Acre
Em Feijó, Nanzio Magalhães adota modelo das escolas integrais
A partir deste ano de 2024, algumas escolas de ensino fundamental, anos finais, que trabalhavam com o ensino regular, passaram a funcionar dentro do modelo das escolas integrais. Entre as escolas-piloto desse processo está a Nanzio Magalhães, no município de Feijó.
A escola funciona com turmas do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, anos finais, e possui, a partir deste ano letivo, em torno de 270 alunos. Antes, eram mais de 500. Eles entram às 7h e saem somente às 17h. Para a professora Renata Costa, diretora da Nanzio, a escola está em processo de adaptação.


“Temos muitos desafios. A nova escola integral mudou completamente a rotina, principalmente dos funcionários, mas os alunos gostam do sistema integral, gostam da acolhida. A gente acredita no projeto e quer que tudo dê certo. Aqui as pessoas estão se doando”, afirma.


Apesar de poucos dias de aula e de a escola ainda estar em processo de transição, ela diz que já visualiza a instituição como integral. “Os professores sentiram a mudança, mas os alunos estão interagindo. Podemos nos tornar uma referência no ensino e esperamos que dê tudo certo”, afirmou.
Quem também acredita no novo modelo de escola integral é a professora Letícia Silva, que trabalha com as turmas de 6º e 7º anos as disciplinas de língua portuguesa, oficina de leitura, estudo orientado e projeto de vida. Para ela, a escola integral mexeu com a rotina dos profissionais, sobretudo dos professores.
“Houve uma mudança completa. Agora passamos o dia inteiro na escola e, a partir das novas rotinas com as novas disciplinas, ampliamos também as nossas atividades. Tínhamos outra visão, mas agora percebemos que os alunos se tornaram protagonistas, colocam em prática seus talentos”, destacou.


Com o novo modelo de ensino, além das disciplinas obrigatórias, os alunos também passaram a formar clubinho de pinturas, de jogos, de culinária, de esportes. “Eles estão se adaptando à nova rotina”, enfatizou a professora.
A professora Marluce Barros, que trabalha religião e projeto de vida, destaca, entre os desafios do ensino integral no fundamental, a necessidade de se ter um referencial para trabalhar as sequências didáticas, sobretudo em relação às disciplinas diversificadas.
“Aqui na escola, os alunos trabalham as disciplinas obrigatórias e diversificadas tanto no período da manhã quanto no período da tarde, tudo junto e ao mesmo tempo. Eles estão gostando desse modelo integral. Os pais também aprovaram. A gente quer o melhor para eles”, disse.
Fonte: Governo AC
Comentários
Acre
Visita de Lula ao Acre está prevista para o dia 8 de agosto

Luiz Inácio Lula da Silva, presidente da República • Ricardo Stuckert/PR
O presidente da Apex-Brasil, Jorge Viana, anunciou nesta sexta-feira, 25, que o presidente Lula (PT) poderá visitar o Acre no próximo dia 8 de agosto. A agenda, segundo Viana, está sendo organizada no Palácio do Planalto e deve trazer boas notícias para a população acreana, especialmente na área de infraestrutura.
“Bem, boa sexta-feira para vocês. Nós ‘sextamos’ aqui no Palácio do Planalto, no gabinete do presidente Lula, e eu estou aqui com o Marcola, que é um querido amigo e auxilia o presidente em tudo, e o Osvaldo também. Nós estamos tratando da agenda do presidente no Acre”, afirmou Viana.
A visita presidencial, segundo ele, terá foco em ações concretas para o desenvolvimento do estado. “É uma agenda que certamente vai levar boas notícias para o nosso povo. A gente vive de achar soluções para os problemas e a gente está aqui trabalhando. Então, vamos levantando aqui o nosso estado, e, se Deus quiser, dia 8 está previsto”, disse.
Caso a visita se confirme, o presidente Lula deve anunciar investimentos voltados à produção, ao trabalho e ao apoio às administrações municipais. “Então, dia 8, o presidente deve estar no nosso estado para anunciar investimento na área de infraestrutura, apoiar quem produz, quem trabalha, e ajudar, obviamente, as prefeituras e o nosso estado. Está bom? Acompanhe aí!”, finalizou.
Comentários
Acre
Cavalgada terá pontos de saída distintos na Gameleira; veja locais

Foto: José Caminha/Secom
A Cavalgada que marca a abertura da Expoacre 2025, em Rio Branco, terá concentração a partir das 7h da manhã deste sábado, 26, com saída oficial às 8h e encerramento previsto para as 13h. Todo o trajeto será monitorado e assistido por órgãos da Segurança Pública.
Os pontos de saída na região da Gameleira serão organizados conforme os tipos de participantes: os cavalos sairão pela Rua da Tentamen, quadriciclos pela Rua da Escola Maria Angélica, além dos trios elétricos e carros de som. O percurso passará por pontos como o cartório, Sabenauto, Arasuper e Corrente, com chegada no Parque de Exposições Wildy Viana.
A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública do Acre (Sejusp) apresentou nesta sexta-feira, 25, o Plano Operacional Integrado para a Cavalgada e a Expoacre 2025.
A expectativa é de que milhares de pessoas participem da programação. O secretário adjunto de Segurança Pública, Evandro Bezerra, reforça que a colaboração da população é fundamental para o sucesso da operação e para a manutenção da ordem durante os eventos.
O diretor operacional da Sejusp, Atahualpa Ribera disse que o foco é que os dois eventos aconteçam com total segurança e organização. “A atuação das forças estaduais será intensa, integrada e estrategicamente distribuída, com o uso de tecnologia e equipes especializadas. Estamos preparados para dar todo o suporte necessário, tanto na prevenção quanto em eventuais atendimentos”, afirmou.
Comentários
Acre
Sem casos confirmados, Acre investiga oito notificações suspeitas de sarampo
A Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre) divulgou nesta quinta-feira, 25, um novo boletim epidemiológico sobre o sarampo. Até o momento, o estado contabiliza 28 notificações da doença, das quais 20 foram descartadas e 8 permanecem sob investigação.
Segundo a Sesacre, o Acre não registra casos confirmados de sarampo desde o ano 2000, mas a vigilância segue em alerta devido ao avanço da doença em países vizinhos, como a Bolívia.
Situação por município:
Acrelândia: 1 caso descartado e 1 em investigação
Porto Acre: 2 casos descartados e 1 em investigação
Feijó: 1 caso descartado
Sena Madureira: 2 casos descartados
Cruzeiro do Sul: 3 casos descartados e 1 em investigação
Epitaciolândia: 2 casos descartados
Assis Brasil: 2 casos descartados
Rio Branco: 3 casos descartados e 3 em investigação
Brasiléia: 3 casos descartados e 2 em investigação
Cobija (Bolívia): 1 caso descartado (notificado em Rio Branco)
Apesar das investigações em andamento, as autoridades reforçam que o estado segue sem confirmação da doença há 25 anos.
Situação na Bolívia preocupa
A Bolívia, país vizinho do Acre, apresenta um cenário mais preocupante. Já foram confirmados 161 casos de sarampo, com 1.302 casos ainda em investigação e 1.141 descartados. A maioria das notificações está concentrada no Departamento de Santa Cruz de La Sierra, o mais populoso do país.
As autoridades de saúde do Acre seguem monitorando a situação e orientam a população a manter a caderneta de vacinação atualizada, principalmente com a tríplice viral, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola.
Você precisa fazer login para comentar.