Cotidiano
“Em alerta máximo até o final de março”, diz Defesa Civil sobre possíveis inundações em 2025
O coordenador da Defesa Civil da capital, coronel CláudioFalcão destacou ainda que é esperado para 2025 que o Rio Acre atinja entre 16 a 18 metros

O planejamento reforça o compromisso das autoridades em garantir uma atuação coordenada e eficiente diante de possíveis emergências. Foto: internet
Rose Lima/ContilNet
Durante reunião da Defesa Civil Municipal com o Corpo de Bombeiros Militar do Acre, nesta semana, para discutir o SCI (Sistema de Comando e Incidentes) – Preparação para Desastre Hidrológico em Rio Branco, veio o alerta: “Diante do cenário que se apresenta estamos em alerta máximo até o final de março/2025”.
“Esse alerta máximo é porque temos riscos a qualquer momento de enxurradas, a partir de agora. Uma chuva de alta pluviometria, acima de 50mm já é uma preocupação, pois nossos igarapés não comportam tanta água. Por isso o alerta máximo desde agora”, explicou o coordenador da Defesa Civil da capital, coronel Cláudio Falcão.
Sobre uma possível inundação do rio Acre, para 2024 já está descartada, porém existe a probabilidade de alagação nos primeiros meses de 2025.
“Nós temos essa possibilidade que vai aumentando a partir de janeiro e que normalmente, 73% das inundações acontecem no mês de fevereiro e marca, porém, mais em março. Por isso já estamos nesse planejamento’ disse.
O planejamento reforça o compromisso das autoridades em garantir uma atuação coordenada e eficiente diante de possíveis emergências. Nesta quinta-feira, 12, foi realizada uma visita ao Parque de Exposições, como parte desse planejamento.
Ainda na reunião foram apresentados os planos de poder operacional de socorro em inundação gradual e enxurradas. Entre as medidas em andamento, está a apresentação do plano de contingência ao prefeito e aos gestores municipais, marcada para o dia 16 de dezembro. Além disso, foi programado um simulado de operação, previsto para ocorrer entre os dias 15 e 20 de janeiro de 2025, com o objetivo de alinhar as estratégias de resposta.
Previsão de enchente grande
Falcão destacou ainda que é esperado para 2025 que o Rio Acre atinja entre 16 a 18 metros na capital do acre.
“Os dados indicam que podemos alcançar entre 16 e 18 metros em 2025, como ocorreu em anos anteriores. Nossa preocupação é que enchentes desse porte podem afetar até 100 mil pessoas, tanto na zona urbana quanto rural”, alerta.
Comentários
Cotidiano
Campeonato Estadual terá duelos semifinais no CEBRB

Foto FEAB: Duelos no CEBRB devem ser bem disputados
Serão disputadas neste sábado, 27, a partir das 14 horas, na quadra do CEBRB, as semifinais do Campeonato Estadual de Basquete, no masculino.
New City e Old School A decidem quem será o primeiro finalista e na segunda semifinal o AAB A joga contra o Atlético.
Indefinição no Juruá
As equipes de Feijó e Tarauacá devem fazer partidas de ida e volta para decidir quem vem do Vale do Juruá para jogar as finais do Campeonato Estadual. Contudo, a Federação Acreana de Basquete (FEAB) ainda não conseguiu datas para promover os confrontos.
Comentários
Cotidiano
Brasileia e Quinari decidem o título do Estadual da Série A no Álvaro Dantas

Foto Paulo Chaves: Título vale a vaga do Acre na Taça Brasil em 2026
Brasileia e Quinari decidem neste sábado, 27, a partir das 19 horas, no ginásio Álvaro Dantas, o título do Campeonato Estadual de Futsal da Série A. As duas equipes empataram o primeiro jogo das finais, em Senador Guiomard, por 4 a 4 e por isso quem vencer fica com o título e vaga do Acre na Taça Brasil em 2026.
Brasileia
O técnico Anjo Gurgel terá a volta do ala Alexandre, mas não poderá contar com Carlos Henrique, expulso na primeira partida. Brasileia realizou a melhor campanha e teria a vantagem de jogar em casa. Contudo, a equipe da Fronteira foi punida com a perda de três mandos de quadra por causa do comportamento da torcida no duelo contra o Fluminense da Bahia pela semifinal.
Quinari
No Quinari, o técnico Jô Mendes terá o elenco completo na decisão. O time de Senador Guiomard abriu 4 a 0 no primeiro jogo, mas cedeu o empate e deixou escapar uma boa vantagem para o segundo confronto.
Dupla de arbitragem
Beto Mendonça e Diego Alberto serão os árbitros da final do Estadual da Série A.
Comentários
Cotidiano
Marcelo Avelino será aclamando e segue no comando do Atlético

Foto Manoel Façanha: Marcelo Avelino fica mais três anos como presidente do Galo
O funcionário público Marcelo Avelino será aclamado neste sábado, 27, a partir das 11 horas, no Frotão, e seguirá no comando do Atlético por mais três anos. As principais metas da chapa Família Atleticana é manter o processo dos pagamentos das dívidas e colocar o Galo novamente na elite do futebol acreano.
Novo momento
Marcelo Avelino e os seus diretores conseguiram melhorar a vida financeira do Atlético. O trabalho desenvolvido pelo advogado Francisco Valadares Neto foi fundamental para a diretoria atleticana começar a tornar o clube viável financeiramente.
Família Atleticana
Marcelo Avelino-Presidente
Ricardo Lopes-Vice-presidente
Paulo Santana-Tesoureiro
Francisco Brito-Diretor administrativo
Ilson da Silva-Diretor de patrimônio
Antônio Acivaldo-Diretor social
Juliano de Souza-Diretor comercial

Você precisa fazer login para comentar.