Conecte-se conosco

Acre

Em noite de gala para o jornalismo acreano, 1º Prêmio de Comunicação do Governo do Acre celebra a excelência de profissionais da imprensa

Publicado

em

O salão de festas Gran Reserva, em Rio Branco, foi palco na noite desta quarta-feira, 20, de um evento inédito e marcante para o cenário da comunicação acreana: o 1º Prêmio de Comunicação do Governo do Acre. Criado com o objetivo de estimular e valorizar a produção jornalística no estado, o evento contou com a participação de 94 trabalhos inscritos em cinco categorias: Texto, Áudio, Vídeo, Foto e Revelação.

Todos os vencedores do 1º Prêmio de Comunicação do Governo do Acre. Foto: José Caminha/Secom

A premiação, que totalizou R$ 87 mil, foi distribuída entre os primeiros e segundos lugares de cada categoria, evidenciando o compromisso do governo do Estado em reconhecer e incentivar o trabalho dos profissionais da comunicação acreana. A grande novidade foi a categoria Revelação, destinada aos jovens estudantes de jornalismo, com o intuito de abrir portas para futuros talentos.

O evento homenageou o comunicador Giovanni Acioly, músico e radialista, cujo legado foi eternizado ao dar nome ao prêmio. Giovanni, que faleceu em novembro de 2020, teve sua trajetória lembrada com emoção durante a cerimônia. A escolha do nome para o prêmio deste ano, que será uma tradição anual marcada por um projeto de lei específico, foi uma reverência ao legado profissional de Giovanni, especialmente em 2023, quando a rádio Aldeia FM em Rio Branco comemora duas décadas de existência.

A família do comunicador Giovanni Acioly foi homenageada em memória. Foto: Clemerson Ribeiro/Secom

Homenagens e reconhecimento

Antes da premiação, a noite ainda foi marcada por homenagens a figuras fundamentais para o desenvolvimento da comunicação no Acre. Edir Figueira Marques de Oliveira, primeira assessora de comunicação do governo do Estado, foi destacada por sua visão estratégica e papel fundamental na estruturação do Sistema Público de Comunicação, há quase 50 anos.

Edir Figueira Marques de Oliveira foi a primeira assessora de comunicação do governo do Estado. Foto: Clemerson Ribeiro/Secom

Giovanni Acioly, em memória, foi lembrado não apenas por seu talento na música e no rádio, mas também por sua dedicação à comunicação estadual. Sua contribuição na Aldeia FM de Tarauacá e Rio Branco deixou marcas que perduram até hoje, sendo lembrado como um profissional de excelência e pessoa querida por todos.

Parceiros do governo do Estado na realização do prêmio, como Silvânia Pinheiro, Rutemberg Crispim, Jonathan Xavier Donadoni, Paulo Roberto Correia, Guilherme Schirmer Duarte, Ricardo Brandão dos Santos, José Amarísio Freitas de Souza, coronel José Rosemar Andrade de Messias e a vice-governadora Mailza Assis também foram laureados.

Cerimônia de gala e entrega de prêmios

A cerimônia teve início com uma recepção às 19 horas, seguida pela projeção de vídeos produzidos pela Secretaria de Comunicação (Secom), que também foi responsável pela animação e abertura oficial da live. Os mestres de cerimônia Celis Fabrícia e Jefson Dourado conduziram o evento, que contou com apresentações musicais, homenagens e o anúncio e entrega dos aguardados prêmios.

Nayara Lessa discursou sobre a importância da comunicação no contexto estadual. Foto: José Caminha/Secom

A secretária de Estado de Comunicação, Nayara Lessa, anfitriã do evento, emocionou a plateia ao discursar sobre a importância da comunicação no contexto estadual. Ela expressou sua gratidão ao governador Gladson Cameli pelo apoio e enfatizou a relevância do trabalho conjunto entre a Secom e os veículos de comunicação.

Nayara Lessa ainda agradeceu a presença de todos os jornalistas, destacando o empenho da equipe da Secom na realização do prêmio. Ela enfatizou a importância da união entre a Secretaria e os veículos de comunicação, reforçando o compromisso de fortalecer essa parceria ainda mais nos anos seguintes.

“Emocionada e honrada por testemunhar esta noite brilhante, agradeço a cada jornalista e veículo de comunicação que tornou possível o sucesso do 1º Prêmio de Comunicação do Governo do Acre. Este evento é mais que uma celebração; é o reflexo do comprometimento de todos nós com a informação de qualidade. Que esta iniciativa perdure, inspirando futuras gerações a contar as histórias do nosso Acre com dedicação e paixão. Muito obrigada pela parceria e pelo apoio contínuo. Vamos continuar elevando juntos o patamar da comunicação em nosso estado”, destacou a secretária de Comunicação.

