fbpx
Conecte-se conosco

Flash

Epitaciolândia sediou nesta segunda, 27, o  Seminário Regional de Compromisso Nacional “Criança Alfabetizada”

Publicado

em

O evento aconteceu durante do dia desta segunda-feira, 27, no buffet Arte evento em Epitaciolândia aconteceu o 1º Seminário do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, em regime de colaboração entre União, estados, Distrito Federal e municípios, o programa almeja, por meio da conjugação dos esforços, garantir o direito à alfabetização de todas as crianças do País.

O objetivo central é assegurar que 100% das crianças brasileiras estejam alfabetizadas ao final do 2° ano do ensino fundamental, além da recomposição das aprendizagens, com foco na alfabetização de 100% das crianças matriculadas no 3°, 4° e 5° ano afetadas pela pandemia.

A regional do alto Acre formada pelos municípios de Assis Brasil, Brasiléia, Epitaciolândia e Xapuri através de seus dirigentes municipais e estaduais realizam na data de hoje a discussão com todos os atores envolvidos na construção da política de alfabetização o compromisso nacional Criança Alfabetizada.

Participaram da cerimônia de abertura representando o prefeito Sérgio Lopes o servidor Sérgio Mesquita, Jerry Correia Prefeito de Assis Brasil, Fernanda Abreu Presidente da UNDIME representando o Prefeito de Xapuri Bira Vasconcelos, Marcio Araújo Articulador Estadual do CNCA, Raimundo Gondim Secretário de Educação de Epitaciolândia, Secretária de Educação de Brasil´[eia Francisca Oliveira, Secretária de Educação de Assis Brasil Vanderleia Araújo, representando todos os articuladores regionais Renata Moraes, Vereador Marco Ribeiro, Nilcilene Eduino Coordenadora de Ensino, Cecília Carvalho representando todos os Coordenadores de Núcleo do Estado.

Ao fazerem uso da palavra as autoridades destacaram a importância desse compromisso com a educação em um todo, no programa de construção da política de alfabetização no compromisso nacional Criança Alfabetizada.

A coordenadora de Ensino Nilcilene Eduíno falou das formações já ofertado para garantir que o programa seja implementado na prática e obtenha bons resultados.

Temos o compromisso para que nossas crianças ao final do segundo ano estejam de fato todas 100% alfabetizadas no sentido mais amplo da palavra alfabetização, e como disse, a leitura é um elemento importante e extremamente necessário para que as nossas crianças continuem nas séries futuras com muito sucesso, então eu quero agradecer a presença de todos vocês e ressaltar a importância desse momento para nossa região, para os nossos municípios e porque não dizer para o nosso Brasil, estamos com essa responsabilidade em nossas mãos, e nós queremos executar com muita eficiência, com muita maestria, e quem faz isso são vocês professores que estão na ponta, mas para isso vocês precisam também de um apoio e nós já temos sentido o apoio desse compromisso na formações do ciclo informativo, no material que nós recebemos, nós de fato já temos percebido uma grande diferença, então eu quero agradecer e desejar sucesso a todos nessa nova fase da educação infantil.”

Marco Ribeiro vereador destacou a importância desse programa para construção de uma educação sólida e de qualidade.

“Esse encontro regional do Alto Acre é muito significativo para todos nós, principalmente quando se fala de educação de base, a criança que está iniciando lá que tem que ter uma base estruturada para seu desenvolvimento nas seguintes séries, então nós como legislativo como executivo garantimos total apoio porque nós sabemos que temos que trabalhar para o futuro, e esse futuro começa agora com educação de qualidade para nossas crianças.”

Raimundo Gondim, secretário municipal de educação de Epitaciolândia frisou bem a importância do programa e o compromisso para que todas as crianças sejam alfabetizadas.

