fbpx
Conecte-se conosco

Cotidiano

Em Xapuri: MDB é o primeiro a lançar pré-candidato a prefeito e elege nova diretoria

Publicado

em

Imagem capturada de Ac24Horas

O dia 30 de agosto marcará um importante passo na trajetória política do partido Movimento Democrático Brasileiro (MDB) no Acre. Nessa data, está agendada a eleição da Executiva Estadual do partido, um momento crucial em que os presidentes municipais eleitos terão a responsabilidade de escolher o líder que conduzirá os rumos da legenda em nível estadual. As informações foram divulgadas pela assessoria do partido, demonstrando a atenção dada a esse processo democrático interno.

No município de Xapuri, a eleição da nova diretoria assume um papel ainda mais significativo, uma vez que traz consigo a nomeação do presidente Fredson Jorge Lopes. Sua liderança deve ser fundamental para guiar o partido em Xapuri.

Além dessa nomeação, o MDB de Xapuri tomou mais um passo rumo às eleições municipais do próximo ano ao filiar o pastor Marcondes Lopes. O pastor Marcondes Lopes também assume a posição de pré-candidato do partido a prefeito nas eleições vindouras. Essa decisão consolida sua participação ativa na política local e demonstra a confiança depositada pelo partido em sua liderança.

É relevante destacar que o pastor Marcondes Lopes se torna o primeiro pré-candidato a prefeito lançado no município para as eleições municipais de Xapuri. Sua filiação e candidatura refletem o compromisso do partido em apresentar alternativas sólidas e comprometidas com o desenvolvimento do município.

Nesse contexto, Marcus Alexandre, uma figura proeminente do MDB, esteve presente nas agendas, acompanhado pelos representantes do diretório estadual: Aldemir Lopes e Alberto Ferreira. Essas presenças ressaltam a importância atribuída pelo partido ao processo de preparação para as eleições do próximo ano. Com uma visão que abrange todos os municípios do Acre.

À medida que a data da eleição da Executiva Estadual se aproxima, o MDB se prepara para fortalecer suas bases, eleger líderes e, assim, estar apto para tentar desempenhar um papel significativo nas eleições vindouras. Com filiações estratégicas e a escolha de pré-candidatos que segundo o partido representam as expectativas da população.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Soja lidera exportações do Acre em 2024 com US$ 22 milhões em vendas

Publicado

em

Produto representou 25% das exportações do estado, segundo dados do Ministério do Desenvolvimento

A soja foi o produto mais exportado pelo Acre em 2024, respondendo por 25% de toda a pauta de exportações do estado. O dado consta no levantamento divulgado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), por meio da plataforma Comex Stat. O volume comercializado alcançou US$ 22 milhões no valor FOB (Free on Board), consolidando o grão como principal destaque do comércio exterior acreano.

O estudo também revela uma tendência nacional: 25 estados e o Distrito Federal tiveram como principal item de exportação algum produto ligado ao setor de commodities. Os maiores volumes negociados no país envolveram soja, açúcar, petróleo (bruto e refinado) e minério de ferro, que lideraram as exportações em 21 unidades federativas.

A soja despontou como carro-chefe em 11 estados brasileiros, incluindo o Acre. Em seguida, aparecem açúcar, minério de ferro e petróleo, com predomínio em três estados cada. Apenas Pernambuco destoou do padrão, tendo os veículos automotores como seu principal produto exportado, superando ligeiramente o açúcar.

Os números reforçam o papel estratégico da agricultura de grãos na economia acreana e sua inserção no mercado global, especialmente no atual contexto de valorização das commodities.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Acre celebra 63 anos de emancipação política com solenidade em Rio Branco

Publicado

em

Evento ocorre neste domingo (15), no Calçadão da Gameleira; data marca luta histórica pela integração do estado ao Brasil

Foto: Odair Leal/SECOM

Neste domingo, 15 de junho, o Acre comemora 63 anos de emancipação política, relembrando uma trajetória marcada por resistência, identidade amazônica e orgulho regional. Para celebrar a data histórica, o Governo do Estado realiza uma solenidade às 17h, no Calçadão da Gameleira, em Rio Branco, com a presença do governador Gladson Cameli e de diversas autoridades civis e militares.

Com 85% da floresta nativa preservada, o Acre é reconhecido nacional e internacionalmente por sua biodiversidade e por políticas de conservação ambiental, sendo um dos símbolos da Amazônia brasileira. A data reforça o sentimento de pertencimento do povo acreano e sua contribuição única à formação do país.

Revolução, Tratado e Estado

A história do Acre difere de todos os outros estados brasileiros. Originalmente pertencente à Bolívia, o território começou a ser ocupado por brasileiros, em sua maioria nordestinos, no final do século XIX, durante o Ciclo da Borracha. Os conflitos com as autoridades bolivianas deram origem à Revolução Acreana, liderada por figuras como Plácido de Castro.

Em 1903, o Tratado de Petrópolis, firmado entre Brasil e Bolívia e articulado pelo Barão do Rio Branco, oficializou a anexação do território ao Brasil. O Acre foi então transformado em território federal em 1920, e, décadas depois, com a promulgação da Lei nº 4.070, em 1962, tornou-se oficialmente um estado da federação.

A celebração dos 63 anos de emancipação política reforça o compromisso do povo acreano com a defesa de sua identidade, da democracia e da sustentabilidade da Amazônia.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Expoacre Juruá 2025 terá luta internacional de MMA

Publicado

em

A Expoacre Juruá 2025, em Cruzeiro do Sul, contará com sete lutas de MMA e boxe no dia 3 de julho, incluindo uma disputa internacional. O venezuelano Joseph Romero e o cruzeirense Deusmar Junior vão se enfrentar na luta principal da noite no octógono do Nauás Combat XX, organizado por Márcio Dana White.

O evento, que já é tradicional no Estádio Arena do Juruá, terá início às 19h30 reunindo lutadores do peso galo à 90 quilos. A entrada será um quilo de alimento não perecível. “Será uma noite com grandes disputas e os alimentos arrecadados serão doadas para famílias em situação de vulnerabilidade social“, conta Márcio Dana White.

A Expoacre Juruá será realizada de 1 a 6 de julho no Estádio Arena do Juruá, na AC-405, em Cruzeiro do Sul.

Veja as lutas que serão realizadas:

1✓ MMA Peso Galo até 61.2Kg Isaac Caveirão (Jacaré Fight Team) vs Rogério Guardião (CT Ipixuna Combat)

2✓ MMA Peso Leve até 70.2Kg Douglas Fernandes (Team Leão de Judá) vs Juninho Pereira (Team Silva/CT Samurai)

3✓ MMA Peso Pena até 65.7Kg Jaques Pedra (CT Zifa/Ipixuna) vs Javali Selvagem (CTNauas)

4✓ BOXE Peso até 90.3Kg Lourival Neto (Indio Fight) vs Disson Huanez (Jacaré Fight Team)

5✓ MMA Peso Galo até 61.2Kg Boykan Fênix (Academia Fênix) vs Leysson Amorim (Team Silva/CT Samurai)

6✓ BOXE Peso até 90.3Kg Marcos Silva (Team LeãodeJuda) vs Márcio do Bronxs (Team Silva/CT Samurai)

Luta Principal ✓ MMA Peso leve até 70.2Kg Joseph Romero (Venezuela) vs Deusmar Junior (Brasil)

Comentários

Continue lendo