Cotidiano
Em audiência pública, Câmara debate o Relatório de Execução Orçamentária e Gestão Fiscal 2023

Por Marcela Jansen
Atendendo a requerimento do vereador Ismael Machado, a Câmara Municipal de Rio Branco realizou na segunda-feira, 13, uma audiência pública no qual debateu o relatório resumido da Execução Orçamentária do 4° Bimestre e Relatório da Gestão Fiscal do 2° Quadrimestre de 2023, do Poder Executivo Municipal.
A audiência contou com a presença de:
• Wilson José Das Chagas Sena Leite – Secretário Municipal De Finanças De Rio Branco;
• Euzébio Pinheiro – Diretor De Orçamento – Secretaria Municipal De Planejamento De Rio Branco (SEPLAN);
• Carlos Fábio – Contador Da Secretaria Municipal De Finanças De Rio Branco;
• Renata Costa – Contadora Da Secretaria Municipal De Finanças De Rio Branco;
• Adilio Almeida – Divisão De Contabilidade De Dívidas Públicas (SEFIN);
• Sandy Lopes – Contador Da Divisão De Dívidas Públicas (SEFIN)
O secretário municipal de finanças Wilson Jose destaca a capacidade de pagamento da capital e compromisso da gestão em manter classificação, “O município tem mantido um crescimento mesmo com a perca de arrecadação, Rio Branco tem demostrado bons resultados, referente a sua capacidade de pagamento. Um dos únicos impostos em que apresentamos um valor negativo, é o valor de 1.6 % de IPTU por conta da remissão de impostos com aqueles atingidos pela alagação”, explica.
“Nós estamos classificados como (A) com as obrigações financeiras, também estamos classificados como (A) em ter disponibilidade de caixa e destaco que pouquíssimas capitais do Brasil possuem essa classificação. Então, a nossa gestão tem esse compromisso de manter a classificação, observando sempre a suas receitas e dispensas para que isso não comprometa o orçamento da gestão. É motivo de orgulho de toda a equipe da prefeitura, e em especial da equipe de planejamento da secretaria de finanças”, complementa.
O diretor de Orçamento da SEPLAN, Euzébio Pinheiro evidencia que os valores da receita têm ficado maiores que o da arrecadação. “O secretário de finanças mostrou um trabalho que a gente tem da área técnica da prefeitura, temos conseguido manter esses números muito bons, nós ficamos entre os primeiros colocados, isso não é fácil, porque a despesa pública principalmente hoje está crescendo e os valores estão ficando maiores do que o crescimento da receita e precisamos ter esse equilíbrio”.
“A administração pública é do mesmo jeito, isso não é simples para a gente fazer, então espero que a população verifique que a gente precisa arrecadar mais, as pessoas precisam recolher seus impostos. A população precisa da ajuda da prefeitura, do Estado, da União, e nós precisamos dessa ajuda”.
O autor do requerimento Ismael Machado agradece pelo trabalho feito e apresentado dos órgãos responsáveis e compromisso com a população de Rio Branco. “É motivo de alegria estarmos cumprindo mais uma vez o que determina a constituição federal. É nosso papel fiscalizar e exigir, agradeço pela cooperação, trabalho, como vimos aqui tem apresentado resultado e transparência. Isso nós dar tranquilidade para continuar nosso trabalho de fiscalização e com o propósito da CMRB e com a população”. (Por Emely Azevedo e Fernanda Maia, estagiárias de Jornalismo na CMRB)
Comentários
Cotidiano
Federação Acreana de Futebol cai para 23ª posição em ranking nacional da CBF
FFAC perde uma posição para a federação do Tocantins, que superou a vantagem de pontos do Acre na última temporada

Sede da Federação de Futebol do Acre (FFAC), anexa ao estádio Florestão, em Rio Branco. Foto: internet
A Federação de Futebol do Acre (FFAC) caiu uma posição no Ranking Nacional das Federações 2026, divulgado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), e agora ocupa a 23ª colocação entre as 27 entidades estaduais. Com 2.306 pontos, a FFAC foi ultrapassada pela Federação Tocantinense de Futebol, que somou 2.435 pontos.
A queda está relacionada ao desempenho do time tocantinense Tocantinópolis-TO, que superou a vantagem de 136 pontos que o Acre mantinha na temporada anterior. A melhor colocação histórica da FFAC ocorreu em 2018, quando chegou ao 18º lugar, impulsionada pela campanha do Atlético Acreano, que quase alcançou o acesso à Série B.

Comentários
Cotidiano
Eriano Santos avalia amistosos e espera evolução na Copinha

Foto arquivo pessoal: Eriano Santos acredita em uma grande campanha do Galvez
O técnico Eriano Santos avaliou de maneira positiva os amistosos do Galvez visando à disputa da Copa São Paulo de 2026. O Imperador foi derrotado pelo Tanabi, América e Mirassol, todos de São Paulo, e pelo Nacional, do Amazonas.
“Se formos olhar pelos resultados, não foi bom. Precisamos avaliar os amistosos pelo condicionamento físico, entrosamento, evolução e por esses aspectos foi muito bom. Essa iniciativa da nossa diretoria é inédita e os resultados podem ser satisfatórios”, comentou Eriano Santos.
Reta final
Com um treino regenerativo nesta quarta, 24, em São José de Rio Preto, São Paulo, o elenco do Galvez começou a reta final de treinamentos para a Copinha. O Imperador estreia no torneio no dia 2 de janeiro contra o Votuporanguense, de São Paulo.
Comentários
Cotidiano
Diretoria da Adesg antecipa 1º pagamento do elenco e quer grande campanha

Foto Manoel Façanha: Paulinho do Cras quer garantir todas as condições para os atletas
O presidente da Adesg, Paulinho do Cras, confirmou nesta quarta, 24, o pagamento, de maneira antecipada, dos dias trabalhados de dezembro do elenco profissional.
“Resolvemos antecipar o pagamento por causa do Natal. Essa é uma data importante para todas as famílias e o nosso objetivo é garantir as condições ideais dos atletas”, declarou Paulinho do Cras.
Ganha folga
Os jogadores da Adesg realizaram um treinamento nesta quarta e ganham uma folga nesta quinta, 25.
“Estamos trabalhando forte desde o início da preparação e por isso a comissão técnica resolveu garantir um descanso no dia 25. Voltamos ao trabalho na sexta(26)”, disse o diretor de futebol, Erismeu Silva.
Estreia no dia 15
A Adesg enfrenta o Humaitá no dia 15 de janeiro, na Arena da Floresta, no jogo de estreia no Campeonato Estadual. O leão terá mais 21 dias de treinamentos.

Você precisa fazer login para comentar.