Brasil
Eleições 2024: quem pode ser eleito com 1 voto; veja lista de cidades com candidaturas únicas

Marcelo Camargo | Agência Brasil
Em 2024, o Brasil atingiu um recorde de cidades com apenas um candidato concorrendo à vaga de prefeito ou prefeita. O Rio Grande do Sul lidera com 36 cidades. O levantamento é do Instituto de Pesquisa em Reputação e Imagem (IPRI) da FSB Holding, feito a partir dos dados coletados do portal de estatísticas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Apenas um voto pode eleger candidatos em 214 municípios nas próximas eleições municipais. É que essas localidades registraram uma candidatura para a disputa da prefeitura no pleito de 2024.
Segundo a Justiça Eleitoral, o pleito para os cargos do Executivo segue o sistema majoritário. Nele, ganha quem recebe a maioria dos votos válidos – excluídos brancos e nulos.
Lista de municípios com candidatura única
|
MUNICÍPIO |
UF |
|
BRANQUINHA |
AL |
|
CACIMBINHAS |
AL |
|
JARAMATAIA |
AL |
|
MAR VERMELHO |
AL |
|
MUCAMBO |
CE |
|
SÃO JOÃO DO JAGUARIBE |
CE |
|
ABADIA DE GOIÁS |
GO |
|
ÁGUA LIMPA |
GO |
|
BOM JESUS DE GOIÁS |
GO |
|
DAMOLÂNDIA |
GO |
|
ESTRELA DO NORTE |
GO |
|
FAZENDA NOVA |
GO |
|
GUARANI DE GOIÁS |
GO |
|
HIDROLÂNDIA |
GO |
|
HIDROLINA |
GO |
|
ISRAELÂNDIA |
GO |
|
IVOLÂNDIA |
GO |
|
JESÚPOLIS |
GO |
|
MATRINCHÃ |
GO |
|
NOVA AURORA |
GO |
|
NOVA IGUAÇU DE GOIÁS |
GO |
|
PALMELO |
GO |
|
PEROLÂNDIA |
GO |
|
PORTELÂNDIA |
GO |
|
BOM LUGAR |
MA |
|
PASTOS BONS |
MA |
|
AIURUOCA |
MG |
|
ALPERCATA |
MG |
|
BANDEIRA |
MG |
|
CABO VERDE |
MG |
|
CAMPANÁRIO |
MG |
|
CARMÉSIA |
MG |
|
CARRANCAS |
MG |
|
CENTRALINA |
MG |
|
CORINTO |
MG |
|
COUTO DE MAGALHÃES DE MINAS |
MG |
|
DIVISA NOVA |
MG |
|
ESTRELA DO INDAIÁ |
MG |
|
FRANCISCÓPOLIS |
MG |
|
IAPU |
MG |
|
INIMUTABA |
MG |
|
IPUIÚNA |
MG |
|
ITAMBÉ DO MATO DENTRO |
MG |
|
ITAOBIM |
MG |
|
JAPONVAR |
MG |
|
JOAQUIM FELÍCIO |
MG |
|
MARIPÁ DE MINAS |
MG |
|
NATÉRCIA |
MG |
|
NOVA ERA |
MG |
|
PAPAGAIOS |
MG |
|
PEDRO TEIXEIRA |
MG |
|
PEQUERI |
MG |
|
PEQUI |
MG |
|
PINGO D’ÁGUA |
MG |
|
PRESIDENTE JUSCELINO |
MG |
|
RIBEIRÃO VERMELHO |
MG |
|
RIO DOCE |
MG |
|
SANTANA DO RIACHO |
MG |
|
SANTO ANTÔNIO DO AMPARO |
MG |
|
SÃO BENTO ABADE |
MG |
|
SÃO GONÇALO DO ABAETÉ |
MG |
|
SÃO GONÇALO DO PARÁ |
MG |
|
SÃO JOÃO DO PACUÍ |
MG |
|
SÃO SEBASTIÃO DO MARANHÃO |
MG |
|
SEM PEIXE |
MG |
|
SENADOR CORTES |
MG |
|
SERRA DOS AIMORÉS |
MG |
|
NOVO HORIZONTE DO SUL |
MS |
|
SANTA RITA DO PARDO |
MS |
|
TACURU |
MS |
|
APIACÁS |
MT |
|
CASTANHEIRA |
MT |
|
DENISE |
MT |
|
LAMBARI D’OESTE |
MT |
|
MARCELÂNDIA |
MT |
|
PONTE BRANCA |
MT |
|
PORTO DOS GAÚCHOS |
MT |
|
SANTA TEREZINHA |
MT |
|
SÃO PEDRO DA CIPA |
MT |
|
BRASIL NOVO |
PA |
|
SÃO MIGUEL DO GUAMÁ |
PA |
|
SAPUCAIA |
PA |
|
JUNCO DO SERIDÓ |
PB |
|
OURO VELHO |
PB |
|
POÇO DANTAS |
PB |
|
SANTA CRUZ |
PB |
|
SÃO JOÃO DO TIGRE |
PB |
|
SÃO JOSÉ DO SABUGI |
PB |
|
DORMENTES |
PE |
|
SOLIDÃO |
PE |
|
ANTÔNIO ALMEIDA |
PI |
|
BARRA D’ALCÂNTARA |
PI |
|
BELA VISTA DO PIAUÍ |
PI |
|
BELÉM DO PIAUÍ |
