fbpx
Conecte-se conosco

Flash

Endividamento: ao menos 70,1% dos rio-branquenses têm dívidas, aponta Pesquisa Fecomércio-AC

Publicado

em

Ao menos 70,1% da população economicamente ativa de Rio Branco têm com compromissos com dívidas a pagar, ou seja, estão endividadas, segundo pesquisa realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Acre (Fecomércio-AC), por meio do Instituto Fecomércio de Pesquisas Empresariais do Acre (Ifepac). O levantamento foi realizado junto a 401 pessoas do dia 16 ao dia 18 de março.

Da população endividada, 41,6% estão com nomes inscritos em serviços de proteção de créditos. Além disso, ainda segundo o estudo, dentre a população com dívidas, o cartão de crédito se apresenta como o principal para 33,8% dos entrevistados; seguido de carnês de lojas (17,9%); aluguel (12,6%); com bancos (8,8%); financiamento de carro (5,8%); e despesa de casa (5,3%). Outra parcela, de 15,8% da população, destaca em menor proporção, despesas diversas de consumo.

Ainda de acordo com o estudo, dos endividados, 22,9% comprometem com pagamentos de dívidas mais ou menos 50% da renda mensal; outra parcela, de 36,6%, compromete 30,0%, em média. Além disso, a pesquisa observa também que 26,4% comprometem entre 70% a 80% da renda mensal com o pagamento de dívidas. Por fim, 12,7% comprometem a renda total do mês e; 1,4%, mais de 100,0%.

O estudo avalia ainda que 59,4% da população ocupada da capital acreana admite dificuldade de orçamento doméstico em relação ao excesso de obrigações com dívidas; para 76,8% da população endividada, no mês anterior, os desembolsos com os respectivos pagamentos de parcelas foram em valores iguais (49,3%) ou maiores (27,5%) se comparados ao mês atual. Para outros 22,9%, esses desembolsos foram menores.

Conforme a pesquisa, os endividados de Rio Branco admitem algumas dificuldades para atualizações das obrigações com dívidas: 73,1%, com pendências geralmente procuram resolver a questão em até 30 dias; já outra parcela, de 12,5%, precisa de um tempo maior, entre 31 a 45 dias. Assim, 8,2% demandam necessidade de 46 a 60 dias, e 3,2%, de 61 a 90 dias. Por fim, 3,0% precisam de tempo superior a 90 dias.

Daqueles com dificuldade para o pagamento de dívidas, 27,4% procuram serviços extras para suprir a deficiência financeira. Outros 26,7% decidem sobre o pagamento das dívidas essenciais até conseguirem recursos extras para o pagamento, e 17,0%, recorrem a empréstimos. Apenas 15,0%, admitem a redução de itens de consumo doméstico e 13,9%, recorrem a providências diversas.

Por fim, a pesquisa aponta que 51,6% da população economicamente ativa de Rio Branco planeja sobre o uso das respectivas finanças, enquanto 37,23% não têm esta preocupação.  Outros 11,2% informam que, às vezes, planejam os gastos domésticos.

Perfil dos entrevistados:

Dos entrevistados, 53,6% são do sexo feminino e 46,4%, do masculino, sendo 63,1% da faixa etária entre 16 a 44 anos (46,1 entre 25 a 44 anos e 17,0%, de 16 a 24 anos), outros 22,4% com idades entre 45 a 59 anos e 14,5%, com 60 anos ou mais;

Além disso, 62,6% informam níveis de escolaridades concluídas, no ensino fundamental (9,0%), no ensino médio (42,1%) e ensino superior (10,5%) e 1,0%, pós-graduação. Por outro lado, 37,3%, se dizem com escolaridade incompleta, no ensino fundamental (22,4%), no ensino médio (10,7%) e no ensino superior (4,2%).

Ainda, 45,6% afirmam sobre ganhos mensais de 01 salário mínimo e outros 16,2%, de menos de 01 salário mínimo, assim, 61,8% da população economicamente de Rio Branco auferem ganhos mensais médios de até 01 salário mínimo. Até 02 salários mínimos, são destacados 25,7%, e os demais entrevistados alcançam ganhos mensais médios acima de 03 salários.

