Conecte-se conosco

Acre

Epitaciolândia registra dois acidentes na principal avenida na manhã desta quarta-feira

Publicado

em

Os envolvidos nos acidentes estão sob observação, e foi informado que uma pessoa está com uma lesão grave na perna. As autoridades divulgaram parcialmente as identidades dos envolvidos.

A jovem estava saindo de seu trabalho quando foi surpreendida por um Fiat Uno que acabou se chocando contra ela no meio da avenida. Foto: Jonys David

Na cidade de Epitaciolândia, nesta quarta-feira 24, foram registrados dois acidentes que mobilizaram os serviços de emergência e a Fiscalização de Trânsito em Brasileia (Ciretran) de Brasiléia.

No primeiro acidente, ocorrido na Avenida Santos Dumont, em frente ao supermercado São Sebastião, uma mulher sofreu ferimentos na perna devido a uma conversão proibida em frente ao mercado. Ela foi prontamente socorrida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) e encaminhada ao Hospital Regional do Alto Acre. a motociclista Luzia de Souza Silva, de 33 anos, que passava pelo local. Com o impacto, Luzia sofreu uma fratura exposta na perna esquerda e caiu no asfalto, agentes da Polícia Civil que estavam próximos prestaram os primeiros socorros enquanto aguardavam a chegada dos socorristas, que conduziram a vítima ao hospital em Brasiléia

Pouco tempo depois, um segundo acidente foi registrado na Rua São Raimundo, subesquina com a Avenida Santos Dumont, em frente à Escola Brasil Bolívia. Uma mulher que transitava de bicicleta foi atingida por um carro Fiat Uno enquanto atravessava a rua, conhecida por seu tráfego complicado devido à confluência de várias vias. O motorista do Fiat Uno não percebeu a presença da ciclista, resultando numa colisão frontal.

Apesar dos dois incidentes, não houve registros de fatalidades, os envolvidos na acidente estão em observação e não foi informado que existe pessoas com graves lesões até o momento. Foto: Jonys David

Após o impacto, a mulher caiu ao chão e queixou-se de dores na coluna e na lateral da bacia. Ela aguardou aproximadamente uma hora até ser atendida por uma ambulância, que a transportou para o Hospital Regional do Alto Acre. O Detran/Ciretran esteve presente para controlar o trânsito, que ficou congestionado devido ao segundo acidente no principal avenida de Epitaciolândia.

Diversos curiosos se reuniram no local, alguns para prestar ajuda e outros apenas para observar a situação. Até o momento, não há registros de fatalidades nos dois incidentes ocorridos. Os envolvidos nos acidentes estão sob observação, e foi informado que uma pessoa está com uma lesão grave na perna. As autoridades divulgaram parcialmente as identidades dos envolvidos.

 

Vídeo: Conversão proibida na Avenida de Epitaciolândia deixa mulher com fratura na perna após colisão com carro

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

Bocalom ironiza pesquisa que o coloca em terceiro na disputa pelo governo do Acre

Publicado

em

Prefeito minimiza números do levantamento e diz que “pesquisa que vale é a das urnas”

Durante a inauguração do Mercado Municipal do São Francisco, na noite desta segunda-feira (23), em Rio Branco, o prefeito e pré-candidato ao governo, Tião Bocalom, reagiu com ironia aos números da mais recente pesquisa divulgada pelo Instituto Delta Agência de Pesquisa.

O levantamento aponta Bocalom na terceira colocação, com cerca de 15% das intenções de voto, atrás do senador Alan Rick, que lidera com mais de 40%, e da vice-governadora Mailza Assis, que ultrapassa os 20%.

Ao comentar o cenário, o prefeito evitou aprofundar a análise e voltou a questionar a credibilidade das pesquisas eleitorais. “Comentar pra quê? Eu a vida inteira fui vítima de pesquisa. Me mostra qual pesquisa dizia, antes da eleição, que o Bocalom tinha chance de ganhar. Nenhuma”, afirmou.

A declaração contrasta com levantamentos anteriores. Em agosto de 2025, também em pesquisa do Instituto Delta, Bocalom aparecia com 19,62% das intenções de voto, ocupando a segunda colocação, enquanto Mailza tinha 13,63%.

Na comparação com o cenário atual, os dados indicam queda de aproximadamente quatro pontos percentuais para o prefeito, além da inversão de posições com a vice-governadora, que agora aparece à frente.