A secretária de Comunicação, Nayara Lessa, agradeceu a presença de todos os jornalistas e o bom relacionamento entre comunicação pública e privada. Foto: José Caminha/Secom

Já o governador Gladson Cameli destacou a importância da imprensa na divulgação das ações do governo. Ele expressou sua gratidão aos jornalistas do Acre e ressaltou a relevância do acesso à informação para todos os cidadãos, sempre celebrando o bom relacionamento do governo com a imprensa, mesmo quando há críticas construtivas, gerando o fortalecimento da gestão e prezando pela liberdade de imprensa e o Estado Democrático de Direito.

“É com grande alegria e gratidão que compartilho este momento marcante, parabenizando cada jornalista e veículo que participou do 1º Prêmio de Comunicação do Governo do Acre. Vocês desempenham um papel fundamental na transparência e na conexão com nossa população. Agradeço à secretária Nayara Lessa e à dedicada equipe da Secom por tornarem este evento possível. Que esta celebração se traduza em mais união e êxito em nossos esforços pela comunicação eficaz e informativa. Conto com todos vocês para continuarmos construindo juntos um Acre mais informado e participativo. Muito obrigado e que venha o próximo prêmio”, afirmou o governador.

Governador expressou sua gratidão aos jornalistas do Acre e ressaltou a relevância do acesso à informação para todos os cidadãos. Foto: José Caminha/Secom

Jurados renomados e critérios de avaliação rigorosos

O processo de seleção dos premiados contou com um júri composto por profissionais renomados em suas áreas. Maríndia Moura, Liliana de La Torre Barbosa, Bruno Cássio de Andrade e Silva, Rosangela Aparecida da Silva e Tatyana Lima avaliaram os trabalhos considerando critérios como promoção à cidadania, relevância regional, originalidade na abordagem e qualidade técnica.

Premiação e reconhecimento

O ápice da cerimônia foi a revelação e entrega dos prêmios. Os vencedores, escolhidos pelos jurados, receberam troféus e prêmios em dinheiro. O governador entregou os troféus, enquanto a secretária de Comunicação, Nayara Lessa, entregou os cheques, em uma cerimônia marcada por emoção e reconhecimento aos talentos locais.

Eldérico Paula da Silva recebeu a premiação do primeiro colocado na categoria Vídeo. Foto: Clemerson Ribeiro/Secom

Confira a lista completa dos vencedores

Revelação
1º lugar: Rafaela dos Santos Rodrigues

Título do trabalho: Documentário “Todos ainda te escutam”: As vozes das rádios acreanas

Veículo: página da autora no youtube

2º lugar: Vitor Hugo Silva

Título do trabalho: Fundhacre comemora bons números de atendimentos e se aproxima da comunidade com novo foco de gestão: ‘humanização e empatia’

Veículo: A Gazeta do Acre.com

Áudio
1º lugar: Rita Cordelis Farias de Pontes

Título do trabalho: Educação nas unidades prisionais do Acre auxilia na reinserção de pessoas privadas de liberdade

Veículo: Rádio Cidade FM 107.1

2º lugar: Francisco Mesquita Moreira

Título do trabalho: Ações culturais através da FEM

Veículo: Rádio Cidade – Jornal das 12

Foto
1º lugar: Sérgio Vale da Cunha

Título do trabalho: Nunca é tarde para ver

Veículo: Jornal Opinião

2º lugar: Gleison José de Souza Júnior

Título do trabalho: Cidades acreanas afetadas por enchentes vão receber quase R$ 400 mil do governo federal

Veículo: ContilNet Notícias

Texto
1º lugar: Renato Freitas de Menezes

Título do trabalho: Projeto de leitura em presídios do AC é aliado à ressocialização: ‘despertar a mudança’, diz ex-reeduncando que se formou e lançou livro

Veículo: Portal G1 Acre

2º lugar: Leônidas Badaró

Título do trabalho: Sistema de transplantes no Acre salva vida de quem estava condenado à morte

Veículo: Site AC24HORAS

Vídeo
1º lugar: Eldérico Paula da Silva

Título do trabalho: Ensino de jovens e adultos possibilita oportunidade por meio da Educação

Veículo: Rede Amazônica Acre

2º lugar: Efraim Macambira de Melo

Título do trabalho: Transplante de Fígado no Acre

Veículo: TV Norte Acre/SBT

Na categoria Texto, o vencedor foi jornalista Renato Freitas de Menezes. Foto: Clemerson Ribeiro/Secom

Com 38 anos de carreira jornalística e um gigantesco nome da fotografia acreana, Sérgio Vale não conteve a emoção. Com um trabalho foto jornalístico intitulado “Nunca é tarde para ver”, ele conquistou os jurados, levando o primeiro lugar para casa e um reconhecimento especial.

