Empresários chineses discutem com parlamentares brasileiros obras da ferrovia bioceânica

Os parlamentares membros da Frente Parlamentar Mista Brasil-Peru-China Pró Ferrovia Bioceânica reuniram, nesta terça-feira, 17, com uma delegação de

empresários chineses do ramo de construção civil e ferroviário. Os empresários têm interesse na obra e esperam contribuir para a elaboração do projeto, haja vista a larga experiência na área adquirida na construção de ferrovias em diversos tipos de solo em território chinês.

“Essas são algumas das mais importantes empresas chinesas da área da construção civil. O apoio desses empresários deve nos ajudar muito os técnicos brasileiros que estão elaborando o projeto da obra da ferrovia aqui no nosso lado, assim como no trecho que passa em território peruano”, explicou o deputado federal César Messias (PSB).

Além de César Messias, participaram do encontro o senador Jorge Viana e o deputado federal Raimundo Angelim, ambos do PT, além dos demais parlamentares brasileiros que compõem a comissão mista.

O parlamentar socialista informou que os governos dos três países envolvidos na obra, o brasileiro, o chinês e o peruano, já estão realizando conjuntamente o estudo sobre a viabilidade, bem como definindo o traçado da ferrovia. A ideia é que ela ligue o oceano Atlântico ao Pacífico, passando pelo Acre. A previsão é de que o trabalho seja concluído até maio deste ano.

De acordo com o senador Jorge Viana, essa é uma obra de longo prazo, mas muito importante para um país continental como o Brasil.

“Os empresários chineses se mostraram otimistas com a perspectiva da obra”, disse Viana

A Frente Parlamentar tem atuação em todo território nacional e tem caráter suprapartidário. Entre os objetivos de trabalho do grupo, está a promoção da discussão sobre o papel estratégico da concessão da Ferrovia Bioceânica como rota de escoamento da produção agrícola/mineral do país, via Oceânico Pacífico, atendendo aos interesses do Brasil, do Peru e da China.

Comentários

Compartilhar
Publicado por
Alexandre Lima