Flash
Energisa inicia operação para manutenção da rede elétrica em Xapuri
A ação visa substituir postes, cabos e outras estruturas, além de podas de árvores e limpeza de faixa
A Energisa deu início a uma operação dedicada para manutenção da rede de distribuição de energia que atende o município de Xapuri. O objetivo principal dessa iniciativa é elevar a qualidade do fornecimento de energia para os residentes locais.
Durante essa ação, está prevista a substituição de postes, cabos e outras estruturas, além da realização de podas de árvores e limpeza de faixas. A abrangência dessa empreitada em Xapuri envolve mais de 20 profissionais e veículos de Linha Viva que estão atuando em diversos pontos da rede elétrica urbana e rural.
A necessidade dessas manutenções é fundamental para a oferta de energia elétrica confiável e de qualidade aos clientes. “Assim como qualquer equipamento, os componentes da rede elétrica possuem uma vida útil que exige intervenções preventivas, antes que estes manifestem problemas, objetivando manter o sistema operacional de maneira segura e confiável. Para isso, as equipes recebem treinamentos específicos e utilizam equipamentos de proteção individual, mantendo total atenção à segurança”, esclarece André Amarante, gerente do Departamento de Operação da Energisa Acre.
Adicionalmente, a Distribuidora ressalta a importância de que a população evite qualquer intervenção na rede de distribuição, uma vez que tal atitude pode resultar em acidentes fatais. Em situações de queda de energia, é recomendável registrar a ocorrência nos canais de atendimento e aguardar a chegada da equipe.
Para contato, os canais de atendimento disponíveis são o aplicativo Energisa On (disponível no Google Play ou App Store do celular), o site energisa.com.br, o WhatsApp (Gisa) através de www.gisa.energisa.com.br ou o Call Center pelo número 0800 647 7196.
Comentários
Flash
Carlinhos do Pelado celebra 100 dias de gestão com balanço de serviços
O prefeito de Brasileia, Carlinhos do Pelado, realiza nesta quinta-feira, 10, um balanço positivo das principais ações desenvolvidas pela sua equipe nesses 100 primeiros dias de gestão municipal.
O gestor, com jeito carismático e particular de tocar a administração de Brasileia, tem alcançando avanços significativos na saúde, educação, planejamento, infraestrutura da cidade, assistência social e outros serviços básicos e essências à frente da prefeitura.
Na área de saúde, as medidas adotadas pelo secretário Francélio Barbosa, como funcionamento noturno das UBS Tufic Mizael e Antônio Monteiro, oferecendo também atendimento odontológico e o funcionamento noturno da farmácia municipal, caíram como luva nos anseios da população.

A secretaria de saúde oferta telemedicina com várias especialidades disponíveis para a população, e ampliou o tratamento a várias crianças com transtorno do espectro autista.
Na educação, o prefeito Carlinhos do Pelado não mediu esforços para que a secretária Raysa Dias colocasse em prática a realização de processo seletivo com vagas para professor, mediador, auxiliar de sala, agente de campo, assistente educacional, psicólogo e nutricionista.
A secretaria de educação realizou melhorias e reformas de escolas, proporcionou capacitação aos seus servidores, fez entrega de merendas nas escolas de difícil acesso, presenteou várias escolas com freezer, bebedouros e ar condicionados, além de entregar parquinhos e brinquedos nas creches e escolas infantis do município, tanto na zona urbana quanto na zona rural.
Os dados da secretaria de agricultura são animadores. Nesses 100 dias, o secretário Mário Jorge Fiesca diversifica suas ações no atendimento ao homem do campo com serviços de grade, niveladora, plantio e colheita de milho para a produção de silagem, entrega de implementos e equipamentos agrícolas, até o transporte de mudas e produtos a serem comercializados na feira municipal.
A secretaria de agricultura idealizou e colocou em prática o serviço “Som e Sabor”, com música ao vivo toda última sexta-feira do mês no mercado municipal e realizou um sonho antigo dos vendedores de frutas, verduras e hortaliças na feira municipal, que era a instalação de rede de internet gratuita para os vendedores e consumidores, melhorando o pagamento dos produtos via pix ou maquininha.
Outro pilar da gestão Carlinhos do Pelado e a secretaria de obras, mesmo diante das dificuldades enfrentadas no inicio do ano com o período invernoso e trafegabilidade de veículos pesados, castigando as principais ruas da cidade, o secretário Josué Elias ajustou os ponteiros e até a operação tapa-buracos já entrou em ação no município, em parceria com o DERACRE e DNIT.
