Acre
Em noite de gala para o jornalismo acreano, 1º Prêmio de Comunicação do Governo do Acre celebra a excelência de profissionais da imprensa
O salão de festas Gran Reserva, em Rio Branco, foi palco na noite desta quarta-feira, 20, de um evento inédito e marcante para o cenário da comunicação acreana: o 1º Prêmio de Comunicação do Governo do Acre. Criado com o objetivo de estimular e valorizar a produção jornalística no estado, o evento contou com a participação de 94 trabalhos inscritos em cinco categorias: Texto, Áudio, Vídeo, Foto e Revelação.

Todos os vencedores do 1º Prêmio de Comunicação do Governo do Acre. Foto: José Caminha/Secom
A premiação, que totalizou R$ 87 mil, foi distribuída entre os primeiros e segundos lugares de cada categoria, evidenciando o compromisso do governo do Estado em reconhecer e incentivar o trabalho dos profissionais da comunicação acreana. A grande novidade foi a categoria Revelação, destinada aos jovens estudantes de jornalismo, com o intuito de abrir portas para futuros talentos.
O evento homenageou o comunicador Giovanni Acioly, músico e radialista, cujo legado foi eternizado ao dar nome ao prêmio. Giovanni, que faleceu em novembro de 2020, teve sua trajetória lembrada com emoção durante a cerimônia. A escolha do nome para o prêmio deste ano, que será uma tradição anual marcada por um projeto de lei específico, foi uma reverência ao legado profissional de Giovanni, especialmente em 2023, quando a rádio Aldeia FM em Rio Branco comemora duas décadas de existência.

A família do comunicador Giovanni Acioly foi homenageada em memória. Foto: Clemerson Ribeiro/Secom
Homenagens e reconhecimento
Antes da premiação, a noite ainda foi marcada por homenagens a figuras fundamentais para o desenvolvimento da comunicação no Acre. Edir Figueira Marques de Oliveira, primeira assessora de comunicação do governo do Estado, foi destacada por sua visão estratégica e papel fundamental na estruturação do Sistema Público de Comunicação, há quase 50 anos.

Edir Figueira Marques de Oliveira foi a primeira assessora de comunicação do governo do Estado. Foto: Clemerson Ribeiro/Secom
Giovanni Acioly, em memória, foi lembrado não apenas por seu talento na música e no rádio, mas também por sua dedicação à comunicação estadual. Sua contribuição na Aldeia FM de Tarauacá e Rio Branco deixou marcas que perduram até hoje, sendo lembrado como um profissional de excelência e pessoa querida por todos.
Parceiros do governo do Estado na realização do prêmio, como Silvânia Pinheiro, Rutemberg Crispim, Jonathan Xavier Donadoni, Paulo Roberto Correia, Guilherme Schirmer Duarte, Ricardo Brandão dos Santos, José Amarísio Freitas de Souza, coronel José Rosemar Andrade de Messias e a vice-governadora Mailza Assis também foram laureados.
Cerimônia de gala e entrega de prêmios
A cerimônia teve início com uma recepção às 19 horas, seguida pela projeção de vídeos produzidos pela Secretaria de Comunicação (Secom), que também foi responsável pela animação e abertura oficial da live. Os mestres de cerimônia Celis Fabrícia e Jefson Dourado conduziram o evento, que contou com apresentações musicais, homenagens e o anúncio e entrega dos aguardados prêmios.

