fbpx
Conecte-se conosco

Cotidiano

Eliminatórias: Peru, Colômbia e Chile buscam vaga na repescagem

Publicado

em

As três seleções têm chances de avançar na última rodada nesta terça

As seleções de futebol de Peru, Colômbia e Chile disputarão nesta terça-feira (29) uma vaga na repescagem intercontinental para a Copa do Mundo do Catar, com a seleção de Ricardo Gareca melhor posicionada contra um rival que, apesar de eliminado, foi bem em sua última apresentação.

A Eliminatória Sul-Americana termina na terça-feira (29). A seleção peruana aparece na quinta posição da tabela com 21 pontos, seguida pela Colômbia, com 20, e Chile, com 19. Brasil, Argentina, Equador e Uruguai já garantiram a classificação direta para a Copa do Mundo.

Os três têm chance de enfrentar o desafiante asiático em junho, que será decidido em duelo entre Austrália e Emirados Árabes Unidos ou Iraque. A qualificação sairá de uma única partida a ser disputada em campo neutro em meados de junho.

 

O Peru receberá o Paraguai, que foi eliminado há duas rodadas, mas melhorou seu desempenho na vitória por 3 a 1 sobre o Equador na quinta-feira. Gareca não poderá contar com o atacante André Carillo, que sofreu uma entorse no joelho esquerdo na partida contra o Uruguai.

A Colômbia, por sua vez, pode ter um desafio mais leve ao visitar a Venezuela, que perdeu para a Argentina na sexta-feira e está na parte inferior da tabela.

“Chegamos a uma instância que não queríamos, não (dependemos) só de nossos resultados, mas também de outros resultados. São momentos difíceis, são momentos de ansiedade, de muita carga emocional”, disse o técnico da Colômbia, Reinaldo Rueda, no domingo (27).

O Chile enfrenta um cenário mais complexo depois de ser goleado pelo Brasil por 4 x 0 na semana passada e ter como rival o Uruguai, que venceu o Peru para garantir vaga na Copa do Mundo. Mas seu técnico Martín Lasarte disse estar confiante no espírito de seus jogadores, apesar da “dor da derrota”.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Governador Gladson Camelí entrega obras de recapeamento e novos equipamentos para infraestrutura viária do Acre

Publicado

em

Além da implantação de recapeamento da via urbana, foi realizada a restauração da sinalização viária reforçando o comprometimento com a população

Melhorias nas vias acreanas também facilitam o acesso a serviços essenciais, como saúde e educação, além de promover o escoamento de produtos agrícolas. Foto: Diego Gurgel/Secom

Com o objetivo de melhorar a trafegabilidade e promover o bem-estar da população, o governador Gladson Camelí entregou, na manhã desta segunda-feira, 7, as obras de recapeamento asfáltico da Avenida Antônio da Rocha Viana, em Rio Branco. A solenidade também marcou a entrega de novos equipamentos para fortalecer a infraestrutura viária do estado.

A via, que possui extensão de 1.178,51 m, foi totalmente revitalizada com recursos do governo do Acre e de uma emenda parlamentar de autoria do próprio governador, durante seu mandato como senador, totalizando um investimento de R$ 4 milhões.

Executada pelo Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura Hidroviária e Aeroportuária do Acre (Deracre), a obra também contemplou trechos das ruas José Magalhães e Estrada Raimundo Irineu Serra.

Durante o evento, o governador agradeceu aos parceiros e destacou o compromisso da gestão com a melhoria da infraestrutura urbana: “Agradeço a todos aqueles que acreditam no nosso estado e destinam recursos para o Acre. Valorizo cada parceiro que nos ajuda a construir um futuro melhor para o nosso povo. Estamos começando a semana com o pé direito, avançando na melhoria da infraestrutura urbana e cuidando das nossas vias estaduais”.

Governador do Acre declarou: “A nossa missão vai além do asfalto e das máquinas. Vamos juntos cuidar das pessoas”. Foto: Diego Gurgel/Secom

Camelí continuou: “Na minha época como senador, tive a oportunidade de destinar recursos que hoje se transformam em obras, melhorias e mais dignidade para o nosso povo. E agora, como governador, estou honrando esse compromisso. Neste ano, vamos concluir todas as obras em andamento. Vamos trabalhar com responsabilidade, transparência e, acima de tudo, com dedicação”.

A vice-governadora, Mailza Assis, reforçou a importância da obra: “Esse é um exemplo de transformação para o Acre. Vamos manter essa obra em perfeito estado para facilitar ainda mais a vida do trabalhador, para que possa circular de forma segura e tranquila. Seguimos firmes com o compromisso de apoiar a todos os municípios do Acre, e intensificando nossos serviços em todo o estado”.

Vice-governadora ressaltou: “Seguimos firmes com o compromisso de apoiar a todos os municípios do Acre, e intensificando nossos serviços em todo o estado”. Diego Gurgel/Secom

Além da implantação de recapeamento da via urbana, foi realizada a restauração da sinalização viária reforçando o comprometimento com a população, melhorando a trafegabilidade, proporcionando pleno escoamento rural e demais atividades na região contemplada.

Governo do Acre estima que a ação de trafegabilidade atinge cerca de 413.418 pessoas residentes da região. Foto: Diego Gurgel/Secom

Sula Ximenes, presidente do Deracre, especificou sobre a ação realizada na via urbana: “Com grande satisfação entregamos mais uma importante obra à nossa população. Esse trecho está totalmente revitalizado com recapeamento, nova sinalização e uma ciclovia, promovendo mais segurança, conforto e melhor trafegabilidade para todos os que utilizam essa via no dia a dia”.

