Conecte-se conosco

Cotidiano

Em audiência pública, Câmara debate o Relatório de Execução Orçamentária e Gestão Fiscal 2023

Publicado

em

Por Marcela Jansen

Atendendo a requerimento do vereador Ismael Machado, a Câmara Municipal de Rio Branco realizou na segunda-feira, 13, uma audiência pública no qual debateu o relatório resumido da Execução Orçamentária do 4° Bimestre e Relatório da Gestão Fiscal do 2° Quadrimestre de 2023, do Poder Executivo Municipal.

A audiência contou com a presença de:
• Wilson José Das Chagas Sena Leite – Secretário Municipal De Finanças De Rio Branco;
• Euzébio Pinheiro – Diretor De Orçamento – Secretaria Municipal De Planejamento De Rio Branco (SEPLAN);
• Carlos Fábio – Contador Da Secretaria Municipal De Finanças De Rio Branco;
• Renata Costa – Contadora Da Secretaria Municipal De Finanças De Rio Branco;
• Adilio Almeida – Divisão De Contabilidade De Dívidas Públicas (SEFIN);
• Sandy Lopes – Contador Da Divisão De Dívidas Públicas (SEFIN)

O secretário municipal de finanças Wilson Jose destaca a capacidade de pagamento da capital e compromisso da gestão em manter classificação,  “O município tem mantido um crescimento mesmo com a perca de arrecadação, Rio Branco tem demostrado bons resultados, referente a sua capacidade de pagamento. Um dos únicos impostos em que apresentamos um valor negativo, é o valor de 1.6 % de IPTU por conta da remissão de impostos com aqueles atingidos pela alagação”, explica.

“Nós estamos classificados como (A) com as obrigações financeiras, também estamos classificados como (A) em ter disponibilidade de caixa e destaco que pouquíssimas capitais do Brasil possuem essa classificação. Então, a nossa gestão tem esse compromisso de manter a classificação, observando sempre a suas receitas e dispensas para que isso não comprometa o orçamento da gestão. É motivo de orgulho de toda a equipe da prefeitura, e em especial da equipe de planejamento da secretaria de finanças”, complementa.

O diretor de Orçamento da SEPLAN, Euzébio Pinheiro evidencia que os valores da receita têm ficado maiores que o da arrecadação. “O secretário de finanças mostrou um trabalho que a gente tem da área técnica da prefeitura, temos conseguido manter esses números muito bons, nós ficamos entre os primeiros colocados, isso não é fácil, porque a despesa pública principalmente hoje está crescendo e os valores estão ficando maiores do que o crescimento da receita e precisamos ter esse equilíbrio”.

“A administração pública é do mesmo jeito, isso não é simples para a gente fazer, então espero que a população verifique que a gente precisa arrecadar mais, as pessoas precisam recolher seus impostos. A população precisa da ajuda da prefeitura, do Estado, da União, e nós precisamos dessa ajuda”.

O autor do requerimento Ismael Machado agradece pelo trabalho feito e apresentado dos órgãos responsáveis e compromisso com a população de Rio Branco. “É motivo de alegria estarmos cumprindo mais uma vez o que determina a constituição federal. É nosso papel fiscalizar e exigir, agradeço pela cooperação, trabalho, como vimos aqui tem apresentado resultado e transparência. Isso nós dar tranquilidade para continuar nosso trabalho de fiscalização e com o propósito da CMRB e com a população”. (Por Emely Azevedo e Fernanda Maia, estagiárias de Jornalismo na CMRB)

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Cotidiano

Ministério de Minas e Energia reajusta valor do Auxílio Gás no Acre

Publicado

em

O Governo Federal oficializou o reajuste do preço de referência do gás de cozinha (GLP) para a modalidade de gratuidade do Auxílio Gás do Povo. No Acre, o valor do benefício subirá de R$ 122,12 para R$ 123,16 por botijão de 13 kg a partir deste mês. A portaria do Ministério de Minas e Energia (MME) foi publicada na sexta-feira, 16, no Diário Oficial da União (DOU).

O Auxílio Gás é destinado a famílias em situação de vulnerabilidade social e tem como objetivo minimizar os impactos do preço do GLP no orçamento doméstico. A portaria estabelece diferentes preços de referência por unidade federativa, de acordo com custos logísticos e regionais, garantindo que o valor do auxílio acompanhe as variações de mercado. No Acre, o reajuste equivale a aproximadamente 1% em relação ao valor praticado entre novembro e dezembro de 2025.

O documento também detalha alterações em outros estados e mantém a vigência das regras anteriores quanto à forma de emissão dos vales e aos critérios de concessão.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Vasco enfrenta o Rio Branco em um duelo cercado de expectativa

Publicado

em

Foto Sueli Rodrigues: O atacante Lekinho será um dos titulares do Vasco

Vasco e Rio Branco se enfrentam neste sábado, 17, a partir das 15 horas, no Tonicão, na sequência da 1ª rodada do Campeonato Estadual Sicredi de 2026. O Vasco inicia a competição com um dos favoritos ao título e o Rio Branco passa, mais uma vez, por um momento de reconstrução fora e dentro do gramado.

Vasco

O elenco do Vasco fez o último treinamento nessa sexta, 16, na Fazendinha, e o técnico Erick Rodrigues demonstrou bastante confiança para a competição. O lateral Nicolas não foi regularizado e está fora da estreia. Lekinho tem presença certa no ataque vascaíno.

Rio Branco 

Com um elenco sem grandes investimentos, o Rio Branco começa a caminhada em 2026 sonhando com protagonismo. Ulisses Torres viveu incertezas na montagem do elenco e a parte tática é a aposta para tentar surpreender na estreia.

Trio de arbitragem

Julian Negreiros apita Vasco e Rio Branco. Antônio Ecídio e Roseane Amorim serão os auxiliares.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Adesg e Humaitá disputam confronto de favoritos ao título

Publicado

em

Foto arquivo pessoal: O meia Eduardo é uma das principais contratações do Leão

Adesg e Humaitá fecham a 1ª rodada do Campeonato Estadual Sicredi neste sábado, 17, a partir das 17 horas, no Tonicão, em um duelo de favoritos. As diretorias das duas equipes fizeram investimentos e a primeira meta é garantir uma vaga nas semifinais.

Adesg

A Adesg, semifinalista em 2025, viveu uma semana bem complicada fora do gramado com a dispensa e a chegada de atletas.

O técnico Rodrigo Deião montou uma equipe forte ofensivamente o Leão vai jogar no ataque.

Humaitá

O elenco do Humaitá fez uma preparação mais curta para o início do Estadual, mas acredita no técnico Rogério Pina e na qualidade dos jogadores para fazer um grande primeiro jogo.

O meia Tom e o atacante Aldair seguem no Tourão e são duas peças importantes para retomar o protagonismo na competição.

Trio de arbitragem 

Adesg e Humaitá vai ter a arbitragem de Marcos Santos e os auxiliares serão Verônica Severino e Carlos Alberto.

Comentários

Continue lendo