fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Encontro de capoeiristas da associação Mameluco é realizado em Brasiléia

Publicado

em

00194.MTS.Still003

A Associação Recreativa e Cultural – Grupo de Capoeira Mameluco da regional do Alto Acre e do Baixo Acre, promoveram em Brasiléia com apoio da prefeitura do município o Festival Cultural de Capoeira e o Encontro dos Mestres, Camaradas, crianças, jovens e adultos na praça central (Hugo Poli), centro da cidade.

O evento contou com o apoio das secretarias de Educação, Ação Social, Agricultura, Obras e reuniu capoeirista do Acre no evento de troca de culturas, onde na programação aconteceu o batizado de alunos e troca de cordas de atletas, entre elas crianças.

Secretária de Educação de Brasiléia, Goreth Bibiano em entrevista.

Secretária de Educação de Brasiléia, Goreth Bibiano em entrevista.

Foi realizado apresentações de capoeira da Fundação Cultural Mameluco com o (Mestre Moreno), e da Regional (Mestre Macobe), participações especiais do Grupo de Capoeira Recreativa da Melhor Idade do Centro Cultural Lídia Hammes, entre professores mestres de outras regiões acriana.

Ouve também homenagem a fundação que completa este mês (2014), 11 anos de criação da Fundação do Grupo de Capoeira Mameluco e os 12 anos de criação do Grupo de Capoeira Mameluco de Brasiléia e Epitaciolândia”, destacou os Mestre Moreno e Makobe, organizadores do evento na fronteira.

O encontro que aconteceu em Brasiléia, teve como objetivo promover a interação entre os capoeiristas do Estado, com diferentes culturas na fronteira da amizade, como também intercâmbio que vem acontecendo todos os anos em Brasiléia por parte do Mestre Makobe & Cia.

Comentários

Continue lendo

Acre

Juiz determina convocação de 60 aprovados no cadastro de reserva do concurso da Polícia Civil

Publicado

em

O juiz Caique Cirano di Paula, da Vara Cível da Comarca de Sena Madureira, determinou nesta sexta-feira, 28, a convocação imediata de candidatos aprovados no concurso da Polícia Civil, realizado em 2017. A decisão atende uma Ação Civil Pública movida pelo Ministério Público Estadual (MPAC), que apontou a falta de efetivo policial e a necessidade urgente de nomeações. O Governo do Acre ainda pode recorrer da decisão.

O magistrado fixou o prazo até 10 de março de 2025 para que o Estado convoque 60 candidatos do cadastro de reserva, sendo 4 delegados, 47 agentes e 9 escrivães, para participação no curso de formação. Em caso de descumprimento, foi estipulada uma multa diária de R$ 100 mil, limitada a 30 dias, a ser paga diretamente pelo governador Gladson Cameli (PP).

A decisão se baseia em um relatório detalhado apresentado pelo MPAC, que evidenciou a defasagem do efetivo policial na região. O documento apontou que, apesar da existência de candidatos aprovados e aptos a assumir os cargos, o Estado não realizou as nomeações dentro do prazo de validade do concurso, optando, ao invés disso, por iniciar um novo certame.

No entendimento do juiz, a omissão do Estado caracteriza preterição dos candidatos aprovados, indo contra o princípio da vinculação ao edital. O Supremo Tribunal Federal (STF) já consolidou jurisprudência de que a Administração Pública deve nomear aprovados sempre que houver vacâncias e necessidade do serviço.

“Assim, considerando o conjunto probatório dos autos, num juízo de cognição sumária, verifica-se que o Ministério Público logrou êxito em comprovar a probabilidade do direito, consistente na premissa de, no mínimo, convocação pelo surgimento de novas vagas, bem como ante evidente manifestação inequívoca da administração sobre a necessidade de seu provimento. De igual modo, claramente demonstrado o perigo de dano, haja vista que o certame está prestes a perder a validade, juntamente com a instauração de procedimento administrativo do ente estatal visando a realização de novo concurso público”, pontuou.

Além da convocação, o juiz determinou que o governo do Acre publique a decisão nos mesmos meios oficiais onde divulgou a nota pública justificando a não nomeação dos aprovados.