Conforme a pesquisa, 33,7% da população economicamente ativa de Rio Branco tem vínculo empregatício. Outra parcela de 38,9% trabalha de forma autônoma e 9,2%, se apresenta como prestadora de serviços. Também existem 15,7% sem trabalho e 2,5% são empresários.

Comentários

Continue lendo

Flash

Prefeitura de Brasiléia promove formação para professores de Educação Infantil

Publicado

em

A cidade de Brasiléia, por meio da Secretaria de Educação, dá início a um importante percurso formativo para os professores do Ensino Infantil. Com o objetivo de promover a oralidade, leitura e escrita nesta etapa crucial da educação, a iniciativa faz parte do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada.

Na noite de terça-feira, 23 de abril, cerca de 70 professores da rede municipal de Educação Infantil se reuniram para o primeiro encontro desta formação. O evento contou com a presença de autoridades educacionais, incluindo o Coordenador de Ensino, Jesus Bispo, a Coordenadora de Ensino Infantil, Elizangela Ferreira, e a Gestora da Escola Menino Jesus, Maria Castro.

O principal objetivo desta iniciativa é garantir uma educação de qualidade desde os primeiros anos de vida escolar. A formação visa capacitar os professores para proporcionar um ambiente propício ao desenvolvimento das habilidades de comunicação e alfabetização das crianças, fundamentais para o seu sucesso acadêmico futuro.

Este compromisso com a formação continuada dos educadores reflete o empenho da Prefeitura de Brasiléia em oferecer uma educação infantil de excelência, preparando as novas gerações para os desafios do mundo moderno.

Comentários

Continue lendo

Flash

Vídeo: Alvo da Operação “Portas Abertas” tem habeas corpus negado

Publicado

em

O policial penal Romilson da Silva, foi preso no dia cinco deste mês, em Rio Branco. O agente de segurança pública, foi um dos alvos da Operação Portas Abertas, deflagrada pela Policia Civil.

A ação policial investiga uma possível facilitação de agentes públicos, na rebelião que deixou cinco mortos, em julho do ano passado, no presídio de Segurança Máxima Antônio Amaro Alves.

Quase três semanas após a operação da operação. A defesa do policial penal ingressou com a liminar de um habeas corpus.

No recurso, o advogado alegou que não há justificativa para a decretação da prisão preventiva e destacou que o Romilson, tem condições pessoais favoráveis, como bons antecedentes e residência fixa.

Mas na decisão, que negou o pedido, o desembargador Francisco Djalma disse, que a concessão de medida liminar em sede de habeas corpus, só é admitida em caráter excepcional, quando houve flagrante ilegalidade ou abuso de poder.

Ele disse também, que o juiz de primeiro grau, justificou a prisão do policial penal para a garantia da ordem pública.

Ainda na operação deflagrada no dia cinco deste mês, outros quatro policiais penais foram afastados das funções por 90 dias.  O inquérito do caso, ainda não foi finalizado.

Comentários

Continue lendo

Flash

OPERAÇÃO PF PF deflagra operação contra o abuso sexual infantojuvenil no Acre

Publicado

em

A Polícia Federal deflagrou, nesta quarta-feira (24/4), a Operação Videochamada, que visa combater a produção, o compartilhamento e o armazenamento de conteúdo de abuso sexual infantojuvenil.

Participaram da ação seis policiais federais, que deram cumprimento a um mandado de busca e apreensão, expedido pela 2ª Vara da Infância e Juventude da Comarca de Rio Branco/AC.

Os policiais objetivam encontrar elementos probatórios que ratifiquem a participação do investigado nos fatos em apuração, o que poderá resultar em novas diligências e na identificação de outros envolvidos na prática criminosa.

A investigação teve início em dezembro de 2023 a partir de notícia de crime encaminhada à Polícia Federal.

Se confirmada as hipóteses criminais, o investigado poderá responder pelos delitos de produção, compartilhamento e armazenamento de conteúdo pornográfico infantojuvenil, cujas penas, somadas, podem chegar a 18 anos de reclusão.

Comentários

Continue lendo