Acre
Eliane Sinhasique homenageia Polícia Militar pelos 18 anos de PROERD no Acre
Por meio de requerimento da deputada estadual Eliane Sinhasique (PMDB), a Assembleia Legislativa realizou, na manhã desta quinta-feira (27), sessão solene alusiva aos 18 anos (28 de abril) do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) no Acre.
Estiveram presentes na sessão, o subcomandante da Polícia Militar do Acre, Coronel Ricardo Brandão, a coordenadora estadual do PROERD, capitã Eliana Maia, representando o Secretário de Segurança Pública, o coronel Antônio Carlos, e representando o Secretário de Educação, Silzete Lima.
“Esse programa merece ser homenageado e ampliado. O PROERD é uma grande arma de prevenção à criminalidade. É muito importante que nossas crianças aprendam a dizer não às drogas, aprendam a fazer as escolhas certas, aprendam a se desviar do mundo da criminalidade, e o PROERD tem feito esse trabalho de conscientização”, declarou Sinhasique.
Em 18 anos, mais de 150 alunos já foram beneficiados com o Programa e, segundo dados do PROERD, cerca de 78% das crianças que participam não se envolvem com drogas.
“A princípio, a finalidade do programa era apenas diminuir o uso de drogas, mas depois, percebemos que o programa contribui ainda para firmar uma parceria da polícia com a comunidade”.
Antônio Carlos, enalteceu o programa dizendo que é importante combater à violência com educação. “Esse programa ajuda a retirar inúmeras crianças do mundo das drogas e evita que inúmeras outras entrem”.
A Secretaria de Educação (SEE) colabora com as cartilhas do Programa, mas ainda faltam recursos para as camisas, bonés e transporte. Por esse motivo, Eliane Sinhasique, presidente da Comissão dos Direitos Humanos, esteve, em maio, no Tribunal de Justiça do Acre em busca de parceria.
“Lá descobrimos que as penas pecuniárias e fianças podem ser investidas no PROERD. Desse modo, poderemos ampliar ainda mais esse importante programa de combate à criminalidade”, comemora Eliane.
Comentários
Acre
Rio Acre recua 10 centímetros, mas segue acima da cota de transbordamento em Rio Branco
Nível do rio marcou 14,30 metros às 15h; Defesa Civil mantém monitoramento devido à previsão de novas chuvas.

Foto: Sérgio Vale
O nível do Rio Acre apresentou recuo de 10 centímetros neste sábado, conforme boletim divulgado pela Defesa Civil Municipal de Rio Branco. Na última medição do dia, realizada às 15h, o manancial marcou 14,30 metros, permanecendo acima da cota de transbordamento, estabelecida em 14,00 metros.
De acordo com os dados oficiais, na primeira medição do dia, às 5h26, o rio registrava 13,73 metros, já acima da cota de alerta, que é de 13,50 metros. Às 9h, o nível chegou a 14,00 metros, atingindo oficialmente a cota de transbordamento. Em seguida, às 12h, o Rio Acre subiu para 14,40 metros e, no início da tarde, recuou para 14,30 metros.
Apesar de não haver registro de chuva nas últimas 24 horas na capital — com índice de 0,00 milímetro —, o coordenador municipal da Defesa Civil, tenente-coronel Cláudio Falcão, explicou que a elevação do nível do rio é consequência das fortes precipitações ocorridas nas regiões de cabeceiras e em municípios do interior do estado, cujas águas continuam chegando a Rio Branco.
Segundo Falcão, há previsão de novas chuvas tanto nas áreas de nascente do Rio Acre quanto na capital acreana, o que mantém os órgãos de monitoramento em estado de atenção.
Comentários
Acre
Moradores da Sapolândia começam a deixar suas casas por conta da cheia

Moradores do bairro Hélio Melo, conhecido como “Sapolândia”, em Rio Branco, começaram a deixar suas casas no início da tarde deste sábado (27), em razão da cheia do igarapé São Francisco que já começa a deslojar as famílias da região.
De acordo com a organização sem fins lucrativos Conexão do Bem, as famílias aguardaram durante a manhã por apoio da Defesa Civil. Diante da ausência de atendimento no período, os próprios moradores decidiram sair das residências por conta própria, como forma de evitar maiores prejuízos
A Defesa Civil informou que a previsão é de que o nível do Rio Acre e dos igarapés continue subindo neste domingo, o que pode agravar o cenário de inundação em áreas já atingidas da capital acreana. A situação segue em monitoramento.
VEJA O VÍDEO:
Comentários
Acre
Rio Acre segue em elevação e atinge 14,40 metros em Rio Branco
Nível do rio permanece acima da cota de transbordamento e aumenta risco de alagamentos na capital acreana.

Foto: Sérgio Vale


Você precisa fazer login para comentar.