Acre
Eleições 2024: termina nesta 5ª propaganda eleitoral gratuita no rádio e na TV
Amanhã (4), termina também o prazo para a divulgação paga de propaganda eleitoral na imprensa escrita e a reprodução de anúncios pagos na internet, incluindo impulsionamento de conteúdo nas redes sociais.

As eleições municipais 2024 acontecem no próximo domingo (6). Na data, os eleitores irão às urnas para escolher o chefe do Executivo e também os vereadores que farão parte do Poder Legislativo no próximo mandato (2025-2028).
Por enquanto acabou! Termina nesta quinta-feira (3) a veiculação da propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão referente ao 1º turno das Eleições Municipais de 2024.
Além disso, o prazo para a realização de comícios e o uso de aparelhagem de som fixa, que deve ocorrer acontecer até às 00h. Há uma exceção para o comício de encerramento da campanha, que pode ser prorrogado por até duas horas. Essas normas estão estabelecidas na Lei das Eleições, no Código Eleitoral e na Resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nº 23.610/2019, que regula a propaganda eleitoral.
Os debates no rádio e na televisão também chegam ao fim nesta quinta-feira.
Com relação aos serviços ao eleitorado, a partir de hoje, o TSE poderá implementar medidas para o andamento do pleito.
Até 5 de outubro, o tribunal tem a possibilidade de requisitar às emissoras de rádio e televisão até dez minutos diários de programação para a divulgação de comunicados, boletins e instruções importantes para os eleitores.
Esse tempo pode ser utilizado de uma única vez ou em dias alternados, e há a possibilidade de ceder parte dele para o tribunal regional eleitoral.
Além disso, até o dia 7 de outubro, juízes eleitorais ou o presidente da mesa receptora de votos poderão expedir salvo-conduto em favor de eleitoras e eleitores que estejam enfrentando violência moral ou física que prejudique sua liberdade de votar, ou que já tenham exercido seu direito de voto.

Juízes eleitorais ou o presidente da mesa receptora de votos poderão expedir salvo-conduto em favor de eleitoras e eleitores que estejam enfrentando violência moral ou física que prejudique sua liberdade de votar. Foto: internet
O horário eleitoral gratuito no rádio e na TV termina nesta quinta-feira (3), a três dias das eleições municipais de 2024. Além disso, a data também marca o último dia de para realização de comícios e debates.
Os comícios e o uso de aparelhos sonoros fixos podem ser realizados até a meia-noite desta quinta-feira. No entanto, comícios de encerramento de campanha têm a permissão para serem prorrogados por até duas horas, ou seja, até às 2h da sexta-feira (4).
As eleições municipais 2024 acontecem no próximo domingo (6). Na data, os eleitores irão às urnas para escolher o chefe do Executivo e também os vereadores que farão parte do Poder Legislativo no próximo mandato (2025-2028).
Propaganda eleitoral na internet
Amanhã (4), termina também o prazo para a divulgação paga de propaganda eleitoral na imprensa escrita e a reprodução de anúncios pagos na internet, incluindo impulsionamento de conteúdo nas redes sociais.
Encerramento da campanha eleitoral das eleições
O último dia de campanha será no sábado (5), quando ainda será permitida a distribuição de panfletos, a realização de caminhadas e carreatas.
Na véspera da eleição, será permitido o uso de alto-falantes e amplificadores de som, entre 8h e 22h. A distribuição de material gráfico, bem como a realização de caminhadas, carreatas ou passeatas, com ou sem acompanhamento de carros de som, também poderá ocorrer até às 22h.
A partir de sábado, colecionadores e atiradores estarão proibidos de transportar armas e munições.
Comentários
Acre
Homem é acusado de estuprar prima de 14 anos em ramal de difícil acesso em Cruzeiro do Sul
Suspeito fugiu após o crime; Polícia Militar não realizou buscas devido às condições da via e limitações operacionais
Comentários
Acre
Água invade ruas, casas e deixa praça submersa

Foto: David Medeiros
A forte chuva que atinge a capital acreana desde a madrugada desta sexta-feira (26) continua causando transtornos em diversos pontos de Rio Branco. A reportagem do ac24horas Play segue acompanhando a situação e esteve no bairro Plácido de Castro, na Travessa Tabosa, onde a água já invadiu residências.
De acordo com o repórter David Medeiros, que entrou na área alagada para registrar a situação, a água tomou as ruas do bairro e invadiu várias casas. Com o avanço da enxurrada, veículos já não conseguem trafegar pelo local, e moradores precisaram retirar carros das garagens às pressas para evitar prejuízos.

Foto: David Medeiros
Ainda segundo os relatos, o sistema de drenagem não suportou o volume da chuva, problema recorrente na região. Imagens registradas pela reportagem mostram a pracinha do bairro completamente submersa.
Morador da área, Roni relatou a preocupação com o aumento constante do nível da água e o risco de transbordamento para dentro da residência. “A água tá aumentando, tá subindo. Já chegou na área da frente e na de trás, agora tá entrando dentro da casa. Toda vez que chove forte acontece isso aqui. Ainda bem que agora estão mexendo nas galerias, senão já estaria tudo debaixo d’água”, afirmou.

Foto: David Medeiros
Com a continuidade das chuvas, moradores do bairro amanheceram tentando salvar o que é possível dentro de casa, enquanto quintais e áreas externas seguem completamente alagados.
Comentários
Acre
Estrada do Calafate volta a ficar debaixo d’água em Rio Branco

Foto: Eduardo Gomes e David Medeiros
Mais uma vez, como ocorre sempre que chove, moradores da região do bairro Calafate enfrentam dificuldades para trafegar pela estrada de acesso ao bairro, que ficou alagada em razão das chuvas registradas nesta sexta-feira (26), em Rio Branco.
Imagens captadas pela reportagem mostram a via completamente tomada pela água nas proximidades da Igreja Batista do Bosque (IBB) e da Havan, área que costuma registrar transtornos recorrentes durante períodos de chuva intensa, dificultando a passagem de veículos.
O trecho é uma baixada historicamente afetada por alagamentos, o que gera preocupação entre moradores e condutores. Em meio ao avanço da água, algumas pessoas aguardam em pontos de ônibus, enquanto a mobilidade no local se torna cada vez mais comprometida.
De acordo com o coordenador municipal da Defesa Civil, tenente-coronel Cláudio Falcão, informação divulgada pelo repórter David Medeiros, a previsão é de que as chuvas continuem pelo menos até as 13h desta sexta-feira, mantendo o alerta para novos alagamentos na capital. Nas últimas 24 horas, o volume de chuva já ultrapassou os 70 milímetros em Rio Branco.

Você precisa fazer login para comentar.