Cotidiano
Em audiência pública, Câmara debate o Relatório de Execução Orçamentária e Gestão Fiscal 2023

Por Marcela Jansen
Atendendo a requerimento do vereador Ismael Machado, a Câmara Municipal de Rio Branco realizou na segunda-feira, 13, uma audiência pública no qual debateu o relatório resumido da Execução Orçamentária do 4° Bimestre e Relatório da Gestão Fiscal do 2° Quadrimestre de 2023, do Poder Executivo Municipal.
A audiência contou com a presença de:
• Wilson José Das Chagas Sena Leite – Secretário Municipal De Finanças De Rio Branco;
• Euzébio Pinheiro – Diretor De Orçamento – Secretaria Municipal De Planejamento De Rio Branco (SEPLAN);
• Carlos Fábio – Contador Da Secretaria Municipal De Finanças De Rio Branco;
• Renata Costa – Contadora Da Secretaria Municipal De Finanças De Rio Branco;
• Adilio Almeida – Divisão De Contabilidade De Dívidas Públicas (SEFIN);
• Sandy Lopes – Contador Da Divisão De Dívidas Públicas (SEFIN)
O secretário municipal de finanças Wilson Jose destaca a capacidade de pagamento da capital e compromisso da gestão em manter classificação, “O município tem mantido um crescimento mesmo com a perca de arrecadação, Rio Branco tem demostrado bons resultados, referente a sua capacidade de pagamento. Um dos únicos impostos em que apresentamos um valor negativo, é o valor de 1.6 % de IPTU por conta da remissão de impostos com aqueles atingidos pela alagação”, explica.
“Nós estamos classificados como (A) com as obrigações financeiras, também estamos classificados como (A) em ter disponibilidade de caixa e destaco que pouquíssimas capitais do Brasil possuem essa classificação. Então, a nossa gestão tem esse compromisso de manter a classificação, observando sempre a suas receitas e dispensas para que isso não comprometa o orçamento da gestão. É motivo de orgulho de toda a equipe da prefeitura, e em especial da equipe de planejamento da secretaria de finanças”, complementa.
O diretor de Orçamento da SEPLAN, Euzébio Pinheiro evidencia que os valores da receita têm ficado maiores que o da arrecadação. “O secretário de finanças mostrou um trabalho que a gente tem da área técnica da prefeitura, temos conseguido manter esses números muito bons, nós ficamos entre os primeiros colocados, isso não é fácil, porque a despesa pública principalmente hoje está crescendo e os valores estão ficando maiores do que o crescimento da receita e precisamos ter esse equilíbrio”.
“A administração pública é do mesmo jeito, isso não é simples para a gente fazer, então espero que a população verifique que a gente precisa arrecadar mais, as pessoas precisam recolher seus impostos. A população precisa da ajuda da prefeitura, do Estado, da União, e nós precisamos dessa ajuda”.
O autor do requerimento Ismael Machado agradece pelo trabalho feito e apresentado dos órgãos responsáveis e compromisso com a população de Rio Branco. “É motivo de alegria estarmos cumprindo mais uma vez o que determina a constituição federal. É nosso papel fiscalizar e exigir, agradeço pela cooperação, trabalho, como vimos aqui tem apresentado resultado e transparência. Isso nós dar tranquilidade para continuar nosso trabalho de fiscalização e com o propósito da CMRB e com a população”. (Por Emely Azevedo e Fernanda Maia, estagiárias de Jornalismo na CMRB)
Comentários
Cotidiano
Governo do Acre firma termo para apoiar atletas de natação

A Secretaria Extraordinária de Esporte e Lazer (SEEL) firmou o Termo de Fomento nº 58/2025 com a Federação Aquática do Estado do Acre, destinado a apoiar a participação de atletas acreanos em competições de natação. O decreto foi publicado na edição do Diário Oficial desta sexta-feira, 5.
Conforme o extrato publicado, o Governo do Estado, por meio da SEEL, repassará à entidade o valor de R$ 80.239,68 em parcela única, diretamente na conta da Federação Aquática. O recurso será aplicado de acordo com o Plano de Trabalho aprovado pela secretaria.
O termo está vinculado ao órgão 718 – Secretaria Extraordinária de Esporte e Lazer, Unidade Gestora 001, sob o Programa de Trabalho 2096.0000 e Elemento de Despesa 44 50 42 00 00, com fonte de recursos 1.500.0100.
Vigência e possibilidade de prorrogação
O convênio terá vigência de um ano a partir da assinatura, podendo ser prorrogado mediante solicitação formal da entidade beneficiada, desde que apresentada com pelo menos 30 dias de antecedência e aprovada pela SEEL. Caso haja atraso no repasse dos recursos por parte do Governo, a prorrogação poderá ocorrer de ofício, limitada ao período correspondente ao atraso, sempre por meio de termo aditivo.
O Termo de Fomento foi assinado em 13 de novembro de 2025 pelo secretário extraordinário de Esporte e Lazer, Joziney Alves Amorim, e pelo presidente da Federação Aquática do Acre, Ricardo Sampaio Santos.
Comentários
Cotidiano
Joaquin Assaf bate recorde estadual absoluto nos 100 metros livres

Foto arquivo pessoal: Joaquin ainda disputará três provas no Brasileiro
Joaquin Assaf(Miragina) bateu nesta quinta, 4, durante a disputa do Campeonato Brasileiro Júnior, no parque aquático do Flamengo, no Rio de Janeiro, o recorde estadual absoluto na prova dos 100 metros livres 54”18. A marca colocou o atleta acreano na 29ª colocação no torneio nacional.
“O Joaquin baixou 16 centésimos da sua marca e isso é um resultado expressivo. Poderia ter sido ainda melhor”, declarou o presidente da Federação Aquática do Estado do Acre (FAEA), professor Ricardo Sampaio.
50 borboleta
Joaquin Assaf disputa nesta sexta, 5, a prova dos 50 metros borboleta e a meta é novamente diminuir o tempo.
“A meta precisa ser baixar o tempo. É necessário realizar uma grande prova e esperar o resultado”, afirmou Ricardo Sampaio.
Comentários
Cotidiano
Equipe da APA termina na última colocação na Copa de Acesso 2025

Foto leofclemos.foto: Time acreano fechou a competição sem vitória
A equipe da Associação de Paratletas Acreanos(APA) terminou na última colocação na Copa de Acesso, competição promovida pela Confederação Brasileira de Basquetebol em Cadeira de Rodas(CBBC) em Niterói, no Rio de Janeiro.
O time acreano fez quatro jogos na primeira fase do torneio e foi derrotado pelas equipes do Coyotes, do Pará, Manaus, do Amazonas, Vida Ativa, de Rondônia, e Águia, do Amapá.
Atletas da Seleção
A APA fechou o evento nacional em 2024 na última posição e para 2025 contratou as atletas Gabriela Oliveira e Débora Costa, ambas da Seleção Brasileira, e mesmo com os reforços a equipe acreana não conseguiu vencer nenhuma partida.
ADESUL é campeã
A ADESUL, do Ceará, venceu o Coyotes, do Pará, por 58 a 49 e nesta quinta, 4, conquistou o título da Copa de Acesso.

Você precisa fazer login para comentar.