Cotidiano
Em ação inédita, clubes se unem e indicam nome para presidência do STJD
Documento enviado pelas instituições pede apoio da CBF
Com Lance!
Os clubes do futebol brasileiro, dentre os quais 19 da Série A, enviaram nesta quarta-feira (5), um ofício endereçado ao presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ednaldo Rodrigues, pedindo o apoio da entidade na indicação do atual vice-presidente administrativo do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) do Futebol, Luiz Felipe Bulus, para exercer a presidência do órgão nos próximos dois anos da gestão 2024/2028.
As instituições ressaltaram que a indicação foi feita na condição de “protagonistas do espetáculo e maiores interessados no bom funcionamento do STJD”. Acrescentaram que seu indicado reúne critérios técnicos, de antiguidade e de merecimento no Tribunal do Futebol. A medida inédita foi enviada com cópia para a OAB, FENAPAF e ABRAFUT, entidades responsáveis pela indicação dos auditores que compõem o Pleno do STJD e visando a congregação dos posicionamentos em prol do melhor andamento das atividades da Justiça Desportiva nos próximos anos.
Residente em Brasíla há 43 anos, Luiz Felipe Bulus está há 12 no STJD do Futebol. Único auditor da atual gestão reconduzido ao Pleno, foi reconhecido pelos clubes como o mais experiente e preparado para estar á frente da instância máxima do futebol brasileiro. Subprocurador-Geral do DF há 25 anos e Advogado militante, foi auditor da 1ª Comissão Disciplinar (2012-2016), Presidente da 4ª Comissão Disciplinar (2016-2020), integrou a comissão de juristas do Senado Federal responsável pela elaboração do anteprojeto da Lei Geral do Esporte (2015-2016) e participou como palestrante e/ou mediador em eventos de Direito Desportivo realizados pelo STJD, ENAJD e outras entidades.
CLUBES QUE ASSINARAM O OFÍCIO:
América Mineiro
Athletico Paranaense
Atlético Goianiense
Atlético Mineiro
Bahia
Botafogo
Ceará
Corinthians
Coritiba
Criciúma
Cruzeiro
Cuiabá
Fluminense
Flamengo
Fortaleza
Grêmio
Internacional
Juventude
Palmeiras
Red Bull Bragantino
São Paulo
Vasco da Gama
Vila Nova
Comentários
Cotidiano
Casos de Covid-19 aumentam nas regiões Norte e Nordeste
A atualização destaca haver tendência de aumento dos casos de SRAG por covid-19 em nove estados, todos nas regiões Norte ou Nordeste: Acre, Amazonas, Pará, Amapá, Rondônia, Tocantins, Paraíba, Rio Grande do Norte e Sergipe
Pelo menos 287 pessoas morreram por síndrome respiratória aguda grave (SRAG) causada por Covid-19 apenas neste mês de janeiro, no Brasil. O total de casos graves com diagnóstico confirmado da doença se aproxima de 900. Os dados são do Boletim Infogripe, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), e se referem às notificações feitas ao Ministério da Saúde até o dia 25 de janeiro.
O termo síndrome respiratória aguda grave se refere ao agravamento de sintomas gripais com o comprometimento da função pulmonar. A maioria dos casos acontece após uma infecção viral. Por enquanto, quase 52% dos casos registrado este ano, com resultado positivo para algum vírus, foram provocados por Covid-19. Mas o coronavírus causou 78,7% das infecções que levaram a óbito.
Os dados dessa última atualização reforçam um alerta que já têm sido feito há algumas semanas sobre o aumento das infecções pelo coronavírus. O boletim, inclusive, considera a possibilidade de que uma nova variante mais transmissível possa estar se espalhando.
A atualização destaca haver tendência de aumento dos casos de SRAG por covid-19 em nove estados, todos nas regiões Norte ou Nordeste: Acre, Amazonas, Pará, Amapá, Rondônia, Tocantins, Paraíba, Rio Grande do Norte e Sergipe. A incidência de casos graves é maior entre as crianças pequenas e os idosos, e a mortalidade ocorre majoritariamente em idosos. Mas o levantamento alerta que no Amazonas e em Rondônia tem sido observado um aumento de SRAG também entre jovens e adultos.
De acordo com a pesquisadora Tatiana Portela, as recomendações de praxe permanecem: “Em caso de sintomas gripais, o ideal é ficar em casa em isolamento, evitando transmitir esse vírus para outras pessoas, mas, se não for possível fazer esse isolamento, o recomendado é sair de casa utilizando uma boa máscara. E claro, é muito importante que todas as pessoas estejam em dia com a vacinação contra a covid-19.”
O esquema atual de vacinação no Sistema Único de Saúde (SUS) preconiza duas ou três doses (a depender do imunizante) para todas as crianças de 6 meses a menos de 5 anos. Além disso, idosos e pessoas imunocomprometidas devem receber uma nova dose a cada seis meses. Já as grávidas devem receber uma dose durante a gestação, e as pessoas que fazem parte de algum grupo vulnerável, como indígenas e quilombolas e pessoas com deficiência ou comorbidade, devem tomar um reforço anual.
Comentários
Cotidiano
Polícia faz duas apreensões de drogas e prende cinco pessoas em Tarauacá
Os três homens foram presos na ação, eles foram levados para a delegacia juntamente com todo o material apreendido, para os devidos procedimentos legais
Duas apreensões de drogas foram realizadas pela Polícia Militar nesta quinta-feira, 30, em Tarauacá e cinco pessoas foram presos, sendo quatro por tráfico. Uma indígena foi detida ao ser flagrado comprando droga.
A primeira apreensão aconteceu na rua Lauriete Borges, bairro Triângulo, quando a PM percebeu uma movimentação estranha em um estabelecimento comercial. Um homem que estava no local demonstrou nervosismo ao notar a presença policial e tentou se esconder nos fundos, onde foi flagrado escondendo entorpecentes.
No total, três homens foram presos na ação e admitiram estar envolvidos na venda de drogas há cerca de um ano na região. Eles foram levados para a delegacia juntamente com todo o material apreendido, para os devidos procedimentos legais.
Já na rua Benjamin Constant, a Polícia Militar, por meio do Serviço de Inteligência, prendeu em flagrante Rafael Vasconcelos de Melo, por tráfico de pedra de crack e oxidado. Segundo a PM, ele já tem diversas passagens por furtos, roubos e tráfico. Uma indígena que estaria comprando drogas do traficante também foi presa.
Você precisa fazer login para comentar.