Acre
Em 18 dias, somente 2% do público esperado tomou a vacina contra a Influenza no Acre
Saúde espera vacinar mais de 300 mil pessoas no Acre. Campanha de imunização iniciou no último dia 4.

Longe de alcançar a meta, a campanha de vacinação contra a Influenza alcançou somente 5.993 pessoas no Acre, o que corresponde a apenas 2% do público-alvo da campanha, que é de mais de 300 mil pessoas. A vacina está disponível nas Unidades de Saúde.
A campanha de imunização começou no último dia 4 de abril e a meta é alcançar a cobertura vacinal de, pelo menos, 90%.
Cobertura vacinal por grupo prioritário:
- Caminhoneiros: 0,45%
- Comorbidades: 0,98%
- Crianças: 1,14%
- Forças armadas: 0,17%
- Forças de segurança e salvamento: 0,36%
- Funcionário do sistema de privação de liberdade: 0,13%
- Gestantes: 1,84%
- Idosos: 4,53%
- Pessoas com deficiência permanente: 0,05%
- População privada de liberdade: 0,00%
- Povos indígenas: 1,04%
- Professores: 0,86%
- Puérperas: 1,08%
- Trabalhadores de saúde: 4,014%
- Trabalhadores de transporte: 0,52%
A gerente do Programa Nacional de Imunizações (PNI), Renata Quiles alertou que a influenza sorotipo H3N2 ainda circula pelo país, vitimando pessoas, principalmente, idosos e crianças.
“Tivemos um retrato de como a não vacinação pode influenciar na circulação do vírus, como aconteceu em dezembro de 2021, multidões buscaram as salas de vacinas desesperadamente e já não tínhamos mais doses disponíveis. Hoje o cenário mais uma vez se inverte, estoque gigantesco de vacinas nas geladeiras e uma população brincando com a sorte. Não somente para Influenza, mas também para Covid e outras doenças da infância, que haviam sido controladas e hoje estão retornando, temos milhares de registro de sarampo no país e já tivemos no mês passado registro de coqueluche e difteria aqui no Acre”, disse Renata.
Inicialmente, a meta era imunizar mais de 314 mil pessoas no Acre contra a gripe, mas segundo a gerente esse número foi revisto pelo Ministério da Saúde e reduziu para 300.268.
“Houve alteração na meta populacional após o Ministério da Saúde entender que havia duplicidades em grupos, por exemplo: idosos que tem comorbidades e estavam constando como denominador nos dois grupos. Essa situação também foi ajustada, por exemplo, na indígena gestante ela ficou somente em indígena”, explicou.
Cobertura vacinal por cidade:

Cobertura vacinal contra a Influenza no Acre — Foto: Reprodução
Comentários
Acre
Rio Acre segue acima da cota de transbordo e atinge 15,32 metros em Rio Branco
Mesmo sem chuvas nas últimas 24 horas, nível do rio continua elevado e é monitorado pela Defesa Civil

Foto: Sérgio Vale
Comentários
Acre
Acre recebe novo alerta de chuvas intensas com risco potencial

Em dias de chuva é preciso redobrar as medidas de segurança ao conduzir veículos. Foto: Eduardo Gomes/Detran
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um aviso de chuvas intensas com grau de perigo potencial para o Acre. O alerta teve início às 9h23 desta segunda-feira (29) e segue válido até 23h59 de terça-feira (30).
De acordo com o Inmet, estão previstas chuvas entre 20 e 30 milímetros por hora, podendo chegar a até 50 milímetros por dia, acompanhadas de ventos intensos, com velocidade variando entre 40 e 60 km/h.
Apesar de classificado como de baixo risco, o aviso aponta possibilidade de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos em áreas urbanas e descargas elétricas durante o período de instabilidade.



Você precisa fazer login para comentar.