fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Endividados: quase metade dos adultos acreanos está com nome sujo, diz pesquisa

Publicado

em

Foto: Reprodução

Dados da Serasa Experian mostram que quase metade dos adultos acreanos está com nome sujo. 44,1% desse público está afetado em grande parte pelo desemprego e as crises econômicas que afetam o orçamento familiar.

O percentual coloca o Acre em 8º lugar no ranking dos estados com maior número de inadimplentes.

Uma pessoa é considerada inadimplente a partir do momento em que não consegue pagar uma conta até a data do vencimento, mas ela só entra nas estatísticas da Serasa quando a empresa comunica que a conta não foi paga.

A partir daí, o Serasa encaminha comunicação para o devedor, dando um prazo de dez dias para resolver essa situação, passado esse prazo, seu nome será negativado.

Um estudo da área de análises de informações da Serasa Experian mostra o mais atualizado perfil do inadimplente brasileiro.

  • Os homens são maioria, com 50,9% dos inadimplentes;
  • As pessoas que ganham de 1 a 2 salários mínimos é a mais atingida (39,1%), seguida dos que ganham até 1 salário mínimo (38,8%);
  • A maioria dos inadimplentes possui apenas uma dívida (37,3%). Mas 30,7% dos consumidores negativados possuem quatro dívidas ou mais;
  • 19,4% dos inadimplentes têm idade entre 41 e 50 anos. Em segundo no ranking estão os jovens de 18 a 25 anos (14,9% do total).

Veja o ranking nacional:

  1. AM — 51,8%
  2. RJ — 49,6%
  3. AP — 49,3%
  4. DF — 49,2%
  5. MT — 47,7%
  6. RR — 47,5%
  7. MS — 45,3%
  8. AC — 44,1%
  9. SP — 43,5%
  10. RO — 42,3%
  11. TO — 42,2%
  12. ES — 41,5%
  13. PE — 41,5%
  14. SE — 41%
  15. GO — 40,4%
  16. CE — 40,3%
  17. RN — 39,9%
  18. PR — 39,7%
  19. MA — 38,4%
  20. MG — 38,3%
  21. PB — 37,9%
  22. BA — 37,2%
  23. PA — 37,1%
  24. AL — 36,8%
  25. RS — 36,3%
  26. SC — 34,8%
  27. PI — 33,6%

Comentários

Continue lendo

Acre

Ataque a tiros deixa dois estudantes e uma mulher feridos no Segundo Distrito de Rio Branco

Publicado

em

Criminosos armados em motocicleta dispararam contra vítimas em via pública no bairro Santa Helena; Polícia suspeita de ação ligada a organização criminosa

Na noite desta sexta-feira (25), dois estudantes da escola Leôncio de Carvalho e uma mulher foram alvos de um ataque a tiros no bairro Santa Helena, no Segundo Distrito de Rio Branco. O crime ocorreu por volta das 19h na Rua Monte Sinai e deixou três pessoas feridas, entre elas uma adolescente de 17 anos, um rapaz de 16 e Ênila da Silva Santos, de 27 anos, que estava com um bebê no colo — a criança não foi atingida.

De acordo com a Polícia Militar, os adolescentes retornavam da escola quando foram surpreendidos por dois homens em uma motocicleta. O passageiro do veículo fez um gesto característico de facções criminosas e, em seguida, disparou pelo menos seis vezes contra as vítimas.

A jovem de 17 anos foi atingida na perna esquerda, com fratura no fêmur após o projétil atravessar o membro. O estudante de 16 anos sofreu um ferimento no glúteo esquerdo, com o projétil alojado na região dos testículos. Ênila, que passava pelo local em uma bicicleta com o filho, foi baleada no pé esquerdo.

Mesmo feridos, o adolescente e Ênila conseguiram chegar até a Travessa Osvaldo, onde receberam ajuda de moradores. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e enviou duas ambulâncias para prestar socorro. As vítimas foram levadas ao Pronto-Socorro de Rio Branco e estão em estado estável.

Policiais do 2° Batalhão estiveram no local, isolaram a área para perícia e deram início às buscas pelos autores do crime, que fugiram sem deixar pistas. O caso está sob investigação da Equipe de Pronto Emprego (EPE) da Polícia Civil e será repassado à Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).

A motivação do ataque ainda está sendo apurada, mas a hipótese de envolvimento de organização criminosa é considerada pela polícia.

Comentários

Continue lendo

Acre

Secretário executivo do Consórcio Intermunicipal (Cinreso), Emerson Leão busca apoio da Funasa para acabar com lixões no Acre

Publicado

em

Secretário Emerson Leão se reúne com diretores em Brasília e vislumbra recursos para solução definitiva do problema

O apoio da Fundação Nacional de Saúde é considerado importante para a solução do problema, segundo ele, que teve o apoio do Governo do Acre em sua caminhada, representado pelo secretário da Representação na capital Federal.

Brasília, 25 de abril de 2025 – O secretário executivo do Consórcio Intermunicipal de Resíduos Sólidos do Acre (Cinreso), Emerson Leão, encerrou nesta sexta-feira (25) uma série de articulações em Brasília com um avanço significativo: a Funasa sinalizou possibilidade de recursos para erradicação dos lixões no estado.

Em reunião com José Antônio da Motta, diretor do Departamento de Engenharia e Saúde Pública da fundação, Leão apresentou a urgência do tema, recebendo como resposta a informação sobre um edital previsto para julho que poderá destinar verbas ao Acre. O encontro contou com o reforço da Representação do Governo do Estado, através do secretário Fábio Rueda e do chefe de gabinete William Raad.

“Estamos trazendo perspectivas concretas para os 22 municípios acreanos”, comemorou Leão, destacando que a solução para os lixões envolverá ações de engenharia sanitária e saúde pública. A reunião também teve a participação de técnicos da Funasa, incluindo a coordenadora-geral de engenharia Grazielle Marra, e do chefe de Relações Federativas da Repac, Reziery Lopes.

O pedido de apoio a Funasa foi feito nesta sexta-feira, 25, em Brasília, diretamente ao diretor do Departamento de Engenharia e Saúde Pública daquela fundação. Emerson Leão está levando para o Acre boas notícias para os 22 prefeitos. Foto: cedida 

Comentários

Continue lendo

Acre

Prefeitura de Brasiléia encerra semana dedicada a luta contra malária com ações educativas

Publicado

em

Nesta sexta-feira (25), aconteceu o encerramento das atividades em alusão ao Dia Mundial de Luta contra a Malária com um Pit Stop educativo.

O evento marcou o encerramento de uma semana inteira dedicada à conscientização sobre prevenção, sintomas e tratamento da doença.

A ação, organizada pela Secretaria Municipal de Saúde em parceria com a Secretaria de Educação, reforçou a importância das medidas preventivas contra a doença.

Durante a semana, diversas ações foram realizadas pela secretaria de saúde como palestras em unidades de saúde e na Escola Kairala José Kairala (KJK). Participação no programa de rádio A Hora de Brasiléia e gravação de vídeo institucional falando sobre a malária.

Para o secretário de saúde Francelio Barbosa as ações realizadas pela secretaria são essenciais. “Esta mobilização é fundamental através da educação e prevenção, estamos levando informação e destacando a importância de acontecer o combate a malária”. Destacou Francelio.

Comentários

Continue lendo