“Todos nós somos responsáveis por isso, o aprendizado é bem maior e mais fortalecido, quando uma criança é bem alfabetizada lá na base, ela tem mais facilidade para aprender nos anos seguintes, por isso ressalto aqui o nosso compromisso com a educação, nosso compromisso com o programa Criança alfabetizada. ”

Sergio Mesquita representando o prefeito Sérgio Lopes que cumpre agenda em rio Branco falou a importância da educação de base e enalteceu os esforços de cada professor na educação de nossas crianças.

“Vocês fornecem a todas as crianças muito daquilo que eles serão no futuro é imensamente é uma sensação de muita alegria sabemos que os professores que são a ponta da linha que transversa tudo aquilo que as crianças vão colher, vão revolucionar futuramente, em nome do Prefeito Sérgio Lopes afirmo que Epitaciolândia se compromete e coloca como um dos pilares a alfabetização, acima de tudo valorizar aqueles que estão na ponta da linha que são os professores, é quem fazem tudo acontecer de verdade.” Ressaltou Mesquita.

O Articulador Estadual do CNCA Marcio Araújo, ressaltou a importância da participação de todos na criança de uma política consolidada na educação.

Esses seminários são um marco na nossa história, são seminários regionais que temos feito para a construção da política de alfabetização de todas crianças no estado do Acre, aqui estamos discutindo com todos os envolvidos na área educacional a nossa política territorial de alfabetização, na avaliação da Secretaria Estadual de Educação não tem como criar uma boa política sem a participação de professores, gestores e todos envolvidos na educação de base, temos a  certeza que após essas discussões teremos um política educacional consolidada a partir da participação de todos os professores.”  Destacou Marcio Araújo.

 

 

Comentários

Continue lendo

Flash

TCE Itinerante 2025 chega a Brasileia com capacitação para gestores municipais

Publicado

em

Evento nos dias 24 e 25 de fevereiro oferece oficinas sobre despesa de pessoal, licitações, prestação de contas e planejamento público.

O Tribunal de Contas do Acre (TCE/AC) realiza nos dias 24 e 25 de fevereiro, em Brasileia, a edição 2025 do Aprimora Gestão – TCE Itinerante, maior programa de capacitação da instituição. O evento, que acontece no Senac, reunirá prefeitos, secretários, servidores estratégicos das gestões municipais, presidentes e assessores das câmaras municipais de Brasileia, Epitaciolândia, Xapuri e Assis Brasil.

Com o objetivo de fortalecer a gestão pública municipal, o programa oferecerá cinco oficinas com temas essenciais para a administração pública:

1. A Despesa de Pessoal e a Gestão Municipal 
2. O Novo Sistema de Licitações e Contratos do TCE/AC – LICON 2.0 
3. Prestação de Contas: Principais Irregularidades 
4. Instrumentos de Planejamento e Gestão Pública 
5. Controle de Patrimônio

A abertura do evento ocorrerá no dia 24 de fevereiro, no Senac, e contará com a participação de autoridades e especialistas em gestão pública. As oficinas serão ministradas por técnicos do TCE/AC, que compartilharão conhecimentos e práticas para auxiliar os gestores na otimização dos recursos e no cumprimento das normas legais.

O Aprimora Gestão – TCE Itinerante é uma iniciativa que visa capacitar gestores e servidores municipais, promovendo a transparência, a eficiência e a qualidade na administração pública. As inscrições estão abertas e podem ser realizadas através do site do TCE/AC.

Confira a programação completa e garanta sua participação neste evento que promete fortalecer a gestão municipal na Regional do Alto Acre.

Acesse o site do TCE/AC para mais informações e inscrições.<<<<<<

Comentários

Continue lendo

Flash

GIRO recupera motocicleta furtada em Brasiléia após intensa busca

Publicado

em

A Polícia Militar do Acre, por meio do grupamento GIRO do 5º Batalhão de Polícia Militar (BPM), recuperou uma motocicleta que havia sido furtada nas proximidades da Escola KJK, em Brasiléia. A ação ocorreu na noite de domingo para segunda-feira, resultado de um trabalho intensivo de levantamento de informações e do uso de um rastreador instalado no veículo.