Nayara Lessa discursou sobre a importância da comunicação no contexto estadual. Foto: José Caminha/Secom
A secretária de Estado de Comunicação, Nayara Lessa, anfitriã do evento, emocionou a plateia ao discursar sobre a importância da comunicação no contexto estadual. Ela expressou sua gratidão ao governador Gladson Cameli pelo apoio e enfatizou a relevância do trabalho conjunto entre a Secom e os veículos de comunicação.
Nayara Lessa ainda agradeceu a presença de todos os jornalistas, destacando o empenho da equipe da Secom na realização do prêmio. Ela enfatizou a importância da união entre a Secretaria e os veículos de comunicação, reforçando o compromisso de fortalecer essa parceria ainda mais nos anos seguintes.
“Emocionada e honrada por testemunhar esta noite brilhante, agradeço a cada jornalista e veículo de comunicação que tornou possível o sucesso do 1º Prêmio de Comunicação do Governo do Acre. Este evento é mais que uma celebração; é o reflexo do comprometimento de todos nós com a informação de qualidade. Que esta iniciativa perdure, inspirando futuras gerações a contar as histórias do nosso Acre com dedicação e paixão. Muito obrigada pela parceria e pelo apoio contínuo. Vamos continuar elevando juntos o patamar da comunicação em nosso estado”, destacou a secretária de Comunicação.

A secretária de Comunicação, Nayara Lessa, agradeceu a presença de todos os jornalistas e o bom relacionamento entre comunicação pública e privada. Foto: José Caminha/Secom
Já o governador Gladson Cameli destacou a importância da imprensa na divulgação das ações do governo. Ele expressou sua gratidão aos jornalistas do Acre e ressaltou a relevância do acesso à informação para todos os cidadãos, sempre celebrando o bom relacionamento do governo com a imprensa, mesmo quando há críticas construtivas, gerando o fortalecimento da gestão e prezando pela liberdade de imprensa e o Estado Democrático de Direito.
“É com grande alegria e gratidão que compartilho este momento marcante, parabenizando cada jornalista e veículo que participou do 1º Prêmio de Comunicação do Governo do Acre. Vocês desempenham um papel fundamental na transparência e na conexão com nossa população. Agradeço à secretária Nayara Lessa e à dedicada equipe da Secom por tornarem este evento possível. Que esta celebração se traduza em mais união e êxito em nossos esforços pela comunicação eficaz e informativa. Conto com todos vocês para continuarmos construindo juntos um Acre mais informado e participativo. Muito obrigado e que venha o próximo prêmio”, afirmou o governador.

Governador expressou sua gratidão aos jornalistas do Acre e ressaltou a relevância do acesso à informação para todos os cidadãos. Foto: José Caminha/Secom
Jurados renomados e critérios de avaliação rigorosos
O processo de seleção dos premiados contou com um júri composto por profissionais renomados em suas áreas. Maríndia Moura, Liliana de La Torre Barbosa, Bruno Cássio de Andrade e Silva, Rosangela Aparecida da Silva e Tatyana Lima avaliaram os trabalhos considerando critérios como promoção à cidadania, relevância regional, originalidade na abordagem e qualidade técnica.
Premiação e reconhecimento
O ápice da cerimônia foi a revelação e entrega dos prêmios. Os vencedores, escolhidos pelos jurados, receberam troféus e prêmios em dinheiro. O governador entregou os troféus, enquanto a secretária de Comunicação, Nayara Lessa, entregou os cheques, em uma cerimônia marcada por emoção e reconhecimento aos talentos locais.

