fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Em evento internacional, governador Gladson Cameli reafirma compromisso com povos indígenas e o meio ambiente

Publicado

em

O governador Gladson Cameli, dando seguimento à sua agenda internacional, participou nesta quinta-feira, 13, de duas agendas do GCF Task Force, ou Força-Tarefa de Governadores para o Clima e Florestas, evento que promove o compartilhamento de experiências entre autoridades governamentais, no Centro Cultural de Moyamba, no Peru.

Acompanhado da titular da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Políticas Indígenas (Semapi), Paola Daniel, o governador acompanhou o lançamento do Projeto Aliança Empresarial pela Amazônia, em evento que contou com a presença do presidente do Peru, Pedro Castillo.

Cameli participou do evento ao lado da secretária de Meio Ambiente, Paola Daniel (E). Foto: Diego Gurgel/Secom

O objetivo do projeto, de acordo com Castillo, é desenvolver um manejo sustentável para enfrentar o desmatamento e impulso desenfreado da agricultura e promover a preservação do meio ambiente.

“Precisamos ainda ter um olhar especial para as nossas crianças e jovens, que representam o futuro dos nossos estados, províncias e países. Se queremos desenvolver uma economia florestal produtiva e sustentável, temos que olhar de maneira especial para a educação. E as nossas crianças e jovens podem ser vetores fundamentais para a propagação de novos conhecimentos que promovam a preservação aliada à produção, numa nova maneira de entendermos a vida no planeta”, frisou Cameli.

Evento promove o compartilhamento de experiências entre autoridades governamentais. Foto: Diego Gurgel/Secom

“Estar aqui representando o estado com o governador é muito importante, pois precisamos encontrar métodos de aliar desenvolvimento sustentável, conservação do meio ambiente e agronegócio. Precisamos aproveitar essa oportunidade para conversar com os representantes de outros países, ver o que deu certo e adaptar essas propostas para a realidade no Acre”, observou Paola Daniel.

“A participação do governador é fundamental, pois esse espaço do GCF é oportuno para reafirmar compromissos instituídos pelo Estado. Participo das discussões do meio ambiente desde 2012, e o Acre tem uma cultura muito forte no diálogo e na consulta com os povos indígenas; precisamos preservar essas relações. Temos um patrimônio que precisa ser preservado e essa tem sido a prioridade do governo nos últimos anos”, destacou Francisca de Lima Costa, líder do Povo Arara, presidente do comitê regional da Força-Tarefa de Governadores para o Clima e Florestas para os Povos Indígenas e Comunidades Locais no Brasil e chefe de departamento do Instituto de Mudanças Climáticas (IMC).

Em seu discurso, Cameli defendeu a prática consciente do agronegócio, aliado ao desenvolvimento sustentável e preservação do meio ambiente. Foto: Diego Gurgel/Secom

Intercâmbio de Experiências

Na parte da tarde, o governador participou de uma troca de experiências, com o objetivo de apresentar recomendações e propostas referentes aos eixos temáticos: pessoas e comunidades; conhecimento, tecnologia e inovação; finanças, investimento e setor privado; e governo e políticas públicas.

Cameli aproveitou a oportunidade para apresentar aos gestores as propostas que governo do Estado tem para o desenvolvimento sustentável: “No Acre, estado que governo, temos milhares de hectares de terras degradadas que, se bem aproveitadas, podem impulsionar o nosso agronegócio. Falando de maneira mais direta, não precisamos derrubar nenhuma árvore da nossa floresta para plantar soja, milho e uma infinidade de outras culturas agrícolas. Quero destacar ainda que, quando o meio ambiente é tratado com atenção e cuidado, o agronegócio, que depende do regime de chuvas e outros fatores naturais, também é beneficiado”, pontuou.

Ao final do evento foi firmada a Declaração de San Martín, documento que prevê maior articulação entre os governos dos países envolvidos, com o objetivo de alcançar metas climáticas, tomada de decisões públicas voltadas aos meio ambiente, promoção da participação do setor privado nas políticas ambientais, entre outros.

“Devemos realizar as nossas ações práticas nesse sentido através de um diálogo constante com as nossas comunidades indígenas, ribeirinhas e rurais, para despertarmos as consciências para ações que gerem produção e preserve o meio ambiente”, concluiu Cameli.

Em seu discurso, Cameli defendeu a prática consciente do agronegócio, aliado ao desenvolvimento sustentável e preservação do meio ambiente. Foto: Diego Gurgel/Secom

Comentários

Continue lendo

Acre

Ciclista sofre fratura exposta após atropelar cachorro em estrada rural de Rio Branco

Publicado

em

Acidente ocorreu no km 3 da estrada do Mutum; vítima foi levada ao pronto-socorro e está estável

Na noite deste sábado (3), um grave acidente deixou o ciclista Francisco Vagno dos Santos Magalhães, de 32 anos, com uma fratura exposta no fêmur da perna direita. O caso aconteceu no km 3 da estrada do Mutum, no bairro Alto Alegre, em Rio Branco, enquanto ele se deslocava da zona rural para a zona urbana.

