Conecte-se conosco

Brasil

Entenda o significado da música que dá nome à cinebiografia de Amy Winehouse

Publicado

em

Entenda o significado da música que dá nome à cinebiografia de Amy Winehouse
ESTADÃO CONTEÚDO

Entenda o significado da música que dá nome à cinebiografia de Amy Winehouse

A cinebiografia ‘ Back to Black’ , que estreia nos cinemas nesta quinta-feira (16), empresta o título do segundo – e último – álbum de estúdio de Amy Winehouse, lançado em 2006. É nome, também, de uma das faixas do disco, e a mais popular da cantora britânica no Spotify, com quase 1 bilhão de reproduções

Soturna e melancólica, ‘ Back to Black’ fala sobre o luto que acompanha o fim de um relacionamento. Amy revela um coração partido, versando sobre um homem que a abandona e volta para a ex, como se a paixão avassaladora entre deles nunca tivesse acontecido. Ela, por outro lado, fica destruída, na escuridão, presa à memória do que costumavam ser. “Nós só dissemos adeus com palavras / Eu morri umas cem vezes / Você volta para ela e eu volto para / Eu volto para nós”, canta ela, em tradução livre

A composição é autobiográfica. Não só esta faixa, como outras do álbum, foram inspiradas na fase inicial do relacionamento de Amy com Blake Fielder-Civil, que mais tarde se tornaria seu marido. Os dois se conheceram em 2005, quando ele era assistente de vídeo, e tiveram um caso enquanto ele namorava outra mulher.

Conforme revela a canção, o rompimento foi brusco, quando Fielder-Civil decidiu ficar com a então namorada em vez de assumir a relação com Amy. O documentário Amy , de 2015, mostra que ele terminou a relação por mensagem de texto, enquanto estava de férias.

O término acabou intensificando a depressão da cantora e seu vício em álcool e outras substâncias. A música também menciona o consumo de drogas, em uma das metáforas sobre o amor contidas na letra. Na vida real, Fielder-Civil, também dependente químico, admitiu ter apresentado heroína à cantora e disse se sentir um dos culpados pela morte dela.

Eles retomaram a relação um tempo depois, se casaram em 2007, e se divorciaram dois anos mais tarde, em 2009.

No videoclipe de ‘ Back to Black’ , os sentimentos obscuros da cantora são representados com um funeral, em que assiste ao enterro de seu próprio coração.

O filme

Em Back to Black, da cineasta Sam Taylor-Johnson, Amy Winehouse é interpretada pela atriz Marisa Abela. O filme gira em torno, justamente, do romance turbulento da cantora com Blake Fielder-Civil, vivido pelo ator Jack O’Connell. As letras de suas músicas serviram como principal fonte de material da produção.

Confira a letra de ‘Back to Black’ com tradução:

He left no time to regret

Ele não deixou tempo para se arrepender

Kept his dick wet

Manteve o seu pênis molhado

With his same old safe bet

Com a mesma velha aposta segura de sempre

Me and my head high

Eu e minha cabeça erguida

And my tears dry

E as minhas lágrimas secas

Get on without my guy

Sigo em frente sem o meu cara

You went back to what you knew

Você voltou para o que conhecia

So far removed

Tão distante

From all that we went through

De tudo o que passamos

And I tread a troubled track

Eu sigo um caminho perigoso

My odds are stacked

Minha sorte está contra mim

I’ll go back to black

Eu voltarei para a escuridão

Refrão

We only said goodbye with words

Nós só dissemos adeus com palavras

I died a hundred times

Eu morri centenas de vezes

You go back to her

Você volta para ela

And I go back to

E eu volto para

I go back to us

Eu volto para nós

I love you much

Eu te amo muito

It’s not enough

Isso não é suficiente

You love blow and I love puff

Você ama cheirar e eu amo fumar

And life is like a pipe

E a vida é como um cachimbo

And I’m a tiny penny

E sou um centavo minúsculo

Rolling up the walls inside

Rolando pelas paredes dentro dele

Refrão (x2)

We only said goodbye with words

Nós só dissemos adeus com palavras

I died a hundred times

Eu morri centenas de vezes

You go back to her

Você volta para ela

And I go back to

E eu volto para

We only said goodbye with words

Nós só dissemos adeus com palavras

I died a hundred times

Eu morri centenas de vezes

You go back to her

Você volta para ela

And I go back to

E eu volto para

I go back to

Eu volto para

Black, black

A escuridão, a escuridão

The post Entenda o significado da música que dá nome à cinebiografia de Amy Winehouse first appeared on GPS Brasília – Portal de Notícias do DF .

Fonte: Nacional

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Brasil

Polícia Federal apreende 613 kg de cocaína em galpão de empresa de fachada em Blumenau

Publicado

em

Droga estava escondida em bunker subterrâneo e seria enviada à Europa; um homem foi preso e investigação aponta ligação com cidadãos britânicos procurados internacionalmente

Cocaína estava armazenada em um bunker de empresa de fachada em Blumenau. Fot: captada 

A Polícia Federal (PF) apreendeu 613 quilos de cocaína durante uma operação de combate ao tráfico internacional de drogas em Blumenau, no Vale do Itajaí (SC). A ação contou com apoio da Polícia Militar de Santa Catarina e resultou na prisão de um homem suspeito de integrar a organização criminosa.