Eldérico Paula da Silva recebeu a premiação do primeiro colocado na categoria Vídeo. Foto: Clemerson Ribeiro/Secom
Confira a lista completa dos vencedores
Revelação
1º lugar: Rafaela dos Santos Rodrigues
Título do trabalho: Documentário “Todos ainda te escutam”: As vozes das rádios acreanas
Veículo: página da autora no youtube
2º lugar: Vitor Hugo Silva
Título do trabalho: Fundhacre comemora bons números de atendimentos e se aproxima da comunidade com novo foco de gestão: ‘humanização e empatia’
Veículo: A Gazeta do Acre.com
Áudio
1º lugar: Rita Cordelis Farias de Pontes
Título do trabalho: Educação nas unidades prisionais do Acre auxilia na reinserção de pessoas privadas de liberdade
Veículo: Rádio Cidade FM 107.1
2º lugar: Francisco Mesquita Moreira
Título do trabalho: Ações culturais através da FEM
Veículo: Rádio Cidade – Jornal das 12
Foto
1º lugar: Sérgio Vale da Cunha
Título do trabalho: Nunca é tarde para ver
Veículo: Jornal Opinião
2º lugar: Gleison José de Souza Júnior
Título do trabalho: Cidades acreanas afetadas por enchentes vão receber quase R$ 400 mil do governo federal
Veículo: ContilNet Notícias
Texto
1º lugar: Renato Freitas de Menezes
Título do trabalho: Projeto de leitura em presídios do AC é aliado à ressocialização: ‘despertar a mudança’, diz ex-reeduncando que se formou e lançou livro
Veículo: Portal G1 Acre
2º lugar: Leônidas Badaró
Título do trabalho: Sistema de transplantes no Acre salva vida de quem estava condenado à morte
Veículo: Site AC24HORAS
Vídeo
1º lugar: Eldérico Paula da Silva
Título do trabalho: Ensino de jovens e adultos possibilita oportunidade por meio da Educação
Veículo: Rede Amazônica Acre
2º lugar: Efraim Macambira de Melo
Título do trabalho: Transplante de Fígado no Acre
Veículo: TV Norte Acre/SBT

Na categoria Texto, o vencedor foi jornalista Renato Freitas de Menezes. Foto: Clemerson Ribeiro/Secom
Com 38 anos de carreira jornalística e um gigantesco nome da fotografia acreana, Sérgio Vale não conteve a emoção. Com um trabalho foto jornalístico intitulado “Nunca é tarde para ver”, ele conquistou os jurados, levando o primeiro lugar para casa e um reconhecimento especial.

O fotojornalista Sérgio Vale foi o campeão da categoria Foto. Foto: Clemerson Ribeiro/Secom
“Estou com um sentimento de gratidão, de felicidade, porque nem quando eu ganhei menção honrosa no Prêmio Vladimir Herzog eu fiquei tão emocionado quanto eu tô agora. Meu coração está transbordando de felicidade, por saber que tanta gente participou, o que abre portas para os próximos anos, que irá transformar esse prêmio em algo muito maior do que essa grandeza que já demonstrou hoje. Esse prêmio vai para o tanto de gente que gosta do meu trabalho”, revelou o fotógrafo.
Já a vencedora da categoria Revelação, a recém-formada em jornalismo Rafaela Rodrigues, levou uma experiência em videodocumentário sobre as vozes que ecoam pelo rádio acreano.

A jovem Rafaela Rodrigues foi a vencedora na categoria Revelação. Foto: Clemerson Ribeiro/Secom
“Eu fico muito feliz de iniciar a minha carreira jornalística com um prêmio tão importante. Eu ainda não consigo acreditar, não caiu a ficha, mas eu estou muito feliz. Fiz esse documentário como trabalho de conclusão do curso, uma verdadeira homenagem aos radialistas cujas vozes ecoam pelo Acre”, contou a jovem ganhadora.

Rita Cordelis foi a vencedora na categoria Áudio. Foto: Clemerson Ribeiro/Secom
Encerramento triunfante
O encerramento da noite ocorreu com agradecimentos e uma foto oficial com todos os vencedores, seguido de um buffet que proporcionou um momento de descontração e celebração.
Ao final do evento, o governador expressou sua satisfação com o sucesso da premiação e reafirmou seu compromisso com a transparência e a valorização da imprensa. A secretária Nayara Lessa encerrou a noite desejando um feliz Natal e um próspero Ano Novo a todos os presentes, destacando a importância da união entre a Secom e os veículos de comunicação do Acre para fortalecer a comunicação pública em 2024.