O fotojornalista Sérgio Vale foi o campeão da categoria Foto. Foto: Clemerson Ribeiro/Secom

“Estou com um sentimento de gratidão, de felicidade, porque nem quando eu ganhei menção honrosa no Prêmio Vladimir Herzog eu fiquei tão emocionado quanto eu tô agora. Meu coração está transbordando de felicidade, por saber que tanta gente participou, o que abre portas para os próximos anos, que irá transformar esse prêmio em algo muito maior do que essa grandeza que já demonstrou hoje. Esse prêmio vai para o tanto de gente que gosta do meu trabalho”, revelou o fotógrafo.

Já a vencedora da categoria Revelação, a recém-formada em jornalismo Rafaela Rodrigues, levou uma experiência em videodocumentário sobre as vozes que ecoam pelo rádio acreano.

A jovem Rafaela Rodrigues foi a vencedora na categoria Revelação. Foto: Clemerson Ribeiro/Secom

“Eu fico muito feliz de iniciar a minha carreira jornalística com um prêmio tão importante. Eu ainda não consigo acreditar, não caiu a ficha, mas eu estou muito feliz. Fiz esse documentário como trabalho de conclusão do curso, uma verdadeira homenagem aos radialistas cujas vozes ecoam pelo Acre”, contou a jovem ganhadora.

Rita Cordelis foi a vencedora na categoria Áudio. Foto: Clemerson Ribeiro/Secom

Encerramento triunfante

O encerramento da noite ocorreu com agradecimentos e uma foto oficial com todos os vencedores, seguido de um buffet que proporcionou um momento de descontração e celebração.

Ao final do evento, o governador expressou sua satisfação com o sucesso da premiação e reafirmou seu compromisso com a transparência e a valorização da imprensa. A secretária Nayara Lessa encerrou a noite desejando um feliz Natal e um próspero Ano Novo a todos os presentes, destacando a importância da união entre a Secom e os veículos de comunicação do Acre para fortalecer a comunicação pública em 2024.

Equipe da Secretaria de Comunicação celebra sucesso do Prêmio. Foto: José Caminha/Secom

Assim, o 1º Prêmio de Comunicação do Governo do Acre não só premiou os talentos em destaque, mas também estabeleceu um marco para a valorização e estímulo contínuo à produção jornalística local, deixando um legado de reconhecimento e incentivo para as futuras gerações de comunicadores acreanos.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

Professora implora cirurgia neurológica urgente a governador Gladson Cameli e relata risco de morte após espera de um ano por procedimento no Acre

Publicado

em

Cremilda Lopes Rodrigues, de 58 anos, professora aposentada, aguarda desde fevereiro de 2025 a realização de uma angioplastia com implante de stent intracraniano para tratamento de aneurismas cerebrais, em Rio Branco. Segundo laudos médicos apresentados pela paciente, o caso é considerado urgente devido ao risco de ruptura.

O procedimento foi solicitado pelo médico neurologista Rogério Ivan Ortiz. No entanto, a cirurgia não está sendo realizada no Hospital Santa Juliana, unidade onde executa os atendimentos cirúrgicos do Sistema Único de Saúde (SUS) pelo Estado.

Cremilda gravou um vídeo relatando a situação e pedindo apoio das autoridades. No apelo, afirmou viver sob constante preocupação enquanto aguarda a marcação do procedimento.

“Eu tô aqui como mãe, como vó, pedindo misericórdia das autoridades. Faça alguma coisa, porque não é fácil viver assim. Eu preciso que o governador do Estado do Acre compre stents para que essa cirurgia seja menos invasiva.”

Segundo a professora, o primeiro laudo médico foi emitido há cerca de um ano e encaminhado ao Ministério Público. Um novo documento, entregue há aproximadamente um mês, reforçou o pedido de urgência.

“Segundo o neurocirurgião, eu corro um alto risco de vida desses aneurismas sangrarem. Se sangrar, minha chance de sobreviver é de cerca de 2%.”

A paciente também relata que, pelo método cirúrgico convencional, existe risco de perda de visão, pois o aneurisma estaria comprimindo um nervo óptico. Enquanto aguarda a cirurgia, ela afirma que precisou mudar de residência com a família por conta da situação de saúde.

