Conecte-se conosco

Acre

Em solenidade inédita em Brasiléia, vereadores da FPA se ausentam misteriosamente

Publicado

em

00089.MTS.Still002

Na política Brasileense, os últimos meses de 2014, foram de intensa reuniões a portas fechadas dentro e fora do Município e da regional

Os vereadores da bancada de oposição na Câmara Municipal de Brasiléia, não compareceram na posse do presidente reeleito para o biênio 2015/2016, vereador Mário Jorge Fiesca (SDD), na noite de segunda-feira (05), fato esse ocorrido pela primeira vez na história política do Acre, principalmente na centenária capital da regional do Alto Acre.

A ausência dos parlamentares de oposição, deu brechas para os munícipes que lotaram as dependências da sala de sessões da Casa do Povo, darem algumas alfinetadas de leve aos faltosos vereadores municipais.

Todos que estavam na Câmara, acharam o momento de protesto dos vereadores faltosos e contra a última eleição da nova mesa diretora, precipitada.

Mário Jorge Fiesca, do Solidariedade, ficará até o final de 2016 como presidente reeleito da Câmara Municipal de Brasiléia - Foto: captura

Mário Jorge Fiesca, do Solidariedade, ficará até o final de 2016 como presidente reeleito da Câmara Municipal de Brasiléia – Foto: captura

Tal ausência se configurou por todos, um protesto da Frente Popular de Brasiléia, relatados pelos frequentadores das sessões e os mais antigos moradores do município, como um momento negativo aos 50 anos de histórias política e de vereanças da câmara de vereadores.

Na política brasileense, os últimos meses de 2014 foram de intensa reuniões a portas fechadas dentro e fora do município, com discussões, embates, sessões conturbadas, acusações ferrenhas dos vereadores de oposição a atual administração municipal, vias de fato na galeria da casa e um final de ano movimentado dentro e fora da política.

Por um lado, o inevitável aconteceu. A hegemonia da Frente Popular Brasileense acabou depois de 14 anos consecutivos frente à mesa diretora da câmara de vereadores de Brasiléia. Políticos diplomados se reverzavam na composição das cadeiras na Casa do Povo.

Pra se ter uma ideia do poder que tinham os políticos do grupo aliado aos caciques da Frente Popular do Acre, até o ultimo dia de 2014, três vereadores da frente popular de Brasiléia dominava as cadeiras que cercava o presidente Mario Jorge Fiesca (SDD) eleito presidente em 2013, por indicação do próprio Partido dos Trabalhadores (PT).

Convidados lotaram a plenária da Casa para ver a nova mesa diretora - Foto: captura

Convidados lotaram a plenária da Casa para ver a nova mesa diretora – Foto: captura

As manobras políticas dominadas pela Frente Popular de Brasiléia, com mão de ferro por décadas, vem perdendo forças a cada ano na fronteira. Nas últimas eleições proporcionais de 2014, com a reeleição garantida ao governo do Acre em algumas regiões acrianas, Brasiléia mostrou o fracasso político que vive a cada semestre e nas urnas, do grupo que já tiveram reis e rainhas da monarquia política Brasileense, onde elevou o nome de Sebastião Viana a terceira derrota consecutiva nas urnas do município.

O prejuízo político aos pouco mostra como se encontra hoje o município de Brasiléia. Quem é do contra não compareceu a prestigiada sessão solene de cerimônia de posse. Fato inédito na historia política de mais de cinco décadas de vereanças no município, o porque os mesmos só torce contra, nada presta, nada funciona, mas também não tem sugestão.

Por não terem mais forças políticas na câmara de vereadores, por comporem a minoria na casa, principalmente nas decisões futuras, onde tinham o poder e influenciavam nas decisões políticas do dia-dia do município, eram acostumados nos áureos do “manda quem pode, obedecem quem tem juízo”, não terão mais nos próximos dois anos.

Para os opositores da casa, resta a parte debaixo. Com a subida do vereador Benedito Lima (PMDB), assume o lugar de Carlinhos do Pelado (PSB) que exercia a 2ª secretária da mesa. Já o vereador Joelso Pontes (PP), toma a cadeira e rebaixa a vereadora Erizete Lima (PT), que exercia seus trabalhos como 1ª Secretária da casa do povo. O vereador Marquinhos Taxista (PSDB), ocupará o lugar da vereadora Tereza ‘Com Certeza’ (PT), irá para a vice-presidente da casa para os próximos dois anos, o vice-presidente falou em independência dos vereadores da casa.

Marquinhos pregou a harmonia entre o grupo de base, destacou a necessidade de se realizar uma grande legislatura nesses próximos dois anos, falou em paz, em esperança, em trabalho e em objetivos a serem cumpridos no Município.

Presentes na sessão solene de posse, estiveram os vereadores Ivonaldo da Costa Rufino (SDD), Marivaldo da Silva Oliveira (PMDB), Benedito Lima Rocha (PMDB), Marcos Tibúrcio dos Santos (PSDB), Joelso dos Santos Pontes (PP) e Mário Jorge Gomes Fiesca (SDD).

Faltaram os vereadores Fernanda de Souza Hassem (PT), Erizete Lima de Moraes (PT), Rosildo Rodrigues de Freitas (PT), Tereza Xavier de Lima Oliveira (PT) e Carlos Armando de Souza Alves (PSB), todos da Frente Popular de Brasiléia, justificaram a ausência na sessão de Posse do vereador reeleito presidente, alegando motivo de viagem. “À oposição, em minoria, restará o protesto”, como foi publicado e narrado recentemente nos rádios de sustentação aos simpatizante e políticos da Frente Popular de Brasiléia.

