Acre
Em visita ao Juruá, Rocha fala sobre políticas para desenvolver a economia da região
O deputado federal Major Rocha (PSDB) retornou neste sábado de uma visita de dois dias pela região do Juruá, onde além do contato direto com os eleitores daquela região discutiu-se opções de desenvolvimento para a região.
Na visita, o deputado destacou o Projeto de Lei por ele apresentado que cria em Cruzeiro do Sul uma Zona Franca (ZF) nos mesmos moldes da já existente em Manaus (AM).
Rocha destacou o fato de que os apoios e investimentos dados à ZF tem permitido àquele Estado manter um nível de preservação ambiental invejável ao mesmo tempo em que as indústrias da ZF manauara garantem quase 150 mil empregos e geram quase R$ 100 bilhões ao ano em faturamento.
“Não basta apenas preservar as florestas se não garantimos à população rural um forma de emprego em renda, pois o extrativismo como tem sido aplicado no Estado não vai ser capaz de mudar o atual quadro migratório para as cidades. Precisamos de soluções e a ZF pode ser uma delas”, comentou.
O projeto para a criação da ZF de Cruzeiro do Sul já teve sua tramitação aprovada na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara Federal e segue tramitando para ir a plenário.
Tratando de política partidária
Mas as ações do deputado também envolveram contatos diretos com a população local. No sábado (17), o parlamentar visitou os projetos de Assentamento Santa Luzia, Campina, Lagoinha, São Pedro e Santa Rosa, todos localizados em Cruzeiro do Sul.
Rocha ainda se encontrou com a subprefeita de Cruzeiro do Sul, Fabiana, da Vila Lagoinha e o subprefeito da Vila Santa Rosa, Ozenisio. Na noite deste mesmo dia, o deputado com membros da Executiva Municipal do PSDB de Cruzeiro do Sul, para debater a política local e traças as diretrizes do partido para as próximas eleições.
“Também estivemos fazendo uma visita aos moradores das vilas Pentecostes e Assis Brasil, onde tive a oportunidade de bater um papo agradável com os subprefeitos eleitos, Liberman e Maciel”, ressaltou Major Rocha.
Durante a estada no Juruá, Rocha visitou as instalações do IFAC em Cruzeiro do Sul. Na sexta-feira o deputado reuniu-se com o comandante do 61° Batalhão de Infantaria de Selva (BIS), Coronel El-Amme: “Reforcei meu compromisso com o fortalecimento da instituição ao comandante da unidade do BIS na região”.
Comentários
Acre
Rio Juruá sobe 11 centímetros em Cruzeiro do Sul, mas segue abaixo da cota de alerta
Nível chegou a 11,44 metros nesta terça-feira (13); Defesa Civil monitora situação e não há registros de alagamentos ou famílias desabrigadas
O nível do rio Juruá segue oscilando em Cruzeiro do Sul e, nesta terça-feira (13), atingiu a marca de 11,44 metros, o que representa uma elevação de 11 centímetros em relação à medição do dia anterior. Apesar da subida, não há registro de bairros atingidos nem de residências alagadas no município.
De acordo com a Defesa Civil Municipal, a situação permanece sob monitoramento constante. Na cabeceira do rio, no Peru, o movimento das águas é de descida, fator que contribui para a estabilidade do nível em Cruzeiro do Sul.
A cota de alerta do rio Juruá no município é de 11,80 metros, enquanto a cota de transbordamento é de 13 metros. Até o momento, nenhuma família precisou ser retirada de casa em razão da cheia.
Segundo o representante da Defesa Civil Municipal, Iranilson Nunes, foi registrada apenas uma ocorrência de desbarrancamento às margens do rio, sem relação direta com a elevação do nível da água.
Ele informou ainda que o município possui um Plano de Contingência preparado para eventuais emergências. Caso haja necessidade de retirada de famílias, as escolas municipais serão utilizadas como primeira opção de abrigo, seguidas pelas escolas estaduais. Com o início do ano letivo, os abrigos seriam montados no ginásio Alailton Negreiros.
Em caso de necessidade, a população deve acionar o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193, que atua em parceria com a Defesa Civil Municipal em situações de alagação.
Comentários
Acre
Rio Acre permanece estável e não apresenta crescimento em Rio Branco

Foto: Sérgio Vale/ac24horas
O nível do Rio Acre se manteve estável nesta terça-feira (13) em Rio Branco, sem sinais de crescimento, de acordo com o boletim da Defesa Civil Municipal.
As medições registraram 13,10 metros às 5h20, 13,27 metros às 9h e permaneceram em 13,27 metros ao meio-dia.
A cota de alerta para o manancial é de 13,50 metros, enquanto a cota de transbordo é de 14 metros. Até o momento, não há registros de alagamentos ou necessidade de retirada de moradores.
Comentários
Acre
Obras de asfalto do Deracre garantem melhores condições de circulação em Tarauacá

Como parte do pacote de obras executadas pelo governo do Acre em Tarauacá, o asfalto da Avenida Avelino Leal garante melhores condições de circulação para ambulâncias, ciclistas, motociclistas e veículos que utilizam a via diariamente. A intervenção foi realizada pelo Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura Hidroviária e Aeroportuária (Deracre).
Com investimento de R$ 1,4 milhão, proveniente de emenda parlamentar e contrapartida do Estado, a obra devolveu à população uma via estruturada e preparada para o tráfego intenso. Os serviços incluíram tapa-buraco, remendo profundo, restauração do pavimento e aplicação de microrrevestimento em toda a extensão da avenida.
A presidente do Deracre, Sula Ximenes, destacou que a obra atende o dia a dia da população. “A Avenida Avelino Leal é muito usada pela população de Tarauacá. Muita gente passa por aqui de bicicleta todos os dias, além de carros e ambulâncias. Esse asfalto deixa o trânsito mais seguro e facilita o acesso ao hospital e aos serviços da cidade”, afirmou.

A Avenida Avelino Leal é a principal via urbana de Tarauacá e concentra grande fluxo de veículos e pedestres. A via liga bairros residenciais ao centro comercial da cidade e garante acesso direto ao Hospital Dr. Sansão Gomes e à rodoviária, pontos de grande movimentação no município.
Com o pavimento recuperado, o trânsito no local ocorre de forma mais organizada, facilitando a passagem de ambulâncias e o deslocamento de moradores que utilizam a bicicleta como principal meio de transporte, realidade comum na cidade.
A intervenção na Avenida Avelino Leal se soma a outras ações do governo do Estado em Tarauacá voltadas à melhoria das vias urbanas e à organização do trânsito.


Você precisa fazer login para comentar.