A secretaria de obras é a “menina dos olhos” do prefeito Carlinhos do Pelado, por conhecer como a palma da mão a dinâmica da pasta com a experiência adquirida quando por ali passou.
É visível o quanto a cidade tem melhorado desde o lançamento da “Operação Presença”, no 1º dia de 2015, fazendo os serviços de roçagem, capina, recolhimento de entulhos, desobstrução de bueiros e iluminação pública. Fruto dessa operação, Brasiléia reduziu em 70% os casos de dengue em 2025, em comparação a 2023 e 2024.
Paralelo aos trabalhos na cidade, a secretaria de obras tinha sempre uma equipe de campo atendendo os produtores rurais, recuperando, construindo pontes, melhorando ramal e garantindo a trafegabilidade constante em todas as localidades.
Acompanhe abaixo, os números da gestão Carlinhos do Pelado, por secretarias, nesses 100 primeiros dias de administração:
SECRETARIA ASSISTÊNCIA SOCIAL (Suly Guimarães)
* Atualização nos Sistemas dos SUAS (Sistema Único de Assistência Social);
* Planejamento para as novas ações de 2025;
* Capacitação técnicas de gestão e aplicação dos recursos;
* Atualização dos Sistemas do SUAS ( Cras, Creas e Criança Feliz)
* Reestruturação do Programa Criança Feliz;
* Mudança de Local da sede do CRAS;
* Planejamento para a reforma do CREAS, Centro do Idoso e Secretaria de Assistência;
* Capacitação dos Conselheiros Tutelares;
* Abertura das atividades no Centro do Idoso;
* Alinhamento com os presidentes dos conselhos( Tutelar, Assistência e CMDCA);
* Encerramento dos cursos de (Cabelereiro e Manicure)
* CURSO de corte e costura em parceria com o SEBRAE;
* Programação do mês da Mulher (Roda de conversa, panfletagem, Bazar solidário)
* Capacitação técnica para equipe através do TCE;
* Reestruturação da equipe de visitadores e cadastradores do Programa Bolsa Família;
* Capacitação técnica dos visitadores e cadastradores;
* Inicio do calendário de visitas aos beneficiários do Programa Bolsa Família para a atualização cadastral nos bairros e zona rural.
SECRETARIA DE CULTURA, ESPORTES e TURISMO ( Arlete Amaral, Clebson Venâncio e Bil Rocha)
* Realização do 1º ROCK NA FRONTEIRA;
* CARNAVAL 2025 MOVIMENTANDO A ECONOMIA LOCAL, RESGATANDO DESFILE DE BLOCOS, ESCOLHA DE REALEZA DO CARNAVAL E INTEGRAÇÃO COM BLOCOS DA BOLÍVIA;
* Primeiro campeonato de Baladeira;
* Desafio de futsal em Xapuri – (GOLEADA DE 8 X 0 ), SOBRE A SELEÇÃO DE XAPURI NO ANIVERSÁRIO DA PRINCESINHA DO ACRE;
* Torneio de futsal feminino (DIA DA MULHER);
* Primeiro desafio de Airsoft (Airsoft é um esporte de simulação de combate armado usado como treinamento policial, treinamento militar ou esporte recreativo.);
* Torneio de futsal do Nazaré;
* Campeonato no km 19 (Associação Wilson Pinheiro);
* Copa Internacional de Futsal;
* 1º CAMPEONATO DE PESCA EMBARCADA (COM EMBARCAÇÃO), em Brasiléia.
SECRETARIA DE PLANEJAMENTO ( Goreth Bibiano)
* Seleção PAC – para a Construção de 01 UBS, no KM 59 – construção do CAPS (Centro de Atenção Psicossocial), no bairro Marcos Galvão – construção de 01 escola do ensino infantil no bairro Marcos Galvão – execução de drenagem no bairro Alberto Castro;
* Implantação do SEI (Serviço Eletrônico de Informação);
* Cadastro de 100 casas populares;
* Aquisição de 01 ônibus Escolar;
* Construção de Espaço Esportivo Comunitário no Km 26;
* Combo de equipamentos para UBS;
* Kit de equipamentos para teleconsultas;
* Aquisição de Unidade Odontológica móvel (Van);
* Aquisição de caminhonete para a Sec. De Educação;
* Aquisição de caminhonete para a Sec. De Assistência Social;
* Licitação para compra de Peladeira de Arroz para agricultura;
* Aprovação de projeto de Pavimentação de Ruas;
* Doação de terreno para construção da escola Graça Rocha.
