Acre
Em 24 horas, nível do Rio Acre chegou a 9,51 metros em Assis Brasil, Bolpebra e Iñapari na tríplice fronteira
Manancial no município saiu de 3,46 metros na segunda (23) e chegou a 9,51 metros na manhã desta terça-feira (24). Defesa Civil diz que águas devem chegar na capital e influenciar na medição nos próximos dias.

Assis Brasil também esteve entre os 17 municípios do Acre em emergência por causa da cheia de rios e igarapés. A inundação provocada pelo Rio Acre já fez com que mais de 11,2 mil pessoas deixassem suas casas em 2023/2024. Foto: cedida
O nível do Rio Acre em Assis Brasil, distante 342 km de Rio Branco, subiu mais de seis metros em apenas 24 horas e na manhã desta terça-feira (24). Isto é o que informa a Defesa Civil da capital acreana, que monitora a bacia do principal manancial do estado.
Ainda de acordo com o órgão de monitoramento, na segunda (23) o manancial no município marcava 3,46 metros, o que representa um aumento de 6,05 metros. A cota de alerta para transbordamento é de 11,30 metros. Já a de transbordo é de 12,40 metros.
Na região do Alto Acre, que também compreende as cidades de Brasiléia, Epitaciolândia e Xapuri, também houve aumento no nível, já que este é o caminho que o manancial percorre.
“Infelizmente, isso indica aumento considerável no Rio Acre em Rio Branco”, destacou o coordenador do órgão, tenente-coronel Cláudio Falcão.

Bacia do Rio Acre — Foto: Arte/g1
No início deste ano, a cheia do Rio Acre causou transtornos à população do município acreano que fica na fronteira do Brasil com o Peru. No final de fevereiro, ao todo, 355 pessoas ficaram desabrigadas, 38 famílias desalojadas e quatro bairros foram afetados. A prefeitura montou também quatro abrigos para atender a população durante a enchente.
Além disto, Assis Brasil também esteve entre os 17 municípios do Acre em emergência por causa da cheia de rios e igarapés. A inundação provocada pelo Rio Acre já fez com que mais de 11,2 mil pessoas deixassem suas casas.
Já na capital acreana, a quantidade de chuvas em outubro, novembro e dezembro deste ano já ultrapassou o mesmo período do ano anterior, de acordo com a Defesa Civil de Rio Branco. Nos três últimos meses de 2023, foi registrado 520 milímetros de chuva. Já neste mesmo período em 2024, até a manhã desta terça-feira (24), já choveu cerca de 717 milímetros, um aumento de 37%.

Na região do Alto Acre, além de Assis Brasil, as cidades de Brasiléia, Epitaciolândia e Xapuri, também houve aumento no nível, já que este é o caminho que o manancial percorre sentido capital. Foto cedida
No município de Bolpebra, no departamento de Pando, região da tríplice fronteira, a preocupação também e grande, informou o diretor da Unidade Departamental de Gestão de Riscos, Ernesto Roca.
O mesmo relatou que “Ultrapassou os 9 metros no município de Bolpebra devido às chuvas intensas, cerca de 14 horas contínuas na região da tríplice fronteira, em Bolpebra. Como resultado das chuvas no Peru e nas cabeceiras em Assis Brasil, desde Cuzco até às montanhas de Madre de Dios e Puno, estas massas de água elevaram o nível do rio em Bolpebra e dos afluentes”, explicou Diretor Roca.
O comandante do Sexto Distrito Naval da Marinha Boliviana, Ernesto Soto, informou ainda que o efetivo da força militar monitora o nível dos rios no departamento de Pando, para alertar a população para tomar precauções, se necessário.
Já o Serviço Nacional de Meteorologia e Hidrologia (Senamhi) ativou alerta laranja devido a possíveis transbordamentos dos rios Acre, Madre de Dios, Tahuamanu e Manuripi entre hoje dia 24 e 29 de dezembro.
Da mesma forma, outro alerta meteorológico Laranja para chuvas e trovoadas está em vigor nas províncias de Madre de Dios, Nicolás Suárez, Manuripi, Román e Abundante, o comando do Sexto Distrito Naval da Marinha Boliviana esta em alerta segundo Ernesto Soto.

