Geral
Empresários apresentam sugestões para que o comércio não essencial volte a abrir em junho no Acre
Documento foi entregue ao governo, prefeitura e MP-AC. Grupo ainda fez um balanço dos impactos financeiros na economia do estado durante esse período de isolamento social que já passou de R$ 496 milhões.

Empresários criam minuta para apresentar ao governo medidas de segurança para reabertura do comércio no AC — Foto: Reprodução/Rede Amazônica Acre
Por Alcinete Gadelha
Um grupo de pelo menos 500 empresários e mais 22 entidades participaram de uma reunião virtual no início desta semana, por meio do “Movimento Emprego é Vida”, e criaram uma minuta para ser entregue ao comitê gestor de combate à Covid-19 no Acre com sugestões de normas de segurança que podem ser aplicadas para a reabertura gradual do comércio no estado.
A sugestão dos empresários é que essa flexibilização seja avaliada pelo governo para que que comece a valer a partir do dia 15 de junho.
O grupo ainda fez um balanço dos impactos financeiros sofridos por alguns setores durante esse período de isolamento social no qual o comércio considerado não essencial está fechado desde março.
Entre março, abril e maio, apenas no setor do comércio, academias e salões de beleza, deixaram de faturar mais R$ 496 milhões, informou o advogado que representa o grupo, Márcio Bezerra.
Quando foram adotadas estas medidas de isolamento social e suspensão das atividades não essenciais, o estado tinha registrado até então sete casos de Covdi-19, no dia 20 de março. Nesta quinta-feira (28), o Acre chegou a 5. 600 casos da doença com 122 vítimas fatais.
O advogado Márcio Bezerra informou que o documento foi encaminhado ao governo, prefeitura e Ministério Público Estadual para que sejam avaliadas as sugestões.
Até a última atualização desta reportagem, a reportagem não obteve resposta da Secretaria de Saúde (Sesacre) sobre o recebimento do documento por parte do comitê.
Para Bezerra é possível reabrir o comércio de forma segura. “A importância desse movimento é sem dúvida o poder das empresas, associações, entidades e conselhos de se organizarem conjuntamente e consensualmente com único objetivo: reabrir o comércio de forma consciente e segura é possível, pois foi detalhado o momento certo para reabrir cada segmento, em que condições de segurança para sociedade e empregados, sem qualquer interferência política.
O grupo acredita que a inciativa com os cuidados devem partir tanto do poder público, quanto do setor privado.
Para o presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Paulo Brum, com as sugestões, o setor do começa a reabrir parcialmente e ainda colabora com a orientação as pessoas quanto aos cuidados no combate a doença.
“Na verdade, nosso foco é a questão da ajuda ao governo. Nós abrindo ainda conseguimos ajudar na conscientização das pessoas. Vemos que muitos ainda não usam máscara, mas o comércio abrindo, só pode entrar se tiver de máscara, então começa a obrigar também a população a fazer a coisa certa”, sugere.
Medidas de segurança
Entre as medidas de segurança apresentadas pelos empresários estão:
- Na entrada: tapete sanitizante para determinado segmento;
- Luvas, máscaras semi facial e protetor facial para empregados que fazem atendimento direto ao público;
- Lugares fechados que usam ar-condicionados, terão que deixar janelas abertas para renovação do ar;
- Disponibilizar álcool em gel aos empregados e clientes;
- Manter espaço de pelo menos 1,5 metro entre uma pessoa e outra;
- Dependendo do local: determinar pessoas por metro quadrado;
- Atendimento por agendamento e disponibilizar horário para atender apenas pessoas que estejam no grupo de risco;
- No caso de empregado apresentar qualquer sintoma de gripe, resfriado que esteja com febre ou febril, ou com saturação abaixo de 95%, que seja imunodeficiente, que seja afastado por 14 dias e, não apresentando qualquer sintoma, que retorne ao trabalho no 15º;
- Empregados maiores de 60 anos de idade, gestantes, que esteja amamentando, deverão ser afastados trabalho;
- Todo empregado ao chegar no local de trabalho, deverá ter sua temperatura auferida com aparelho com infravermelho;
- Rodizio de empregados, ou seja, tentar separar a equipe em duas, para trabalhar em escalas, assim evitando o contato entre elas.
Comentários
Geral
Brasileia conquista Selo Ouro e alcança marca histórica em transparência pelo Radar Nacional da Transparência Pública

