Conecte-se conosco

Acre

Em solenidade inédita em Brasiléia, vereadores da FPA se ausentam misteriosamente

Publicado

em

00089.MTS.Still002

Na política Brasileense, os últimos meses de 2014, foram de intensa reuniões a portas fechadas dentro e fora do Município e da regional

Os vereadores da bancada de oposição na Câmara Municipal de Brasiléia, não compareceram na posse do presidente reeleito para o biênio 2015/2016, vereador Mário Jorge Fiesca (SDD), na noite de segunda-feira (05), fato esse ocorrido pela primeira vez na história política do Acre, principalmente na centenária capital da regional do Alto Acre.

A ausência dos parlamentares de oposição, deu brechas para os munícipes que lotaram as dependências da sala de sessões da Casa do Povo, darem algumas alfinetadas de leve aos faltosos vereadores municipais.

Todos que estavam na Câmara, acharam o momento de protesto dos vereadores faltosos e contra a última eleição da nova mesa diretora, precipitada.

Mário Jorge Fiesca, do Solidariedade, ficará até o final de 2016 como presidente reeleito da Câmara Municipal de Brasiléia - Foto: captura

Mário Jorge Fiesca, do Solidariedade, ficará até o final de 2016 como presidente reeleito da Câmara Municipal de Brasiléia – Foto: captura

Tal ausência se configurou por todos, um protesto da Frente Popular de Brasiléia, relatados pelos frequentadores das sessões e os mais antigos moradores do município, como um momento negativo aos 50 anos de histórias política e de vereanças da câmara de vereadores.

Na política brasileense, os últimos meses de 2014 foram de intensa reuniões a portas fechadas dentro e fora do município, com discussões, embates, sessões conturbadas, acusações ferrenhas dos vereadores de oposição a atual administração municipal, vias de fato na galeria da casa e um final de ano movimentado dentro e fora da política.

Por um lado, o inevitável aconteceu. A hegemonia da Frente Popular Brasileense acabou depois de 14 anos consecutivos frente à mesa diretora da câmara de vereadores de Brasiléia. Políticos diplomados se reverzavam na composição das cadeiras na Casa do Povo.

Pra se ter uma ideia do poder que tinham os políticos do grupo aliado aos caciques da Frente Popular do Acre, até o ultimo dia de 2014, três vereadores da frente popular de Brasiléia dominava as cadeiras que cercava o presidente Mario Jorge Fiesca (SDD) eleito presidente em 2013, por indicação do próprio Partido dos Trabalhadores (PT).

Convidados lotaram a plenária da Casa para ver a nova mesa diretora - Foto: captura

Convidados lotaram a plenária da Casa para ver a nova mesa diretora – Foto: captura

As manobras políticas dominadas pela Frente Popular de Brasiléia, com mão de ferro por décadas, vem perdendo forças a cada ano na fronteira. Nas últimas eleições proporcionais de 2014, com a reeleição garantida ao governo do Acre em algumas regiões acrianas, Brasiléia mostrou o fracasso político que vive a cada semestre e nas urnas, do grupo que já tiveram reis e rainhas da monarquia política Brasileense, onde elevou o nome de Sebastião Viana a terceira derrota consecutiva nas urnas do município.

O prejuízo político aos pouco mostra como se encontra hoje o município de Brasiléia. Quem é do contra não compareceu a prestigiada sessão solene de cerimônia de posse. Fato inédito na historia política de mais de cinco décadas de vereanças no município, o porque os mesmos só torce contra, nada presta, nada funciona, mas também não tem sugestão.

Por não terem mais forças políticas na câmara de vereadores, por comporem a minoria na casa, principalmente nas decisões futuras, onde tinham o poder e influenciavam nas decisões políticas do dia-dia do município, eram acostumados nos áureos do “manda quem pode, obedecem quem tem juízo”, não terão mais nos próximos dois anos.

Para os opositores da casa, resta a parte debaixo. Com a subida do vereador Benedito Lima (PMDB), assume o lugar de Carlinhos do Pelado (PSB) que exercia a 2ª secretária da mesa. Já o vereador Joelso Pontes (PP), toma a cadeira e rebaixa a vereadora Erizete Lima (PT), que exercia seus trabalhos como 1ª Secretária da casa do povo. O vereador Marquinhos Taxista (PSDB), ocupará o lugar da vereadora Tereza ‘Com Certeza’ (PT), irá para a vice-presidente da casa para os próximos dois anos, o vice-presidente falou em independência dos vereadores da casa.

Marquinhos pregou a harmonia entre o grupo de base, destacou a necessidade de se realizar uma grande legislatura nesses próximos dois anos, falou em paz, em esperança, em trabalho e em objetivos a serem cumpridos no Município.

Presentes na sessão solene de posse, estiveram os vereadores Ivonaldo da Costa Rufino (SDD), Marivaldo da Silva Oliveira (PMDB), Benedito Lima Rocha (PMDB), Marcos Tibúrcio dos Santos (PSDB), Joelso dos Santos Pontes (PP) e Mário Jorge Gomes Fiesca (SDD).

Faltaram os vereadores Fernanda de Souza Hassem (PT), Erizete Lima de Moraes (PT), Rosildo Rodrigues de Freitas (PT), Tereza Xavier de Lima Oliveira (PT) e Carlos Armando de Souza Alves (PSB), todos da Frente Popular de Brasiléia, justificaram a ausência na sessão de Posse do vereador reeleito presidente, alegando motivo de viagem. “À oposição, em minoria, restará o protesto”, como foi publicado e narrado recentemente nos rádios de sustentação aos simpatizante e políticos da Frente Popular de Brasiléia.