A localização da motocicleta ocorreu no Ramal da Preguiça, no km 93 da Estrada do Pacífico. Mesmo sob forte chuva e em condições adversas de terreno, os policiais do GIRO permaneceram mobilizados durante toda a noite, atravessando trechos lamacentos para recuperar o bem da vítima.

A ação bem-sucedida evidencia o comprometimento da Polícia Militar em combater a criminalidade e garantir a segurança da população.

O caso está sob análise das autoridades competentes para que os procedimentos legais sejam tomados e a motocicleta seja devolvida ao seu proprietário.

Comentários

Continue lendo

Flash

Sérgio Lopes recebe conselheira do TC/Acre Naluh Gouveia para falar sobre o Seminário “Início de Mandato Municipal e o Controle Externo”

Publicado

em

O Prefeito Sérgio Lopes recebeu na manhã desta sexta-feira, 21, a visita da Conselheira Naluh Gouveia em seu gabinete. O objetivo do encontro foi reforçar o convite para o Seminário “Início de Mandato Municipal e o Controle Externo”. O evento, que deve contar com a participação de diversas autoridades e especialistas, tem como foco discutir os desafios e as boas práticas relacionadas ao início de um mandato municipal, além de abordar a importância do controle externo na gestão pública.

O seminário “Início de Mandato Municipal e o Controle Externo” está previsto para acontecer dia 24 de fevereiro de 2025. Projeto: TCE Itinerante 2025 – Programa Aprimora Gestão
Responsável: Escola de Contas do Estado do Acre (EsCon/AC)

Público-alvo: Prefeitos, secretários municipais, servidores estratégicos da gestão municipal, presidentes e vereadores das câmaras municipais do estado do Acre.
Contexto e Justificativa

De acordo com o Plano Estratégico do Tribunal de Contas do Estado do Acre (TCE/AC) para o período 2023-2026, a missão da instituição é exercer o controle externo, fiscalizando e orientando a gestão pública, além de incentivar o controle social para o aprimoramento da administração pública e dos resultados alcançados.

O controle externo abrange todas as pessoas físicas ou jurídicas, públicas ou privadas, responsáveis pela arrecadação e utilização de recursos públicos, sejam no âmbito estadual ou municipal. A correta aplicação desses recursos e a prestação de contas são obrigações previstas em lei e estão sob a jurisdição do TCE/AC.

O aprimoramento contínuo da gestão dos recursos públicos impacta diretamente a efetividade das políticas públicas, garantindo que a administração pública cumpra seu papel no atendimento às demandas da sociedade. Nesse sentido, uma das atribuições centrais do Tribunal é oferecer acompanhamento, reorientação e capacitação aos seus jurisdicionados.

Objetivo Geral.

O principal objetivo do Projeto TCE Itinerante – edição 2025 é apresentar as principais orientações aos gestores públicos municipais e suas equipes sobre as normas e procedimentos aplicados à gestão pública.
Objetivos específicos.

Os objetivos específicos estão detalhados nos planos das palestras e das oficinas elaborados pelos docentes e instrutores, abordando temas essenciais para a correta prestação de contas, a transparência na gestão e a otimização dos resultados das políticas públicas.

Resultados esperados.

– Capacitação dos novos gestores e legisladores municipais sobre suas responsabilidades perante o TCE/AC.
– Melhoria na transparência e eficiência da gestão pública municipal.
– Fortalecimento do controle social e da governança no estado do Acre.
– Redução de falhas e inconsistências na prestação de contas.

Essa ação marca o início do Projeto TCE Itinerante 2025 e reforça o compromisso do Tribunal com a excelência na gestão pública e o controle externoeficiente.

Comentários

Continue lendo