Cotidiano
Em jogo marcado por confusão com torcedor, Juventude empata com Inter e vai às oitavas da Copa do Brasil

Gazeta Esportiva
O Juventude levou a melhor sobre o Internacional e está classificado para as oitavas de final da Copa do Brasil. Neste sábado, o clássico terminou empatado em 1 a 1, no Alfredo Jaconi, pela volta da terceira fase do torneio. Rodrigo Sam fez para os mandantes e Enner Valencia deixou tudo igual. Na ida, o Ju venceu por por 2 a 1, no Beira-Rio.
A partida começou com mais de uma hora de atraso devido às condições climáticas em Caxias do Sul. O estádio foi tomado pela neblina, que afetou muito a visibilidade do gramado. Assim, foi necessário o clima melhorar para dar o apito inicial.
O jogo também ficou marcado pela invasão de um torcedor, que tentou agredir Enner Valencia após o atacante perder um pênalti. O colorado foi interceptado por Alan Ruschel, que acabou sendo expulso após o árbitro revisar as imagens no VAR.
O adversário do Juventude nas oitavas de final da Copa do Brasil será definido por sorteio. Vale lembrar que este era um confronto atrasado da terceira fase. Os embates precisaram ser adiados por conta das enchentes que castigaram o Rio Grande do Sul.
Enquanto isso, o Ju volta as suas atenções para o Campeonato Brasileiro. A equipe volta a campo na terça-feira, às 19 horas (de Brasília), quando recebe o Atlético-MG, pela 17ª rodada. No mesmo dia, mas às 21h30, o Inter visita o Rosário Central-ARG, pela segunda fase da Sul-Americana.
O jogo
Com a visibilidade bem comprometida devido a neblina, o jogo começou morno no Alfredo Jaconi. A primeira grande chance foi dos mandantes, aos 20 minutos. João Lucas desceu pela direita e cruzou para Erick, que cabeceou no travessão.
Os visitantes responderam logo na sequência. Em rápido contra-ataque, Valencia recebeu na entrada da área e soltou uma pancada para fora. Instantes depois, foi a vez de Bruno Henrique tentar e também errar a pontaria. Aos 34, Wesley foi acionado na esquerda, cortou para o meio e concluiu para a boa defesa de Gabriel.
O Juventude voltou ao ataque as 43. Jean Carlos cruzou e Rodrigo Sam apareceu no primeiro pau para cabecear com muito perigo. Já aos 50, o zagueiro não perdoou. O camisa 34 aproveitou cobrança de escanteio de Jean Carlos e colocou os anfitriões na frente.
2º tempo
Na volta do intervalo, o Inter teve uma chance de ouro de empatar. Com cinco minutos, Wesley foi derrubado por Abner na área e árbitro marcou pênalti. Alan Patrick assumiu a responsabilidade, mas parou em Gabriel.
Aos 23, Wesley sofreu novo pênalti, agora de João Lucas. Desta vez, no entanto, Enner Valencia foi para a bola. O atacante bateu fraco e viu Gabriel defender mais uma. O VAR, porém, flagrou uma invasão de Abner. Assim, o árbitro mandou a cobrança voltar. Na segunda tentativa, o equatoriano empatou o jogo.
Nesse meio tempo, o Juventude ficou com um homem a menos. Isso porque Alan Ruschel acabou sendo expulso após agredir um torcedor. Um fã do Internacional invadiu o gramado e tentou partir para cima de Enner Valencia. O jogador do Ju derrubou o homem. O árbitro foi ao VAR e decidiu dar vermelho para o Alan após rever a imagem.
Nos minutos finais, o Inter se lançou para o ataque, mas não conseguiu mudar o placar. Aos 49, Vitão acabou sendo expulso e complicou ainda mais a vida dos visitantes. Assim, o Juventude avançou de fase na Copa do Brasil.
FICHA TÉCNICA
JUVENTUDE-RS 1 (3) X (2) 1 INTERNACIONAL-RS
Local: estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul
Data: 13 de julho de 2024, sábado
Hora: 16h (de Brasília)
Árbitro: Rodrigo Jose Pereira de Lima (PE)
Assistentes: Francisco Chaves Bezerra Junior (PE) e Brigida Cirilo Ferreira (AL)
VAR: Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral (SP)
Cartões amarelos: Jadson, Erick (Juventude)
Cartão vermelho: Alan Ruschel (Juventude)
GOLS: Rodrigo Sam, aos 50 do 1ºT (Juventude); Valencia, aos 33 do 2ºT (Inter)
JUVENTUDE: Gabriel, João Lucas, Rodrigo Sam, Abner e Alan Ruschel; Caíque, Jadson (Oyama) e Jean Carlos (Mandaca); Lucas Barbosa (Ewerton), Erick e Gilberto (Tallari)
Técnico: Roger Machado
INTERNACIONAL: Anthoni; Bustos (Igor Gomes), Vitão, Fernando (Mercado) e Robert Renan (Wanderson); Rômulo (Alario), Bruno Henrique, Bruno Gomes (Gabriel Carvalho) e Alan Patrick; Wesley e Enner Valencia
Técnico: Pablo Fernández (interino)
Comentários
Cotidiano
Diretoria do Independência apresenta o atacante Pitel