Bolbepra é um município boliviano localizado na tríplice fronteira com Peru e Brasil. Foto cedida
Veja vídeo:
Comentários
Acre
Sejusp firma parceria para garantir economia de recursos públicos
A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública do Acre, realizou na manhã desta quarta-feira, 11, reunião de alinhamento para discutir importações diretas de tecnologias de segurança e armamentos.
Com objetivo de adquirir equipamentos de ponta para os operadores de segurança e garantir a máxima economicidade do recurso público, a Sejusp realiza uma parceria com o Banco do Brasil. Essa parceria visa apoio especializado em contratos de câmbio, garantir que o fluxo de pagamentos acompanhe o ritmo das necessidades da segurança pública no Acre e a redução da burocracia nas transações internacionais.
O secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, José Américo Gaia, reitera que essa parceria representa um passo para melhores condições de investimento público. “O Estado está comprando produtos de alta performance com custos significativamente reduzidos, então temos equipamentos de melhores condições de trabalho para as forças de segurança, para proteger o cidadão acreano”.
“Evitando as margens de lucro de revendedores nacionais, a Sejusp consegue fazer o orçamento render mais, revertendo essa economia em mais equipamentos e melhores condições de trabalho para as forças de segurança”, destacou o chefe do setor financeiro da Sejusp, Eric Oliveira.
Fonte: Conteúdo republicado de AGENCIA ACRE
Comentários
Acre
Saúde qualifica servidores do Baixo Acre com oficina sobre teste do pezinho
Reafirmando o compromisso da gestão em investir na educação permanente em saúde, assegurando um cuidado mais qualificado, humanizado e resolutivo desde os primeiros dias de vida, o governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), promoveu nesta terça-feira, 10, no auditório do Palácio do Justiça, em Rio Branco, uma capacitação voltada para o aprimoramento técnico de enfermeiros e técnicos de enfermagem da região do Baixo Acre.
O treinamento, denominado Oficina de Triagem Neonatal Biológica – Teste do Pezinho, teve como objetivo fortalecer a atenção à saúde da criança e potencializar as boas práticas assistenciais.
O teste do pezinho é um exame laboratorial simples e de extrema relevância, pois possibilita a detecção precoce de doenças metabólicas, genéticas e/ou infecciosas que, se não diagnosticadas e tratadas oportunamente, podem ocasionar agravos irreversíveis ao recém-nascido. A capacitação reforçou a importância da triagem neonatal como estratégia essencial para a promoção e proteção da saúde infantil.
Durante a oficina, os profissionais foram atualizados quanto aos procedimentos corretos de coleta, aos fluxos assistenciais, ao manejo adequado das amostras e ao papel da equipe de enfermagem na garantia da qualidade do exame e do acompanhamento dos casos identificados.
A coordenadora do Núcleo de Saúde da Criança (NUCSC) da Sesacre, Emanuelly Nóbrega, destacou a importância da capacitação: “A qualificação visa aprimorar os cuidados assistenciais e integrais com as nossas crianças, trazendo boas práticas assistenciais, assim como intensificar esse cuidado desde o pré-natal aos primeiros dias de vida, propiciando o acompanhamento e a identificação de possíveis doenças no teste do pezinho”.
Participante da oficina, Cinthya Moura, de Porto Acre, destacou: “Como enfermeira, é extremamente importante essa capacitação de triagem neonatal. É um dos primeiros cuidados que prestamos ao recém-nascido e nos sentimos mais seguros para poder prestar qualquer tipo de informação para a família. Acredito que essa oficina é uma forma de investimento qualificado, para desenvolver um acompanhamento mais adequado para a criança, desde o seu nascimento”.
Participaram da capacitação profissionais de Acrelândia, Rio Branco, Bujari, Capixaba, Jordão, Manoel Urbano, Plácido de Castro e Porto Acre, além de representantes do Distrito Especial Indígena, da Maternidade Bárbara Heliodora e do Hospital Santa Juliana. Ao todo, 108 profissionais de saúde foram qualificados, fortalecendo a rede de atenção materno-infantil e contribuindo para a melhoria da assistência neonatal na região.
Fonte: Conteúdo republicado de AGENCIA ACRE
Comentários
Acre
Acre registra queda nas mortes violentas intencionais em 2026, aponta Sejusp
Redução chega a 36% em Rio Branco e 33% no cenário estadual, segundo levantamento do Observatório

Foto: cedida
Levantamento divulgado nesta quarta-feira (11) pela Diretoria do Observatório da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública do Acre (Sejusp) aponta redução nos registros de Mortes Violentas Intencionais (MVIs) tanto em Rio Branco quanto em todo o estado. A comparação considera o período de 1º de janeiro a 10 de fevereiro de 2025 e 2026.
Na capital acreana, a queda foi de 36,36% no número de ocorrências. Em 2025, foram registrados 11 casos no período analisado, enquanto em 2026 o número caiu para 7. A taxa por 100 mil habitantes também apresentou redução significativa, passando de 2,83 para 1,80 — diminuição de 36,44%, conforme os dados consolidados.
No âmbito estadual, o cenário também indica retração da violência letal. O Acre registrou redução de 33% nas ocorrências contabilizadas no mês de janeiro, segundo o relatório do Observatório. A taxa estadual de MVIs por 100 mil habitantes igualmente apresentou queda, reforçando a tendência de diminuição dos índices criminais no início de 2026.








Você precisa fazer login para comentar.