Conecte-se conosco

Geral

Em última sessão de 2021, Aleac entrega títulos de Cidadão Acreano, Moções de Aplausos e medalhas de honra

Publicado

em

Encerrando as atividades de 2021, a Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) realizou nesta sexta-feira (17), no auditório da Universidade Federal do Acre (UFAC), uma sessão solene para entregar 81 títulos de ‘Cidadão Acreano’ e 97 Moções de Aplausos, que contou com a participação de autoridades, amigos e familiares dos agraciados.

A entrega de títulos é um ato tradicional do Legislativo acreano e objetiva homenagear figuras ilustres e instituições que ajudaram direta ou indiretamente no desenvolvimento do Estado do Acre.

Como nos anos anteriores, cada deputado da Casa podia escolher quatro pessoas para receberem as homenagens.

Dentre os homenageados com a moção de aplausos, estavam a Defensoria Pública do Estado, a Polícia Militar do Acre, pelos 105º aniversário, a Fundação Hospitalar, a Procuradoria Geral do Estado pelos relevantes serviços prestados ao Estado, e o ex- secretário da Sesacre,  Alysson Bestene, pelo trabalho realizado durante a pandemia.

O goleiro acreano Weverton Pereira, bicampeão da Libertadores pelo Palmeiras também foi um dos agraciados com a moção.

O servidor da Aleac, Francisco Rodinês de Araújo, chamado carinhosamente de Vereador pelos colegas, também recebeu a homenagem.

A abertura da cerimônia contou com a execução do hino acreano, apresentado pelo Coral da Aleac sob a regência do maestro Lindson Martins. A banda da Policia Militar também fez uma apresentação musical.

Em seu discurso, o presidente do Parlamento acreano, deputado Nicolau Júnior (Progressistas), ressaltou a importância da entrega de títulos de cidadão acreano e moções de aplausos àqueles que contribuíram para o desenvolvimento do Estado nas mais diversas áreas.

“Hoje, estamos homenageando nesta solenidade pessoas e representantes de entidades que são merecedores pelo trabalho que realizam no nosso Estado. É uma forma deste Poder recompensar estas pessoas e instituições, fazendo jus ao seu trabalho e dedicação ao Estado. Pessoas que chegaram de outros estados e países para somar aos acreanos e procurar desenvolver o estado”, disse Nicolau Júnior.

Ainda na oportunidade, o presidente da Aleac entregou a Comenda do Mérito Legislativo, maior honraria do Legislativo acreano, ao governador Gladson Cameli e a Dra. Katia Rejane, Procuradora Geral de Justiça do Estado do Acre.

“Este ano em especial, estamos homenageando essas duas personalidades queridas que muito representam e honram o Acre e sua história de luta. É com muita alegria que entrego a Comenda da Ordem do Mérito Legislativo, a maior honraria deste Poder a essas duas pessoas maravilhosas. O governador assim como a procuradora Kátia Rejane, tem sido um parceiro da Aleac. O senhor tem feito a diferença no nosso trabalho”, enfatizou Nicolau Júnior.

Ao receber a honraria, entregue pelo presidente do Poder Legislativo, Gladson Cameli agradeceu a homenagem e reafirmou a parceria do governo do Estado com as ações do parlamento.

“Agradeço pela honraria recebida por esta casa pela qual tenho muito respeito e muito apreço. Com a Assembleia Legislativa temos tido compromisso e trabalhado em parceira desde o começo da minha gestão. Uma parceria importante que tem feito a diferença nas nossas ações”, salientou o governador.

Ainda eu seu discurso o gestor complementou salientando que está em paz.

“E quero transmitir essa paz para todos que colaboram com o nosso governo. Apesar dos acontecimentos de ontem pela manhã, eu estou em paz. Porque sei exatamente o propósito que me move a ser governador do nosso estado”, frisou Gladson Chamei.

Kátia Rejane também agradeceu aos 24 deputados pela Comenda e disse que o gesto da Assembleia Legislativa é grandioso.

“Essa é a maior comenda deste Poder e isso me orgulha muito. Isso nos estimula a continuar trabalhando ainda mais pelo Estado, pela população acreana”, salientou.

Entre os agraciados com o Título de Cidadão Acreano, destaque para o cantor cruzeirense,  Gustavo Matias, que na noite de ontem (15) avançou mais uma etapa do reality show The Voice Brasil. O jovem foi aprovado com 54% de votos e foi direto para a semifinal. O cantor também foi homenageado com uma moção de aplausos.

O cerimonial da casa exibiu um vídeo do cantor  agradecendo pela homenagem recebida.

Ao encerrar a solenidade, Nicolau Júnior agradeceu aos deputados estaduais pelo apoio às ações realizadas pela Aleac.

O parlamentar estendeu os agradecimentos ao governo do Estado e aos servidores do Poder Legislativo.

“Gostaria de aproveitar esse momento e agradecer aos companheiros, deputados e aos servidores do Poder Legislativo pelo apoio incondicional, ressaltando que cada desafio vencido no decorrer de 2021, após passarmos por uma pandemia que ainda não foi vencida, só foi possível graças a União e o trabalho conjunto de todos. Meu desejo é que em 2022 nossos ânimos sejam redobrados com o objetivo de trazer ao Povo do Estado do Poder Legislativo Estadual”, enfatizou o presidente da Aleac.

