Conecte-se conosco

Geral

Entre junho e julho, Rio Branco registrou 480 focos de queimadas

Publicado

em

Em maio, estado registrou 8 focos de incêndio e em junho, número subiu para 31. Somente no último domingo (2), foram contabilizados 14 focos de queimadas.

 

Entre junho e julho, a capital Rio Branco registrou 480 focos de queimadas. O número corresponde a ocorrências atendidas pelo Corpo de Bombeiros pelo 193. Em 2022, no mesmo período, o total de ocorrências chegou a 700 na capital acreana.

A informação foi divulgada nesta terça-feira (1º) pelo coordenador da Defesa Civil de Rio Branco, tenente-coronel Cláudio Falcão.

“Houve uma redução em relação aos focos de queimadas em comparação ao ano de 2022. Claro que desejamos manter também nos meses de agosto e setembro, que são os meses mais críticos de queimadas, de maneira que a gente venha minimizar as queimadas em todos os aspectos”, destacou.

O coronel destacou que a população pode contribuir de forma decisiva para reduzir o número de queimadas, que trazem grandes prejuízos para a saúde das pessoas, causa morte de animais, devastação de áreas verdes e pode causar a morte também de pessoas.

“Essas combinações de aumento de temperatura, juntamente com a baixa umidade do ar, a velocidade dos ventos somados à ação humana de queimar, teremos, infelizmente, grandes incêndios”, lamentou.

Em julho, considerando os dados de desmatamento ilegal, queimadas, incêndios florestais e degradação florestal nos últimos anos, o governo do Acre declarou situação de emergência ambiental em dez cidades, entre elas Rio Branco. O decreto assinado por Gladson Cameli foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE).

A emergência declarada é válida entre os meses de julho a dezembro de 2023. Para a medida, o governo considerou os dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) que, segundo a publicação, apontam um aumento de 127% no desmatamento no Acre entre os anos 2018 e 2021, comparado com o quadriênio anterior

Campanha

 

Para ajudar na prevenção e combate das queimadas, a Secretaria do Meio Ambiente e das Políticas Indígenas (Semapi) e o Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac) lançaram, no último domingo (30) a Campanha Respire Vida: Combata as Queimadas e o Desmatamento.

Casa Civil, Secretaria de Governo (Segov), Programa REM Acre, Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Acre (CBMAC), Ministério Púbico Estadual (MP-AC), Defesa Civil Estadual, Instituto de Mudanças Climáticas (IMC), Batalhão de Políciamento Ambiental (BPM-AC), Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), Centro Integrado de Operações Aéreas do Acre (Ciopaer), Grupo Especial de Operações em Fronteira (Gefron), Polícia Militar (PM-AC) e Batalhão de Policiamento Ambiental (BPA) estão entre os órgãos, secretarias e instituições que fazem parte do combate às queimadas.

Colaboraram Rayza Lima e Luana Rodrigues, da Rede Amazônica Acre.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Geral

Adolescente é apreendido com quase 1 kg de maconha na BR-364 em Sena Madureira

Publicado

em

Um adolescente de 17 anos foi apreendido por tráfico de drogas na tarde desta quinta-feira, 8, durante uma abordagem realizada por uma guarnição do 8º Batalhão da Polícia Militar do Acre, no km 8 da BR-364, no trecho entre Sena Madureira e Rio Branco.

A ação ocorreu após a Polícia Militar receber informações de que um indivíduo estaria transportando entorpecentes da capital para o município de Sena Madureira. Com base nas características repassadas na denúncia, os militares intensificaram o patrulhamento e conseguiram localizar o suspeito em um veículo de aluguel.

Durante a abordagem, os policiais encontraram aproximadamente um quilo de uma substância esverdeada, aparentando ser maconha, além da quantia de R$ 52 em dinheiro e um aparelho celular. Todo o material foi apreendido.