Equipe da Secretaria de Comunicação celebra sucesso do Prêmio. Foto: José Caminha/Secom
Assim, o 1º Prêmio de Comunicação do Governo do Acre não só premiou os talentos em destaque, mas também estabeleceu um marco para a valorização e estímulo contínuo à produção jornalística local, deixando um legado de reconhecimento e incentivo para as futuras gerações de comunicadores acreanos.
- Foto: José Caminha/Secom
- Foto: José Caminha/Secom
- Foto: José Caminha/Secom
- Foto: José Caminha/Secom
- Foto: José Caminha/Secom
- Foto: José Caminha/Secom
- Foto: José Caminha/Secom
- Foto: José Caminha/Secom
- Foto: José Caminha/Secom
- Foto: José Caminha/Secom
- Foto: José Caminha/Secom
- Foto: José Caminha/Secom
- Foto: José Caminha/Secom
- Foto: José Caminha/Secom
- Foto: José Caminha/Secom
- Foto: José Caminha/Secom
- Foto: José Caminha/Secom
- Foto: José Caminha/Secom
- Foto: José Caminha/Secom
- Foto: José Caminha/Secom
- Foto: José Caminha/Secom
- Foto: José Caminha/Secom
- Foto: José Caminha/Secom
- Foto: José Caminha/Secom
- Foto: José Caminha/Secom
- Foto: José Caminha/Secom
- Foto: José Caminha/Secom
- Foto: José Caminha/Secom
- Foto: José Caminha/Secom
- Foto: José Caminha/Secom
- Foto: José Caminha/Secom
- Foto: José Caminha/Secom
- Foto: José Caminha/Secom
- Foto: José Caminha/Secom
- Foto: José Caminha/Secom
- Foto: José Caminha/Secom
Comentários
Acre
Prefeito de Brasiléia celebra título do futsal com banho de mangueira e carreata pelas ruas da cidade
Eduardo, com 13 gols, e Kauan, no gol, levaram R$ 1 mil cada pela premiação individual. Vice-campeão Quinari recebeu R$ 2 mil

A celebração do título do Campeonato Acreano de Futsal pelo Atlético Brasileense ganhou as ruas de Brasiléia com um banho de mangueira histórico. Foto: captada
O Atlético Brasileense, o “Campeão do Norte”, voltou ao topo do futsal acreano depois de dois anos longe das conquistas e conquistou o tetracampeonato estadual de Futsal da Série A 2025. A equipe de Brasiléia atropelou o Quinari no segundo jogo por 14 a 1 no último sábado (27), com placares agregados o resultado final foi de 18 a 5, sendo o segundo jogo no Ginásio Álvaro Dantas, em Rio Branco, garantindo o título de forma impressionante após dois anos sem levantar troféus.
Nesta segunda-feira (29), o elenco campeão foi recebido com honras pelo prefeito Carlinhos do Pelado (PP), que estendeu um tapete azul — cor do clube — na entrada do gabinete municipal. Os atletas ainda percorreram as principais avenidas da cidade em carro aberto, aplaudidos pela torcida, e encerraram a celebração com um banho de mangueira do Corpo de Bombeiros. A conquista reafirma a força do futsal de Brasiléia no cenário esportivo do Acre.

Com apenas uma derrota, Atlético Brasileense conquista tetracampeonato acreano de futsal com campanha de oito jogos. Foto: captada

A campanha reforça a hegemonia do clube na modalidade no estado e coroa uma temporada de números expressivos, culminando na celebração histórica com a torcida e o prefeito Carlinhos do Pelado nesta segunda. Foto: captada
A equipe, que se sagrou tetracampeã no último sábado (27). Com uma defesa sólida e um ataque avassalador — média de mais de cinco gols por jogo —, o time de Brasiléia manteve invencibilidade por sete partidas consecutivas até levantar o troféu. A campanha reforça a hegemonia do clube na modalidade no estado e coroa uma temporada de números expressivos, culminando na celebração histórica com a torcida e o prefeito Carlinhos do Pelado nesta segunda-feira (29).