FINANÇAS e CADASTRO ( Helen Sabrina, Luciano Augusto)
*Lançamento do Programa de Recuperação Fiscal – Refis;
* Ampliação do horário de funcionamento dos bares, restaurantes e distribuidoras;
* Legalização fundiária do km 26(vila do Quixadá);
* Localização de terrenos municipais para construção de casas populares, creches, colégios;
* Retorno das fiscalizações de obras e retirada de entulhos
* Retomada das medições de terrenos ;
* Fiscalização das aberturas das empresas ;
* Projeto para a primeira rua planejada
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO ( Raysa Dias)
* Processo seletivo para os cargos: professor, mediador, auxiliar de sala, agente do campo, assistente educacional, psicólogo, nutricionista;
* Capacitação através da 1ª jornada pedagógica para as equipes das escolas de ensino fundamental urbano e rural, educação especial e escolas de difícil acesso;
* Reparos nas unidades de ensino, urbanas e rurais para melhor atender nossas crianças equipes;
* Entrega de parquinhos e brinquedos na creche Maria Lucides, escola nucleada Conci Alves de Melo km 26, escolas infantis Vitoria Salvatierra César, Menino Jesus e Os Pastorinhos;
* Entrega de jogos multissensoriais para educação especial;
* Entrega de merenda e material didático para 28 professores, 286 alunos das 28 escolas de difícil acesso;
* Entrega do café da manha para as escolas nucleadas;
* Entrega de material de limpeza para todas as escolas;
* entrega de mobiliário: freezer, geladeiras, ar condicionados para as escolas :
Francisco Germano da Silva, Elson Dias Dantas, Conci Alves de Melo, Maria do Socorro de Souza Frota, Creche Roma Emilse Silva, Menino Jesus, Vitoria Salvatierra César;
* Entrega de jogos de mesa e cadeiras do aluno para a escola de ensino em tempo integral Elson Dias Dantas;
SECRETARIA DE SAÚDE ( Francélio Barbosa)
* Combate a dengue com bloqueio contra o mosquito.
* Atendimento em uma UBS referência nos feriados.
* Mutirão de vacinação contra influenza nos órgãos públicos e empresas privadas
* Atendimento no centro de acolhimento da criança e adolescente do Alto Acre.
* Retorno das atividades do projeto corpo em movimento com zumba e funcional.
* Atendimento odontológico noturno na UBS Tufic Mizael e Antônio Monteiro.
* Duas UBS abertas no período noturno Tufic Mizael e Antônio Monteiro.
* Funcionamento da Farmácia municipal durante o período noturno agora.
* Telemedicina com várias especialidades disponíveis para a população.
* Funcionamento do Centro Meu mundo oferece tratamento várias crianças do TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA.
SECRETARIA DE AGRICULTURA (Mário Jorge Fiesca)
* 70 hectares atendidas com serviço de Grade, Niveladora e Plantio de Milho na BR 317 km 05, km 06, km 13, km 17, km 23, km 32, Km 60 – Santa Helena, km 67- Porto Carlos, km 69, km 75 e Marcos Galvão;
* Colheita de 28,5 hectares de milho para produção de silagem, gerando um total de 1.206,5 toneladas de silagem produzidas até o momento;
* Serviço de Destoca leve na BR 317 km 75, km 29 e km 05 Alegria do Carmen e Esperança;
* Entrega de 01 Roçadeira Manual no km 75 Seringal Etelve – Associação João Barbosa;
* Curso de Instrução de como realizar coleta de solos para Analise Química e Física e posterior leitura pelos Técnicos da Secretaria;
* Curso de Cultivo do Café na Comunidade Santa Helena – BR 317 km 60, uma
Parceria entre SENAR e Prefeitura de Brasiléia;
* Recadastramento dos feirantes da Feira Livre Maria Florêncio do Nascimento;
* Lançamento do Sabor e Som no Mercado Municipal Ocimar do Rego Albuquerque;
* Inauguração da rede WI-FI de internet na Feira Livre Maria Florêncio do Nascimento;
* Início da Colheita de Milho na Br 317 km 04 – Polo Agroflorestal;
* Início da Colheita de Milho na Br 317 km 13 – Linha 09;
* Transporte de Mudas de Café de Acrelândia e Assis Brasil para Brasiléia
* Transporte de Adubo (Cama de Frango);
* Apoio no transporte dos produtos do PAA (Programa de Aquisição de Alimentos);
* Apoio no Transporte dos produtos para serem comercializados na Feira Livre Maria Florêncio aos Sábados e Domingos;
SECRETARIA DE OBRAS (Josué Elias)
*1º de janeiro de 2025 – lançamento da “Operação Presença”, no bairro Alberto Castro com roçagem, capina, recolhimento de entulhos. desobstrução de bueiros e iluminação pública;
“Operação Presença” nos bairros: Francisco José Peixoto; Eldorado; Samauma 1; Samauma 2; Leonardo Barbosa; Centro; 28 de maio, Chácara Nazaré; bairro Nazaré; Agrovila do km 26; Marcos Galvão.
