Acre
Epitaciolândia e Brasiléia realizam fórum para tratar dos direitos de pessoas com deficiências
Alexandre Lima
As prefeituras dos municípios de Brasiléia e Epitaciolândia, realizaram através das Secretarias de Ação Social, o I Fórum Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e algum tipo de mobilidade, além de inclusão social em todas as classes sociais.
Segundo o IBGE, o Brasil registrou mais de 45 milhões somente em 2010, e isso foi incorporado junto a Organização das Nações Unidas – ONU, pautas referentes aos direitos de pessoas com deficiências, como a que existe na Constituição Brasileira e tem sido uma das lutas do Direito Humanos.

… Em Epitaciolândia, aconteceu na Câmara Municipal e contou com a presença de secretários e convidados.
Pensando nisso, foi criado os Fóruns para que fosse debatido os direitos nos municípios brasileiros, com o tema central: “Os desafios na implementação da política da pessoa com deficiência: a transversidade como radicalidade dos direitos humanos”.
Nas solenidades de abertura, estiveram presentes os representantes das Secretarias de Ações Sociais, Educação, Saúde, Cultura, além de políticos e convidados, onde desejaram boas vindas aos participantes e o comprometimentos dos Municípios na causa.
Os encontros foram definidos em três eixos, onde seriam tratados assuntos pertinentes ao gênero, raça e etnia, diversidade sexual e geracional, órgãos gestores, participação social e interação entre poderes e os entes federados. Como resultado, serão definidos os delegados de cada Município para representação no encontro Estadual na Capital acreana, e em Brasília (DF).
Comentários
Acre
Vivência no Procon fortalece educação para o consumo consciente entre estudantes de Rio Branco
Estudantes da Escola Natalino da Silveira Brito, de Rio Branco, participaram na terça-feira, 10, de um momento especial de aprendizado, durante uma vivência na sede do Procon Acre, na capital, iniciativa que aproximou o público jovem das ações desenvolvidas pelo órgão na defesa e proteção dos direitos do consumidor.

A atividade permitiu que os participantes conhecessem de forma prática o funcionamento do Procon e a importância do trabalho realizado na orientação à população.
Durante a programação, os estudantes receberam orientações sobre consumo consciente, direitos do consumidor, educação financeira e práticas sustentáveis no dia a dia. As atividades foram conduzidas com dinâmicas, incentivando o diálogo e a reflexão sobre o papel de cada cidadão na construção de relações de consumo mais responsáveis.
A ação contou ainda com a parceria da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), que contribuiu com orientações voltadas à educação ambiental e ao incentivo de atitudes sustentáveis.

De acordo com o chefe do Setor de Educação para o Consumo do Procon/AC, Sérgio Garcia, a iniciativa busca apresentar aos estudantes o trabalho do órgão e estimular a formação de cidadãos socialmente responsáveis: “O objetivo é começar esses ensinamentos desde cedo, para que as crianças cresçam e se tornem adultos conscientes”.
A coordenadora da Educação Ambiental da Sema, Esmilia Medeiros, ressalta que a parceria reforça a importância da integração entre as políticas de defesa do consumidor e a educação ambiental.
“Como parte dessa colaboração, a Sema apresentou o programa Agente Ambiental Mirim, que é uma iniciativa voltada à formação socioambiental de crianças, jovens e adultos. Esse projeto estimula a reflexão sobre diversos tipos de consumo, o consumo responsável, sustentável, a cidadania e o cuidado com o meio ambiente, e contribui para a formação de novas gerações comprometidas com a sustentabilidade ambiental”, explicou.
Fonte: Conteúdo republicado de AGENCIA ACRE
Comentários
Acre
Governo do Acre convoca novos aprovados em processo seletivo do Saneacre
Avançando no chamamento de novos servidores para aumentar a eficácia do serviço público, o governo do Estado do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Administração do Acre (Sead), publicou no Diário Oficial desta quinta-feira, 12, a convocação de novos candidatos aprovados no Processo Seletivo Simplificado do Serviço de Água e Esgoto do Estado do Acre (Saneacre). A medida tem como objetivo reforçar a atuação da autarquia em municípios do interior do estado.
De acordo com o Edital nº 018/2026, os convocados deverão entregar a documentação exigida e assinar o contrato provisório até o dia 23 de março de 2026, no horário das 8h às 14h, nos locais indicados no edital.
Foram convocados candidatos para os cargos de laboratorista, no município de Assis Brasil, e operador de estação de tratamento, em Tarauacá. A convocação segue a ordem de classificação final do processo seletivo simplificado regido pelo Edital nº 001, publicado em abril de 2023.
Os candidatos deverão comparecer aos endereços indicados no edital munidos da documentação pessoal e comprobatória, incluindo identidade, CPF, título de eleitor, comprovante de escolaridade, certidões negativas, comprovante de residência e atestado médico admissional que declare aptidão física e mental para o exercício da função.
Após a conferência dos documentos e o cumprimento dos requisitos estabelecidos, os convocados estarão aptos a assinar o contrato temporário, passando a integrar o quadro de colaboradores da autarquia.
A convocação foi assinada pelo secretário de Estado de Administração, Paulo Roberto Correia da Silva, e pelo presidente do Saneacre, José Raimundo Barroso Bestene.
A chegada de novos profissionais fortalece a capacidade operacional do Saneacre e contribui para a melhoria dos serviços de abastecimento de água e saneamento nos municípios acreanos, ampliando a presença da autarquia e garantindo maior eficiência no atendimento à população.
Fonte: Conteúdo republicado de AGENCIA ACRE
Comentários
Acre
Inmet emite alerta de chuvas intensas com ventos de até 60 km/h
Aviso de perigo potencial é válido entre quinta-feira (12) e sexta-feira (13) e prevê acumulados de até 50 milímetros de chuva.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou um aviso meteorológico de chuvas intensas com grau de severidade classificado como perigo potencial. O alerta começou às 10h10 desta quinta-feira (12) e segue válido até as 23h59 de sexta-feira (13).
De acordo com o órgão, durante o período podem ocorrer precipitações entre 20 e 30 milímetros por hora, com acumulados que podem chegar a 50 milímetros em um único dia.
O aviso também aponta a possibilidade de ventos fortes, com velocidades que podem variar entre 40 e 60 quilômetros por hora, o que pode provocar transtornos pontuais em algumas regiões.











Você precisa fazer login para comentar.