fbpx
Conecte-se conosco

Cotidiano

Em menos de dois meses, Acre contabiliza mais de 8,6 mil casos suspeitos de dengue

Publicado

em

Estado acreano já recebeu mais de 8 mil notificações de dengue até o dia 6 de fevereiro de 2021 — Foto: Taís Nascimento/G1/Arquivo

Por Aline Nascimento

O Acre já contabiliza mais de 8,6 mil casos suspeitos de dengue em menos de dois meses de 2021. Os dados são do boletim epidemiológico do Departamento de Vigilância em Saúde da Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre).

Até o dia 6 de fevereiro, o estado contabilizava 8.626 casos suspeitos, sendo que, destes, 1.552 foram confirmados, 1.721 descartados e 5.353 estão em investigação. No mesmo período de 2020, o número de casos suspeitos era de 3.866, ou seja, houve um aumento de mais de 123% no total de notificações.

Ainda segundo os dados do departamento, as cidades com mais casos suspeitos são: Rio Branco, com 3.147 casos representando 36% do total; Tarauacá – 2.124 e 25% da soma; e Cruzeiro do Sul que já contabiliza 16% dos casos com 1.359.

Outro dado que chama atenção é que dos 22 municípios do Acre 20 estão infestados pelo mosquito Aedes aegypti. A capital acreana já declarou situação de emergência devido o aumento no casos de dengue.

Distribuição por regional

  • Baixo Acre

A Regional do Baixo Acre é a que apresenta mais casos suspeitos de dengue no estado. São, ao todo, 4.085 casos suspeitos nos sete municípios da regional. A capital acreana, Rio Branco, é que soma mais casos.

No mesmo período de 2020, a regional tinha 539 notificações da doença. Segundo o levantamento, houve um aumento de 657% entre os períodos.

A procura por exames e atendimentos de pessoas com suspeita de dengue aumentou muito nas unidades de saúde de Rio Branco. Por isso, Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) reabriu, nessa terça-feira (16), a Policlínica Barral y Barral para atendimento exclusivo de pacientes com suspeita de dengue durante o ponto facultativo.

Policlínica Barral y Barral foi reaberta para atender pacientes com dengue em Rio Branco — Foto: Lidson Almeida/Rede Amazônica Acre

A medida foi tomada porque as Unidades de Referência de Atenção Primária (Uraps) ficaram fechadas durante o ponto facultativo do Carnaval.

“Nós estamos respeitando o decreto, é feriado e tem que respeitar o feriado, mas, em atenção à Secretaria Estadual de Saúde (Sesacre), ontem [segunda, 15] tinha superlotação nas UPAs [Unidades de Pronto Atendimento] e rapidamente fizemos uma força tarefa, convidamos médicos que estavam de folga, enfermeiros e técnicos e hoje podemos dar uma resposta para desafogar as UPAs”, disse o secretário de Saúde, Frank Lima, em entrevista ao Bom Dia Acre.

No último dia 13, durante uma sessão com vereadores, o secretário garantiu que vai tornar cinco unidades da cidade como referência para o atendimento de casos de dengue, mas não divulgou quando isso deve ocorrer e nem que unidades serão essas.

Veja distribuição de casos de dengue na regional

  • Alto Acre

A Regional do Alto Acre soma 768 casos suspeitos de dengue até o dia 6 de fevereiro. A cidade com mais registros é Brasileia, com 318 casos.

Em janeiro, esse aumento de casos da doença em Brasileia elevou a procura por atendimento no único hospital da cidade, o Hospital Regional do Alto Acre.

Conforme o diretor-geral da unidade, Janildo Bezerra, o hospital, que normalmente atende cerca de 15 a 20 pessoas por dia, tem atendido até 80 pacientes com sintomas da doença.

Hospital Raimundo Chaar, em Brasileia, atende casos de dengue na cidade — Foto: Alexandre Lima/Arquivo pessoal

“Houve um aumento significativo nos atendimentos. São muitas pessoas que chegam com febre, desidratação, tontura. Ou seja, são sintomas bem similares aos da Covid-19. Eles fazem os exames aqui mesmo e já recebem o diagnóstico de dengue ou Covid”, afirmou o diretor.

No ano passado, a regional recebeu 295 notificações da doença. O aumento entre os períodos avaliados é de mais de 160%.

  • Regional Juruá e Tarauacá/Envira

Do total de casos de dengue suspeitos confirmados no Acre, 3.773 foram registrados na Regional Juruá e Tarauacá/Envira. Esse é o segundo maior número de notificados no estado.

A cidade de Tarauacá contabiliza mais casos da doença, com 2.124 casos. Por causa do aumento no número, a cidade chegou a preparar um Plano de Contingência por causa da quantidade de servidores afastados no Hospital Dr. Sansão Gomes.

