Acre
Enchente: Cameli cobra agilidade do ministério da Integração no Plano de Reconstrução das cidades
O senador Gladson Cameli, em audiência, na tarde desta quinta-feira, 15, com o ministro da Integração, Gilberto Occhi, solicitou, novamente, agilidade no andamento do Plano de Reconstrução das cidades acreanas atingidas pela cheia histórica que desabrigou milhares de famílias. Os municípios mais afetados pela enchente foram Rio Branco, Brasiléia, Xapuri, Epitaciolândia, Assis Brasil e Sena Madureira que na época decretaram situação de emergência.
De acordo com o senador a reunião teve como objetivo agilizar a liberação de recursos para que se inicie o quanto antes a reconstrução das áreas mais atingidas pela enchente. “O Acre precisa de um tratamento diferenciado em relação aos tramites da liberação de recursos. As famílias atingidas sofrem as consequências da cheia dos rios. Os prejuízos foram enormes em todas as aréas. Pedi ao ministro que a aprovação dos recursos seja feita o quanto antes”, destacou.
O ministro Occhi solicitou ao senador que intermedie, por meio de sua assessoria, o contato com as prefeituras, para importância do cumprimento das exigências das normas técnicas para que os recursos sejam liberados.
Comentários
Acre
Médico retira prego do intestino de criança de 3 anos por colonoscopia no Hospital do Juruá
Procedimento evitou cirurgia invasiva; menino havia ingerido o objeto há oito dias e passa bem
Comentários
Acre
Riozinho do Rola apresenta leve recuo e indica estabilidade no nível do Rio Acre
Afluente do Rio Acre caiu cerca de 6 centímetros nas últimas horas, segundo o SGB, enquanto o rio principal segue acima da cota de transbordamento em Rio Branco

Comentários
Acre
Rio Acre atinge 14,26 metros e segue acima da cota de transbordamento

Foto: Sérgio Vale
O nível do Rio Acre alcançou 14,26 metros na medição das 9h deste sábado, 17, mantendo-se acima da cota de transbordamento em Rio Branco, que é de 14,00 metros, conforme boletim divulgado pela Defesa Civil Municipal.
De acordo com os dados oficiais, o rio apresentou elevação em relação à primeira medição do dia. Às 5h, o nível estava em 14,22 metros, indicando uma subida de 4 centímetros em poucas horas. A situação reforça o estado de atenção para áreas ribeirinhas da capital acreana.
Nas últimas 24 horas, o volume de chuva registrado foi de 2,40 milímetros, quantidade considerada baixa, mas que ainda contribui para a manutenção do nível elevado do manancial, somando-se ao volume de água proveniente das cabeceiras e de afluentes.
A cota de alerta, estabelecida em 13,50 metros, já havia sido ultrapassada anteriormente, e o cenário atual mantém a Defesa Civil em monitoramento permanente.


Você precisa fazer login para comentar.