Acre
Empresários ganham mais tempo renegociar dívida do ICMS
Empresários acrianos podem negociar até o fim de abril os débitos atrasados do ICMS. O Programa de Recuperação Fiscal (Refis), lançado em dezembro pela Sefaz, permite o parcelamento em até 120 vezes e, dependendo da quantidade de parcelas, há descontos de até 80% nas multas e de até 60% nos juros.
O prazo estipulado para renegociação era de 3meses, que acabaria no fim de março. No entanto, o governo decidiu prorrogar por mais trinta dias. Essa é uma nova oportunidade para os inadimplentes colocarem as contas em dia, o que os habilitará em contrair empréstimos e financiamentos e participar de licitações públicas.
De acordo com o diretor do Departamento de Assessoria Técnica da Sefaz, Israel Monteiro, o prazo foi prorrogado por muitos empresários não poderem efetuar o pagamento, em virtude dos feriados da Semana Santa. “O que mudou agora é que os inadimplentes não terão mais a opção de pagar em uma única parcela. Somente em 60 ou em 120 vezes, continuando as mesmas condições de antes”, informou.
Conforme a quantidade de parcelas, será programado o percentual de descontos dos juros e multas. Em caso de falta com o Fisco, a empresa pode sofrer restrições na emissão da Certidão Negativa de Débito, fornecimento ao estado e desconto de 12% no pagamento em dia do ICMS. Após 90 dias de atraso no pagamento do imposto, a Sefaz poderá encaminhar a empresa para execução fiscal.
Ascom Fecomercio/AC
Comentários
Acre
Rio Acre segue acima da cota de transbordo e atinge 15,32 metros em Rio Branco
Mesmo sem chuvas nas últimas 24 horas, nível do rio continua elevado e é monitorado pela Defesa Civil

Foto: Sérgio Vale
Comentários
Acre
Acre recebe novo alerta de chuvas intensas com risco potencial

Em dias de chuva é preciso redobrar as medidas de segurança ao conduzir veículos. Foto: Eduardo Gomes/Detran
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um aviso de chuvas intensas com grau de perigo potencial para o Acre. O alerta teve início às 9h23 desta segunda-feira (29) e segue válido até 23h59 de terça-feira (30).
De acordo com o Inmet, estão previstas chuvas entre 20 e 30 milímetros por hora, podendo chegar a até 50 milímetros por dia, acompanhadas de ventos intensos, com velocidade variando entre 40 e 60 km/h.
Apesar de classificado como de baixo risco, o aviso aponta possibilidade de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos em áreas urbanas e descargas elétricas durante o período de instabilidade.



Você precisa fazer login para comentar.