fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Empresários chineses discutem com parlamentares brasileiros obras da ferrovia bioceânica

Publicado

em

Reunião_Bi-Oceânica_2Os parlamentares membros da Frente Parlamentar Mista Brasil-Peru-China Pró Ferrovia Bioceânica reuniram, nesta terça-feira, 17, com uma delegação de

empresários chineses do ramo de construção civil e ferroviário. Os empresários têm interesse na obra e esperam contribuir para a elaboração do projeto, haja vista a larga experiência na área adquirida na construção de ferrovias em diversos tipos de solo em território chinês.

“Essas são algumas das mais importantes empresas chinesas da área da construção civil. O apoio desses empresários deve nos ajudar muito os técnicos brasileiros que estão elaborando o projeto da obra da ferrovia aqui no nosso lado, assim como no trecho que passa em território peruano”, explicou o deputado federal César Messias (PSB).

Além de César Messias, participaram do encontro o senador Jorge Viana e o deputado federal Raimundo Angelim, ambos do PT, além dos demais parlamentares brasileiros que compõem a comissão mista.

Reunião_Bi-Oceânica_1

O parlamentar socialista informou que os governos dos três países envolvidos na obra, o brasileiro, o chinês e o peruano, já estão realizando conjuntamente o estudo sobre a viabilidade, bem como definindo o traçado da ferrovia. A ideia é que ela ligue o oceano Atlântico ao Pacífico, passando pelo Acre. A previsão é de que o trabalho seja concluído até maio deste ano.

De acordo com o senador Jorge Viana, essa é uma obra de longo prazo, mas muito importante para um país continental como o Brasil.

“Os empresários chineses se mostraram otimistas com a perspectiva da obra”, disse Viana

A Frente Parlamentar tem atuação em todo território nacional e tem caráter suprapartidário. Entre os objetivos de trabalho do grupo, está a promoção da discussão sobre o papel estratégico da concessão da Ferrovia Bioceânica como rota de escoamento da produção agrícola/mineral do país, via Oceânico Pacífico, atendendo aos interesses do Brasil, do Peru e da China.

Reunião_Bi-Oceânica_3

Comentários

Continue lendo

Acre

Nível do Rio Acre atinge 15,51 metros na capital e mantém tendência de subida

Publicado

em

Foto: Jardy Lopes/ac24horas

O Rio Acre atingiu a marca de 15,51 metros às 21h desta sexta-feira, 14, em Rio Branco, segundo o boletim divulgado pela Defesa Civil do município. O nível está acima da cota de transbordo, que é de 14,00 metros.

Ao longo do dia, o rio apresentou uma tendência de elevação constante. A medição começou às 06h, com 14,98 metros, e seguiu subindo, atingindo 15,17 metros às 09h, 15,24 metros ao meio-dia, 15,33 metros às 15h e 15,40 metros às 18h.

Além do nível elevado do rio, a Defesa Civil registrou um acumulado de 22,8 milímetros de chuva nas últimas 24 horas, o que contribuiu para o agravamento da situação. A cota de alerta, estabelecida em 13,50 metros, já havia sido ultrapassada no último final de semana.

 

Comentários

Continue lendo

Acre

MPAC recorre de decisão que concedeu prisão domiciliar a mulher envolvida na execução do jovem João Vitor

Publicado

em

O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) recorreu da decisão que concedeu prisão domiciliar a uma mulher acusada de envolvimento na execução do jovem João Vitor, em Cruzeiro do Sul. O crime, atribuído a integrantes de uma organização criminosa, ocorreu em uma área verde do bairro Saboeiro.

De acordo com as investigações da Polícia Civil, a acusada, amiga da vítima, teve um papel fundamental no crime ao atraí-lo para uma emboscada. O corpo de João Vitor foi encontrado às margens do Rio Juruá, próximo ao município de Guajará, no Amazonas, com as mãos amarradas para trás e diversas perfurações de faca nas costas.

Durante a audiência de custódia, o MPAC se manifestou pela conversão da prisão em flagrante em prisão preventiva. No entanto, a Justiça concedeu a prisão domiciliar, levando o órgão ministerial a recorrer da decisão, considerando a gravidade do crime.

Além disso, o MPAC instaurou um procedimento administrativo para acompanhar o andamento das investigações sobre o caso.

Comentários

Continue lendo

Acre

Afluente do Rio Acre, Riozinho do Rola ultrapassa cota de transbordo

Publicado

em

Foto: Kennedy Santos/ac24horas

O Riozinho do Rola, principal afluente do Rio Acre, ultrapassou nesta sexta-feira, 14, a cota de transbordamento, que é de 15 metros, atingindo 15,19 metros às 15h15, segundo dados do Serviço Geológico do Brasil (SGB).

O transbordamento manancial ocorreu por volta das 10 horas da manhã, quando o rio atingiu a marca de 15 metros. Desde então, o nível tem se mantido acima da cota de inundação, com tendência de aumento.

Além do Riozinho do Rola, o nível do Rio Acre também preocupa em Brasileia, onde a cota de transbordamento é de 8 metros. Nesta sexta-feira, 14, às 15h15, o rio registrou 6,94 metros, um aumento de quase 60 centímetros em relação ao início do dia.

 

Comentários

Continue lendo