Segundo relatos de familiares, Francisco saiu de casa para comprar fraldas quando, ao passar em frente a uma chácara com o portão aberto, foi surpreendido por cães que correram em direção à estrada. Ao tentar evitar um acidente, ele acelerou, mas acabou atropelando um dos animais que atravessou repentinamente, sendo lançado ao solo com o impacto.

Populares acionaram a família da vítima, e um pastor que mora próximo prestou os primeiros socorros, levando Francisco até o km 2 da estrada, onde uma ambulância do Samu interceptou o veículo para iniciar o atendimento. Após ser imobilizado, o ciclista foi encaminhado ao Pronto-Socorro de Urgência e Emergência de Rio Branco, onde passou pelo setor de Traumatologia e foi transferido para Ortopedia. Apesar da gravidade dos ferimentos, seu estado de saúde é estável.

O Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTRAN) registrou a ocorrência e elaborou um relatório sobre o acidente.

Comentários

Continue lendo

Acre

Câmara Municipal de Epitaciolândia realiza sessão solene em homenagem aos 33 anos do município

Publicado

em

Evento homenageia personalidades e reforça compromisso com o desenvolvimento do município

Presidente da Câmara de vereadores de Epitaciolândia Antonio Rosiclei reafirmou o compromisso institucional com a memória e o progresso do município. Foto: cedida 

A Câmara Municipal de Epitaciolândia realizou uma sessão solene em comemoração aos 33 anos de emancipação política da cidade. O evento, que reuniu autoridades, moradores e homenageados, foi marcado por emoção e reconhecimento aos que contribuíram para o crescimento do município.

Todos os vereadores participaram da cerimônia, convidando cidadãos destacados para receberem moções de louvor. Autoridades regionais também prestigiaram a solenidade, elevando o tom da celebração. O Prefeito Sérgio Lopes e o Vice-Prefeito Sérgio Mesquita não compareceram devido a compromissos em relação a grande agenda ao aniversario do município, mas foram representados pelo Secretário de Agricultura, José Antonio (Nego), que transmitiu o apoio da gestão municipal.

Os homenageados, visivelmente emocionados, agradeceram pelo reconhecimento e destacaram o orgulho de contribuir com Epitaciolândia. Em discurso, a Mesa Diretora da Câmara reafirmou o compromisso institucional com a memória e o progresso do município, promovendo políticas públicas que valorizem a história local e garantam um futuro mais justo para todos.

Destaques da Sessão:
  • Entrega de 11 moções de louvor a personalidades no município

  • Presença de lideranças regionais prestigiando o evento

  • Discurso unânime dos vereadores sobre a importância da data

A programação do aniversário de 33 anos de Epitaciolândia segue até o próximo domingo, dia 4, com atividades Circuito Country, atividades culturais e esportivas.

O evento reuniu vereadores, autoridades locais e moradores para homenagear personalidades que se destacaram no desenvolvimento da cidade.

Veja vídeos:

A Câmara Municipal de Epitaciolândia realizou uma sessão solene em comemoração aos 33 anos de emancipação política da cidade. O evento, que reuniu autoridades, moradores e homenageados, foi marcado por emoção e reconhecimento aos que contribuíram para o crescimento do município.

Veja vídeo: Presidente da Câmara de Vereadores de Epitaciolândia Antônio Rosiclei SOLIDARIEDADE)

Veja vídeo: Vereador Ari Mendes (SOLIDARIEDADE)

Veja vídeo: Vereador Miro Bispo (PDT)

Veja vídeo: Vereador Aldemir Sales (PP)

Veja vídeo: Vereador Gerson Batista Pereira do partido (PL)

Veja vídeo: Vereador Jose Henrique (UNIÃO)

Veja vídeo: Vereador Cleomar Portela (PP)

Veja vídeo: Vereadora Eliade Maria da Silva (PL)

Veja vídeo: Vereadora Marizete Matias (PP)

Veja vídeo: Vereadora Girlene Da Saúde (PP)

Comentários

Continue lendo

Acre

Trechos críticos da Transacreana passam por recuperação

Publicado

em

Foto: Secom

Ramais em situação crítica após as cubas na região da Transacreana passam por recuperação através da Secretaria Municipal de Agropecuária, em Rio Branco. As ações contemplam os ramais Caipora e Talismã, localizados na região do Barro Alto.

No Ramal Caipora, as equipes estão trabalhando na construção de uma nova ponte de alvenaria. Já no Ramal Talismã, as intervenções visam melhorar a trafegabilidade, especialmente em pontos que ficaram intrafegáveis devido ao acúmulo de lama.

Foto: Secom

De acordo com o secretário, Eracides Caetano, os trabalhos incluem a retirada da lama, a execução de aterros e a elevação do nível da via.

“Estamos retirando a lama dos buracos e fazendo aterros para facilitar o escoamento da água para fora do ramal. Estamos praticamente elevando todo o ramal, que se transformou em um açude. A água não tinha para onde escoar. Então estamos elevando com barro. Quando o verão chegar, a ideia é colocar um aterro por cima”, explicou o secretário.

 

Confira mais fotos:

Comentários

Continue lendo