Comentários

Continue lendo

Acre

Agricultor é ferido a golpes de terçado dentro de comércio no Acre

Publicado

em

Agricultor é ferido a golpes de terçado dentro de comércio no Acre

O agricultor Mauro da Rocha Sales, de 51 anos, foi ferido a golpes de terçado na tarde desta sexta-feira (28) dentro do Comercial Andrade, localizado na Avenida Linha 1, na Vila do “V”, no município de Porto Acre.

Segundo informações da irmã da vítima, Mauro estava no estabelecimento quando um homem não identificado o abordou e desferiu dois golpes de terçado que atingiram sua cabeça e seu braço esquerdo. Após a agressão, o criminoso fugiu do local.

Populares ajudaram a vítima, a colocaram em um táxi e levaram até a unidade de saúde da Vila do “V”. Mauro recebeu os primeiros atendimentos e foi transferido inicialmente na ambulância da unidade, sendo posteriormente interceptado pela ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) na rodovia AC-10, que o encaminhou ao pronto-socorro de Rio Branco. Seu estado de saúde é estável.

A Polícia Militar foi acionada, colheu informações e realizou patrulhamento na região em busca do autor do crime, mas ele não foi localizado.

A irmã de Mauro relatou à reportagem que a motivação do crime pode estar relacionada a posse de terras. O caso será investigado pela Polícia Civil do município.

Comentários

Continue lendo

Acre

Polícia Militar detalha segurança para o Carnaval 2025

Publicado

em

De acordo com a diretora Operacional da PMAC, coronel Jokebed Taveira, a instituição estabeleceu um cronograma estratégico, reforçando a presença policial em locais com maior índice de criminalidade

Cerca de 150 policiais militares atuarão diariamente. Foto: Júnior Barros/PMAC

Para garantir a segurança e a tranquilidade dos foliões durante as cinco noites de festa na capital, a Polícia Militar do Acre (PMAC) realizou, na manhã desta sexta-feira, 28, uma reunião de alinhamento operacional. O encontro teve como objetivo definir os últimos ajustes do plano de ação para o Carnaval da Família 2025, que será realizado na Avenida Getúlio Vargas, nas imediações da Praça da Revolução.

Com um efetivo de pelo menos 150 policiais militares atuando diariamente, a PMAC estruturou um esquema de segurança que contempla tanto o perímetro da festa quanto as áreas adjacentes. Além disso, o policiamento rotineiro continuará sendo realizado nos demais bairros da capital.

De acordo com a diretora Operacional da PMAC, coronel Jokebed Taveira, a instituição estabeleceu um cronograma estratégico, reforçando a presença policial em locais com maior índice de criminalidade. “Nosso planejamento visa garantir que os foliões aproveitem a festa com tranquilidade, ao mesmo tempo em que mantemos a segurança da população em outras áreas da cidade”, destacou.

Além de Rio Branco, a PMAC também atuará no policiamento de carnavais públicos em outras seis cidades do estado: Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima, Tarauacá, Sena Madureira, Brasileia e Xapuri. O número de policiais em cada município será ajustado conforme o efetivo disponível e as necessidades locais.

Reforço das especializadas

Para ampliar a segurança do evento, a PMAC contará com o apoio de unidades especializadas, como o Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), o Batalhão de Policiamento Ambiental (BPA) e o Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran). Este último intensificará a fiscalização nas principais vias e rodovias, com foco na prevenção de acidentes e na segurança dos foliões que utilizam veículos para se deslocar.

Campanha “Não é Não!”

Além do policiamento ostensivo, a PMAC, por meio da Patrulha Maria da Penha, reforçará a campanha “Não é Não!”, voltada ao combate ao assédio e à importunação sexual durante a folia. A unidade especializada realizará ações educativas e preventivas, promovendo a conscientização sobre um Carnaval seguro e responsável para todos.

A diretora Operacional da PMAC, coronel Jokebed Taveira, conduziu a reunião. Foto: Júnior Barros/PMAC

Comentários

Continue lendo