PI |
|
CARIDADE DO PIAUÍ |
PI |
|
COCAL DE TELHA |
PI |
|
FLORESTA DO PIAUÍ |
PI |
|
JACOBINA DO PIAUÍ |
PI |
|
RIACHO FRIO |
PI |
|
SANTO ANTÔNIO DOS MILAGRES |
PI |
|
SÃO JOSÉ DO PIAUÍ |
PI |
|
ATALAIA |
PR |
|
BELA VISTA DA CAROBA |
PR |
|
BELA VISTA DO PARAÍSO |
PR |
|
CORUMBATAÍ DO SUL |
PR |
|
ENÉAS MARQUES |
PR |
|
ESPERANÇA NOVA |
PR |
|
FLORAÍ |
PR |
|
GUAPOREMA |
PR |
|
IPORÃ |
PR |
|
LOANDA |
PR |
|
LUNARDELLI |
PR |
|
MARQUINHO |
PR |
|
MIRADOR |
PR |
|
PATO BRAGADO |
PR |
|
QUATIGUÁ |
PR |
|
SÃO JERÔNIMO DA SERRA |
PR |
|
TUPÃSSI |
PR |
|
VERÊ |
PR |
|
SÃO JOSÉ DE UBÁ |
RJ |
|
ACARI |
RN |
|
CORONEL JOÃO PESSOA |
RN |
|
FRUTUOSO GOMES |
RN |
|
LUCRÉCIA |
RN |
|
PILÕES |
RN |
|
RAFAEL GODEIRO |
RN |
|
RIACHO DA CRUZ |
RN |
|
SÃO JOSÉ DO SERIDÓ |
RN |
|
SERRINHA DOS PINTOS |
RN |
|
CORUMBIARA |
RO |
|
ALTO FELIZ |
RS |
|
ARROIO DO TIGRE |
RS |
|
BARÃO DE COTEGIPE |
RS |
|
BARRA FUNDA |
RS |
|
BARRACÃO |
RS |
|
BENJAMIN CONSTANT DO SUL |
RS |
|
BOA VISTA DO CADEADO |
RS |
|
BRAGA |
RS |
|
CACIQUE DOBLE |
RS |
|
CERRO GRANDE |
RS |
|
CIRÍACO |
RS |
|
CRISSIUMAL |
RS |
|
DERRUBADAS |
RS |
|
DOIS IRMÃOS DAS MISSÕES |
RS |
|
ENGENHO VELHO |
RS |
|
ERNESTINA |
RS |
|
FAGUNDES VARELA |
RS |
|
FELIZ |
RS |
|
HARMONIA |
RS |
|
ITAPUCA |
RS |
|
ITATIBA DO SUL |
RS |
|
LAGOA BONITA DO SUL |
RS |
|
NOVA ALVORADA |
RS |
|
NOVA BRÉSCIA |
RS |
|
NOVA ROMA DO SUL |
RS |
|
NOVO XINGU |
RS |
|
PEJUÇARA |
RS |
|
PONTE PRETA |
RS |
|
RIO DOS ÍNDIOS |
RS |
|
ROLADOR |
RS |
|
RONDINHA |
RS |
|
SANTA TEREZA |
RS |
|
SÃO DOMINGOS DO SUL |
RS |
|
SÃO MARTINHO |
RS |
|
SÃO PEDRO DA SERRA |
RS |
|
SÃO PEDRO DAS MISSÕES |
RS |
|
TRAVESSEIRO |
RS |
|
TUPANDI |
RS |
|
TURUÇU |
RS |
|
UNISTALDA |
RS |
|
VERA CRUZ |
RS |
|
VILA LÂNGARO |
RS |
|
VISTA GAÚCHA |
RS |
|
IRACEMINHA |
SC |
|
MELEIRO |
SC |
|
OURO |
SC |
|
PERITIBA |
SC |
|
PLANALTO ALEGRE |
SC |
|
SÃO MIGUEL DO ALEIXO |
SE |
|
ALAMBARI |
SP |
|
ARIRANHA |
SP |
|
AVAÍ |
SP |
|
BALBINOS |
SP |
|
BATATAIS |
SP |
|
BOA ESPERANÇA DO SUL |
SP |
|
BORÁ |
SP |
|
CÂNDIDO MOTA |
SP |
|
CRUZÁLIA |
SP |
|
FERNANDO PRESTES |
SP |
|
GUARACI |
SP |
|
HOLAMBRA |
SP |
|
INÚBIA PAULISTA |
SP |
|
IPERÓ |
SP |
|
JABORANDI |
SP |
|
JUMIRIM |
SP |
|
LUTÉCIA |
SP |
|
MAGDA |
SP |
|
NUPORANGA |
SP |
|
ORIENTE |
SP |
|
ORINDIÚVA |
SP |
|
PIQUEROBI |
SP |
|
RIBEIRÃO GRANDE |
SP |
|
SANTA ALBERTINA |
SP |
|
SANTA LÚCIA |
SP |
|
VITÓRIA BRASIL |
SP |
|
ABREULÂNDIA |
TO |
|
GOIANORTE |
TO |
|
SANTA MARIA DO TOCANTINS |
TO |
|
SANTA RITA DO TOCANTINS |
TO |
|
SUCUPIRA |
TO |
|
TUPIRAMA |
TO |
|
TUPIRATINS |
TO |
Levantamento do Instituto de Pesquisa em Reputação e Imagem (IPRI) da FSB Holding, realizado com base em dados coletados do portal de estatísticas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), aponta que o número de municípios com apenas um candidato mais que dobrou entre o último pleito de 2020 e o deste ano. De 106 cidades em 2020, o número saltou para 214 municípios – o que equivale a 101%. O levantamento mostra que se a mesma análise for feita entre 2000 e 2024, o número de cidades com apenas um candidato a prefeito aumentou 56% em 24 anos.