Por Fernando Oliveira- Secom/ Prefeitura de Brasileia
O município de Brasileia, alcançou, pela primeira vez, o Selo Ouro no Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP), consolidando-se como referência estadual e nacional em transparência e gestão pública responsável.
O resultado foi divulgado oficialmente nesta quinta-feira (04), durante o IV Congresso Internacional dos Tribunais de Contas, realizado em Florianópolis (SC).
Com nota de 86,28%, Brasileia atingiu um dos níveis mais elevados.

Comentários
Geral
Adolescente de 17 anos é encontrado morto dentro de casa em Feijó; polícia apura possibilidade de suicídio
Wesley Correia, conhecido na comunidade por praticar vôlei, teve o corpo encaminhado ao IML; laudo pericial deve esclarecer as circunstâncias do óbito

Wesley era bastante conhecido na comunidade e participava ativamente de práticas esportivas, especialmente o vôlei. Foto: captada
O adolescente Wesley Correia da Costa Nascimento, de 17 anos, foi encontrado morto dentro da própria casa na manhã desta sexta-feira (5), em Feijó. A Polícia Civil investiga as circunstâncias do óbito, e informações preliminares apontam para a possibilidade de suicídio, hipótese que ainda não foi confirmada oficialmente.
De acordo com o delegado Dione Lucas, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML)e passará por exames periciais para esclarecer a causa da morte. Apenas após a conclusão dos laudos será possível determinar com precisão o que ocorreu.
Wesley era bastante conhecido na comunidade e participava ativamente de atividades esportivas, especialmente de vôlei. A notícia de sua morte causou grande comoção entre familiares e amigos, que manifestaram tristeza e surpresa nas redes sociais.
A Polícia Civil continua com as investigações e aguarda o resultado oficial da perícia para dar andamento ao caso.
Comentários
Geral
PCAC prende homem de 45 anos por estupro de vulnerável em Cruzeiro do Sul
A prisão integra um conjunto de ações realizadas pela DEMPCA ao longo da semana em Cruzeiro do Sul, período no qual quatro pessoas foram capturadas

DEMPCA efetua prisão de homem por estupro de vulnerável nesta sexta-feira em Cruzeiro do Sul. Foto: cedida
A Polícia Civil do Acre (PCAC), por meio da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher e Proteção da Criança e do Adolescente (DEMPCA), realizou mais uma prisão nesta sexta-feira, 5, em Cruzeiro do Sul, reforçando as ações de combate à violência e proteção às vítimas no município.
O detido, identificado pelas iniciais D.G.A., de 45 anos, foi preso em cumprimento de mandado decorrente de condenação por estupro de vulnerável.
A prisão integra um conjunto de ações realizadas pela DEMPCA ao longo da semana em Cruzeiro do Sul, período no qual quatro pessoas foram capturadas, duas por violência doméstica e duas por estupro de vulnerável.
“As operações refletem o comprometimento das equipes da DEMPCA e demais unidades policiais em garantir a proteção de mulheres, crianças e adolescentes, além de assegurar a responsabilização de agressores”, declarou o delegado Vinícios Almeida.
Almeida destaca que seguirá empenhada no enfrentamento firme e contínuo aos crimes que atingem grupos vulneráveis, reforçando a importância das denúncias e da atuação integrada para coibir abusos e assegurar justiça às vítimas.

Você precisa fazer login para comentar.