Conecte-se conosco

Geral

Eleições 2022: Uso do nome social mais que triplica em 4 anos no AC; maioria dos eleitores trans tem menos de 25 anos

Publicado

em

Pessoas trans passaram a ter direito à inclusão do nome social no título de eleitor em 2018, após portaria do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Nome social no título de eleitor mais que triplicou no Acre em 4 anos — Foto: Alcinete Gadelha/G1 AC

Nome social no título de eleitor mais que triplicou no Acre em 4 anos — Foto: Alcinete Gadelha/G1 AC

O número de pessoas que solicitou a inclusão de nome social no título de eleitor cresceu mais de três vezes desde 2018 no Acre, quando foi permitido pela primeira vez esse registro.

Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 89 eleitores trans estão aptos a votar com o nome social neste ano, enquanto que a eleição presidencial em 2018 contabilizou 26. Ao todo, 588.433 eleitores estão aptos a votar nas eleições deste ano.

  • Com mais de 12,7 mil adolescentes aptos a votar em 2022, número de eleitores com 16 e 17 anos mais que dobrou no AC

O aumento de 3,4 vezes nas cidades acreanas é proporcionalmente menor que o crescimento em todo o país. No Brasil, o número subiu quatro vezes, já que passou de 7,9 mil em 2018 para 37,6 mil neste ano.

A capital acreana, Rio Branco, é a cidade do Acre que mais concentra eleitores que passaram a usar o nome social no título de eleitor, com um total de 62 pessoas. Na eleição anterior eram 24.

Distribuição dos eleitores por cidade:

  • Capixaba – 1
  • Cruzeiro do Sul – 6
  • Epitaciolândia – 1
  • Feijó – 4
  • Mâncio Lima – 2
  • Plácido de Castro – 2
  • Porto Acre – 1
  • Porto Walter – 1
  • Rio Branco – 62
  • Santa Rosa do Purus – 1
  • Sena Madureira – 2
  • Senador Guiomard – 3
  • Tarauacá – 3

A divisão desse segmento, no entanto, não é homogênea ao longo do eleitorado: 63% desse público têm de 16 a 24 anos. Se acrescentar os eleitores com até 34 anos, o percentual chega a 91%.

Número de eleitores do Acre com nome social por faixa etária

5656252577110016 a 2425 a 3435 a 4445 a 5960 ou mais0102030405060

Fonte: TSE

Pessoas transgênero e travestis passaram a ter direito à inclusão do nome social no título de eleitor após uma portaria do TSE de 2018.

A medida considerou a autodeclaração suficiente para a emissão do documento, não sendo preciso apresentar outro documento oficial com o nome retificado e nem comprovar a realização de cirurgia de adequação de gênero, por exemplo.

O Acre registrou um aumento de 4,8% em seu eleitorado entre 2020 e 2022, é o que apontam os dados do TSE, divulgados na sexta-feira (15). Além disso, o número de adolescentes com idade de 16 e 17 anos mais que dobrou.

De acordo com os dados, estão aptos a votar nas eleições deste ano 588.433 eleitores, enquanto que em 2020 esse número era de 561.261. São 27.172 eleitores a mais.

Já entre os adolescentes, foi um salto significativo em relação ao último pleito eleitoral e saiu de 6.094 para 12.775, o número é mais que o dobro. É que neste ano foi feita uma grande mobilização para que este público tirasse o título de eleitor, o que resultou em um aumento significativo.

A maioria dos eleitores do estado continua sendo mulheres, um total de 52%. No total, são 303. 832 eleitoras contra 284.599 eleitores.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Geral

Apex/Futura: Lula tem desaprovação de 53,5%; aprovação é de 43,0%

Publicado

em

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) – REUTERS/Adriano Machado


Pesquisa Apex/Futura divulgada nesta quinta-feira (22) aponta que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é desaprovado por 53,5% dos brasileiros. Ao mesmo tempo, 43,0% dizem aprovar o petista.

O levantamento ouviu 2.000 pessoas em 849 cidades entre os dias 15 e 19 de janeiro. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%.