Também no final da cerimônia, os deputados estaduais prestaram uma homenagem ao deputado Wendy Lima que se encontra internado num hospital de São Paulo, devido a complicações de uma cirurgia.

Na oportunidade, seu pai que acompanhava a solenidade no teatro, o vereador N.Lima, pôde receber um abraço dos deputados estaduais.

Texto: Mircléia Magalhães/Aleac

Fotos: Ismael Medeiros

 

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Geral

PM de folga impede assalto e prende dois homens após família ser feita refém em Cruzeiro do Sul

Publicado

em

Suspeitos foram baleados e detidos após invadir residência no bairro 25 de Agosto; quatro criminosos participaram da ação.

Dois homens foram presos na noite desta quinta-feira (4) após invadirem uma residência e fazerem uma família refém durante um assalto no bairro 25 de Agosto, em Cruzeiro do Sul. A ação foi interrompida por um policial militar que estava de folga, que reagiu ao ser abordado por um dos suspeitos armados. Um dos detidos, identificado como Cauã, foi baleado na perna, e o outro, Jarlisson, sofreu um ferimento no supercílio. Ambos receberam atendimento médico e foram conduzidos à Delegacia de Polícia Civil.

Segundo relatos das vítimas, quatro assaltantes armados com pistolas entraram na casa e fizeram a família — incluindo uma criança — refém. Eles procuravam ouro e joias, por saberem que a moradora comercializava esses itens. Durante a ação, as vítimas foram algemadas, e a mulher chegou a ser enforcada para revelar onde supostamente guardava o ouro. Sem encontrar os objetos desejados, o grupo fugiu levando relógios, pulseiras, celulares e cerca de R$ 2 mil em dinheiro.

Durante as buscas, a Polícia Militar foi informada de que um colega havia contido dois suspeitos nas proximidades. O PM relatou que estava em frente à própria residência quando viu três indivíduos correndo. Ao perceber que um deles portava uma pistola e apontava em sua direção, reagiu e efetuou um disparo que atingiu Cauã.

Com a dupla, os policiais apreenderam sete relógios, uma pulseira, um perfume, dinheiro, dois celulares e uma pistola Taurus modelo .838, com 13 munições intactas. As vítimas reconheceram os dois como participantes do roubo.

Os outros envolvidos na ação criminosa ainda não foram localizados.

Comentários

Continue lendo

Geral

Justiça do Acre funciona em regime de plantão nesta segunda (8)

Publicado

em

Foto: TJAC/assessoria

O Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) informa que não haverá expediente nas unidades jurisdicionais e administrativas na próxima segunda-feira, 8 de dezembro, em virtude do feriado do Dia da Justiça.

A data é comemorada desde 1940, mas sua primeira celebração oficial ocorreu somente dez anos mais tarde, por iniciativa da Associação dos Magistrados Brasileiros. A Lei 1.408, de 1951, criou o Dia da Justiça como feriado forense em todo o território nacional.

O atendimento das demandas emergenciais, no âmbito do primeiro e segundo graus de jurisdição, ocorrerá em regime de plantão, conforme escala definida. A relação de magistradas, magistrados, servidoras e servidores plantonistas pode ser consultada na aba Plantão Judiciário do portal do TJAC ou diretamente pelo link: https://www.tjac.jus.br/spj/.

Os prazos processuais que tenham início ou término durante o feriado serão automaticamente prorrogados para o primeiro dia útil subsequente, garantindo segurança e continuidade à tramitação processual.

 

Fonte: Ascom/TJAC

Comentários

Continue lendo

Geral

Acusado de homicídio em disputa entre facções volta a júri popular nesta quinta em Rio Branco

Publicado

em

Raimundo Fernandes Silva, que havia sido condenado a mais de 21 anos de prisão em 2022, passa por novo julgamento após anulação da sentença pelo TJAC.

Raimundo Fernandes Silva, acusado de homicídio qualificado, voltou a sentar no banco dos réus na manhã desta quinta-feira (5), na 2ª Vara do Tribunal do Júri e Auditoria Militar de Rio Branco. Ele é apontado como o autor do assassinato de Alessandro da Silva Santos, ocorrido em 2018. A sessão teve início às 8h30, no Fórum Criminal, e o resultado do julgamento deve ser conhecido no início da tarde.

O réu chegou a ser condenado em fevereiro de 2022 a 21 anos, 10 meses e 15 dias de prisão, em regime fechado. No entanto, a defesa recorreu ao Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), alegando que testemunhas consideradas essenciais não haviam sido ouvidas, o que poderia alterar o entendimento dos jurados.

A Câmara Criminal acolheu o recurso e anulou a sentença, determinando um novo julgamento.

Segundo a denúncia do Ministério Público, o crime ocorreu na noite de 8 de agosto de 2018, em meio a uma disputa entre facções criminosas. Alessandro da Silva Santos foi surpreendido quando chegava em casa, no bairro Tancredo Neves, por um homem armado com uma espingarda de grosso calibre e executado com vários disparos.

Raimundo Fernandes Silva foi indiciado pela Delegacia de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP) e não compareceu à sessão do júri realizada em 2022, quando acabou condenado pela primeira vez.

Fonte: PCAC

Comentários

Continue lendo