O município de Cruzeiro do Sul tem o segundo maior número de notificações, somando ao todo 1.359. Em 2020, a cidade enfrentou um surto da doença no final do ano. Para tentar diminuir as notificações, a gestão começou a usar inseticida no combate ao mosquito Aedes Aegypti.

Em dados somados, a regional confirmou 3.032 casos de dengue em 2020. O aumento de casos entre um período e outro chegou a 24%.

Zika e Chikungunya

  • Chikungunya

O levantamento da Saúde mostra também o número de casos de zika e chikungunya registrados no Acre até o dia 6 de fevereiro. São, ao todo, 72 notificações de febre chikungunya, sendo que, desses, 30 testaram positivo, 19 foram descartados e 23 segue em análise.

Rio Branco tem mais registros da doença, com 27 casos.

No mesmo período de 2020, o estado acreano tinha apenas 11 notificações, o que representa um aumento de mais de 554% entre os períodos.

  • Zika

Sobre os dados de zika, o Acre tem apenas dois casos suspeitos e nenhuma confirmação. Os registros estão distribuídos em Rio Branco (01) e Mâncio Lima (02).

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Confira como foi a chegada de Matheus do BBB 24 em sua cidade: ‘Melhor abraço’

Publicado

em

Por

Em Alegrete, cidade natal de Matteus, a recepção foi feita por sua família. Logo que saiu do avião, o ex-brother pôde finalmente abraçar sua avó, de quem sempre falava durante o confinamento: “É o melhor abraço do mundo!”, declarou  ele, assim que viu sua familiar.

O momento foi presenciado por um público gigantesco de fãs, que também puderam abraçá-lo enquanto ele deixava o aeroporto. Assim como em Manaus, a cidade de Alegrete irá receber uma festa, no Parque Rui Ramos, com shows e muita música.

O ex-BBB ainda irá desfilar em um caminhão do Corpo de Bombeiros pelo centro da cidade. Ele falou da importância do apoio da família e fãs, principalmente, da avó. Confira:

Fonte: TOP FAMOSOS

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Isabelle do BBB 24 retorna para casa e é recebida com muito carinho: ‘Foi uma festa’

Publicado

em

Por

Na manhã desse sábado (20), Isabelle e Matteus finalmente retornaram para casa após a grande final do “BBB 24“. Os dois, que ainda estavam no Rio de Janeiro cumprindo alguns compromissos, foram recebidos com muita festa por seus familiares e fãs.

Lá em Manaus, a cunhã-poranga do Boi Garantido foi recepcionada com uma grande festa no aeroporto. Seus fãs se reuniram no local com cartazes e receberam carinho da ex-sister, que já chegou abraçando e tirando foto com seus admiradores.

Além disso, Isabelle também ganhará uma festona no Largo de São Sebastião, no Centro Histórico de Manaus. Lá, ela será recepcionada pelos bois Garantido e Caprichoso e desfilará em cima de um trio elétrico que passará pelos principais pontos da cidade. Confira:

Fonte: TOP FAMOSOS

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Everton Cebolinha sofre lesão na panturrilha e desfalcará o Flamengo contra o Palmeiras

Publicado

em

O Flamengo do técnico Tite ganhou uma dor de cabeça às vésperas de um compromisso importante no Campeonato Brasileiro. O Rubro-Negro carioca informou que o atacante Everton Cebolinha sofreu uma lesão na panturrilha direita e, assim, desfalcará a equipe contra o Palmeiras.

“O atleta Everton Cebolinha realizou exames que apontaram lesão na panturrilha direita. Segue tratamento no CT”, escreveu o time carioca em nota publicada nas redes sociais.

O clube rubro-negro não deu mais informações sobre o grau do problema sofrido pelo atacante e também não informou um prazo estimado de recuperação.

Antes mesmo do Flamengo divulgar o comunicado, Cebolinha já era dado como dúvida para o duelo diante do Palmeiras por conta de dores no tornozelo. Dessa forma, sem o camisa 11, Bruno Henrique deve ganhar chance entre os titulares.

Everton Cebolinha foi titular nos dois jogos que o Fla disputou nesta edição do Brasileirão. O jogador tem sido peça importante para Tite – tanto é que atuou em 16 das 19 partidas da equipe na atual temporada, contribuindo com três gols e duas assistências.

No entanto, no embate contra o São Paulo no último domingo, o camisa 11 precisou ser substituído aos 13 minutos do primeiro tempo após sentir dores no tornozelo. Luiz Araújo entrou em seu lugar e acabou marcando o primeiro gol na vitória de 2 a 1 sobre o Tricolor paulista.

Sem Cebolinha, o Rubro-Negro vai em busca de seu terceiro triunfo consecutivo no Brasileirão. O clássico nacional entre Palmeiras e Flamengo acontece neste domingo, às 16h (de Brasília), no Allianz Parque, pela terceira rodada da competição.

Comentários

Continue lendo