Acre
Epitaciolândia realiza eleição para gestores escolares

Secretária de Educação, Comissão Eleitoral, Presidente do Conselho Municipal, vereador e Gestores Eleitos.
A Secretaria Municipal de Educação de Epitaciolândia realizou nesta sexta-feira, 05 de Dezembro, a eleição direta para escolha dos diretores das escolas municipais. Puderam votar funcionários efetivos, pais ou responsáveis e alunos a partir de 12 anos de idade.
A votação teve início às 7h e o encerramento se deu às 17h. Só participarão do pleito eleitoral os candidatos aprovados na primeira etapa do curso de Gestão Democrático promovido pela Secretaria Municipal de Educação, cuja aprovação seria critério para concorrer à eleição. Após o resultado das eleições, os vencedores participarão da segunda etapa do Curso de Gestor.
Para o Prefeito André Hassem o processo democrático em nossa rede foi implementado, para fazer valer a participação efetiva de todos na decisão e execução, ações necessárias ao avanço e solidificação da gestão democrática em nossas Unidades de Ensino, de forma respeitosa, pautada na transparência ética e responsabilidade coletiva.
“Buscamos vivenciar um processo eleitoral com grande participação da comunidade escolar, incluindo o Conselho Escolar como mobilizador desta ação. Dos segmentos que compõem a comunidade escolar foram eleito uma comissão para coordenar cada etapa do processo de eleição para gestores (as). Nosso objetivo maior é implantar e fortalecer a gestão democrática nas escolas da Rede Municipal de Ensino de Epitaciolândia”, explica a Secretária Municipal de Educação – Eunice Maia Gondim.
Para acompanhar o processo eleitoral, instituiu-se a comissão geral das eleições assim composta: A presidente Marinete Mesquita representando a SEMED, uma representante do Conselho Municipal de Educação, Antonia Tecla, Representante do SINTEAC Alzemir Ribeiro Rodrigues e Luzinete Lima representante dos Gestores Municipais.
Mãe de aluno da Escola Sebastião Brandão, Maria Audilene, comentou sobre o processo. “acho muito importante essa mobilização em podermos escolher a nossa diretora”, disse. A participação popular na atividade foi ressaltada por ela como o grande destaque. “É muito bom para comunidade que as mães, pais e alunos participem do processo”, declarou.
Para a presidente da comissão eleitoral, Marinete Mesquita, a educação do município sai fortalecida, “é uma conquista histórica para os cidadãos do município, um marco nos avanços da educação. Ganham todos os adeptos do importante processo democrático e o primordial todo esse processo resultara na busca pela qualidade da educação. Parabéns ao SINTEAC, Prefeito, Secretaria de Educação e todos os servidores da educação”.
“A gestão democrática é, sem dúvidas, um modelo de direção eficaz e funcional. A própria comunidade é responsável pela escolha do seu gestor e a partir daí, pais, alunos e todos os segmentos educacionais passam a acompanhar de perto as demandas e o ritmo daquela unidade escolar específica”, destaca o Presidente do Conselho Municipal de Educação de Epitaciolândia, Antônio Soares.
Às 17 horas iniciou-se a apuração dos votos no Centro de Florestânia Raimundo Nonato da Rocha e finalizou com os seguintes resultados:
- Escola Municipal João Pedro – Rosicleide Ferreira da Silva
- Escola Municipal José Hassem Hall Filho– Joyce Aline
- Escola Municipal Presidente Castelo Branco – Sebastião da Conceição
- Escola Municipal Raimunda da Cunha – Raimundo Nonato
- Creche Escola Maria da Conceição – Auxiliadora
- Escola Municipal Sebastião Brandão do Nascimento – Lenilde Calisto
- Creche Pequeno Príncipe – Nazaré Silva
- Escola Municipal Bela Flor – Cleomar Portela
Comentários
Acre
Diferença de R$ 2 no litro do combustível leva brasileiros a abastecer na Bolívia e causa filas em Cobija
Motoristas de Epitaciolândia e Brasiléia cruzam a fronteira em massa para comprar combustível mais barato; cidadãos pandinos reclamam de logística afetada

O movimento intenso de veículos brasileiros em busca de combustível mais barato é um fenômeno recorrente na fronteira, se intensificando nos últimos dias. Foto: captada
A diferença nos preços dos combustíveis entre o departamento de Pando, na Bolívia, e as cidades acreanas de Epitaciolândia e Brasiléia tem causado um aumento expressivo nas filas dos postos de abastecimento em Cobija. Com o preço mais baixo do lado boliviano, motoristas brasileiros estão atravessando a fronteira em massa, gerando atrasos no atendimento e reativando uma dinâmica transfronteiriça que coloca novos desafios econômicos e logísticos na região.
Cidadãos pandinos manifestaram preocupação com a demora no abastecimento, já que as empresas locais não estavam preparadas para a alta repentina na demanda. Alguns bolivianos têm protestado contra os atrasos, que alteraram toda a logística de distribuição de combustível na cidade.

