Conecte-se conosco

Geral

Em três meses, Saúde do Estado reduz em 80% demanda reprimida de exames no Acre

Publicado

em

Diminuir as filas de espera, agilizar diagnósticos e o tratamento de pacientes que buscam o serviço público de saúde é uma das metas estabelecidas pelo governo do Acre. Para isso, desde o retorno das atividades, que ficaram parcialmente suspensas em razão do período pandêmico, a Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), se mobilizou para iniciar uma verdadeira força-tarefa, levando atendimentos em saúde, mutirões de cirurgias e realização de exames para a todas as regionais do estado.

Os mutirões da saúde acontecem pelo menos duas vezes na semana e alcança todas as regionais do Acre. Foto: Odair Leal/secom

Em um balanço divulgado pela Central de Regulação de Exames (CRE) nesta sexta-feira, 27, em três meses ininterruptos de mutirão, a pasta já conseguiu reduzir em mais de 80% a demanda reprimida de exames de imagem acumulados durante o período de pandemia. Com o novo fluxo, a unidade de saúde conseguiu diminuir o tempo de espera do paciente, resultando no aumento da satisfação dos usuários do serviço e na agilidade de seus tratamentos.

“Nós apresentamos a quantidade de exames a serem realizados à secretária da Pasta, Paula Mariano, que nos deu sinal verde para o início dos mutirões. Começamos em fevereiro, trabalhando de domingo a domingo, e hoje podemos dizer que, com exceção dos que precisam de sedação, não temos mais espera para a realização de exames de imagem”, afirmou Andreia Farias, coordenadora da Central de Regulação de Exames.

Em três meses o mutirão de exames reduziu em 80% a demanda reprimida do estado. Foto: cedida

Entre as solicitações de exame mais requisitadas estão: tomografias computadorizadas; ressonâncias magnéticas; radiografias; ultrassonografias; cintilografias; densitometrias; litotripsias; cateterismos cardíacos e arteriografias. Em janeiro deste ano, havia um total de 8,6 mil exames aguardando para serem realizados. Com os mutirões, em apenas três meses, este número caiu para 1.748.

“Com o início da pandemia, em 2020, os exames eletivos não puderam ser realizados. Com a diminuição significativa do número de casos de covid após o início da vacinação, iniciamos os mutirões em fevereiro e conseguimos reduzir significativamente a fila de espera. As ações continuam, com mutirões de cirurgias, atendimentos e realização de procedimentos e exames em todas as regionais do Acre”, finaliza Paula Mariano, secretária de Estado de Saúde.

A Secretaria de Saúde vem acompanhando os mutirões desde o início. Foto: Odair Leal/Secom

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Geral

Brasileia conquista Selo Ouro e alcança marca histórica em transparência pelo Radar Nacional da Transparência Pública

Publicado

em

Por Fernando Oliveira- Secom/ Prefeitura de Brasileia

O município de Brasileia, alcançou, pela primeira vez, o Selo Ouro no Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP), consolidando-se como referência estadual e nacional em transparência e gestão pública responsável.

O resultado foi divulgado oficialmente nesta quinta-feira (04), durante o IV Congresso Internacional dos Tribunais de Contas, realizado em Florianópolis (SC).

Com nota de 86,28%, Brasileia atingiu um dos níveis mais elevados.

Comentários

Continue lendo

Geral

Adolescente de 17 anos é encontrado morto dentro de casa em Feijó; polícia apura possibilidade de suicídio

Publicado

em

Wesley Correia, conhecido na comunidade por praticar vôlei, teve o corpo encaminhado ao IML; laudo pericial deve esclarecer as circunstâncias do óbito

Wesley era bastante conhecido na comunidade e participava ativamente de práticas esportivas, especialmente o vôlei. Foto: captada 

O adolescente Wesley Correia da Costa Nascimento, de 17 anos, foi encontrado morto dentro da própria casa na manhã desta sexta-feira (5), em Feijó. A Polícia Civil investiga as circunstâncias do óbito, e informações preliminares apontam para a possibilidade de suicídio, hipótese que ainda não foi confirmada oficialmente.

De acordo com o delegado Dione Lucas, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML)e passará por exames periciais para esclarecer a causa da morte. Apenas após a conclusão dos laudos será possível determinar com precisão o que ocorreu.

Wesley era bastante conhecido na comunidade e participava ativamente de atividades esportivas, especialmente de vôlei. A notícia de sua morte causou grande comoção entre familiares e amigos, que manifestaram tristeza e surpresa nas redes sociais.

A Polícia Civil continua com as investigações e aguarda o resultado oficial da perícia para dar andamento ao caso.

Comentários

Continue lendo

Geral

PCAC prende homem de 45 anos por estupro de vulnerável em Cruzeiro do Sul

Publicado

em

A prisão integra um conjunto de ações realizadas pela DEMPCA ao longo da semana em Cruzeiro do Sul, período no qual quatro pessoas foram capturadas

DEMPCA efetua prisão de homem por estupro de vulnerável nesta sexta-feira em Cruzeiro do Sul. Foto: cedida

A Polícia Civil do Acre (PCAC), por meio da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher e Proteção da Criança e do Adolescente (DEMPCA), realizou mais uma prisão nesta sexta-feira, 5, em Cruzeiro do Sul, reforçando as ações de combate à violência e proteção às vítimas no município.

O detido, identificado pelas iniciais D.G.A., de 45 anos, foi preso em cumprimento de mandado decorrente de condenação por estupro de vulnerável.

A prisão integra um conjunto de ações realizadas pela DEMPCA ao longo da semana em Cruzeiro do Sul, período no qual quatro pessoas foram capturadas, duas por violência doméstica e duas por estupro de vulnerável.

“As operações refletem o comprometimento das equipes da DEMPCA e demais unidades policiais em garantir a proteção de mulheres, crianças e adolescentes, além de assegurar a responsabilização de agressores”, declarou o delegado Vinícios Almeida.

Almeida destaca que seguirá empenhada no enfrentamento firme e contínuo aos crimes que atingem grupos vulneráveis, reforçando a importância das denúncias e da atuação integrada para coibir abusos e assegurar justiça às vítimas.

Comentários

Continue lendo