A droga estava escondida em um bunker no subsolo de um galpão pertencente a uma empresa de exportação de ligas metálicas, que funcionava como fachada para o esquema. Segundo as investigações, o local era usado para o preparo e armazenamento da cocaína antes do envio para a Europa.

Durante a operação, a PF também cumpriu um mandado de busca em um endereço residencial em Florianópolis ligado ao suspeito, onde foram apreendidos veículos, embarcações, joias e documentos. O inquérito aponta a existência de uma estrutura criminosa internacional com base em Santa Catarina, que contava com suporte logístico de brasileiros e liderança de cidadãos britânicos com histórico de tráfico na Inglaterra e procurados internacionalmente.

A investigação continua para identificar outros integrantes do esquema, que já tinha rotas estabelecidas para o narcotráfico transatlântico.

Comentários

Continue lendo

Brasil

Exame toxicológico para primeira CNH é vetado pelo governo federal

Publicado

em

Medida que exigia resultado negativo para condutores de motos e carros foi rejeitada com argumento de aumento de custos e risco de mais pessoas dirigirem sem habilitação; novas regras do Contran para tirar CNH sem autoescola, no entanto, podem alterar contexto

Na justificativa do veto, o governo argumentou que a exigência aumentaria os custos para tirar a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) e poderia influenciar na decisão de mais pessoas dirigirem sem habilitação. Foto: captada 

O governo federal vetou a exigência de exame toxicológico para obter a primeira habilitação nas categorias A (motos) e B (carros de passeio). A medida, que seria incluída no Código de Trânsito Brasileiro, foi rejeitada com a justificativa de que aumentaria os custos para tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e poderia incentivar mais pessoas a dirigirem sem a documentação obrigatória.

O veto, no entanto, pode ter perdido parte de sua sustentação após o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) editar resolução que permite a retirada da CNH sem a obrigatoriedade de cursar autoescola, reduzindo significativamente o custo total do processo de habilitação.

Outro ponto do projeto que virou lei, e também relacionado aos exames toxicológicos, permite que clínicas médicas de aptidão física e mental instalem postos de coleta laboratorial em suas dependências — desde que contratem um laboratório credenciado pela Senatran para realizar o exame. O governo também vetou esse artigo, alegando riscos à cadeia de custódia do material, o que poderia comprometer a confiabilidade dos resultados e facilitar a venda casada de serviços(exame físico e toxicológico no mesmo local).

As decisões refletem um debate entre a busca por maior segurança no trânsito — com a triagem de possíveis usuários de substâncias psicoativas — e o impacto financeiro e logístico das novas exigências para os futuros condutores.

Assinatura eletrônica

O terceiro item a ser incluído na lei é o que permite o uso de assinatura eletrônica avançada em contratos de compra e venda de veículos, contanto que a plataforma de assinatura seja homologada pela Senatran ou pelos Detrans, conforme regulamentação do Contran.

A justificativa do governo para vetar o trecho foi que isso permitiria a fragmentação da infraestrutura de provedores de assinatura eletrônica, o que poderia gerar potencial insegurança jurídica diante da disparidade de sua aplicação perante diferentes entes federativos.

Comentários

Continue lendo

Brasil

Caixa de som que ficou três meses no mar é achada intacta e funcionando no litoral gaúcho

Publicado

em

Equipamento JBL, resistente à água, foi encontrado na Praia do Hermenegildo após provavelmente cair de um navio a 300 km dali; aparelho ligou normalmente

A caixa de som, projetada para ser resistente à água, sobreviveu à corrosão salina por todo esse período. Ao ser ligada, o equipamento funcionou normalmente. Foto: captada 

Uma caixa de som à prova d’água da marca JBL passou cerca de três meses no mar e foi encontrada intacta e ainda funcionando na Praia do Hermenegildo, no extremo sul do estado. A descoberta foi feita por um morador que passeava de quadriciclo na orla na última segunda-feira (30) e avistou o equipamento entre algas e areia.

Acredita-se que a caixa tenha caído de um container durante um transporte marítimo em agosto, próximo à Praia de São José do Norte, a cerca de 300 quilômetros dali. Apesar do longo período submerso e da exposição à água salgada, que acelera a corrosão, o aparelho resistiu e ligou normalmente quando testado.

O caso chamou atenção pela durabilidade do produto, projetado para ser resistente à água, e pela jornada incomum — percorrer centenas de quilômetros à deriva no oceano e ainda chegar em condições de uso à costa gaúcha. A situação virou uma curiosidade local e um exemplo inusitado de “sobrevivência” tecnológica.

Veja vídeo:

Comentários

Continue lendo