De forma espontânea, o adolescente relatou que estaria sendo pressionado por integrantes de uma organização criminosa para buscar a droga como forma de quitar uma dívida relacionada ao consumo de entorpecentes.

O menor foi apreendido e em seguida, ele foi nncaminhado à Delegacia de Polícia Civil de Sena Madureira para as providências cabíveis.

Comentários

Continue lendo

Geral

Gladson nomeia nova lista de aprovados em concurso do Instituto Socioeducativo do Acre

Publicado

em

Foto: Secom/AC

O governador do Acre, Gladson Cameli (Progressistas), assinou o Decreto nº 12.141-P, publicado nesta sexta-feira, 09, que nomeia novos servidores efetivos aprovados no concurso público do Instituto Socioeducativo do Estado do Acre (ISE). As nomeações são resultados do certame homologado em abril de 2023 e atendem à necessidade de reforço no quadro funcional do órgão.

De acordo com o decreto, foram nomeados agentes socioeducativos femininos e masculinos, além de um técnico administrativo e operacional na área de informática, todos para ingresso no padrão e classe inicial das respectivas carreiras. A medida integra o processo administrativo que trata do aproveitamento dos aprovados dentro do prazo de validade do concurso.

Na categoria de agente socioeducativo feminino, foram nomeadas Marineis Cavalcante da Silva Chaouk, Debora Jaiaira Gonçalves da Silva Monteiro, Nadja Rayad da Silva Moreira, Suzana Ribeiro Brandão, Fabiana Silva de Moura e Valéria Maciel de Souza. Já para o cargo de agente socioeducativo masculino, o decreto contempla Andirson Carvalho Vasconcelos, Paulo Silva da Costa, Lushesle Rebouças Furtunato, Rafael Dantas Padrão, Mardson Tavares da Silva, Eduardo dos Santos Silva, Sebastião Acácio Elioterio, Matheus Diógenes Wolter, Wendel Alexandrino de Sousa, Lucas Muniz de Assis, Valber Soares de Oliveira Junior e Antonio Ericles Abreu da Rocha.

Também foi nomeado para o cargo de técnico de informática o candidato Marcus Vinícius Lira Padilla, fortalecendo a área administrativa e operacional do Instituto.

Conforme estabelece o decreto, os nomeados terão o prazo de até 30 dias para apresentar a documentação exigida e realizar a assinatura do termo de posse. O ato entra em vigor na data de sua publicação no Diário Oficial do Estado.

Comentários

Continue lendo

Geral

Deracre entrega nova entrada de Tarauacá nesta sexta-feira

Publicado

em

O governador do Acre, Gladson Camelí, a vice-governadora Mailza Assis, ambos do Progressistas e a presidente do Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura Hidroviária e Aeroportuária (Deracre), Sula Ximenes, inauguram nesta sexta-feira, 09, a nova entrada de Tarauacá, obra que amplia o acesso ao município e melhora a mobilidade urbana.

Com investimento de R$ 11,4 milhões, a obra liga a Avenida Tancredo Neves à BR-364 e inclui pavimentação, calçadas e ciclovias, garantindo mais segurança para motoristas, pedestres e estudantes que utilizam o acesso diariamente.

Gladson Camelí afirma que a entrega integra as ações do governo voltadas à melhoria da infraestrutura nos municípios. “O governo está investindo para melhorar as condições das cidades e garantir mais mobilidade para a população do interior”, diz.

Mailza Assis destaca que a obra tem impacto direto na vida das famílias. “Investir em mobilidade é melhorar a qualidade de vida da população e contribuir para o desenvolvimento de Tarauacá”, afirma.

Já Sula Ximenes ressalta que a intervenção atende a uma diretriz do governo estadual. “A orientação do governador é executar obras que resolvam demandas da população. Essa nova entrada melhora a organização do tráfego e aumenta a segurança de quem acessa a cidade”.

Comentários

Continue lendo