* Dos 17 bairros de Brasiléia, 14 já foram atendidos com a Operação Presença, fruto dessa ação da prefeitura, conseguimos reduzir em mais de 70% os casos de dengue em 2025, comparando os três primeiros meses de 2023 e 2024.
* Trabalhos de iluminação pública em todos os bairros da cidade;
* Entrega de mais de 60 novas lixeiras espalhadas pelos bairros de Brasiléia;
* Inicio da “Operação tapa buracos” em todas as ruas de Brasiléia, parceria com o governo do estado através do DERACRE.
* Na zona rural a prefeitura de Brasiléia realizou a recuperação e construção de 10 pontes (km 13, km 05, km 19, km 52, km 75 ramal Etelvi, e ainda tem mais outras para serem construídas em vários ramais inclusive no ramal do km 60 e ramal km 59.
* Instalação de 08 linhas de bueiros na zona rural ;
* Recuperação dos pontos críticos em todos os ramais para garantir a trafegabilidade de produtores rurais, transporte escolar, escoamento da
Comentários
Flash
Polícia de Pando prende dois brasileiros por uma série de assaltos violentos em Cobija
Dupla tentou roubar estudante na saída da Universidade Amazônica de Pando, mas foi impedida por populares e capturada após perseguição policial

A polícia montou uma operação de busca na região, resultando na captura dos indivíduos, que agora aguardam procedimentos legais nas celas da FELCC. Foto: captada
O Grupo de Inteligência DACI da Polícia Departamental de Pando prendeu, na terça-feira (8), dois brasileiros por nome de Ítalo e Cleiton, acusados de uma série de crimes violentos em Cobija. Apresentados na quarta-feira (9), os acusados vinham realizando uma onda de assaltos no bairro Las Palmas, próximo à ponte Internacional e Universidade Amazônica de Pando (UAP), onde ameaçaram um cidadão boliviano com uma faca e roubaram sua motocicleta na ação criminosa.
Minutos depois, a dupla tentou assaltar uma universitária nas proximidades do campus da UAP, mas a reação imediata de moradores e estudantes frustrou o crime. A perseguição que se seguiu — envolvendo populares e agentes de segurança — terminou com a captura dos suspeitos na movimentada Avenida Pando, principal via da cidade.
De acordo com as autoridades, os criminosos fugiram com a moto roubada, mas perderam o controle do veículo durante a ação policial. Ao tentarem escapar a pé, foram dominados pelas forças de segurança. Atualmente, os criminosos brasileiros tem antecedentes criminais e estão detidos na cela da Força Especial de Luta Contra o Crime (FELCC), aguardando processos judiciais.

Os criminosos orquestraram fuga com a moto roubada pelas principais avenidas da cidade, mas foram interceptados pela polícia na Avenida Pando, a maior e mais movimentada de Cobija. Foto: captada
Cooperação no combate ao crime
O diretor da FELCC, Carlos Pardo, destacou que a rápida intervenção do grupo DACI foi decisiva para a prisão. “Eles iniciaram uma fuga desesperada após o segundo assalto frustrado, mas nossa equipe os interceptou com apoio da comunidade”, afirmou.
O caso reforça os desafios da criminalidade transfronteiriça na região e a importância da colaboração entre população e órgãos de segurança.
As investigações continuam para apurar possíveis ligações dos detidos com outros crimes na fronteira. Enquanto isso, moradores de Cobija celebram a eficiência da operação, que evitou novos ataques violentos na cidade.