Foto PHD: Pitel vem do futebol do Rio de Janeiro para reforçar o Independência
A diretoria do Independência apresentou nesta segunda, 12, no Marinho Monte, o atacante Pitel, 27. O atleta chega do futebol do Rio de Janeiro e é mais um reforço do Tricolor para a temporada de 2026.
“O projeto apresentado pela diretoria do Independência foi determinante para o acerto com o clube. Temos um excelente calendário e vou procurar ajudar o Independência”, declarou Pitel.
Quer jogar na quinta
Pitel espera ter condições de jogar contra o Santa Cruz na quinta, 15, às 17 horas, no Tonicão, partida de estreia do Independência no Campeonato Estadual.
“As duas últimas temporada atuei como um camisa 9, mas também posso jogar como extremo. Vou trabalhar para ter a possibilidade de ser relacionado na quinta”, afirmou o reforço do Tricolor.
Trabalho tático
O técnico Ivan Mazzuia comandou um treino tático nesta segunda e começou a definir os titulares para o jogo de estreia. Contudo, o treinador deve divulgar a equipe somente no vestiário do Tonicão.
Comentários
Cotidiano
Pedro chega e participa do treinamento tático do Rio Branco

Foto PHD: Pedro vem do futebol de São Paulo para reforçar o Rio Branco
O lateral direito Pedro, 24, ex-Tanabi de São Paulo, foi integrado ao elenco do Rio Branco nesta segunda, 12, no José de Melo, e é mais um reforço para a disputa do Campeonato Estadual.
“Estava trabalhando e chego em uma boa condição física. O Rio Branco é um dos maiores clubes do Norte e esse será um excelente desafio”, comentou Pedro.
Trabalho tático
O técnico Ulisses Torres comandou um treino tático no José de Melo e começou a definir os titulares para o jogo de estreia no Estadual. A partida contra o Vasco será disputada no sábado, 17, a partir das 15 horas, no Tonicão.
“Ajustar a maneira de jogar é fundamental. Vamos enfrentar uma equipe com muita qualidade e por isso precisamos chegar no melhor nível”, afirmou Ulisses Torres.
Dois períodos
O elenco do Rio Branco trabalha em dois períodos nesta terça,13, e a partir do trabalho de quarta, 14, a carga de treinos será reduzida visando o primeiro jogo do campeonato.
Comentários
Cotidiano
Acre abre seleção para artesãos participarem do 21º Salão do Artesanato Raízes Brasileiras

Foto: frame/vídeo
O Governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Turismo e Empreendedorismo (Sete), publicou nesta terça-feira, 13, o Edital de Chamamento Público nº 001/2026 para selecionar artesãos interessados em participar do 21º Salão do Artesanato Raízes Brasileiras, que será realizado em Brasília (DF), de 4 a 8 de abril de 2026.
A seleção é voltada a artesãos individuais, mestres artesãos, entidades representativas (associações ou cooperativas) e grupos de produção artesanal, com o objetivo de divulgar e comercializar produtos do artesanato acreano em um estande coletivo de 50 metros quadrados. Ao todo, serão disponibilizadas 10 vagas.
De acordo com o edital, haverá vagas específicas para mestre artesão, entidade representativa ou grupo de produção, artesão com deficiência (PcD), artesão indígena e artesão quilombola, garantindo diversidade e inclusão na representação do artesanato do estado.
Os selecionados contarão com ajuda de custo no valor de R$ 715,75 por diária, custeada pelo Estado, incluindo dois dias de deslocamento e o período de realização da feira. As despesas com passagens, hospedagem e alimentação, no entanto, serão de responsabilidade dos próprios artesãos.
As inscrições poderão ser feitas presencialmente, na Casa do Artesanato Acreano, em Rio Branco, ou por e-mail, no período de 13 de janeiro a 12 de fevereiro de 2026. Para participar, é necessário estar cadastrado no Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro (SICAB) e apresentar a documentação exigida, incluindo formulário de inscrição e portfólio dos produtos.
O processo seletivo será realizado em duas etapas: análise documental e avaliação do portfólio, ambas de caráter eliminatório. Para ser classificado, o candidato deverá atingir pontuação mínima de 50 pontos. O resultado final será divulgado no Diário Oficial do Estado do Acre.



Você precisa fazer login para comentar.