Conecte-se conosco

Acre

Em reunião, CGU e prefeitura estreitam laços com vista a dar mais transparência a execuções de obras

Publicado

em

Com caráter preventivo e orientativo, representantes da Controladoria Geral da União (CGU) estiveram reunidos com o secretário de Infraestrutura e Urbanismo de Rio Branco (Seinfra), Antônio Cid Ferreira, para falar sobre as obras que estão sendo realizadas pela gestão municipal.

O superintendente da CGU no Acre, Osmar Nilo, destacou que a visita tem o objetivo de colaborar com a prefeitura na concretização das obras.

“A gente está executando um trabalho preventivo, um trabalho de avaliação da execução da obra da rotatória da AABB. A ideia é colaborar com a prefeitura de Rio Branco na concretização desse objeto, que entende ser uma obra complexa, que necessita de contribuição externa, necessita de um órgão de controle já nas fases preparatórias do processo licitatório, contribuindo na execução e na entrega da política pública para a sociedade. Consideramos que o mais importante é que essa obra se concretize, que essa obra venha colaborar para o desenvolvimento da nossa capital.”

Questionado se a CGU havia vislumbrado qualquer indicio de ilicitude, Osmar Nilo afirmou que não existe qualquer indicio que ponha em dúvida a gestão pública municipal.

“Nosso objetivo é colocar nosso corpo de auditores à disposição do município para que todos os riscos relacionados a essa obra sejam mitigados já nessa fase de planejamento e que possamos entregar o resultado para a sociedade. Não existe nenhum risco associado a conluio ou a qualquer fato que atrapalhe a integridade ou a ética da administração pública”, enfatizou.

Antônio Cid Ferreira, secretário de Infraestrutura e Urbanismo avaliou a visita da CGU de forma positiva destacando a importância da parceria com os órgãos de controle.

“É uma grata satisfação de receber a equipe técnica, juntamente com o superintendente da Controladoria Geral da União, no sentido de trazer o apoio, a parceria, a orientação na execução dessas obras impactantes que nós estamos fazendo na cidade. O prefeito sempre teve o cuidado de estar sempre em parceria com os órgãos de controle, tanto que nós temos dentro do nosso sistema o De Olho na Obra, que é uma ferramenta de transparência. Se em algum momento estivermos fazendo alguma coisa, não vou dizer errada, mas equivocada, por algum desconhecimento, mas nunca intencionalmente. Essa é a preocupação do nosso prefeito, essa é a preocupação de todos os gestores da nossa administração.”

Fonte: Prefeitura de Rio Branco – AC

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

Rio Acre sobe quase três metros em 24 horas em Rio Branco após chuvas intensas

Publicado

em

Mesmo com elevação expressiva, nível do rio permanece abaixo das cotas de alerta e transbordo, segundo a Defesa Civil

Foto: Sérgio Vale/ac24horas

O nível do rio Acre em Rio Branco registrou uma elevação de quase três metros nas últimas 24 horas, reflexo direto do grande volume de chuvas que atingiu a capital acreana na quarta-feira (17). As informações foram divulgadas pela Defesa Civil Municipal.

Conforme os boletins oficiais, às 5h da manhã de quarta-feira (17) o rio marcava 6,30 metros. Já no mesmo horário desta quinta-feira (18), o nível chegou a 9,05 metros, o que representa uma elevação aproximada de 2,75 metros em apenas um dia.

Apesar da subida significativa, o rio Acre ainda permanece abaixo da cota de alerta, estabelecida em 13,50 metros, e da cota de transbordo, fixada em 14,00 metros. A Defesa Civil informou que segue monitorando continuamente o comportamento do manancial, principalmente diante da possibilidade de novas chuvas na região.

Comentários

Continue lendo

Acre

Ameaça de desbarrancamento leva Defesa Civil a retirar família de residência

Publicado

em

Foto: Defesa Civil de Rio Branco/divulgação

Uma família precisou ser retirada de uma residência localizada na avenida Dorva Caminho, no bairro Areal, em Rio Branco, na quarta-feira (17), após o registro de ameaça de desbarrancamento durante a forte chuva que atingiu a capital acreana.

De acordo com as informações repassadas, o risco foi identificado em meio às ocorrências provocadas pelo grande volume de chuva que caiu ao longo do dia, elevando a instabilidade do solo em áreas consideradas vulneráveis. Diante da situação, a Defesa Civil Municipal realizou a retirada preventiva dos moradores para evitar possíveis acidentes.

O órgão, no entanto, não informou para onde a família foi levada, nem o número de pessoas que habitavam a residência. Também não há detalhes sobre danos estruturais no imóvel ou se o local seguirá interditado.

Comentários

Continue lendo

Acre

Rio Branco registra mais de 100 mm de chuva em 24 horas e entra em alerta

Publicado

em

Foto: Sérgio Vale

Rio Branco registrou um volume de chuva superior a 100 milímetros nas últimas 24 horas, segundo dados da aferição oficial do município. O acumulado foi de 108,4 milímetros, resultado de uma precipitação que se estendeu por cerca de 12 horas ininterruptas.

O volume elevado é considerado significativo para o período e contribuiu para a ocorrência de pontos de alagamento em diferentes áreas da cidade. Diante do cenário, a Defesa Civil Municipal intensificou o monitoramento de igarapés e passou a vistoriar áreas classificadas como de risco.

De acordo com o órgão, as ações têm caráter preventivo e visam acompanhar a elevação do nível dos cursos d’água, além de identificar possíveis situações que possam colocar moradores em risco.

A Defesa Civil segue em alerta e orienta a população, especialmente quem vive em áreas vulneráveis, a ficar atenta às condições climáticas e acionar o órgão em caso de necessidade.

Comentários

Continue lendo