Carlinhos do Pelado se juntou aos atletas tetracampeões acreanos em festa que incluiu tapete azul, carro aberto e encerramento com “banho da alegria” do Corpo de Bombeiros. Foto: captada
O prefeito Carlinhos do Pelado (PP) se juntou aos atletas tetracampeões e, em clima de descontração, participou do banho de mangueira realizado pelo Corpo de Bombeiros na principal avenida da cidade.
A festa começou com uma recepção oficial no gabinete do prefeito, onde foi estendido um tapete azul — cor do clube — para os campeões. Em seguida, o elenco percorreu as principais avenidas em carro aberto, sendo aplaudido pela população, antes do encerramento com o banho simbólico que marcou a conquista do tetracampeonato estadual.
Premiações para Campeão do Norte e Tetra-campeão Acreano 2025
Além do título de tetracampeão acreano de futsal, o Atlético Brasileense fez barba, cabelo e bigode, dominou as premiações individuais da competição. Eduardo, autor de cinco gols na goleada de 14 a 1 na final, terminou como artilheiro do estadual com 13 gols. Kauan foi eleito o melhor goleiro. Cada um recebeu um troféu e R$ 1 mil pela conquista individual.

Eduardo, do Atlético Brasileense, foi o artilheiro do Campeonato Acreano de Futsal Série A 2025. Foto: Kelton Pinho
O clube também faturou R$ 12 mil em premiação em dinheiro pela conquista do Campeonato Acreano de Futsal Série A 2025 e garantiu vaga na Taça Brasil de 2026, com direito a 12 passagens. O vice-campeão, Quinari, recebeu R$ 2 mil. A campanha do time de Brasiléia incluiu apenas uma derrota em oito jogos, com 41 gols marcados e 20 sofridos.

Kauan, do Atletico Brasileense, eleito o melhor goleiro do Campeonato Acreano de Futsal Série A 2025. Foto: Kelton Pinho
Alcione, camisa 8, destaca representatividade do tetracampeonato para o Atlético Brasileense e demonstra surpresa com goleada de 14 a 1 na final.
Após a conquista do tetracampeonato acreano de futsal, o experiente ala e capitão do Atlético Brasileense, Alcione (camisa 8), destacou a representatividade do título para a cidade de Brasiléia e descartou que a punição aplicada pela Federação Acreana de Futebol de Salão (Fafs) tenha servido como motivação extra para a equipe.
“Representa muita coisa para o nosso município. Não foi uma motivação a mais não. Sempre falo para os meninos: Deus sabe de todas as coisas. Se Ele não quis que a final fosse lá (em Brasiléia) e fosse aqui, a gente aceitou”, afirmou o capitão em entrevista pós-jogo.
Alcione também demonstrou surpresa com o placar elástico de 14 a 1 sobre o Quinari, mas creditou o resultado à capacidade de imposição do time campeão. “Ninguém imaginava não. A equipe do Quinari é muito qualificada, mas, graças a Deus, a gente se impôs, conseguimos um placar elástico e o título”. A vitória garantiu ao Brasileense a vaga na Taça Brasil de 2026.

Capitão do Atlético Brasileense descarta punição como motivação e credita título à imposição em campo. Foto: captada
Veja vídeos assessoria:
Comentários
Acre
Rio Acre segue acima da cota de transbordo e atinge 15,32 metros em Rio Branco
Mesmo sem chuvas nas últimas 24 horas, nível do rio continua elevado e é monitorado pela Defesa Civil

Foto: Sérgio Vale
Comentários
Acre
Acre recebe novo alerta de chuvas intensas com risco potencial

Em dias de chuva é preciso redobrar as medidas de segurança ao conduzir veículos. Foto: Eduardo Gomes/Detran
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um aviso de chuvas intensas com grau de perigo potencial para o Acre. O alerta teve início às 9h23 desta segunda-feira (29) e segue válido até 23h59 de terça-feira (30).
De acordo com o Inmet, estão previstas chuvas entre 20 e 30 milímetros por hora, podendo chegar a até 50 milímetros por dia, acompanhadas de ventos intensos, com velocidade variando entre 40 e 60 km/h.
Apesar de classificado como de baixo risco, o aviso aponta possibilidade de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos em áreas urbanas e descargas elétricas durante o período de instabilidade.




















































Você precisa fazer login para comentar.