fbpx
Conecte-se conosco

Flash

Em greve, servidores da Ufac se reúnem para avaliar quais serviços não podem parar

Publicado

em

Presidente do Sintest frisou que paralisação é por tempo indeterminado e acontece em outras 31 universidades e 2 institutos federais.

Em greve desde segunda-feira, 11, os servidores técnico-administrativos da Universidade Federal do Acre (Ufac) se reúnem na tarde desta terça, 12, para entender quais serviços são considerados essenciais para a instituição.

A ideia é definir, após avaliação interna do comando de greve, as atividades que serão impactadas pelo movimento, que acontece em outras 31 universidades federais e dois institutos.

De acordo com o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Terceiro Grau do Acre (Sintest/AC), Alexsandro Braz, a greve é por tempo indeterminado, “podendo ser rápida ou demorada, a depender das negociações com o governo”.

A categoria tem um dos menores vencimentos entre os servidores do Executivo federal e ficou, durante os governos Temer (MDB) e Bolsonaro (PL), sem reajuste, ocasionando perda salarial acumulada de mais de 35%.

No ano passado, o presidente Lula (PT) reajustou em 9% a remuneração dos servidores, que seguem insatisfeitos e pedem a recomposição total das perdas, além da reestruturação do plano de carreiras e recomposição do orçamento das universidades públicas.

O Sintest informou que a paralisação não afetará as aulas na Ufac, marcadas para abril. No entanto, professores da instituição já agendaram uma assembleia para este mês, ocasião em que também discutirão suas demandas e uma possível greve.

Comentários

Continue lendo

Flash

Ele de novo: Detran suspende CNH de Ícaro Pinto condenado pela morte da jovem Jonlhiane Paiva

Publicado

em

Pelos próximos oito meses, Ícaro José da Silva Pinto não poderá dirigir veículo automotor em todo o país.

Ele deverá entrega a carteira nacional de habilitação à Divisão de Cassação do Detran-Ac.

Só a partir daí, a punição começará a ser cumprida na íntegra.

Ícaro Pinto, teve o direito de dirigir suspenso por infringir o artigo 175 do código de Trânsito Brasileiro, que dispõe sobre o uso de veículo para fazer manobras perigosas.

Consta ainda no processo, que os fatos, teriam ocorrido em 25 de agosto de 2018, antes da morte da jovem Jonlhiane Paiva.

A portaria diz ainda, que após o período de suspensão a CNH pode ser devolvida após comprovação de curso de reciclagem.

Em maio de 2022, após três dias de julgamento, Ícaro Pinto foi condenado a 10 anos e 10 meses de prisão pela morte da jovem Jonlhiane Paiva. O crime aconteceu em seis de agosto de 2020.

O réu, conduzia uma BMW a mais de 150 quilômetros hora, quando atropelou e matou a jovem.

Jonlhiane Paiva seguia para o trabalho em uma motocicleta quando foi atingida pelo carro na Avenida Antônio da Rocha Viana.

Hoje Ícaro Pinto cumpre prisão domiciliar, após ser envolver em uma confusão no Mercado do Bosque, quando cumpria pena no regime aberto.

Comentários

Continue lendo

Flash

Fernanda Hassem: Prefeita de Brasiléia e vice-presidente da Amac participa de workshop em Rio Branco

Publicado

em

A prefeita de Brasiléia, Fernanda Hassem, participou no início da tarde desta terça-feira, 14, na sede da Associação dos Municípios do Acre (Amac), do workshop “Fortalecimento da Governança, Gestão e Controle nas Transferências Discricionárias e Legais”.

“Hoje é um dia muito importante para a Amac. Contamos com a participação de vários prefeitos, de instituição e principalmente de representantes do Programa Calha Norte. O Ministério da Defesa, através do programa, é um dos maiores padrinhos das prefeituras acreanas. Portanto, é na gestão municipal que os recursos precisam ser trabalhados, isso em todos os setores da administração pública. Quem ganha com isso é a comunidade, à população de modo natural”, destacou a prefeita.

O evento foi promovido pelo Departamento do Programa Calha Norte do Ministério da Defesa. O encontro contou com a participação do diretor do programa, representante do
Ministério da Defesa, o Sr. General Ubiratan Poty.

Comentários

Continue lendo

Flash

“Avançamos mais uma etapa para a realização do concurso público na Câmara”, destaca Raimundo Neném

Publicado

em

O presidente da Câmara Municipal de Rio Branco, vereador Raimundo Neném (PL), anunciou na terça-feira, 14, a abertura de procedimento administrativo que vai reger a contratação da instituição que vai organizar o Concurso Público Efetivo para cargos na Casa Legislativa.

“Tendo em vista a aposentadoria de servidores e a ampliação dos serviços do Poder Legislativo municipal, faz-se necessário se fazer novo concurso. Estamos avançando nesse debate, no dia oito de maio foram nomeados os membros da comissão responsável pela organização do Concurso Público. Abrimos também procedimento administrativo para a pesquisa de preço, aguardamos apenas a finalização do Termo de Referência. Posterior a isso avançamos com a contratação da instituição que vai organizar o certame”, disse Raimundo Neném.

Serão 15 vagas ofertadas, entre ensino médio e superior, além do cadastro de reserva, podendo ter aumento nesse número conforme a disponibilidade orçamentária e financeira do parlamento.

As vagas oferecidas são: Agente Legislativo, Agente Legislativo (especialidade Polícia Legislativa), Agente Legislativo (especialidade Tradutor e intérprete de Línguas de Sinais), Analista Legislativo, Analista Legislativo (especialidade Tecnologia da Informação). Área: desenvolvimento e manutenção de programas, Analista Legislativo (especialidade Tecnologia da Informação). Área: administração e suporte de redes, Analista Legislativo (especialidade Contabilidade), Analista Legislativo (especialidade Taquigrafia), Analista Legislativo (especialidade Direito), Analista Legislativo (especialidade Redação e Revisão), Analista Legislativo (especialidade Administração), Analista Legislativo (especialidade Gestão Pública), Analista Legislativo (especialidade Logística), Analista Legislativo (especialidade Gestão de Pessoas), e Procurador.

Ainda de acordo com presidente Raimundo Neném, o certame tem previsão para ocorrer ainda em 2024.

Foram nomeados para a comissão os servidores Evelyn Andrade Ferreira para presidir a comissão, e Josivaldo Josias de Sousa, Alzenira Bezerra de Menezes Moreira, Izabelle Souza Pereira Pontes e Erivelto Freitas da Silva como membros.

Comentários

Continue lendo