Em relação à rodada anterior da pesquisa, divulgada em dezembro de 2025, o índice de desaprovação do chefe do Planalto oscilou 0,2 ponto percentual para cima. Já o índice de aprovação avançou 1,3 ponto percentual no mesmo período (veja os detalhes no gráfico abaixo).

Avaliação

A pesquisa desta quinta-feira também apresenta os índices de avaliação do presidente Lula. Para 48,7%, o mandatário é ruim ou péssimo. Simultaneamente, 16,4% o consideram regular, e 33,5% o enxergam como ótimo ou bom. Outro 1,4% não soube responder.

Comentários

Continue lendo

Geral

Prefeito Jerry Correia e equipe da Secretaria de Agricultura visitam sede da Cooperacre em Rio Branco

Publicado

em

Nesta quarta-feira(21), em Rio Branco, o prefeito de Assis Brasil, Jerry Correia, acompanhado pela equipe da Secretaria Municipal de Agricultura, realizou uma visita institucional à sede da Cooperacre.

A agenda ocorreu a convite do diretor da Cooperacre e da Coopaeb, José de Araújo, além do superintendente Manoel, e contou também com a presença de investidores da cidade vizinha de Inapari, entre eles o professor Abraão.

Durante a visita, o prefeito e sua equipe conheceram a estrutura da cooperativa e o projeto de implantação de uma moderna indústria de polpa de frutas, que está sendo construída em Rio Branco e terá capacidade para absorver a produção de frutas de todo o Acre.

O prefeito Jerry Correia destacou que a Prefeitura de Assis Brasil está diretamente envolvida nas discussões e já mantém diálogo com a Cooperacre e a Coopaeb, com o objetivo de incentivar e fortalecer a produção de frutas no município, criando novas oportunidades para os produtores rurais e impulsionando a agricultura familiar.

A visita reforça o compromisso da gestão municipal com o desenvolvimento econômico, a geração de renda no campo e a integração de Assis Brasil a grandes projetos estratégicos para o crescimento do Acre.

Comentários

Continue lendo

Geral

Deracre trabalha em obras da passarela do Ramal do Adolar e mantém equipes em campo em Sena Madureira

Publicado

em

O governo do Acre, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura Hidroviária e Aeroportuária (Deracre), continua avançando com as obras da passarela de pedestres do Ramal do Adolar, em Sena Madureira. As equipes seguem trabalhando no local, com serviços concentrados na concretagem da estrutura que vai garantir mais segurança para quem passa diariamente pelo trecho.

Deracre avança nas obras da passarela do Ramal do Adolar em Sena Madureira. Foto: Ascom/Deracre

A passarela está sendo construída para atender moradores que utilizam o ramal, principalmente em períodos de maior movimento. Nesta fase, o trabalho avança sobre a estrutura de concreto, etapa que define a base e a resistência da passagem.

Equipes seguem em campo com obras da passarela do Ramal do Adolar, em Sena Madureira. Foto: Ascom/Deracre

A presidente do Deracre, Sula Ximenes, destacou que a obra segue em ritmo constante e atende a uma demanda antiga da comunidade. “Essa passarela é pensada para quem usa o ramal todos os dias. Nosso foco é garantir uma estrutura segura, bem-feita e que realmente facilite a vida das pessoas. As equipes estão em campo e o trabalho continua avançando”, afirmou.

Presidente do Deracre, Sula Ximenes, acompanha desde o início as obras da passarela do Ramal do Adolar, em Sena MadureiraFoto: Thauã Conde/Deracre

A intervenção faz parte de um conjunto de melhorias executadas no Ramal do Adolar, com recursos de emenda parlamentar e contrapartida do Estado, com apoio do governador Gladson Cameli e do senador Márcio Bittar. A obra reforça o compromisso do governo do Acre com a infraestrutura urbana e com a segurança da população de Sena Madureira.









The post Deracre trabalha em obras da passarela do Ramal do Adolar e mantém equipes em campo em Sena Madureira appeared first on Noticias do Acre.

Fonte: Conteúdo republicado de AGENCIA ACRE

Comentários

Continue lendo