Marcus José – oaltoacre.com/2015

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

Tião Bocalom convoca coletiva para anunciar possível candidatura ao governo do Acre na próxima segunda-feira (19)

Publicado

em

Prefeito de Rio Branco convocou imprensa para evento na Acisa; decisão pode gerar “fogo amigo” no PL e afetar aliança de Márcio Bittar com Gladson Cameli

Prefeito de Rio Branco se reúne com imprensa na segunda-feira (19); decisão deve impactar alianças e forçar escolha de Márcio Bittar entre partido e acordo com Cameli. Foto: captada 

O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom (PL), anunciará oficialmente possível pré-candidatura ao governo do Acre na próxima segunda-feira (19), em entrevista coletiva marcada para as 9h no auditório da Associação Comercial, Industrial, de Serviço e Agrícola do Acre (Acisa). A decisão é aguardada com expectativa por aliados e opositores e deve reconfigurar o cenário político estadual.

Na última terça (13), Bocalom já havia adiantado em entrevista exclusiva à GAZETA que o anúncio ocorreria em breve. Agora, a confirmação oficial poderá criar um “fogo amigo” dentro do PL, já que o senador Márcio Bittar, em busca da reeleição, pretende manter aliança com o governador Gladson Cameli (PP), que apoia a vice-governadora Mailza Assis como candidata ao governo.

O movimento do prefeito também abre incógnitas sobre a viabilidade do apoio formal do partido a sua candidatura majoritária, em um ano em que a disputa estadual promete ser marcada por divisões dentro da própria base aliada ao governo atual.

A pré-candidatura de Bocalom (PL) ao governo do Acre coloca o senador Márcio Bittar (PL) em um dilema político: manter a aliança com o governador Gladson Cameli (PP). Foto: captada 

A pré-candidatura do prefeito Tião Bocalom (PL) ao governo do Acre coloca o senador Márcio Bittar (PL) em um dilema político: manter a aliança com o governador Gladson Cameli (PP), que apoia a vice-governadora Mailza Assis para o Palácio Rio Branco e busca eleger-se ao Senado, ou seguir a orientação do partido e apoiar o chefe do Executivo municipal.

Nos bastidores, cogita-se que Bittar poderia, alternativamente, apoiar a candidatura de Alan Rick (Republicanos), que lidera as pesquisas de intenção de voto. Diante da indefinição, representantes do PL não devem comparecer à coletiva de Bocalom na segunda-feira (19).

Se confirmada a candidatura, Bocalom precisará deixar a prefeitura de Rio Branco, passando o cargo ao vice Alysson Bestene (PP), e reorganizar sua base para disputar o governo em um cenário já marcado por divisões dentro da atual aliança governista.

A decisão de Bocalom coloca o senador Márcio Bittar (PL) em uma encruzilhada: manter a aliança com o governador Gladson Cameli (PP), que apoia a vice-governadora Mailza Assis ao governo. Foto: captada 

Comentários

Continue lendo

Acre

Diretoria do Sinjac visita repórter cinematográfico Jailson Fernandes após alta médica

Publicado

em

A diretoria do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Acre (Sinjac) realizou, na tarde desta quinta-feira, 15, uma visita ao repórter cinematográfico Jailson Fernandes, em sua residência, em Rio Branco. O encontro teve caráter solidário e marcou o retorno do profissional para casa após receber alta médica na última terça-feira, 13, quando deixou o Pronto-Socorro depois de um período de internação que mobilizou amigos, colegas de profissão e a sociedade.

O presidente do Sinjac, Luiz Cordeiro, destacou a importância do apoio coletivo no momento delicado enfrentado por Jailson. Segundo ele, a mobilização em torno do profissional demonstra a força da categoria e o espírito de união entre os trabalhadores da Comunicação. Cordeiro ressaltou ainda que o sindicato acompanha de perto situações como essa e reforçou o compromisso da entidade com a valorização e o bem-estar dos jornalistas e profissionais da área.

Visivelmente emocionado, Jailson Fernandes agradeceu o carinho recebido desde o início do problema de saúde. Logo após sair da unidade hospitalar, ele gravou um vídeo no qual fez questão de agradecer pelas orações, mensagens de apoio e, principalmente, pelas doações de sangue, que foram fundamentais para o sucesso do tratamento.

O repórter cinematográfico destacou que a corrente de solidariedade formada em seu favor acabou beneficiando também outros pacientes atendidos pelo sistema de saúde. “Esse gesto não foi só por mim, ajudou muita gente que também precisava”, enfatizou.

Comentários

Continue lendo

Acre

Inmet emite alerta amarelo de chuvas intensas para todo o Acre nesta sexta

Publicado

em

Previsão inclui até 50 mm de chuva e ventos de 60 km/h; estado pode ter alagamentos, quedas de árvores e interrupções de energia

O alerta, classificado como Perigo Potencial, começou a valer às 9h15 e segue até 23h59. De acordo com o Inmet, são esperadas chuvas entre 20 e 30 milímetros por hora. Foto: captada 

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta amarelo de chuvas intensas para todo o Acre nesta sexta-feira (16). O aviso, válido das 9h15 até 23h59, prevê precipitações entre 20 e 30 mm por hora, podendo acumular 50 mm ao longo do dia, além de ventos de 40 a 60 km/h.

Embora classificado como perigo potencial de baixo a moderado, o órgão alerta para risco de alagamentos pontuais, queda de galhos, descargas elétricas e interrupção no fornecimento de energia, especialmente em áreas mais vulneráveis.

O Inmet orienta que a população evite se abrigar debaixo de árvores, não estacione veículos próximos a torres ou placas de propaganda e evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada durante as tempestades. Em caso de emergência, o contato deve ser feito com a Defesa Civil (193) ou Corpo de Bombeiros.

Comentários

Continue lendo