Acre
Empresa aérea anuncia suspensão em voos diurnos no Acre; entenda
Contilnet Notícias:
Há o receio de que com a retirada deste voo, o preço das passagens aéreas cresçam ainda mais..
A Latam Airlines Brasil, uma das empresas aéreas que opera no Acre, divulgou um comunicado informando que a partir da próxima semana deixará de realizar o voo diurno de Rio Branco para Guarulhos (São Paulo).
A empresa voltará a operar durante o dia apenas em novembro. Empresários do ramo da venda de passagens aéreas questionam a decisão, alegando que já realizaram vendas de passagens antecipadamente para esse período. Rio Branco conta com dois voos diários, com conexão no aeroporto de Brasília, capital do Distrito Federal (DF). Além de um voo que faz a rota Rio Branco/Manaus, capital do Amazonas.
Em 2019, o governo do Estado baixou um Decreto que reduzia a alíquota do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) do querosene de aviação de 25% para 3%. A medida tinha o intuito de atrair outras empresas de aviação comercial para operarem no estado, com voo diurnos.
A redução do tributo permitiu que a Gol Linhas Aéreas retomasse os voos diurnos para Rio Branco e Cruzeiro do Sul. Há ainda o receio de que com a retirada deste voo, o preço das passagens aéreas cresçam ainda mais.
Comentários
Acre
PGE publica diretrizes para concessão de auxílio financeiro a procuradores e servidores

Foto: Procuradoria-Geral do Estado do Acre
A Procuradoria-Geral do Estado do Acre (PGE) publicou, nesta sexta-feira, 5, duas portarias que estabelecem as diretrizes para concessão de bolsas de auxílio financeiro e ressarcimento destinados à participação de procuradores e servidores em eventos de capacitação no exercício de 2026. As medidas constam nas portarias PGE nº 816/2025 e PGE nº 817/2025, ambas assinadas pela procuradora-geral do Estado, Janete Melo d’Albuquerque Lima de Melo.
Bolsa para Procuradores – Portaria PGE nº 816/2025
A Portaria nº 816 estabelece o valor máximo do auxílio financeiro para participação dos procuradores no 52º Congresso Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal, que será realizado de 9 a 12 de novembro de 2026, em Curitiba (PR), promovido pela ANAPE. O valor fixado é de R$ 10 mil, destinado a custear inscrição, transporte, hospedagem e alimentação, conforme prevê a Resolução PRES/CPGE nº 10/2010.
Segundo o documento, todos os procedimentos referentes à seleção e concessão do auxílio serão regulamentados pelo Centro de Estudos Jurídicos da PGE, seguindo os critérios previstos na normativa interna da instituição. O pagamento será feito pelo Fundo Orçamentário Especial da Procuradoria, conforme legislação vigente.
Bolsa para Servidores – Portaria PGE nº 817/2025
A Portaria nº 817 define as regras para concessão de auxílio financeiro voltado aos servidores do quadro de apoio da PGE que participarem de cursos, seminários e eventos de qualificação profissional ao longo de 2026. O valor máximo para essas bolsas será de R$ 2.500 por servidor, cobrindo inscrição, deslocamento, hospedagem e alimentação.
A concessão obedecerá critérios de proporcionalidade conforme o número de servidores em cada órgão interno:
órgãos com até 5 servidores: 1 bolsa disponível;
órgãos com 6 a 10 servidores: 2 bolsas;
órgãos com mais de 10 servidores: 3 bolsas.
Os eventos deverão ter relação direta com as atribuições exercidas pelos servidores em suas unidades de lotação. A seleção será preferencialmente feita por edital, considerando a disponibilidade financeira do Fundo Orçamentário Especial e o número de interessados.
Planejamento e transparência
As duas portarias se baseiam no Programa Anual de Capacitação 2026 da PGE, já aprovado e previsto no Plano Plurianual 2024–2027, além da proposta orçamentária do Estado para o próximo ano. Os documentos destacam ainda a política de valorização profissional e a necessidade de promover gestão por competências e capacitação contínua.

Comentários
Acre
Acre tem sexta-feira de tempo instável e risco de chuvas fortes em todas as regiões do estado
Previsão indica clima abafado, alta umidade e precipitações pontuais, algumas intensas, de leste a oeste do Acre; temperaturas variam entre 22°C e 32°C.

Foto: Sérgio Vale


Você precisa fazer login para comentar.