Os dados também mostram que existem 108 municípios brasileiros em que, em mais de uma vez, só houve registro de apenas um candidato a prefeito concorrendo nas eleições municipais entre 2000 e 2024.
O especialista em Marketing Político e mestre em Sociedade e Desenvolvimento Regional, Deividi Lira, afirma que o fato de não haver disputa entre candidatos nessas localidades é prejudicial à democracia. Há o comprometimento de ideias e de conquistas de políticas públicas em benefício dos cidadãos.
“A baixa representatividade num pleito eleitoral é prejudicial sim para a democracia, porque acaba reforçando uma dinâmica, um movimento de poder já estabelecido há muitos anos. E o que a gente observa é que é entre grupos políticos que se alternam na administração municipal, e isso compromete muito a diversidade de ideias, as propostas de políticas públicas para a população dessas cidades”, pontua Lira.
Deividi Lira destaca, ainda, que para o candidato é considerado eleito quando obtém a maioria dos votos válidos e afirma que existe desinformação em relação a esse aspecto do pleito.
“Segundo a legislação eleitoral, o prefeito, ele é eleito para o cargo aquele candidato que obtiver a maioria dos votos, então neste caso não são computados os votos em branco e os votos nulos, é importante a gente destacar isso porque esses votos nulos e brancos eles são totalmente descartados, então não existe aquela história, aquela desinformação de que se mais de 50%, 51% dos eleitores não votarem, a eleição será invalidada. Isso é mentira, então são computados os votos para aquele candidato, então o candidato que obtiver a maioria dos votos, ele é considerado eleito.”
Ranking nacional
Em relação ao ranking das Unidades das Federações (UFs), o Rio Grande do Sul lidera com 36 cidades. Seguido por Paraná (15 municípios), São Paulo (12), Minas Gerais (11). O estudo leva em conta os dados dos municípios com apenas um candidato nas eleições entre 2000 e 2024.
Confira a lista das UFs (2000 a 2024):
- BA – 1
- MG – 11
- MS – 3
- MT – 5
- PB – 5
- PE – 1
- PI – 3
- PR –15
- RN – 7
- RS – 36
- SC – 8
- SP – 12
- TO – 1
Confira o n° de municípios com apenas 1 candidato nos pleitos desde 2000:
- 2000 – 137
- 2004 – 80
- 2008 – 131
- 2012 – 108
- 2016 – 95
- 2020 – 106
- 2024 – 214
Comentários
Brasil
Polícia Federal apreende 613 kg de cocaína em galpão de empresa de fachada em Blumenau
Droga estava escondida em bunker subterrâneo e seria enviada à Europa; um homem foi preso e investigação aponta ligação com cidadãos britânicos procurados internacionalmente

Cocaína estava armazenada em um bunker de empresa de fachada em Blumenau. Fot: captada
A Polícia Federal (PF) apreendeu 613 quilos de cocaína durante uma operação de combate ao tráfico internacional de drogas em Blumenau, no Vale do Itajaí (SC). A ação contou com apoio da Polícia Militar de Santa Catarina e resultou na prisão de um homem suspeito de integrar a organização criminosa.