Apesar disso, Bocalom reforçou que não considera pesquisas como fator determinante. “Se eu fosse olhar pesquisa, nem candidato eu teria sido. Pra mim, pesquisa é o povo na rua, conversando. E no dia da eleição. Essa é a pesquisa que vale”, declarou.

Comentários

Continue lendo

Acre

62,52% dos acreanos aprovam a gestão de Cameli

Publicado

em

O Instituto Delta Agência de Pesquisa, contratado pela TV Gazeta, divulgou nesta segunda-feira, 23, uma pesquisa sobre a avaliação da gestão do governador Gladson Cameli, que deixará o cargo no dia 2 de abril para concorrer a uma vaga no Senado Federal pelo Acre.

De acordo com o levantamento, 62,52% dos acreanos aprovam a gestão de Cameli, 28,03% desaprovam, e 9,44% não souberam ou não responderam.

A pesquisa ouviu 1.006 eleitores em 18 cidades do Acre entre os dias 16 e 21 de março. A margem de erro é de 3,1 pontos percentuais para mais ou para menos, com confiabilidade de 95%. O registro da pesquisa no Tribunal Regional Eleitoral do Acre é AC-08354/2026.

Comentários

Continue lendo

Acre

“Sementes de Resistência”: força das mulheres da Transacreana ganha voz em documentário que estreia em Rio Branco

Publicado

em

Documentário Sementes de Resistência valoriza participação feminina na Transacreana

Documentário de curta-metragem sobre protagonismo de mulheres rurais da Transacreana será lançado no dia 26 de março, às 10h, no Museu dos Povos Acreanos

O documentário de curta-metragem “Sementes da Resistência” será lançado no próximo dia 26 de março, às 10h, no auditório Florentina Esteves, localizado no Museu dos Povos Acreanos, em Rio Branco. O evento integra as ações do mês da mulher e contará com a participação de trabalhadoras rurais da região da Transacreana.

Mulheres agricultoras são as personagens do documentário Sementes de Resistência

A produção destaca o papel fundamental das mulheres na conservação da agrobiodiversidade ao longo da Rodovia AC-90, conhecida como Transacreana. O documentário evidencia a atuação dessas trabalhadoras na preservação de sementes e na manutenção de práticas agrícolas sustentáveis na Amazônia acreana.

O curta-metragem é resultado do projeto de pós-doutorado da professora Rosana Cavalcante, ex-reitora do Instituto Federal do Acre (Ifac), desenvolvido em parceria com o Instituto Federal do Acre (Ifac) e o Jardim Botânico do Rio de Janeiro. A produção foi construída em colaboração com mulheres agricultoras da região, reconhecidas como guardiãs de saberes tradicionais.

Roda de conversa durante a gravação do documentário Sementes de Resistência

Documentário valoriza papel das mulheres – Segundo a professora Rosana Cavalcante, o documentário retrata trajetórias marcadas pela resistência e pelo protagonismo feminino no campo. “A produção apresenta agricultoras que, por meio de conhecimentos ancestrais, preservam sementes, fortalecem a segurança alimentar e enfrentam os desafios das mudanças climáticas com sabedoria”, destacou.

Produzido pela Orna Audiovisual, o documentário aborda temas como agrobiodiversidade, sustentabilidade, agricultura familiar, protagonismo feminino, políticas públicas e a invisibilidade das mulheres rurais, além da valorização de práticas intergeracionais.

Professora Rosana Cavalcante desenvolveu seu projeto de pós-doc na Transacreana

O lançamento contará com a presença de protagonistas da obra, como as produtoras rurais e líderes de associação conhecidas da região: Roselina Queiroz Leite (Dona Rosa, moradora do Barro Alto) e Maria da Natividade Oliveira Cordeiro (Dona Lôra, que atua com plantas medicinais no Km 14 e vende no Mercado Elias Mansour), além da presidente da Cooperativa Beija-Flor, do Km 72 da Transacreana, Layane Furtado Mello.

A vice-governadora do Acre, Mailza Assis Cameli, também participará do evento falando da roda de conversa que teve com as protagonistas durante a gravação do documentário, onde abordou temas importantes como as demandas das agricultoras e políticas públicas voltadas para a região.

Serviço
Evento: Lançamento do documentário curta-metragem “Sementes da Resistência”
Data: 26 de março de 2026
Horário: 10h
Local: Auditório Florentina Esteves – Museu dos Povos Acreanos
Endereço: Av. Epaminondas Jácome, 2792, Centro, Rio Branco (AC)

Fotos: Neto Lucena/Secom

Comentários

Continue lendo