Encontro a Nacional de Prefeitos em Brasília discute problemas relacionados à faixa de fronteira

O prefeito de Rio Branco e presidente da Associação dos Municípios do Acre – AMAC, Marcus Alexandre, representou os prefeitos da região norte na reunião sobre a Faixa de Fronteira do Encontro da Frente Nacional de Prefeitos, realizado no Centro de Eventos Brasil 21 em Brasília. Marcus Alexandre abriu o evento da Faixa de Fronteira e manifestou a preocupação com a segurança pública e os Haitianos em Brasileia. “No Acre está acontecendo o mesmo que aconteceu com Tabatinga no Amazonas, fronteira com a Colômbia, onde entraram mais de 4.000 haitianos. No Acre, foram mais de 6 mil e o governo do Estado teve que decretar situação de calamidade social”, ressaltou.

Ainda no painel sobre a Faixa de Fronteira, foram debatidos temas como a contratação de médicos diplomados em outros países e o desenvolvimento econômico, que trata sobre a regulamentação de free shops em cidades gêmeas, como é o caso de Brasileia e Epitaciolândia, na fronteira com a Bolívia. Temas como os desafios da gestão municipal, os riscos judiciais de ser prefeito, o setor privado e os desafios das cidades, a mobilidade urbana e metropolitana e as cidades sustentáveis, também serão tratados no encontro.

O objetivo do II Encontro dos Municípios com Desenvolvimento Sustentável – Desafios dos novos governantes locais (II EMDS) que prossegue até o dia 25, é promover a troca de experiências e contribuir para o aperfeiçoamento das gestões municipais. A proposta do II EMDS é contribuir para a construção coletiva de uma agenda da federação brasileira, priorizando o desenvolvimento local sustentável.

A Tribuna

Comentários

Compartilhar
Publicado por
Alexandre Lima