A droga estava escondida em um bunker no subsolo de um galpão pertencente a uma empresa de exportação de ligas metálicas, que funcionava como fachada para o esquema. Segundo as investigações, o local era usado para o preparo e armazenamento da cocaína antes do envio para a Europa.
Durante a operação, a PF também cumpriu um mandado de busca em um endereço residencial em Florianópolis ligado ao suspeito, onde foram apreendidos veículos, embarcações, joias e documentos. O inquérito aponta a existência de uma estrutura criminosa internacional com base em Santa Catarina, que contava com suporte logístico de brasileiros e liderança de cidadãos britânicos com histórico de tráfico na Inglaterra e procurados internacionalmente.
A investigação continua para identificar outros integrantes do esquema, que já tinha rotas estabelecidas para o narcotráfico transatlântico.
Comentários
Brasil
Exame toxicológico para primeira CNH é vetado pelo governo federal
Medida que exigia resultado negativo para condutores de motos e carros foi rejeitada com argumento de aumento de custos e risco de mais pessoas dirigirem sem habilitação; novas regras do Contran para tirar CNH sem autoescola, no entanto, podem alterar contexto

Na justificativa do veto, o governo argumentou que a exigência aumentaria os custos para tirar a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) e poderia influenciar na decisão de mais pessoas dirigirem sem habilitação. Foto: captada
O governo federal vetou a exigência de exame toxicológico para obter a primeira habilitação nas categorias A (motos) e B (carros de passeio). A medida, que seria incluída no Código de Trânsito Brasileiro, foi rejeitada com a justificativa de que aumentaria os custos para tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e poderia incentivar mais pessoas a dirigirem sem a documentação obrigatória.
O veto, no entanto, pode ter perdido parte de sua sustentação após o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) editar resolução que permite a retirada da CNH sem a obrigatoriedade de cursar autoescola, reduzindo significativamente o custo total do processo de habilitação.
Outro ponto do projeto que virou lei, e também relacionado aos exames toxicológicos, permite que clínicas médicas de aptidão física e mental instalem postos de coleta laboratorial em suas dependências — desde que contratem um laboratório credenciado pela Senatran para realizar o exame. O governo também vetou esse artigo, alegando riscos à cadeia de custódia do material, o que poderia comprometer a confiabilidade dos resultados e facilitar a venda casada de serviços(exame físico e toxicológico no mesmo local).
As decisões refletem um debate entre a busca por maior segurança no trânsito — com a triagem de possíveis usuários de substâncias psicoativas — e o impacto financeiro e logístico das novas exigências para os futuros condutores.
Assinatura eletrônica
O terceiro item a ser incluído na lei é o que permite o uso de assinatura eletrônica avançada em contratos de compra e venda de veículos, contanto que a plataforma de assinatura seja homologada pela Senatran ou pelos Detrans, conforme regulamentação do Contran.
A justificativa do governo para vetar o trecho foi que isso permitiria a fragmentação da infraestrutura de provedores de assinatura eletrônica, o que poderia gerar potencial insegurança jurídica diante da disparidade de sua aplicação perante diferentes entes federativos.
Comentários
Brasil
Caixa de som que ficou três meses no mar é achada intacta e funcionando no litoral gaúcho
Equipamento JBL, resistente à água, foi encontrado na Praia do Hermenegildo após provavelmente cair de um navio a 300 km dali; aparelho ligou normalmente

A caixa de som, projetada para ser resistente à água, sobreviveu à corrosão salina por todo esse período. Ao ser ligada, o equipamento funcionou normalmente. Foto: captada
Uma caixa de som à prova d’água da marca JBL passou cerca de três meses no mar e foi encontrada intacta e ainda funcionando na Praia do Hermenegildo, no extremo sul do estado. A descoberta foi feita por um morador que passeava de quadriciclo na orla na última segunda-feira (30) e avistou o equipamento entre algas e areia.
Acredita-se que a caixa tenha caído de um container durante um transporte marítimo em agosto, próximo à Praia de São José do Norte, a cerca de 300 quilômetros dali. Apesar do longo período submerso e da exposição à água salgada, que acelera a corrosão, o aparelho resistiu e ligou normalmente quando testado.
O caso chamou atenção pela durabilidade do produto, projetado para ser resistente à água, e pela jornada incomum — percorrer centenas de quilômetros à deriva no oceano e ainda chegar em condições de uso à costa gaúcha. A situação virou uma curiosidade local e um exemplo inusitado de “sobrevivência” tecnológica.

Você precisa fazer login para comentar.