“Dupla tentou roubar estudante na saída da universidade, mas foi interceptada por agentes durante fuga pela Avenida Pando”, reafirmou o diretor da FELCC, Carlos Pardo. Foto: captada
Como ocorreu:
- Tentativa de crime: Dupla abordou a vítima ao sair do campus universitário
- Reação popular: Moradores impediram o assalto e iniciaram perseguição
- Fuga arriscada: Criminosos circularam em moto por várias avenidas de Cobija
- Interceptação policial: Equipes da DACI alcançaram os suspeitos na Av. Pando
Momento da prisão:
- Policiais derrubaram a moto dos assaltantes em ação controlada
- Mesmo a pé, dupla tentou escapar pelo bairro
- Agentes conseguiram capturar os dois após breve perseguição

As investigações continuam para apurar possíveis ligações dos detidos com outros crimes na fronteira. Enquanto isso, moradores de Cobija celebram a eficiência da operação. Foto: captada
Situação atual:
- Presos na FELCC (Força Especial de Luta Contra o Crime)
- Processos por tentativa de roubo e resistência à autoridade
- Investigação sobre possível envolvimento em outros crimes
A Polícia Departamental destacou:
- A importância da colaboração popular no combate ao crime
- O trabalho eficiente da inteligência policial (DACI)
- O reforço do patrulhamento no entorno da UAP
Alerta às autoridades:
O caso reacendeu o debate sobre a segurança no perímetro universitário e a atuação de criminosos transfronteiriços na região de Cobija. A polícia boliviana informou que manterá operações especiais nas áreas de maior vulnerabilidade.
Veja vídeo com SPC Canal 15:
Comentários
Flash
Afonso Fernandes alerta sobre riscos do Acre virar “corredor de exportação” e critica precariedade da BR-317
Durante sessão na Assembleia Legislativa do Estado do Acre (Aleac), nesta quarta-feira (9), o deputado estadual Afonso Fernandes (PL) fez um alerta em relação ao Quadrante Rondon, uma das cinco rotas estratégicas de integração do Brasil com países da América do Sul. Segundo o parlamentar, é preciso garantir que o Acre não seja transformado apenas em um “corredor de exportação” para outros estados brasileiros.
“A gente precisa estar atento para que o Acre não se torne apenas um corredor. Muita coisa precisa ser feita, muita infraestrutura precisa ser construída”, afirmou Fernandes, destacando o potencial da rota que atravessa o território acreano e se conecta aos portos do Peru, encurtando em até 14 dias o tempo de viagem para o mercado asiático.
O discurso do deputado veio após uma viagem aos municípios do Alto Acre, onde ele visitou propriedades rurais que fornecem matéria-prima para empresas como Acreaves e Dom Porquito. Na ocasião, Fernandes reforçou a importância do fortalecimento da cadeia produtiva local e da infraestrutura necessária para escoamento da produção.
O parlamentar também não poupou críticas ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), especialmente em relação às condições da BR-317. “Fazer uma crítica ao Dnit. A ida de Rio Branco a Assis Brasil é uma aventura, porque você saiu de um buraco e cai em outro. Eu não estou falando de Sena Madureira, Feijó, mas é sobre o projeto que está em curso”, criticou.
Proposta de CPI para investigar influência de casas de apostas no futebol: “Não se fala só de flores nesta Casa”, diz Afonso Fernandes
No grande expediente o deputado retornou à tribuna para anunciar que irá protocolar, nos próximos dias, um requerimento para criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) com o objetivo de investigar possíveis relações entre casas de apostas esportivas, conhecidas como bets, e membros do futebol, como jogadores, treinadores e dirigentes.
“Quero novamente usar a tribuna e os microfones desta Casa para dizer que não se fala só de flores aqui. É preciso também exercer o papel de investigador nesta Casa”, afirmou o parlamentar.
A motivação para a proposta da CPI veio após a deflagração, na manhã desta terça-feira, de uma operação no estado de Goiás que investiga um esquema de manipulação de resultados envolvendo apostas esportivas. A investigação, que se estende a pelo menos outros cinco estados, já resultou na prisão de 16 pessoas e movimentou cerca de R$ 11 bilhões, de acordo com o deputado.
“Mesmo que não haja nenhum envolvimento do futebol acreano, de jogadores, de dirigentes ou de treinadores com esse tipo de prática, a gente precisa levantar essa voz aqui nesta Casa, para que, se não houver, não venha a haver”, destacou, reforçando a necessidade de atuação preventiva por parte da Aleac.
A possível CPI promete aprofundar o debate sobre a influência crescente das bets no esporte nacional e busca proteger a integridade do futebol no estado.
Texto: Mircléia Magalhães/Agência Aleac
Foto: Sérgio Vale
Você precisa fazer login para comentar.