Presidente do Deracre explica: “Essa intervenção começou com a recuperação de um desbarrancamento que estava comprometendo a estrutura da pista”. Foto: Diego Gurgel/Secom

O evento também celebrou a cessão de uso de bem móvel entre a Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop) e o Deracre, destinando 14 rolos compactadores e 1 usina móvel de asfalto, totalizando o investimento de quase R$ 8 milhões para a plena execução das obras do Departamento de Estradas.

São 14 equipamentos seguem as especificações de compactador liso vibratório, com cinta cilindro para pé de carneiro e com potência do motor mínima de 110 cavalos. Foto: Thauã Conde/Deracre

O titular da Seop, Ítalo Lopes, destacou a relevância da entrega: “A cessão desses equipamentos representa uma verdadeira vitória administrativa. Trabalhamos com empenho, planejamento e muita dedicação para que eles pudessem ser entregues à população. É um marco importante que compõe as ações deste ano e reflete o compromisso do governo com o desenvolvimento do nosso estado”.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Sena Madureira é o terceiro município do Acre a implementar o Serviço de Acolhimento Familiar

Publicado

em

A proposta foi apresentada à Associação dos Municípios do Acre (Amac) em março de 2024, como parte de um esforço de interiorização do Programa Família Acolhedora

As famílias participantes recebem apoio técnico e acompanhamento psicossocial, além da bolsa auxílio, que contribui com os custos relacionados ao cuidado da criança ou adolescente acolhido

Com assessoria 

Foi sancionada a Lei nº 886/2025, que institui oficialmente o Serviço de Acolhimento Familiar (SAF) em Sena Madureira. Com a medida, o município torna-se o terceiro do Acre a implementar o programa, ao lado de Rio Branco e Cruzeiro do Sul, ampliando a rede de proteção para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade.

A iniciativa tem como objetivo oferecer um lar temporário a crianças e jovens afastados judicialmente de suas famílias de origem, garantindo acolhimento, cuidado e apoio em um ambiente familiar até que possam retornar ao convívio familiar ou sejam encaminhados para adoção.

A regulamentação do SAF em Sena Madureira foi construída com a articulação do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), por meio da Coordenadoria da Infância e Juventude (CIJ). A proposta foi apresentada à Associação dos Municípios do Acre (Amac) em março de 2024, como parte de um esforço de interiorização do Programa Família Acolhedora, com apoio técnico e jurídico, incluindo minutas para a elaboração da lei municipal.

O acolhimento familiar é previsto pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e tem respaldo do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) como uma alternativa prioritária ao acolhimento institucional. No Acre, o TJAC tem atuado ativamente para fortalecer esse modelo, inclusive por meio da criação de uma bolsa auxílio às famílias acolhedoras, com o objetivo de ampliar a adesão e garantir condições adequadas de cuidado às crianças.

Como funciona o programa

O SAF é voltado para crianças e adolescentes de 0 a 18 anos, podendo, em situações excepcionais, atender jovens de até 21 anos. Todos os acolhimentos ocorrem por determinação judicial, em casos onde os direitos fundamentais da criança ou do adolescente foram ameaçados ou violados.

Para se tornar uma família acolhedora, é necessário ter mais de 18 anos, residir em Sena Madureira, não estar habilitado nem em processo de adoção, além de atender a requisitos específicos definidos em lei, apresentar a documentação exigida e passar por capacitação oferecida pelo programa.

As famílias participantes recebem apoio técnico e acompanhamento psicossocial, além da bolsa auxílio, que contribui com os custos relacionados ao cuidado da criança ou adolescente acolhido.

A coordenação do programa ficará sob responsabilidade da Secretaria Municipal de Assistência Social, com a atuação conjunta do Poder Judiciário, Ministério Público, Conselhos Tutelares e demais órgãos que compõem a rede de proteção dos direitos da criança e do adolescente.

A sanção da lei em Sena Madureira marca mais um passo importante para a construção de uma política pública mais humana, afetiva e centrada na dignidade da infância e juventude acreana.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Ulisses Torres vai comandar o Independência no Campeonato Brasileiro

Publicado

em

Foto Manoel Façanha: Ulisses Torres foi campeão Estadual em 2023 no comando do Rio Branco e volta ao futebol profissional

O professor Ulisses Torres será o treinador do Independência no Campeonato Brasileiro da Série D. O diretor de futebol do Tricolor, João Paulo Junqueira, se reuniu nesta segunda, 7, com o técnico e falta fechar somente uma pequena diferença no salário.

“A negociação está fechada. Existe uma diferença do pedido financeiro do Ulisses e a nossa condição de pagamento, mas tudo será resolvido”, explicou João Paulo Junqueira.

Pedidos de Ulisses

Ulisses Torres quer um preparador físico e um auxiliar técnico para montar a sua equipe de trabalho.

“Esses detalhes serão resolvidos. O mais importante é a contratação de um profissional qualificado”, avaliou o dirigente.

Início nesta terça

João Paulo Junqueira confirmou a apresentação de Ulisses Torres nesta terça, 8, no Marinho Monte.

“Com a chegada do Ulisses, vamos poder definir outros assuntos importantes como a contratação de reforços”, disse o diretor.

Comentários

Continue lendo