Em menos de dois meses, Acre contabiliza mais de 8,6 mil casos suspeitos de dengue

Estado acreano já recebeu mais de 8 mil notificações de dengue até o dia 6 de fevereiro de 2021 — Foto: Taís Nascimento/G1/Arquivo

Por Aline Nascimento

O Acre já contabiliza mais de 8,6 mil casos suspeitos de dengue em menos de dois meses de 2021. Os dados são do boletim epidemiológico do Departamento de Vigilância em Saúde da Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre).

Até o dia 6 de fevereiro, o estado contabilizava 8.626 casos suspeitos, sendo que, destes, 1.552 foram confirmados, 1.721 descartados e 5.353 estão em investigação. No mesmo período de 2020, o número de casos suspeitos era de 3.866, ou seja, houve um aumento de mais de 123% no total de notificações.

Ainda segundo os dados do departamento, as cidades com mais casos suspeitos são: Rio Branco, com 3.147 casos representando 36% do total; Tarauacá – 2.124 e 25% da soma; e Cruzeiro do Sul que já contabiliza 16% dos casos com 1.359.

Outro dado que chama atenção é que dos 22 municípios do Acre 20 estão infestados pelo mosquito Aedes aegypti. A capital acreana já declarou situação de emergência devido o aumento no casos de dengue.

Distribuição por regional

  • Baixo Acre

A Regional do Baixo Acre é a que apresenta mais casos suspeitos de dengue no estado. São, ao todo, 4.085 casos suspeitos nos sete municípios da regional. A capital acreana, Rio Branco, é que soma mais casos.

No mesmo período de 2020, a regional tinha 539 notificações da doença. Segundo o levantamento, houve um aumento de 657% entre os períodos.

A procura por exames e atendimentos de pessoas com suspeita de dengue aumentou muito nas unidades de saúde de Rio Branco. Por isso, Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) reabriu, nessa terça-feira (16), a Policlínica Barral y Barral para atendimento exclusivo de pacientes com suspeita de dengue durante o ponto facultativo.

Policlínica Barral y Barral foi reaberta para atender pacientes com dengue em Rio Branco — Foto: Lidson Almeida/Rede Amazônica Acre

A medida foi tomada porque as Unidades de Referência de Atenção Primária (Uraps) ficaram fechadas durante o ponto facultativo do Carnaval.

“Nós estamos respeitando o decreto, é feriado e tem que respeitar o feriado, mas, em atenção à Secretaria Estadual de Saúde (Sesacre), ontem [segunda, 15] tinha superlotação nas UPAs [Unidades de Pronto Atendimento] e rapidamente fizemos uma força tarefa, convidamos médicos que estavam de folga, enfermeiros e técnicos e hoje podemos dar uma resposta para desafogar as UPAs”, disse o secretário de Saúde, Frank Lima, em entrevista ao Bom Dia Acre.

No último dia 13, durante uma sessão com vereadores, o secretário garantiu que vai tornar cinco unidades da cidade como referência para o atendimento de casos de dengue, mas não divulgou quando isso deve ocorrer e nem que unidades serão essas.

Veja distribuição de casos de dengue na regional

  • Alto Acre

A Regional do Alto Acre soma 768 casos suspeitos de dengue até o dia 6 de fevereiro. A cidade com mais registros é Brasileia, com 318 casos.

Em janeiro, esse aumento de casos da doença em Brasileia elevou a procura por atendimento no único hospital da cidade, o Hospital Regional do Alto Acre.

Conforme o diretor-geral da unidade, Janildo Bezerra, o hospital, que normalmente atende cerca de 15 a 20 pessoas por dia, tem atendido até 80 pacientes com sintomas da doença.

Hospital Raimundo Chaar, em Brasileia, atende casos de dengue na cidade — Foto: Alexandre Lima/Arquivo pessoal

“Houve um aumento significativo nos atendimentos. São muitas pessoas que chegam com febre, desidratação, tontura. Ou seja, são sintomas bem similares aos da Covid-19. Eles fazem os exames aqui mesmo e já recebem o diagnóstico de dengue ou Covid”, afirmou o diretor.

No ano passado, a regional recebeu 295 notificações da doença. O aumento entre os períodos avaliados é de mais de 160%.

  • Regional Juruá e Tarauacá/Envira

Do total de casos de dengue suspeitos confirmados no Acre, 3.773 foram registrados na Regional Juruá e Tarauacá/Envira. Esse é o segundo maior número de notificados no estado.

A cidade de Tarauacá contabiliza mais casos da doença, com 2.124 casos. Por causa do aumento no número, a cidade chegou a preparar um Plano de Contingência por causa da quantidade de servidores afastados no Hospital Dr. Sansão Gomes.

O município de Cruzeiro do Sul tem o segundo maior número de notificações, somando ao todo 1.359. Em 2020, a cidade enfrentou um surto da doença no final do ano. Para tentar diminuir as notificações, a gestão começou a usar inseticida no combate ao mosquito Aedes Aegypti.

Em dados somados, a regional confirmou 3.032 casos de dengue em 2020. O aumento de casos entre um período e outro chegou a 24%.

Zika e Chikungunya

  • Chikungunya

O levantamento da Saúde mostra também o número de casos de zika e chikungunya registrados no Acre até o dia 6 de fevereiro. São, ao todo, 72 notificações de febre chikungunya, sendo que, desses, 30 testaram positivo, 19 foram descartados e 23 segue em análise.

Rio Branco tem mais registros da doença, com 27 casos.

No mesmo período de 2020, o estado acreano tinha apenas 11 notificações, o que representa um aumento de mais de 554% entre os períodos.

  • Zika

Sobre os dados de zika, o Acre tem apenas dois casos suspeitos e nenhuma confirmação. Os registros estão distribuídos em Rio Branco (01) e Mâncio Lima (02).

Comentários

Compartilhar
Publicado por
G1 Acre