De acordo com Cremilda, ao longo do período ela recebeu promessas de apoio, mas nenhuma medida efetiva foi adotada até o momento. A apreensão aumenta à medida que o procedimento não é agendado e o risco apontado em laudo médico permanece.

O espaço permanece aberto para manifestação dos órgãos de saúde responsáveis.

Comentários

Continue lendo

Acre

Prefeitura de Rio Branco cobra repasses federais para a Assistência Social do Acre na 36ª Reunião da CIT SUAS

Publicado

em

A reunião teve como um dos principais focos a cobrança de recursos para a Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos

Com o objetivo de cobrar os recursos prometidos para a Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, na manhã desta quarta-feira (11), o secretário municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, João Marcos Luz, esteve presente na 36ª Reunião Ordinária da Comissão Intergestores Tripartite (CIT) do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), realizada na Esplanada dos Ministérios, Bloco F, 9º andar, Sala 902, em Brasília/DF.

O encontro teve como um dos principais focos a cobrança de recursos para a Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, que, até o momento, não foram repassados pelo governo federal, apesar de promessas anteriores.

João Marcos Luz, que também atua como gestor da política de assistência social no estado do Acre, enfatizou as dificuldades enfrentadas pela região, especialmente diante do aumento no fluxo de imigrantes e dos danos causados pelas alagações.

O gestor apontou que os repasses, previstos pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), ainda não chegaram, o que tem gerado um grande prejuízo para a ampliação das ações de apoio a quem mais precisa, como as políticas voltadas para pessoas em situação de rua.

Além de cobrar a liberação dos recursos, Luz pediu especialmente o envio de verbas para os municípios de Rio Branco, Epitaciolândia e Assis Brasil, que enfrentam grandes desafios no atendimento à população vulnerável, como idosos e mulheres vítimas de violência.

Ele destacou a importância de o governo federal honrar seus compromissos financeiros, especialmente em um cenário de crescente demanda por serviços públicos de assistência social.

“Estamos em uma situação muito difícil no Acre, e não podemos ficar de braços cruzados. A prefeitura de Rio Branco, por exemplo, está arcando com 80% dos custos dessas ações sociais, utilizando recursos do IPTU, que deveriam ser destinados a outras áreas. O governo federal precisa assumir sua responsabilidade e garantir que os recursos cheguem aos municípios, onde as necessidades são urgentes”, afirmou João Marcos Luz.

A falta de repasses tem impactado diretamente o planejamento e a execução das políticas públicas em diversas frentes, prejudicando a qualidade do atendimento à população em situação de risco.

Luz finalizou seu discurso reforçando que não se pode esperar mais tempo pela liberação dos valores prometidos, uma vez que a situação no estado requer respostas imediatas.

O encontro na CIT SUAS é um dos muitos espaços em que gestores municipais buscam cobrar a atuação do governo federal para garantir o adequado financiamento e execução das políticas sociais em todo o Brasil.

 

Comentários

Continue lendo

Acre

Sejusp firma parceria para garantir economia de recursos públicos

Publicado

em

A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública do Acre, realizou na manhã desta quarta-feira, 11, reunião de alinhamento para discutir importações diretas de tecnologias de segurança e armamentos.

Reunião foi realizada para discutir importações diretas de tecnologias de segurança e armamentos. Foto: Mariana Moreira/Sejusp

Com objetivo de adquirir equipamentos de ponta para os operadores de segurança e garantir a máxima economicidade do recurso público, a Sejusp realiza uma parceria com o Banco do Brasil. Essa parceria visa apoio especializado em contratos de câmbio, garantir que o fluxo de pagamentos acompanhe o ritmo das necessidades da segurança pública no Acre e a redução da burocracia nas transações internacionais.

Parceria representa um passo para melhores condições de investimento público.Foto: Mariana Moreira/Sejusp

O secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, José Américo Gaia, reitera que essa parceria representa um passo para melhores condições de investimento público. “O Estado está comprando produtos de alta performance com custos significativamente reduzidos, então temos equipamentos de melhores condições de trabalho para as forças de segurança, para proteger o cidadão acreano”. 

Chefe do financeiro da Sejusp, Eric Oliveira. Foto: Mariana Moreira/Sejusp

“Evitando as margens de lucro de revendedores nacionais, a Sejusp consegue fazer o orçamento render mais, revertendo essa economia em mais equipamentos e melhores condições de trabalho para as forças de segurança”, destacou o chefe do setor financeiro da Sejusp, Eric Oliveira. 

Fonte: Conteúdo republicado de AGENCIA ACRE

Comentários

Continue lendo