Conecte-se conosco

Acre

Emerson Jarude critica aumento de cargos comissionados e defende servidores públicos na Aleac

Publicado

em

Nesta quarta-feira, 29 de maio, durante a sessão da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), o deputado Emerson Jarude (MDB) fez duras críticas à gestão fiscal do governo do Estado. Em sua fala, o parlamentar destacou os dados do mais recente relatório quadrimestral, apontando a irresponsabilidade do governo ao priorizar o aumento de cargos comissionados em vez de valorizar os servidores públicos.

Desde maio de 2023, o Acre está acima do limite prudencial de gastos com pessoal. No primeiro quadrimestre do ano passado, o percentual estava em 47,9%. “Sabe o que é que o governo fez? Mais cargos comissionados”, afirmou o deputado, ressaltando que essa prática levou o índice a quase 50% em setembro de 2023. No final do ano passado, o estado ainda estava acima do limite prudencial, e hoje, segundo o novo relatório, essa taxa é de 47,5%.

Jarude foi enfático ao criticar a gestão do governo: “Durante um ano nós gastamos aproximadamente 206 milhões de reais apenas com cargos comissionados.” Em comparação, o orçamento previsto para a Polícia Civil em 2024 é de apenas 21 milhões de reais. “Olha a tomada de decisão do governo do Acre. A prioridade está muito clara. Não é o nosso servidor público, não é aqueles que estão dando a vida por nós, mas sim aumentar os cargos comissionados”, disse.

O deputado lamentou ainda o descaso com os servidores públicos, especialmente com os membros da Polícia Civil e do Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen). “Infelizmente não há respeito por parte do governo do Estado do Acre”, disse ele, lembrando as várias tentativas de diálogo que não resultaram em soluções concretas.

Em sua conclusão, o emedebista reafirmou seu compromisso com os servidores públicos: “Contem com o meu apoio, com a minha dedicação. Viva a Polícia Civil, viva o Iapen e nós vamos continuar trabalhando para garantir condições dignas para cada um de vocês.” A fala do deputado foi aplaudida pelos presentes, que esperam agora que as reivindicações sejam finalmente atendidas.

Texto: Mircléia Magalhães/Agência Aleac

Foto: Sérgio Vale

Fonte: Assembleia Legislativa do AC

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

Sequência de assaltos a residências deixa moradores em alerta em Plácido de Castro

Publicado

em

Criminosos invadem casas, rendem famílias e roubam motocicletas em sequência de ataques na mesma noite

Uma onda de assaltos registrada na noite do último domingo (22) deixou moradores de Plácido de Castro apreensivos diante da possibilidade de aumento da atuação de grupos criminosos no município, localizado a cerca de 90 quilômetros de Rio Branco.

Duas famílias viveram momentos de terror após terem suas residências invadidas por homens armados nos bairros São Cristóvão e Thaumaturgo, na periferia da cidade. Durante as ações, as vítimas foram rendidas e ameaçadas com violência, incluindo o uso de arma de fogo apontada para a cabeça. Os criminosos roubaram duas motocicletas e outros objetos.

O primeiro caso ocorreu por volta das 20h, no bairro Thaumaturgo. Uma das vítimas havia chegado à casa do sogro, na Rua do Parque Ecológico, quando foi surpreendida pelos assaltantes ao entrar no quintal. Sob ameaça, teve uma motocicleta Honda Bros 160 vermelha, placa QLZ-7G22, e uma bolsa com dinheiro levadas pelos criminosos.

Cerca de 30 minutos depois, um segundo assalto foi registrado no bairro São Cristóvão, o que levanta a suspeita de que os crimes tenham sido praticados pelo mesmo grupo. Na ocasião, uma família estava reunida quando a residência foi invadida.

A proprietária do imóvel, uma professora, foi a primeira a ser rendida. Os assaltantes levaram objetos pessoais e fugiram com uma motocicleta Honda Biz de cor branca.

Até a manhã desta segunda-feira (23), a polícia ainda não havia identificado ou localizado os suspeitos.

Com informações de Ac24horas

Comentários

Continue lendo

Acre

Criminosos arrombam supermercado e furtam mercadorias em Tarauacá

Publicado

em

Estabelecimento foi invadido durante a madrugada; prejuízo ainda está sendo calculado pelo proprietário

Criminosos invadiram e furtaram mercadorias do Supermercado Maria Clara, localizado nas proximidades do Mercado Público de Tarauacá, na madrugada desta segunda-feira (23).

De acordo com as informações, indivíduos encapuzados arrombaram o estabelecimento e levaram bebidas e outros produtos. O crime ocorreu com o local fechado, o que facilitou a ação dos suspeitos.

O proprietário do supermercado, identificado como Cleumar, ainda realiza o levantamento dos prejuízos. Até o momento, não há estimativa do valor das perdas.

A Polícia foi acionada e iniciou as investigações para identificar os autores. Imagens de câmeras de segurança da região devem auxiliar no trabalho das autoridades.

O Supermercado Maria Clara já havia sido alvo de arrombamento anteriormente, o que aumenta a preocupação de comerciantes da área central com a recorrência desse tipo de crime.

Comentários

Continue lendo

Acre

Maioria dos acreanos desaprova governo Lula, aponta pesquisa

Publicado

em

Levantamento indica 73,06% de rejeição à gestão presidencial no estado; aprovação é de 22,17%

O Instituto Delta Agência de Pesquisa, contratado pela TV Gazeta, divulgou nesta segunda-feira (23) os números sobre a avaliação dos acreanos em relação à administração do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

De acordo com o levantamento, 73,06% dos entrevistados desaprovam a gestão do petista. Outros 22,17% afirmaram aprovar o governo, enquanto 4,77% disseram não saber ou preferiram não responder.

A pesquisa ouviu 1.006 eleitores em 18 municípios do Acre, entre os dias 16 e 21 de março. A margem de erro é de 3,1 pontos percentuais, para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.

O levantamento está registrado no Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC) sob o número AC-08354/2026.

Comentários

Continue lendo