Marcus José – oaltoacre.com/2015

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

Vereador é flagrado ameaçando servidora durante confusão em posto de saúde; ASSISTA

Publicado

em

Vídeo mostra o parlamentar exaltado e ameaçando prender a servidora

Um vídeo que passou a circular nas redes sociais nesta quinta-feira (18) registra um episódio de tensão envolvendo o vereador Liberman Farias da Costa, conhecido como Manan Rural, dentro da Unidade de Saúde da Vila Santa Luzia (Francisca de Souza Machado), localizada na zona rural de Cruzeiro do Sul. As imagens mostram o parlamentar em tom alterado durante um confronto com uma servidora do local.

Caso aconteceu em Cruzeiro do Sul/Foto: Reprodução

No registro, o vereador discute com a funcionária e chega a ameaçar dar voz de prisão, alegando desacato. “Se eu quiser, você já está presa. Eu prendo aqui e chamo a polícia”, afirma o parlamentar em um dos momentos captados no vídeo, que gerou forte repercussão nas redes sociais.

De acordo com informações iniciais, o desentendimento teria começado após o vereador encontrar a porta da unidade fechada em um horário que, segundo ele, deveria haver atendimento ao público. Irritado com a situação, Manan Rural teria questionado a equipe da unidade de saúde, o que deu início à discussão.

Outro ponto que chamou atenção nas imagens foi o momento em que o vereador pede a senha do Wi-Fi da própria unidade para conseguir entrar em contato com a Polícia Militar e registrar a ocorrência. O caso segue repercutindo e o espaço permanece aberto para manifestação e esclarecimentos de todas as partes envolvidas.

Comentários

Continue lendo

Acre

PREVISÃO DO TEMPO: sábado (20) de chuvas intensas e trovoadas no Norte

Publicado

em

Pancadas de chuva com trovoadas tomam a região, com maior intensidade a partir da tarde; temperaturas variam entre 22°C e 34°C

A previsão do tempo para a Região Norte do país, neste sábado (20), indica céu com muitas nuvens e pancadas de chuva para toda a região, com possibilidade de trovoadas isoladas para todos os estados, principalmente a partir da tarde.

Pela manhã, a previsão é de muitas nuvens para toda a região, com pancadas de chuva isoladas para todo o Amapá, Pará — exceto pelo nordeste do estado —, maior parte do Amazonas — exceto pelo extremo-sul —, sudeste de Rondônia, oeste e norte do Tocantins e extremo-oeste do Acre. As pancadas de chuva devem amanhecer já acompanhadas de trovoadas no centro-sul do Piauí e no extremo-leste de Rondônia.

Durante a tarde, as chuvas se intensificam e vêm acompanhadas de trovoadas em toda a região, exceto no Amapá, onde deve chover com menor intensidade ao centro-sul do estado, sem trovoadas. Essas condições devem se manteraté a noite.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de perigo potencial de chuvas intensas para o Acre, Tocantins, Rondônia, Amazonas e centro-sul do Pará, além de alerta de perigo de chuvas intensas para o Tocantins, o centro-sul do Pará e para a faixa central do Amazonas.

Entre as capitais, a temperatura mínima prevista é de 22°C, em Rio Branco. Já a máxima pode chegar até 34°C, emBoa Vista. A umidade relativa do ar varia entre 50% e 100%.

Fonte: Brasil 61

Comentários

Continue lendo

Acre

Prefeitura de Rio Branco começa a entregar brinquedos para crianças listadas no CadÚnico

Publicado

em

A Prefeitura de Rio Branco começou a entregar, nesta sexta-feira (19), os brinquedos para crianças em situação de vulnerabilidade social

A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, começou a entregar, nesta sexta-feira, 19, os brinquedos para crianças em situação de vulnerabilidade na ação social denominada “Natal Criança Feliz”. A mobilização foi acompanhada pelo prefeito Tião Bocalom, que participou das primeiras doações no CRAS Novo Horizonte.

Os meninos e meninas selecionados para receber os presentes estão inscritos no Cadastro Único (CadÚnico). (Foto: Marcos Araújo/Secom)

Os meninos e meninas selecionados para receber os presentes estão inscritos no Cadastro Único (CadÚnico). O chamamento está sendo realizado via WhatsApp, mas a família que está cadastrada e recebe o Bolsa Família pode procurar o CRAS de sua região.

Segundo o secretário João Marcos Luz, um calendário foi montado para realizar a entrega nos oito Centros de Referência de Assistência Social (CRAS). (Foto: Marcos Araújo/Secom)

Segundo o secretário João Marcos Luz, um calendário foi montado para realizar a entrega nos oito Centros de Referência de Assistência Social (CRAS). “Estamos zelando por todo o trabalho para atender ao público-alvo, que são famílias cadastradas no Bolsa Família e que, certamente, não teriam condições de comprar presentes para os filhos”, detalhou o secretário municipal de Assistência Social e Direitos Humanos.

O prefeito Tião Bocalom fez questão de reafirmar que os brinquedos serão entregues apenas para as famílias cadastradas no CadÚnico. (Foto: Anderson Oliveira/Secom)

O prefeito Tião Bocalom fez questão de reafirmar que os brinquedos serão entregues apenas para as famílias cadastradas no CadÚnico. “Não tem presente para todas as crianças de Rio Branco; são para aquelas crianças cujas famílias não têm condições financeiras para comprar e estão no CadÚnico. Será um Natal bem diferente para as crianças mais humildes”, detalhou o chefe do Executivo.

Os CRAS entregarão cerca de 50 mil brinquedos até terça-feira, 23, em uma ação social que mobilizou todos os servidores da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos para cumprir a programação estabelecida.

Comentários

Continue lendo