Preço mais baixo em Pando atrai motoristas de Epitaciolândia e Brasiléia; movimento intenso pressiona postos e gera atrasos no atendimento. Foto: captada
A diferença de até R$ 2 por litro nos preços dos combustíveis entre o Acre e o departamento boliviano de Pando tem levado motoristas brasileiros a cruzarem a fronteira em massa para abastecer em Cobija. Com valores significativamente mais baixos do lado boliviano, o movimento intenso de veículos com placas do Brasil tem pressionado a infraestrutura local, causado filas e exposto as disparidades de preços na região.
O fenômeno, que se intensificou nos últimos dias, gerou atrasos no atendimento e uma dinâmica transfronteiriça que coloca novos desafios logísticos e econômicos para as cidades de Epitaciolândia, Brasiléia e Cobija. A demanda repentina por combustível na Bolívia também tem gerado preocupação entre cidadãos pandinos, que enfrentam dificuldades para abastecer seus próprios veículos.

Brasileiros estão cruzando a fronteira em massa, gerando atrasos no atendimento e reativando uma dinâmica transfronteiriça que impõe novos desafios econômicos e logísticos para a região. Foto: captada
Veja vídeo cedido a redação:
Veja vídeo entrevista da TVU Pando:
Comentários
Acre
Prefeitura de Rio Branco realiza desobstrução do sistema de drenagem na Rua Coronel Alexandrino
A Prefeitura de Rio Branco executa, desde a manhã desta quinta-feira (15), um trabalho integrado de desobstrução e recuperação do sistema de drenagem e esgoto na Rua Coronel Alexandrino, no bairro Bosque. A ação é resultado da parceria entre a Secretaria Municipal de Cuidados com a Cidade, a Empresa Municipal de Urbanização (Emurb) e o Serviço de Água e Esgoto de Rio Branco (Saerb).

Segundo o encarregado César Cordeiro, os serviços incluem a limpeza completa das redes, a desobstrução do sistema de escoamento e a recuperação das caixas de drenagem, garantindo maior eficiência no funcionamento da infraestrutura urbana da região. (Foto: Val Fernandes/Secom)
Segundo o encarregado César Cordeiro, os serviços incluem a limpeza completa das redes, a desobstrução do sistema de escoamento e a recuperação das caixas de drenagem, garantindo maior eficiência no funcionamento da infraestrutura urbana da região.
“Estamos realizando uma intervenção em todo o sistema de drenagem, água e esgoto. Em virtude das fortes chuvas que têm atingido a cidade, houve obstruções, e agora estamos cuidando disso para deixar tudo em ordem, com um serviço bem-feito e de qualidade, garantindo a normalidade do trânsito aqui na Rua Coronel Alexandrino”, explicou o coordenador.

Para a costureira autônoma Cássia Barroso, que trabalha há muitos anos no local, a obra representa melhorias significativas para comerciantes e clientes. (Foto: Val Fernandes/Secom)
A região do Bosque concentra um intenso fluxo de pessoas e atividades comerciais, com mercados, restaurantes e lojas de diversos segmentos. Para a costureira autônoma Cássia Barroso, que trabalha há muitos anos no local, a obra representa melhorias significativas para comerciantes e clientes.
“Com certeza vai melhorar muito o movimento e o atendimento. Estávamos sendo bastante prejudicados pelo buraco que estava se formando, além do mau cheiro, que era muito forte. O esgoto passava por cima da rua. Ficamos muito gratos por estarem resolvendo esse problema. Quando confiamos no administrador, esperamos que ele realmente melhore a vida da população”, destacou.

Trabalho integrado entre órgãos municipais segue como prioridade da gestão, com foco na promoção da segurança, da mobilidade urbana e na melhoria da qualidade de vida dos moradores da capital. (Foto: Val Fernandes/Secom)
A Prefeitura de Rio Branco reforça que o trabalho integrado entre os órgãos municipais segue como prioridade da gestão, com foco na promoção da segurança, da mobilidade urbana e na melhoria da qualidade de vida dos moradores da capital.
Comentários
Acre
Deracre inicia retirada de balseiros acumulados nos pilares de pontes em Rio Branco
Com a elevação do nível do Rio Acre, o governo do Acre, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura Hidroviária e Aeroportuária do Acre (Deracre), iniciou nesta sexta-feira, 16, a retirada de balseiros acumulados nos pilares de pontes em Rio Branco.
Segundo a presidente do órgão, Sula Ximenes, “a ação tem caráter preventivo e visa preservar a estrutura das pontes, para evitar a obstrução do fluxo da água e reduzir riscos à estrutura das pontes durante o período de cheia”.

Os balseiros são formados por troncos e galhos de árvores arrastados pela correnteza durante o período de cheia, que ficam presos às estruturas das pontes. O acúmulo desse material pode comprometer o fluxo da água e sobrecarregar os pilares de sustentação.

Para a execução dos serviços, o Deracre mobilizou três equipes, cada uma composta por três trabalhadores, que atuam de forma alternada na remoção dos entulhos. As equipes utilizam equipamentos de proteção individual, como coletes salva-vidas e luvas, devido às condições do rio e ao volume de material retirado.
The post Deracre inicia retirada de balseiros acumulados nos pilares de pontes em Rio Branco appeared first on Noticias do Acre.
Fonte: Conteúdo republicado de AGENCIA ACRE





























Você precisa fazer login para comentar.