem lesões aparentes na Delegacia de Polícia Civil de Epitaciolândia para os devidos procedimentos judiciais.
Comentários
Extra
Prefeitura Municipal de Assis Brasil – AVISO DE LICITAÇÃO
Estado do Acre
Prefeitura Municipal de Assis Brasil
Comissão Permanente de Licitação
AVISO DE LICITAÇÃO
PREGÃO PRESENCIAL Nº 005/2025
OBJETO: “contratação de empresa destinada a executar o fornecimento de lanches, refeições tipo ´Coofee Breack, Café da manhã lanches, refeições tipo “self-service” e refeições prontas em embalagem térmica. Visando atender as necessidades da Secretaria Municipal de Administração, no âmbito da Prefeitura Municipal de Assis Brasil”
Origem: Secretaria Municipal de Administração.
Data da Abertura: 09.05.2025 as 09:00h
Retirada do Edital: 28/04/2025 à 09/05/2025
Local De Retirada: Site da Prefeitura municipal de Assis Brasil https://www.assisbrasil.ac.gov.br/licitacoes e no E-mail: assisbrasil.cpl@gmail.com, Horário: de Segunda à quinta-feira de 07h00m as 12h00m das 14h00m às 17h00m e sexta-feira das 07h00m às 13h00m.
Assis Brasil -AC, 28 de abril de 2025.
Willian Azevedo Bandeira
Pregoeiro PMAB
DECRETO Nº022/2025
Comentários
Extra
Epitaciolândia se destaca no Índice de Progresso Social: 2º lugar no Acre e 41ª posição na Região Norte
Epitaciolândia, município acreano localizado na fronteira com a Bolívia, tem se destacado no cenário regional ao alcançar a 2ª posição no Índice de Progresso Social (IPS) no estado do Acre, ficando atrás apenas da capital, Rio Branco. Além disso, ocupa a 41ª posição entre os municípios da Região Norte avaliados pelo IPS Amazônia 2025.
O IPS é uma ferramenta que mede o desempenho social e ambiental de territórios, considerando três dimensões principais: Necessidades Humanas Básicas, Fundamentos para o Bem-estar e Oportunidades. Essas dimensões são compostas por 12 componentes, incluindo Nutrição e Cuidados Médicos Básicos, Água e Saneamento, Moradia, Segurança Pessoal, Acesso ao Conhecimento Básico, Acesso à Informação e Comunicação, Saúde e Bem-estar, Qualidade do Meio Ambiente, Direitos Individuais, Liberdades Individuais e de Escolha, Inclusão Social e Acesso à Educação Superior.
O prefeito de Epitaciolândia, Sérgio Lopes, atribui esse desempenho positivo ao potencial do município, que se beneficia de sua localização estratégica na fronteira e de uma economia em ascensão, impulsionada tanto pelo comércio quanto pelo agronegócio. Ele destaca que essa posição no ranking evidencia o crescimento do município em harmonia com a preservação ambiental e o desenvolvimento socioeconômico.
“Esse reconhecimento coloca Epitaciolândia em destaque na região amazônica, demonstrando que é possível promover o desenvolvimento sustentável e melhorar a qualidade de vida da população por meio de políticas públicas eficazes e investimentos estratégicos. Somos destaque na saúde e na educação, dois pilares que são as bases solidificadas de uma sociedade com qualidade de vida.” Destacou Lopes.
Você precisa fazer login para comentar.